ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contexto de Risco
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Browsing ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contexto de Risco by advisor "Carvalho, Helena"
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- Existir sem ser vistoPublication . Castro, Ana Catarina Oliveira; Carvalho, HelenaNo presente relatório intitulado "Existir sem ser visto" será apresentado um projeto de intervenção social, desenvolvido num Centro de Dia, cuja finalidade visa contrariar processos de isolamento e desempoderamento, promovendo o fortalecimento de interações sociais, a participação e a valorização pessoal. Neste projeto identificaram-se os seguintes problemas: sentimento de solidão; baixa autoestima e pouca valorização pessoal; práticas profissionais desajustadas e condições de vida inadequadas e não dignificantes. Com base nestes problemas, definiram-se quatro objetivos gerais: minimizar o sentimento de solidão através do fortalecimento das relações sociais; promover sentimentos de autoconfiança e de valorização pessoal; promover uma prática reflexiva dos profissionais da instituição; e promover o bem-estar do Sr. Manuel através de um acompanhamento psicossocial individualizado. Para alcançar os objetivos definidos, foram desenvolvidas duas ações distintas: "(Re)Pensar, (Re)Criar e Evocar" (Ação 1) e "Ao Encontro do Outro" (Ação 2). A Ação 1 "(Re)Pensar, (Re)Criar e Evocar" focou-se no grupo de pessoas idosas e na equipa técnica, visando repensar as práticas institucionais e desenvolver novas abordagens de intervenção, evocando memórias valorizando vivências e o conhecimento dos participantes. Já a Ação 2 "Ao Encontro o Outro", resultou do desenvolvimento de uma intervenção psicossocial desenvolvida com uma pessoa do Centro de Dia, o Sr. Manuel e visou contraria o processo de exclusão e de isolamento em que se encontrava. Este projeto seguiu a metodologia de investigação-ação participativa, envolvendo ativamente os participantes no seu desenvolvimento, tornando-os protagonistas da sua própria transformação social e pessoal.
- O iceberg da vida de um atleta: Projeto de intervenção psicossocial em contexto de riscoPublication . Durães, Vânia Patrícia Silva; Carvalho, HelenaO presente relatório descreve a concretização de um projeto designado de "O iceberg da vida de um atleta": Projeto de intervenção psicossocial em contexto desportivo, realizado de acordo com a metodologia de Investigação Ação Participativa (IAP). Este projeto foi realizado com jovens atletas em formação desportiva deslocados das famílias, com idades compreendidas entre os 13 e os 19 anos. A finalidade deste projeto foi de promover o bem-estar e o desenvolvimento saudável destes jovens deslocados das famílias que, embora tenham o estatuto de atletas que muitos adolescentes ambicionam, atravessam diversas dificuldades e desafios na busca do sonho por uma carreira profissional desportiva. Apesar deste tema ser ainda pouco explorado, revela-se de suma importância dado o número de jovens envolvidos em projetas desportivos de alta competição. Este relatório procurará contribuir para um conhecimento mais aprofundado desta realidade, problematizando as fragilidades, potencialidades e necessidades sentidas pelas pessoas envolvidas neste contexto. Será ainda objeto de análise um projeto de intervenção psicossocial "o iceberg da vida de um atleta" co construído com os intervenientes de um clube de formação com o objetivo de desenvolver e reforçar a rede social dos jovens deslocados das famílias.
- A importância de um cuidado humanizado: um projeto de intervenção psicossocial com pessoas idosasPublication . Serrano, Ana Luísa Rocha; Carvalho, HelenaAtualmente, a longevidade representa uma das maiores conquistas da Humanidade, sendo, por isso, urgente contribuir para a promoção de um envelhecimento ativo e saudável, através da criação de espaços seguros que potenciem a participação ativa e o bem-estar psicossocial das pessoas idosas. O presente relatório “A importância de um cuidado humanizado” contempla o desenvolvimento de um projeto de intervenção psicossocial realizado com pessoas idosas, integradas num Centro de Dia. À luz da metodologia Investigação-Ação Participativa, este projeto tem como finalidade resgatar espaços de participação e de agência pessoal e reverter o desempoderamento inerente a processos de envelhecimento e à institucionalização. O projeto partiu dos problemas e das necessidades das pessoas idosas, através de processos de relação de ajuda, no âmbito de uma intervenção psicossocial grupal. Este projeto permitiu, assim, potenciar o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, o fortalecimento dos vínculos interpessoais e a promoção do sentimento de pertença, essenciais para a melhoria da qualidade de vida de todos/as os/as participantes. Além disso, ao partir de uma intervenção refletida e centrada na pessoa, o projeto promoveu uma mudança significativa no modo de olhar e intervir no que respeita as práticas institucionais, encorajando uma abordagem mais humanizada em prol de uma maior valorização da autonomia e singularidade das pessoas idosas. Em suma, o presente projeto procurou, assim, uma maior participação e valorização das pessoas idosas, como também uma maior sensibilização das profissionais para a importância de um cuidado humanizado, através da criação de espaços seguros que potenciem a mudança.
- MotivARTE: Projeto de intervenção psicossocial num CAOPublication . Fonseca, Carina Bastos; Carvalho, HelenaO projeto “motivARTE”: Projeto de Intervenção Psicossocial num CAO foi desenvolvido num Centro de Atividades Ocupacionais de uma Instituição Particular de Solidariedade Social. As pessoas com deficiência ou incapacidade “têm sido historicamente marcadas, nas mais diferentes culturas e épocas, pelo estigma, exclusão e descrédito social” independentemente da sua capacidade funcional (Reis, Araújo & Glat, 2019, p. 4). Os contextos sociais têm implicações fundamentais na inclusão ou exclusão das pessoas com deficiência. As limitações impostas pela deficiência são ampliadas em sociedades menos inclusivas e justas que negligenciam o direito de escolha, de decisão e de participação ativa nas decisões que afetam diretamente a vida das pessoas. O projeto “motivARTE” resulta da necessidade de devolver a voz às pessoas, sendo precisamente a sua finalidade aumentar a participação ativa das pessoas que frequentam o CAO e empoderá-las nos processos de tomada de decisão. Neste projeto, privilegiou-se a metodologia de Investigação-Ação Participativa pela necessidade de envolver e devolver espaços de participação às pessoas implicadas neste processo, como sendo as que frequentam o CAO, os profissionais e quando possível os familiares. Neste sentido foram realizadas duas ações: 1 – “Para mim o CAO é …”, e 2 - “Reaproveitar para Transformar”. O projeto contribuiu para que as pessoas participassem de forma mais ativa, expressassem os seus gostos e preferências, demonstrando-se progressivamente mais confiantes nesta partilha. A continuidade do projeto poderá revelar-se complexa no futuro dada a dificuldade em proceder a mudanças institucionais. A esperança é que as sementes lançadas possam um dia tornar-se árvores frondosas
- O outrora de hoje. Projeto de intervenção social num centro de diaPublication . Moreira, Carla Alexandra Soares; Barros, Sílvia Araújo de; Carvalho, HelenaO presente relatório de estágio resulta do desenvolvimento do Projeto de Educação e intervenção social, intitulado como “O Outrora de Hoje”, realizado num centro de dia. O objetivo do mesmo foi a construção de um trabalho coconstruído, com os demais atores sociais. Para tal, este projeto teve como sustentação a metodologia de Investigação-Ação-Participativa (IAP), e como modelo de avaliação CIPP (i.e., contexto, “input”/entrada, Processo, Produto) de Stufflebeam & Shinkfield (1995), que pressupõe quatro momentos de avaliação, consignado na sua designação. A confluência da metodologia IAP, com o modelo de avaliação CIPP, permitiu um conhecimento aprofundado da realidade e um desenho de uma intervenção com base nas necessidades dos atores sociais, que almejavam uma mudança nos seus quotidianos. Para um conhecimento mais profundo da realidade em questão, foi também igualmente importante a mobilização de diversas técnicas de investigação, nomeadamente: conversas intencionais, observação participante e análise documental. Estas, permitiram dar voz aos interventores sociais e dessa forma possibilitar a identificação dos problemas e necessidades sentidos por estes, o que levou a ambicionar como finalidade “proporcionar à comunidade institucional, um melhor relacionamento interpessoal”. O projeto que aqui se evidência, encontra-se organizado em três ações. A ação A, intitula-se como “olhar e recordar para contar”; ação B “caminhando lado a lado” e ação C “em busca de um trabalho em equipa”. Estas ações contemplam um conjunto de atividades, que procuram o alcance de quatro objetivos gerais e seus objetivos específicos. Os seus resultados espelham a reflexão conjunta de um trabalho realizado pelos atores sociais desta instituição, onde a dedicação e o envolvimento, foram o ponto central de partida para uma efetiva mudança. Deste modo, com a iniciativa e motivação de todos os interventores sociais, foram colhidos frutos significativos, e deste modo alcançada a mudança para uma melhor qualidade de vida destas pessoas, que até então, não tinham perceção do seu “eu”, e do quanto as suas memórias e as suas vivências seriam importantes para a sua redescoberta. Tornando-se assim numa mútua aprendizagem.
- "Parededeafeto": Intervenção psicossocial com pessoas em situação de vulnerabilidade socialPublication . Barros, Elsa Maria Moreira; Carvalho, HelenaO projeto de intervenção social "Paredesdeafeto" desenvolve-se num contexto pandémico e num tempo pandémico. A evolução epidemiológica da COVID-19 tornou-se motivo de preocupação em Portugal e nos restantes Países o que determinou a imposição de medidas de caracter restritivo, como resposta para a contenção da propagação do vírus. Estas medidas implicaram a quebra de rotinas, o encerramento de respostas sociais e serviços, exigindo uma adaptação rápida e exigente aos novos tempos. "Paredesdeafeto" surge assim, como resposta à população que pela ausência de retaguarda, por conflitos familiares, pela ausência de suporte familiar, pelo encerramento das respostas sociais, necessitam de acompanhamento, de orientação, assumindo o interventor social um papel central neste processo. Nesse sentido e com o objetivo de colmatar o isolamento social, agudizado pela COVID-19, foi criada uma linha telefónica de apoio psicossocial a toda a população do concelho de Paredes, tendo resultado em 453 contactos. O projeto será desenvolvido em duas ações. Uma centrada numa intervenção psicossocial direcionada às pessoas residentes no concelho de Paredes e a segunda ação referente a uma intervenção psicossocial individualizada desenvolvida no meio natural de vida, que decorreu no mesmo concelho. As duas ações são orientadas pelos pressupostos de uma relação de ajuda. O presente relatório espelha o desenvolvimento do projeto, realizado através da intervenção psicossocial, assente na metodologia de investigação-ação
- “Paredesdeafeto”: projeto de intervenção psicossocial com pessoas em situação de isolamento socialPublication . Silva, Ana Paula Pereira da; Carvalho, HelenaO projeto “Paredesdeafeto” surgiu da necessidade de colmatar o isolamento social, agudizado pela pandemia. Deste modo, foi concebida uma linha telefónica de apoio psicossocial a toda a população do concelho de Paredes, que visava promover momentos de conforto e escuta a todos os participantes. Adicionalmente, e a partir dos contactos estabelecidos através da linha, deu-se a oportunidade de desenvolver um acompanhamento psicossocial presencial e sistemático, assentes nos pressupostos da construção de uma relação de ajuda. Este projeto teve como principais finalidades promover a integração das pessoas em situação de isolamento social e melhorar e aumentar a sua participação ativa. Para operacionalizar os objetivos definidos no projeto foram desenvolvidas duas ações. A primeira ação concretiza-se através da construção da linha telefónica, direcionada a toda a população do concelho de Paredes que, até à data, recebeu 453 contactos telefónicos. Por seu turno, a ação dois, diz respeito à intervenção psicossocial individualizada desenvolvida com uma das pessoas contactadas através da linha. O acompanhamento desta participante destacou-se pela sua ausência de relações e pelos seus problemas de saúde que a colocavam numa situação de maior isolamento, que poderiam ser colmatas com a inclusão de uma rede de suporte social e familiar. A intervenção do presente projeto seguiu os pressupostos da metodologia de investigação-ação (IA), que pretendeu dar resposta aos problemas sociais emergentes, agudizados pela pandemia. O envolvimento dos participantes, a escuta-ativa e a compreensão empática revelaram ser princípios cruciais que nortearam o contacto com o outro, para a construção de uma relação de ajuda.
- (Re)Encontros - uma intervenção psicossocial com um grupo de mulheresPublication . Ferreira, Catarina de Oliveira; Carvalho, HelenaO projeto (Re)Encontros foi desenvolvido no Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social de um Centro Comunitário da região centro do país. O desenvolvimento do projeto partiu do amor de um grupo de mulheres pelas artes manuais no sentido da resolução coparticipada de problemas que foram identificados ao longo do percurso. Os objetivos gerais do projeto visavam potenciar competências e interesses pessoais, ampliar a rede de relações e potenciar a autoestima das pessoas. Para responder aos objetivos elencados, foi desenvolvida uma intervenção psicossocial em grupo. A metodologia que orientou o projeto foi a lnvestigação-Ação Participativa. Esta metodologia privilegia a participação de todos/as os/as intervenientes do projeto, sendo a partilha e o diálogo, ferramentas cruciais para o seu desenvolvimento. A finalidade do projeto visou promover o bem-estar, a autonomização e a socialização de mulheres de famnias em risco de isolamento social. Incidindo sobre os problemas identificados pelas participantes e através de uma intervenção centrada na pessoa e na escuta ativa, foi criado um espaço seguro, de socialização e de c o construção. Espaço este que permitiu a reinvenção das pessoas envolvidas como sendo capazes de se experimentarem em novas relações e redes de suporte. Este projeto foi uma caminhada intencionalizada mas progressivamente menos planeada e mais informada pelas pessoas, pelas suas escolhas e opções e pelas suas vontades.