ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar
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Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar by advisor "Araújo, Sara de Barros"
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- Relatório de EstágioPublication . Silva, Ana Sofia Teixeira da; Araújo, Sara de Barros; Esteves, SusanaO presente relatório consiste num documento que relata e analisa todo o percurso da mestranda no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, nomeadamente no que diz respeito à Prática Educativa Supervisionada (PES) onde se estagiou nas valências de creche e de pré-escolar. Inicialmente faz-se uma contextualização teórica e legal dos pressupostos pelos quais se rege a educação de infância e com os quais a mestranda se identifica, elencando particularmente modelos curriculares, decretos-lei e circulares. Este enquadramento consiste na base de atuação da estudante e do desenvolvimento de competências profissionais. Seguidamente, no capítulo II caracterizam-se os contextos de estágio, descrevendo a instituição cooperante de acordo com os seus ideais educativos, segundo os quais se rege e atua. Neste capítulo é ainda feita uma análise das características do grupo de crianças, salientando interesses e necessidades evidenciadas, as suas particularidades, sociais e familiares, na medida em que são fatores que influenciam as atividades delineadas. No último capítulo são analisados as atividades e projetos realizados, explicitando a forma como foram escolhidos e organizados temporal e espacialmente. Explicitam-se atividades desenvolvidas no âmbito da Metodologia de Trabalho de Projeto, que se apresenta com grande ênfase neste relatório. Faz-se também a sua avaliação, tendo em conta as aprendizagens observadas nas crianças, o seu bem-estar e envolvimento, assim como as potencialidades ao nível das aprendizagens profissionais da mestranda. Finalmente, é feita uma reflexão final onde se repensa todo o percurso, frisando receios, sentimentos, dificuldades sentidas e limites superados, perspetivando-se ainda o futuro enquanto futura profissional.
- Relatório de EstágioPublication . Passos, Taciana; Araújo, Sara de BarrosO presente relatório estriba-se no percurso de formação inicial realizado no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática Pedagógica Supervisionada. Este apresenta não só o culminar das aprendizagens efetuadas e das competências adquiridas pela mestranda ao longo do período de estágio, como também as aprendizagens realizadas pelas crianças, segundo uma visão construtivista e socioconstrutivista. Importa ressalvar que o conhecimento adquirido não é estático, uma vez que a aprendizagem é realizada ao longo da vida. Esta, ao longo da intervenção, desenvolveu-se segundo um processo de investigação-ação, sendo que a transversalidade conferida à reflexão assumiu preponderância no desenvolvimento profissional. A intervenção educativa descrita e refletida perspetivou atender às finalidades e objetivos conferidos à UC, bem como ao desenvolvimento do perfil específico do educador de infância. Assim, além do enquadramento teórico e legal e da caracterização do contexto educativo, apresenta-se a análise reflexiva de ações e intervenções realizadas, à luz de uma mobilização teórico-prática que sustente e fundamente as práticas educativas. Saliente-se que a ação levada a cabo apresentada neste relatório desenvolveu-se na resposta social creche e no contexto de educação pré-escolar, visto que o estágio realizou-se em ambos.
- Relatório de EstágioPublication . Sousa, Joana Gomes de; Araújo, Sara de BarrosO presente relatório de estágio de qualificação profissional surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este centra-se na descrição, análise e reflexão do trabalho desenvolvido pela mestranda, ao longo da prática pedagógica, nos contextos de creche e pré-escolar. Assim, tornou-se pertinente a articulação de referentes teóricos com a prática desenvolvida, de forma a promover uma postura coerente e indagadora. O relatório de estágio encontra-se sustentado na metodologia de investigação-ação, integrando utilização de diferentes processos essenciais, como a observação, planificação, ação e reflexão. Estes processos apoiaram o desenvolvimento do processo reflexivo de forma a compreender e a melhorar as práticas. Neste sentido, o presente relatório, tem como um dos principais objetivos possibilitar à mestranda a abordagem do seu percurso, evidenciando as suas aprendizagens e refletindo sobre as mesmas, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e profissional na área da educação de infância. Perante esta metodologia, torna-se basilar que o educador de infância apresente um olhar observador e atento, de forma a compreender as caraterísticas das crianças, respeitando as suas necessidades e os seus interesses. Assim, revelase importante que o educador se questione assiduamente e que tenha sempre presente que a formação não deve ser estanque, mas sim uma responsabilidade a desenvolver ao longo da vida.
- Relatório de estágioPublication . Rocha, Rita Moreira da; Araújo, Sara de BarrosO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. A Prática Pedagógica Supervisionada realizou-se em contexto pré-escolar e creche, com objetivo de desenvolver competências profissionais sustentadas por uma metodologia de investigação-ação. O relatório encontra-se organizado de modo a apresentar o enquadramento legal e os referentes teóricos que apoiaram a prática, a caracterização dos contextos educativos em que decorreu e a descrição e análise crítica das atividades desenvolvidas nestes contextos através dos processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. O relatório constitui-se numa oportunidade de reflexão sobre a evolução da mestranda na construção do seu perfil e desenvolvimento de competências profissionais, de onde se destaca a importância da componente colaborativa do processo formativo em díade, com a equipa pedagógica e supervisora institucional. A partir das aprendizagens emanadas deste percurso, salienta-se a importância de conhecer as especificidades do grupo, no sentido de promover uma ação adequada aos interesses e necessidades de desenvolvimento evidenciados pelas crianças, em que o educador reflete e avalia a sua ação continuamente. O relatório termina com uma reflexão que apresenta uma perspetiva global sobre a prática desenvolvida e sobre os constrangimentos sentidos ao longo do percurso.
- Relatório de estágioPublication . Oliveira, Marisa Freitas de; Araújo, Sara de BarrosNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar emerge a realização deste relatório que, de forma descritiva e reflexiva, aborda a ação educativa praticada pela mestranda na valência de creche e pré-escolar. A prática pedagógica deve estar sustentada em pressupostos teóricos que fundamentam e orientam a ação de um Profissional da Educação e, assim sendo, o trabalho desenvolvido foi apoiado por um quadro referencial teórico e legal, que ajudou a amplificar o processo de aprendizagem e o desenvolvimento da criança, partindo de uma perspetiva socioconstrutivista. Ao longo da ação educativa foram tidos em conta os processo educativos tais como a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão e estratégias formativas como o trabalho em equipa e as narrativas reflexivas individuais. Neste relatório encontra-se uma breve descrição das Instituições onde a mestranda realizou a sua intervenção pedagógica, bem como dos grupos de crianças nelas envolvidos, explanando a importância que um educador de infância assume para ir ao encontro das necessidades e interesses das crianças. Está, ainda, presente a coconstrução de saberes profissionais através de uma atitude profissional reflexiva e indagadora onde são apontadas as suas aprendizagens e dificuldades. Em suma, pretende-se desenvolver as competências profissionais potenciando a evolução como pessoa e como futura profissional em educação de infância.
- Relatório de EstágioPublication . Ramos, Ana Rita Moreira; Araújo, Sara de BarrosO presente relatório de estágio descreve e analisa o processo de formação profissional da mestranda, evidenciando o desenvolvimento de um plano de ação nos contextos de creche e educação pré-escolar, com crianças de um e três anos, respetivamente. Ao longo de todo o trabalho, é evidenciada a aproximação à metodologia de investigação-ação, que integra os processos educativos de observação, planificação, avaliação e reflexão, articulados com referentes teóricos e legais, assim como, com a ação pedagógica da mestranda em ambos os contextos. Salientando a importância da reflexão constante sobre a prática educativa, a mestranda evidencia, ao longo de todo o trabalho, a procura de uma postura crítica e indagadora que potencie não só o seu contínuo crescimento profissional, como também a construção de aprendizagens significativas pelas crianças. Neste sentido, é destacada ao longo de todo o relatório, a abordagem a metodologias participativas e construtivistas, que perspetivam a criança como um ser competente, criativo e autónomo, e que evidenciaram soluções às exigências e singularidades de cada contexto. Considerando estes propostos, é realçado o papel do/a educador/a e a importância de uma abordagem pedagógica construtivista, salientando também todo o percurso da mestranda e o seu desenvolvimento de competências profissionais. A ação e intervenção pedagógica constituiu-se, portanto, como fulcral no processo formativo e pessoal da mestranda, como principal motivador na construção de competências e saberes profissionais.
- Relatório de EstágioPublication . Marçal, Ana Patrícia Vitorino; Araújo, Sara de BarrosO presente relatório reflete o percurso de formação inicial realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar, nomeadamente a ação pedagógica desenvolvida em contexto, enquadrada na Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada. Assim, este evidencia as aprendizagens concretizadas e as competências adquiridas pela mestranda, bem como as aprendizagens desenvolvidas pelas crianças, numa perspetiva coconstrutiva do processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspetiva, o relatório incorpora, para além do enquadramento teórico e legal e da caraterização dos contextos educativos, uma componente de análise e reflexão acerca da intervenção realizada, sustentada e fundamentada pela mobilização dos pressupostos teórico-práticos. E, por fim, um momento de reflexão interior acerca do caminho percorrido. Importa referir, ainda, que a ação desenvolvida teve como linha orientadora as finalidades e objetivos determinados pela unidade curricular em questão, potenciando a aquisição de competências e o desenvolvimento da identidade profissional do(a) educador(a) de infância. Concomitantemente, menciona-se o caráter investigativo em contexto de prática educativa, preconizando as linhas orientadoras da metodologia de investigação-ação que se assume preponderante na construção e desenvolvimento do perfil específico da mestranda em formação. Em suma, importa destacar que a prática educativa supervisionada se concretiza na valência de creche e em contexto da educação pré-escolar, abarcando as diversas especificidades de ambas com a perspetiva do desenvolvimento de uma educação de infância de qualidade.
- Relatório de estágioPublication . Meireles, Milene Raquel da Silva; Araújo, Sara de Barros; Ribeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoO Mestrado em Educação Pré-Escolar prevê a formação do educador de infância perspetivando o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, segundo princípios assentes na articulação e interação das diferentes componentes e dimensões subjacentes a um bom desempenho profissional. Prevê, ainda, a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos passíveis de serem integrados num currículo para a ação. Assim, a pertinência da supervisão na profissionalização para a educação de infância surge através da Prática Pedagógica Supervisionada e das competências que esta pretende desenvolver seguindo uma perspetiva colaborativa de construção de conhecimentos, na qual os principais intervenientes foram as orientadoras cooperantes, o supervisor da Escola Superior de Educação e o par pedagógico. Salienta-se que o presente relatório pretende ilustrar o desenvolvimento da formanda, tendo como pilar as dimensões preconizadas no Perfil Geral e Específico de Desempenho Profissional do Educador de Infância, debruçando-se sobre o estágio desenvolvido no jardim-de-infância Oga-Mitá nas valências de creche e de educação pré-escolar. O desenvolvimento da prática pedagógica e das competências profissionais foi sustentado pela metodologia de investigação-ação na construção de saberes profissionais numa perspetiva de formação ao longo da vida. Assim, esta metodologia permitiu o desenvolvimento profissional da mestranda, iniciando a construção de uma educadora capaz de compreender os conhecimentos adquiridos e mobilizá-los na intervenção pedagógica. Assim, a profissionalização para a educação pré-escolar pretende que o educador em formação construa e desenvolva uma identidade profissional, que será refletida na sua prática educativa.
- Relatório de EstágioPublication . Santos, Helena Maria Alves; Araújo, Sara de BarrosO presente relatório tem como finalidade apresentar as competências e os conhecimentos que a mestranda adquiriu ao longo do seu percurso na educação de infância. Desta forma, reúne acontecimentos que decorreram em creche, particularmente num grupo de 16 crianças entre os 24 e os 36 meses de idade, e no pré-escolar, num grupo de 27 crianças entre os quatro e os cinco anos. Ao longo do relatório, são descritas e analisadas evidências das ações pedagógicas, que definiram o perfil da mestranda enquanto futura educadora, e apresentadas sucessivas reflexões retrospetivas e prospetivas, que tiveram como intuito a transformação da qualidade das suas práticas educativas. Portanto, inscreve-se numa aproximação à metodologia de investigação-ação, o que significa que foi mobilizada uma intervenção contextualizada, autorreflexiva e crítica, por todos os implicados no processo educativo. Entrecruzando a teoria com a prática, a mestranda realizou uma ação assente na intencionalidade educativa, ou seja, apoiou a sua prática nos processos de observação, planificação, ação e avaliação, respeitando a agência de criança competente, que influencia e é influenciada pelo meio que a rodeia. Durante o percurso foram registados problemas e percalços que impulsionaram a mudança e, consequentemente, o crescimento da mestranda enquanto futura profissional da educação de infância.
- Relatório de EstágioPublication . Gomes, Ana Sofia Rodrigues da Costa; Araújo, Sara de BarrosNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada foi elaborado o presente relatório de estágio que teve em conta toda a prática educativa desenvolvida ao longo do ano letivo 2013/2014. Este documento procura apresentar a ação pedagógica desenvolvida nas valências de creche e de educação pré-escolar e a construção de conhecimento e de competências que derivou deste processo formativo. Neste documento a estagiária pretende analisar de forma crítica e reflexiva o trabalho que desenvolveu ao longo do período de estágio. Deste modo, a estagiária tem como intenção problematizar as exigências da prática profissional, desenvolvendo e consolidando, de forma sustentada e reflexiva, as suas competências pessoais e profissionais. Assim, a prática educativa da estagiária sustentou-se num quadro teórico e legal construído ao longo do seu percurso formativo, nas especificidades de cada contexto educativo com que interagiu e nos conhecimentos que adquiriu sobre cada criança, no sentido de desenvolver uma ação imbuída de intencionalidade pedagógica. Seguindo esta linha de pensamento, importa referir a metodologia de investigação-ação que enquadrou a sua práxis durante o período de prática pedagógica supervisionada. A adoção desta metodologia permitiu à estagiária desenvolver os processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, na qual baseou a sua prática educativa. Apoiada em estratégias investigativas e reflexivas, a estagiária procurou transformar, melhorar e adequar a sua ação. Este percurso percorrido pela estagiária promoveu o seu desenvolvimento enquanto profissional de educação e ofereceu oportunidades de aprendizagem significativa às crianças com quem interagiu.