ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contexto de Risco
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contexto de Risco by advisor "Carvalho, Maria João"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A construção de um caminho plural para a mudança inclusiva. Um projeto intervenção de educação e social numa cantina socialPublication . Nunes, Diogo Oliveira; Carvalho, Maria JoãoO projeto "A Construção de um Caminho Plural para a Mudança Inclusiva" ilustra a experiência de desenho e desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social numa Cantina Social, localizada na cidade do Porto. O desenvolvimento do presente projeto privilegiou a metodologia de lnvestigação-Ação Participativa, partindo de um processo de observação e auscultação dos discursos, perceções e vivências dos atores sociais que integram esta realidade com vista à identificação de problemas e necessidades. Este projeto teve como finalidade- contribuir para o desenvolvimento pessoal, social e cívico dos frequentadores da Cantina Social, tendo em vista a melhoria da sua qualidade de vida. Para tal, foram definidos três objetivos gerais: promover uma visão menos assistencialista na Cantina Social; potenciar a participação comunitária dos frequentadores na Cantina Social; e, conscientizar a rede de apoio do senhor F dos seus reais problemas. Para atingir estes objetivos foram desenvolvidas três ações: "Espaço Tasse Bem"; "Hoje Escolho Eu"; e, "É Preciso Ver o Ambiente". As principais transformações alcançadas permitiram o aumento do envolvimento e da participação dos frequentadores no cotidiano da Cantina Social, a inclusão de práticas mais orientadas para a educação e intervenção social da Assistente Social e o conhecimento mais aprofundado e articulado da rede de apoio sobre a realidade de extrema vulnerabilidade do senhor F, o que possibilitou dar os primeiros passos para a construção de uma mudança inclusiva.
- Idade D’ouro ativa (mente) Um projeto de Educação e Intervenção Social com pessoas adultas mais velhasPublication . Ribeiro, Ana Patrícia Félix Ferreira; Carvalho, Maria João; Cruz, JoanaO presente relatório apresenta o projeto de Investigação-Ação Participativa “Idade D’Ouro Ativa(mente)”, que contou com a participação de um grupo de adultos mais velhos, frequentadores do Programa Idade D’Ouro Ativa, promovido pela Câmara Municipal de Gondomar. Este projeto teve como finalidade a criação de espaços de cidadania ativa e participação política na comunidade local com vista ao empoderamento de pessoas adultas mais velhas. Esta finalidade vai ao encontro do Modelo de Envelhecimento Ativo, proposto pela OMS, em prol de um processo de envelhecimento em que sejam garantidas a saúde, a participação e a segurança e que promova uma otimização da qualidade de vida dos adultos mais velhos (WHO, 2002). Para o efeito, foram definidos como objetivos gerais: ampliar a rede social e de suporte formal e informal dos adultos mais velhos; e incentivar os adultos mais velhos a desenvolver práticas de participação comunitárias. Para alcançar os objetivos elencados desenvolveram-se em coautoria três ações: “Conhecer para Empoderar”; “Os Filhos da Terra”; “Ainda Há Lugar Para a Mudança?”. Com o desenvolvimento destas ações, considera-se terem sido dados passos no sentido da transformação almejada, atendendo a que os elementos do grupo se constituíram e reconheceram como uma rede social e de suporte informal entre si. Simultaneamente, com a apresentação da peça de Teatro Fórum, foi possível promover a interação com diferentes atores da comunidade e a discussão sobre temas comuns. Neste sentido e, atendendo a que os participantes do projeto consideraram que o mesmo foi promotor do empoderamento para o exercício da sua cidadania, constata-se a pertinência da continuidade de projetos de intervenção e investigação, que possam permitir, além da participação, a avaliação do impacto das metodologias de Investigação-Ação Participativa e do Teatro do Oprimido na intervenção e promoção do Envelhecimento Ativo.
- "Não nos deixem dormir...": Projeto de intervenção num Centro de DiaPublication . Sousa, Carina dos Santos Andrade de; Monteiro, Hugo; Carvalho, Maria JoãoO presente relatório apresenta o projeto desenvolvido na Casa-Acolhimento Santa Marta, cuja finalidade era a promoção de um envelhecimento ativo e bem-sucedido com vista à melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas que frequentam a resposta social de Centro de Dia. O conhecimento coconstruído com as pessoas idosas e os profissionais da instituição permitiu a conceção e o desenvolvimento do projeto “Não nos deixem dormir…”. Sendo um projeto, elaborado em conjunto com os indivíduos, privilegiou os pressupostos da metodologia de investigação-ação participativa. Inerente a este posicionamento, incentivando a exploração e a rentabilização dos recursos e das potencialidades endógenas, bem como procurando atenuar ou resolver os problemas e as necessidades subjacentes, procurou-se tornar os sujeitos atores e autores das suas vidas. Deste modo, partindo dos contributos e das necessidades dos idosos o projeto justifica a sua importância, designadamente pela realização de ações que proporcionaram um maior número de atividades de acordo com as suas expectativas e os seus interesses e que promoveram as relações interpessoais propiciando momentos de convívio e de diálogo, fomentando o auto e o hétero conhecimento, bem como o respeito mútuo entre os idosos. De forma a sustentar a investigação e a intervenção, mobilizou-se contributos teóricos ligados sobretudo à terceira idade, que se tornaram essenciais na problematização, na reflexão e na ação. A concretização do projeto permitiu ainda uma constante reflexão acerca do papel do Educador Social junto da população idosa, bem como da pertinência da sua presença neste âmbito de intervenção.
- Projeto "Seguir em frente, enfrentando os desafios da vida" Uma intervenção psicossocial com um grupo de mulheres beneficiárias do RSIPublication . Santos, Ana Rita Teixeira; Neto, Ana Maria Bertão da Silva; Carvalho, Maria JoãoNeste relatório apresenta-se o projeto de investigação ação participativa “Seguir em frente, enfrentando os desafios da vida”, com a finalidade de contrariar o processo de desqualificação pessoal e social de um grupo de mulheres beneficiárias da prestação do Rendimento Social de Inserção, através de uma intervenção psicossocial em grupo. O Rendimento Social de Inserção é uma prestação social destinada a famílias em situação de pobreza extrema (ISS, I. P., 2017), sendo que um dos principais motivos que marca a sua continuidade é o desemprego de longa duração. Este apresenta efeitos desastrosos em vários domínios da vida das pessoas, que ficam expostas a diferentes e concorrentes problemas. Em consequência, assiste-se a um processo de desqualificação pessoal e social, marcado pela desvalorização pessoal, fechamento no espaço doméstico e diminuição da participação social, assim como pela tendência para a desmotivação e acomodação, que culminam na dependência de prestações sociais. O projeto, incidindo sobre as dificuldades de um grupo de mulheres beneficiárias do Rendimento Social de Inserção, permitiu desenvolver a sua autoestima, ampliar a sua rede de relações interpessoais, bem como potenciar competências e interesses pessoais para o desenvolvimento do conhecimento, pelo recurso a estratégias ativas de envolvimento pessoal. Paralelamente, promovendo uma intervenção mais concertada e ajustada, estimulou alterações nas formas de olhar e intervir nesta realidade, trazendo novas reflexões sobre as práticas profissionais.