ESE - DPRM - Ensino de Música
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Browsing ESE - DPRM - Ensino de Música by advisor "Barros, Rosa Maria"
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- O aluno como construtor das aprendizagens em formação musicalPublication . Correia, Beatriz Paiva Xavier; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa MariaAs teorias da aprendizagem e os paradigmas pedagógicos são temas de debate frequente entre os vários ramos da educação e o ensino artístico não é exceção. No caso específico do ensino especializado da música a autonomia pedagógica conferida às escolas e a ausência de programas nacionais para as várias disciplinas dificulta a caracterização das práticas. A falta de informação nessa área fez surgir diversas questões relativas aos papéis que o professor e o aluno podem desempenhar no processo de ensino-aprendizagem e, num mundo em que os sistemas educativos caminham na direção de uma aprendizagem mais construtivista, que espaço terá esta no âmbito da Formação Musical. O caminho percorrido na procura de respostas resultou no presente trabalho que articula a análise da legislação e bibliografia sobre o tema, a experiência educativa em contexto de estágio e o projeto de investigação realizado. Estas três valências, embora apresentadas em capítulos diferentes, relacionam-se mutuamente ao longo de todo o relatório. - A legislação e a bibliografia permitiram conhecer o passado da educação em Portugal, caracterizando os sistemas educativos e as práticas, quer do ensino regular quer do ensino especializado da música, desde o nascimento do primeiro conservatório de música em 1835. - A experiência educativa em contexto de estágio despoletou várias reflexões acerca das práticas da disciplina na atualidade através da observação de aulas bem como da planificação das mesmas, onde se tentou integrar, sempre que possível, estratégias construtivistas da aprendizagem, testando a sua pertinência. - A investigação trouxe algumas das respostas que faltavam, com o testemunho dos diversos professores cooperantes do MEM do ano letivo 2018/2019, que através do questionário aplicado refletiram acerca das suas práticas e ideologias no âmbito da disciplina. A articulação de todos estes fatores provocou, por fim, uma reflexão relativamente ao passado, presente e futuro daquela que é a Formação Musical em Portugal
- A ansiedade na performance em Formação MusicalPublication . Pinto, Liliana Sofia; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa MariaSe olharmos para a Formação Musical enquanto disciplina performativa, podemos entender que há espaço para dois palcos distintos, onde se desenvolvem estados de ansiedade diferentes: a sala-de-aula e a prova oral. Este relatório de estágio desenvolvese a partir de um trabalho de observação e implementação de práticas pedagógicas utilizadas em contexto e de um Projeto de Investigação, no qual se tenta perceber a influência da ansiedade no aluno durante a performance de palco, bem como recolher um leque de desbloqueadores estratégicos utilizados como forma de regulação da ansiedade. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste estudo partiu da observação direta de aulas dadas pelo professor da turma e de um momento de avaliação da oralidade, a avaliação quantitativa e qualitativa das reações dos alunos, um inquérito por questionário à turma e entrevistas a professores da disciplina no ensino artístico especializado da música, para se estabelecer uma relação triangular entre o ponto de vista do professor, o ponto de vista dos alunos e o ponto de vista de outros professores de Formação Musical. Assim, o presente relatório de estágio está organizado em três capítulos: no primeiro, faz-se uma análise à Formação Musical no século XXI, uma contextualização do Polo de Estágio e das turmas da prática de ensino supervisionada; no segundo capítulo, faz-se uma análise ao percurso do estágio, analisando e refletindo sobre os desafios que se foram colocando; e no último capítulo, inclui-se o Projeto de Investigação relacionado com a Ansiedade na Performance em Formação Musical, que pôde auferir o uso de desbloqueadores pelos professores da disciplina e um perfil geral da ansiedade do aluno caraterizado pela ansiedade-estado.
- A ansiedade no desempenho das atividades orais e escritas em Formação Musical: estratégias e posturas para uma performance de excelênciaPublication . Correia, Inês de Almeida; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa MariaEste Relatório de Estágio reflete sobre as aprendizagens adquiridas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, proporcionando um espaço para a realização da investigação, no capítulo final. Faz parte do trabalho desenvolvido no Mestrado em Ensino de Música, ramo de Formação Musical das escolas Escola Superior de Educação e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, do Instituto Politécnico do Porto. No primeiro capítulo é realizada uma breve introdução do papel do estágio na formação docente, passando pelo papel do professor contribuindo para o conhecimento do aluno. Segue-se contextualização do Polo de estágio, abordando as características de toda a comunidade escolar. O segundo capítulo é dedicado à Prática de Ensino Supervisionada descrevendo-a a partir das etapas que a caracteriza: a observação, a planificação, a lecionação, reflexão e avaliação. O terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação que visa refletir sobre as atividades pedagógicas desenvolvidas na Formação Musical e a ansiedade que a realização das mesmas provoca nos alunos. Para a concretização desta investigação foram realizados inquéritos tanto aos alunos como aos docentes. Assim, com a presente investigação pretende-se entender como é que a ansiedade influencia as práticas de Formação Musical, tanto em contexto de sala de aula como em contexto de avaliação, apresentando várias estratégias que possam ser úteis para futuras aulas de Formação Musical, recorrendo-se, neste caso, à opinião dos alunos e à ótica dos docentes, utilizando a metodologia de estudo de caso.
- A audição musical: estratégias para o seu desenvolvimentoPublication . Borges, Cátia Sofia Lopes de Freitas; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa MariaO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Música, ramo de Formação Musical. O primeiro capítulo é constituído por uma breve passagem pela evolução do ensino especializado da música e da disciplina de Formação Musical, desde o início do séc. XX. É incluído neste relatório, uma apresentação da instituição que aceitou ser a anfitriã da prática de ensino supervisionada – Conservatório de Música de Paredes. O segundo capítulo apresenta uma reflexão fundamentada sobre a prática educativa desenvolvida, tendo por base a experiência adquirida durante as aulas observadas e lecionadas. Paralelamente, aqui também é feita uma abordagem a autores que são referências importantes no âmbito da didática e da pedagogia. Por último, o terceiro capítulo apresenta-se com o projeto de investigação desenvolvido ao longo do presente ano letivo, tendo como tema “A audição musical: estratégias para o seu desenvolvimento”. O referido projeto tem como objetivo investigar estratégias de audição musical e analisar o efeito da sua aplicação no desenvolvimento das competências necessárias para uma proficiência auditiva eficaz. A investigação incidiu sobre uma turma de 6º grau (10º ano) do ensino articulado, do Conservatório de Música de Paredes e trata-se de uma investigação-ação. Pretende-se, assim, fundamentar as ideias defendidas através da execução e análise de testes auditivos, da aplicação de possíveis estratégias facilitadoras do desenvolvimento auditivo, de uma observação direta e, ainda, da aplicação de inquéritos por questionário aos alunos. Os resultados obtidos mostram alguma evolução das competências auditivas dos alunos, desde a aplicação das estratégias de audição musical.
- A avaliação das competências de oralidade na disciplina de Formação Musical: um estudo sobre os métodos e os processos de classificaçãoPublication . Gabriel, Dino Samuel Cristão; Costa, Jorge Alexandre; Ferreira, Sónia; Barros, Rosa MariaO presente relatório de estágio foi desenvolvido ao longo deste ano letivo no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – ramo Formação Musical e está organizado em três capítulos. O primeiro capítulo descreve e caracteriza a instituição onde decorreu a prática de ensino supervisionada e foca-se num dos instrumentos de aprendizagem: a observação. O segundo capítulo retrata a mesma prática nos vários campos pedagógicos como sendo a planificação, a lecionação e reflexão. Estes pontos serão contextualizados segundo a experiência vivida durante o estágio e fundamentados com referências bibliográficas. O parâmetro da avaliação será abordado no terceiro capítulo. Este descreve o projeto de investigação que teve como principal objetivo perceber se diferentes tipos de métodos de classificação na prova que avalia a oralidade, produzem diferentes resultados e que implicações podem ter no processo de avaliação. Esta investigação foi realizada em duas turmas de ciclos de estudos diferentes e para a sua implementação foi utilizado o método de investigação-ação. As conclusões finais, permitem elucidar a adequação da investigação, atestando a importância de o professor refletir sobre as suas práticas nos momentos de avaliação oral, a influência que os métodos de classificação podem ter no resultado final e a credibilidade que os mesmos podem conferir ao processo.
- Da iniciação musical para a formação musical: um percurso de aprendizagem musical (in)diferenciadorPublication . Costa, Mariana Neves da; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa Maria; Vieira, Luísa Santos PaisEste relatório está organizado em três grandes capítulos, sendo inicialmente apresentada uma contextualização do polo de Estágio e as respetivas turmas da Prática de Ensino Supervisionada. No segundo capítulo, será dado a conhecer e demonstrado todo o percurso durante o Estágio, tendo em conta os obstáculos superados, reflexões e análises sobre o mesmo. Por último, é apresentado o projeto de investigação que está relacionado com a disciplina de Iniciação Musical e quais os benefícios que esta disciplina pode vir a oferecer à disciplina de Formação Musical. Ao observar a disciplina de Iniciação Musical podemos afirmar que esta como o próprio nome indica, trata-se da iniciação para a disciplina de Formação Musical. Neste trabalho tenta-se estabelecer e entender a relação entre estas 2 disciplinas e quais as vantagens ou desvantagens que a Iniciação pode ter perante a Formação Musical. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foram questionários a Professores de Formação Musical e Iniciação Musical e, também a alunos que frequentam no presente ano letivo o 3.º e 6.º grau. Para ser possível estabelecer uma conclusão, serão relacionadas estas metodologias.
- Da prática musical para os conceitos teóricos em Formação Musical: a (des)construção do exemplo musical como estratégia de aprendizagemPublication . Ribeiro, Marco António Costa; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa MariaO presente relatório de estágio está inserido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – ramo Formação Musical, da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, do Instituto Politécnico do Porto. Desenvolve-se a partir da observação e da prática educativa em contexto de estágio. É, ainda, apresentado um projeto de investigação com a finalidade de perceber se a utilização de repertório, facilmente cantado, possa ser um meio mais eficaz para abordar os conceitos teóricos na disciplina de Formação Musical. O documento está organizado em três capítulos. No primeiro, é feita uma breve contextualização da disciplina de Formação Musical nos dias de hoje, assim como a breve apresentação do polo de estágio. No segundo é realizada uma reflexão sobre quatro aspetos fundamentais deste estágio: a observação, a planificação, a lecionação, e a reflexão como ferramenta de apoio aos professores. Por fim, no último capítulo inclui-se um projeto de investigação em que o tema é: “Da prática musical para os conceitos teóricos na disciplina de Formação Musical: a (des)construção do exemplo musical como estratégia de aprendizagem”, em que a metodologia qualitativa, nomeadamente a utilização de entrevistas e a análise de conteúdo, foi a escolhida. No final, como reflexão final serão apresentados os resultados obtidos.
- A (Des)motivação nas práticas letivas de formação musical no ensino especializado de música: possíveis fatores para a sua compreensãoPublication . Lopes, Francisco Miguel Silva Lobo; Costa, Jorge Alexandre; Pais-Vieira, Luísa; Barros, Rosa MariaO relatório final de estágio que aqui se apresenta é o testemunho reflexivo das atividades práticas e investigativas desenvolvidas ao longo do 2.º ano do Mestrado em Ensino de Música, ramo Formação Musical, da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto, e está organizado em três partes fundamentais. A primeira parte deste relatório refere-se à observação do polo de estágio relatando a prática pedagógica nas vertentes de Formação Musical e Classe de Conjunto fazendo, também, a caracterização das turmas onde estas disciplinas foram lecionadas. Fala-se também da evolução do ensino especializado de música em Portugal e caracterizam-se os alunos deste tipo de ensino. A segunda parte diz respeito às práticas letivas em Formação Musical e Classes de Conjunto desenvolvidas ao longo do estágio no ano letivo 2021/2022, onde é feito um olhar mais pormenorizado de tudo o que foi realizado ao nível pedagógico ao nível da observação, planificação e reflexão das aulas. E a terceira parte foca um projeto de investigação intitulado: “A (Des)motivação nas Práticas Letivas de Formação Musical no Ensino Especializado de Música: possíveis fatores para a sua compreensão”, onde são abordadas diferentes teorias de alguns investigadores ligados ao tema em questão e apresentados os resultados obtidos nos inquéritos realizados a alguns alunos e professores que frequentam o Ensino Especializado de Música, concretamente no Conservatório de Música da Maia.
- Desafios do estagiário na prática de ensino supervisionada em formação musicalPublication . Borges, Irene Cardoso; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa MariaO presente relatório, dividido em três capítulos, insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Para além de ser um culminar de um ciclo de estudos, é também um trabalho que visa aprofundar e questionar a Prática de Ensino Supervisionada, levando assim o estagiário a refletir acerca das suas práticas. O primeiro capítulo apresenta o polo de estágio onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada, o Conservatório de Música de Vila do Conde. Neste capítulo é feita uma descrição desta instituição, bem como das turmas onde foi realizado o estágio, englobando também a observação de aulas. O segundo capítulo foca os momentos de planificação e lecionação de aulas, bem como o tema da avaliação. O ensino a distância ganha destaque neste capítulo devido à suspensão das aulas presenciais que marcaram o ano letivo de 2019/2020, medida implementada como combate ao vírus Covid-19. Integra este relatório um projeto de investigação, no capítulo três, que contempla os “Desafios do estagiário na Prática de Ensino Supervisionada em Formação Musical”. Em termos metodológicos procedemos à realização de entrevistas a professores cooperantes e/ou supervisores, e questionários a estagiários em Formação Musical, procedendo à posterior análise dos dados recolhidos. Esses dados permitiram verificar que, apesar dos inúmeros desafios vividos pelos estagiários ao longo da prática pedagógica, os professores orientadores (supervisor e cooperante) estão cientes deles e consideram-nos parte integrante do estágio.
- Os (diferentes) olhares sobre a Formação MusicalPublication . Rodrigues, Pedro Miguel dos Santos; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa MariaEste relatório pretende dar conta do trabalho realizado durante o estágio, esperando-se contribuir para a reflexão das práticas pedagógicas tendo em vista a promoção de aprendizagens significativas. Visando promover uma formação global, foram previstas situações de aprendizagem promotoras do desenvolvimento de competências musicais e culturalmente amplas, que no confronto com a prática foram objeto de reflexão permanente em função das necessidades dos alunos. Neste processo, constituindo um momento particularmente rico pela oportunidade de observar dois docentes com diferentes estilos profissionais, numa instituição conceituada como o Conservatório de Música do Porto, a observação revelou-se crucial para melhor conhecer a realidade. Reconhecendo que a disciplina enfrenta desafios vários, sendo-lhe pedido que promova uma formação musical ampla, contextual e crítica, a investigação procurou apreender os (diferentes) olhares dos professores da disciplina, instrumentistas e alunos sobre a formação musical, em diferentes contextos, regimes de frequência e níveis de ensino. Os resultados demonstram que se encontra orientada no sentido de proporcionar a formação global de músicos e ouvintes críticos, verificando-se ainda alguma dificuldade em torná-la apelativa, e em articular a teoria com a prática do instrumento.
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