ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos by advisor "Mendes, Ivaneide Dias Pereira"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Agir em tempos de ComplexIDADE Projeto de intervenção com adultos senioresPublication . Madureira, Mariana Filipa de Marinho; Mendes, Ivaneide Dias PereiraO presente relatório reflexivo, no âmbito do mestrado em Educação e Intervenção Social, tem por base a análise da realidade de um contexto de ERPI. Perante o elevado índice de envelhecimento populacional e os desafios inerentes a esta fase da vida, é pertinente abordar o papel do idoso na sociedade, refletindo sobre as políticas protecionistas que se demonstram ainda insuficientes e pouco adequadas. Ademais, proponho-me a elaborar uma reflexão das práticas presentes nas instituições, um trabalho ainda mecanicista que revela pouco investimento na formação dos profissionais, não obstante também a escassez de recursos humanos - em particular técnicos sociais capazes de ver os idosos como seres atores-autores e de traçar e desenvolver planos individuais que estimulem as competências. A meio desta experiência prática teve início a pandemia do Covid-19. Com a pandemia, estas e outras questões foram acentuadas ou descortinadas. Porém não foi apenas a realidade mais crua das ERPI que ficou a descoberto, mas também o papel do idoso na sociedade e a sua marginalização, reflexão esta também trazida neste relatório. Todavia este momento atípico foi também promotor de reflexão e reorganização de prioridades e investimentos. Contrariamente a outros países, Portugal declarou Estado de Emergência e salvaguardou o bem-estar da população, combatendo ideologias de darwinismo social.
- Aprendizagem contínua - Novas conquistas - Projeto de intervenção desenvolvido com idosos numa Academia Sénior inserida num Centro de DiaPublication . Rocha, Jacinta Lúcia Cardoso da; Mendes, Ivaneide Dias PereiraO presente relatório vem traduzir a configuração e o desenvolvimento de um projeto assente na metodologia de Investigação-Ação Participativa, com o objetivo de alcançar uma melhoria na qualidade de vida das pessoas idosas através da disciplina de ‘Cidadania Ativa’ inserida numa modalidade de Educação Não Formal de Adultos – ‘Academia Sénior’. Neste seguimento, foram utilizados vários métodos e técnicas de investigação que permitiram ao investigador, juntamente com os participantes implicados, obter uma visão mais holística sob o que os rodeia, recolhendo e analisando um conjunto de informações, que possibilitaram a identificação de diferentes problemas, necessidades e potencialidades dos próprios sujeitos. Após a construção do conhecimento sob a realidade e da resultante priorização de problemas/necessidades, como demanda um projeto de intervenção, sucedem as ações constituídas por um conjunto de atividades que procuram dar resposta aos objetivos orientadores do projeto. Todo este planeamento, com bases fixas na Educação e Intervenção Social, provém de um projeto que vem explanar a importância da Educação para a Cidadania, uma vez que surge a incumbência dos participantes (idosos) refletirem sobre os seus problemas numa dimensão generalizada, capazes de mergulhar até ao foro pessoal, institucional e diferentes campos sociais para que, autonomamente, se organizem e possam dar resolução aos mesmos. Ainda, nesta lógica, este projeto, contribuiu para a participação ativa dos idosos na resolução dos problemas institucionais, denotando consequentemente a transformação pessoal dos sujeitos. Importa referir ainda que todo este projeto e o conjunto de processos inerentes ao mesmo estiveram em constante (re)construção.
- A arte de envelhecer dançando: recordar o passado e preparar o futuro no Centro Social da Paróquia de Santa Eulália de NespereiraPublication . Silva, Dora Gisela de Castro Moreira da; Mendes, Ivaneide Dias PereiraCom a realização do trabalho, que agora se apresenta, tem-se como finalidade refletir sobre a maneira como se pode envelhecer dançando. Sustentados na metodologia de projeto, o esforço recaiu numa análise sobre as conexões das necessidades emergentes dos participantes, no que concerne desejos e motivações dos idosos1 (bem como as diferentes implicações subjacentes e latentes), com a possibilidade de as concretizar pela dança. Intentou-se, assim depreender de que forma numa sociedade global, onde o acesso a informações e conhecimentos atualizados é fundamental, a motivação para a aquisição de novas competências, adaptadas a novos desafios e situações, é considerada crucial e possível na idade adulta, e mais concretamente no período de reforma e, particularmente neste caso, na melhoria da ocupação dos tempos livres, desenvolvendo novas competências e estímulos. Tendo em conta os interesses e a implicação dos idosos, direcionou-se o trabalho no sentido de se construir um projeto com e para os idosos, através da metodologia de investigação ação participativa, mostrando como não há idade para aprender nem para ensinar, de forma a potenciar melhorias na qualidade de vida dos participantes, nos tempos livres ocupando-os e implicando-os, suplantando as habituais atividade comummente designadas de “entreter velhinhos”.
- A rufar com a tradição: a música de percussão como portal de desenvolvimento associativoPublication . Ribeiro, António José Pinto; Mendes, Ivaneide Dias PereiraEste documento espelha a experiência de co-construção do desenho e desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social numa Associação Social e Cultural que tem no cerne da sua ação um grupo de percussão. Para a consecução do projeto, partiu-se do paradigma socio-critico seguindo a metodologia de Investigação-Ação Participativa. Desta metodologia resultou a escuta ativa das perceções, dos sentires das diferentes pessoas inerentes ao contexto, tal como se deu lugar à observação participante das dinâmicas contextuais, sob a intensão de identificar problemas, necessidades, recursos e potencialidades. Esta co-identificação permitiu a conceção e o desenvolvimento do projeto “A rufar com a tradição: Música de percussão como portal de desenvolvimento associativo”. O projeto teve na democratização da participação e no aumento do fluxo comunicacional as suas principais metas rumo à essência do associativismo. O projeto permitiu um percurso que aumentou, gradualmente, o envolvimento de membros e sócios nas dinâmicas da associação e lhes devolveu a essência de fruição e um sentido de grupo mais apurado.
