ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas by advisor "Cardoso, Maria Inês Silva Teixeira"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação Das Aprendizagens Em Uma Escola Da Rede Privada No Município De São Luis-MaranhãoPublication . Dias, Giselle Alvina da Silva; Cardoso, Maria Inês Silva TeixeiraEsta investigação visa conhecer a gestão das práticas de avaliação das aprendizagens dos alunos do ensino fundamental, numa escola básica do Estado Maranhão, situado no Brasil. Tomando como referência especialistas nessa temática, bem como os documentos oficiais que orientam a educação brasileira, foram definidos os objetivos da pesquisa e escolhida a metodologia mais adequada. Esta, apresenta um cunho qualitativo e recorre à observação não participante, com base na qual foi construído o guião da entrevista semiestruturada (destinada aos gestores) e elaborados os questionários (destinados a professsores e alunos). Feita uma análise de conteúdo dos dados recolhidos, foi possível concluir que o processo avaliativo foi construído sob o prisma do pensamento liberal-conservador e do paradigma positivista, determinando, de um modo geral, uma prática de avaliação sumativa, com características essencialmente classificatórias, recorrendo a ferramentas que primam pela quantificação dos resultados. A maioria dos docentes conhece as vantagens das dimensões diagnóstica e formativa da avaliação, mas não as utilizam nas suas práticas pedagógicas. Por essa razão, seria importante que gestores e professores refletissem sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na escola, e que envolvessem os alunos no próprio processo, para que, em conjunto, promovessem a melhoria das aprendizagens e a qualidade do ensino prestado pela instituição, dando, assim, um novo sentido à práxis da avaliação.
- Eficácia organizacional numa instituição do terceiro setorPublication . Camarinha, Filipe Miguel Jesus; Cardoso, Maria Inês Silva TeixeiraAs instituições particulares de solidariedade social são entidades constituídas por particulares ou pela Igreja (sob o abrigo do direito canónico), sem fins lucrativos, e não são administradas pelo Estado. Historicamente, estas organizações atuam, onde o privado e o estado não chegam. A sua génese está ligada à pobreza, aos mais necessitados e carenciados, mas também à educação e deficiência. Fruto de um contexto económico e social mais difícil e da necessidade de uma reorganização interna, a instituição atravessa um período complicado e a necessidade de rever alguns processos de gestão foi o mote para esta investigação. A recolha de dados foi realizada numa instituição criada há mais de quarenta anos para dar resposta a uma necessidade da freguesia, ou seja, o bem‐estar das crianças. Em termos metodológicos, optou‐se por um estudo de caso, numa linha de investigação mista, embora com predominância qualitativa. Como instrumentos de recolha de dados, foram utilizados a análise documental, a entrevista semiestruturada e o questionário. Os resultados demonstraram que a IPSS em estudo carece de rever alguns procedimentos no que diz respeito à sua gestão, mas também aponta para a urgência da redefinição de objetivos e para a inevitabilidade de se proceder a uma valorização/modernização das instalações.
- Gestão da qualidade em escolas da rede privada: uma comparação entre escolas com e sem sistema de qualidade baseado nas normas ISO 9001/2008Publication . Fontoura, Haroldo Macedo; Cardoso, Maria Inês Silva TeixeiraO objetivo principal desta investigação é comparar a gestão de escolas da rede privada que implementaram um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) baseado nas normas International Organization for Standard (ISO) 9001:2008, com escolas que não o fizeram, em ambos os casos situadas em São Luís do Maranhão. A metodologia adotada é de natureza quantitativa e descritiva e, quanto aos meios utilizados, caracteriza-se por uma pesquisa de campo. Os dados foram recolhidos em quatro escolas do setor privado, duas das quais com certificação de qualidade. O instrumento utilizado para a recolha de dados foi um Check-list de auditoria aplicado nas instituições educativas, e os resultados foram analisados através de estatísticas geradas a partir de formulários onde constam os seguintes itens: organização, gestão e planeamento, crescimento e desenvolvimento, estabelecimento de normas, melhoria contínua e ampliação da visão estratégica, os quais permitiram a mensuração dos indicadores que poderão levar à melhoria da qualidade educativa. As principais conclusões remetem para a melhoria da qualidade das organizações que implementaram o SGQ, evidenciada através do grau de satisfação dos clientes, quer se considerem as lideranças, os professores, os funcionários ou os seus principais beneficiários - os alunos. A capacidade demonstrada pelas equipas de gestão em conseguirem o comprometimento dos profissionais na operacionalização do SGQ, resultou na consecução dos objetivos e metas institucionais, o que leva a crer que a adoção desse sistema de melhoria da qualidade, por um número cada vez maior de escolas, poderá traduzir-se em benefícios significativos para a educação no Brasil.
- A gestão das Tecnologias de Informação e Comunicação em escolas de educação básica do Município de Grajaú-Maranhão: um estudo de casoPublication . Albuquerque, Mirian de Sousa Carvalho; Cardoso, Maria Inês Silva TeixeiraO programa de inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas brasileiras - o ProInfo, foi criado pelo Governo Federal Brasileiro para ampliar a inclusão digital nas práticas pedagógicas nos ensinos fundamental e médio da rede pública tendo em conta o novo cenário do século XXI. No entanto, a implementação dos laboratórios de informática (LABIN) nas escolas nem sempre cumpriu a sua finalidade, facto que levou à realização desta investigação, cuja problemática está relacionada com o papel da gestão na implementação das TIC em duas escolas de educação básica no Município de Grajaú-Maranhão. Os objetivos estão relacionados com a importância que gestores, professores e alunos atribuem ao uso das TIC para a melhoria das aprendizagens em sala de aula, com a compreensão do papel da gestão em todo o processo e com as dificuldades apontadas pelos professores para a sua reduzida utilização. A metodologia, de caráter qualitativo, centrou-se num estudo de caso com utilização de observação não participante, questionários e entrevistas individuais. A análise e discussão dos resultados permitiu destacar que a implementação dos LABIN nas escolas vai muito além da instalação das infraestruturas físicas e de recursos humanos especializados. Exige planeamento cuidadoso e, sobretudo, metodologias que favoreçam o uso natural das novas tecnologias enquanto recursos facilitadores das aprendizagens com vista à melhoria da qualidade educativa prestada à comunidade, considerando: a responsabilização dos alunos (nativos digitais) pelas próprias aprendizagens, a diminuição das desigualdades sociais e a preparação dos jovens para o mundo do trabalho.
- A gestão escolar e suas práticas de prevenção e mediação da violência verbal dos estudantes em sala de aulaPublication . Souza, Joseane Linhares; Cardoso, Maria Inês Silva TeixeiraA constatação de que situações de violência verbal têm sido uma constante na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco de Assis Rios, levou ao desenvolvimento de um projeto pedagógico por parte da gestão escolar, em estreita colaboração com a coordenação pedagógica e os professores da comunidade educativa, situação que motivou a realização do presente estudo. O objetivo é analisar as práticas adotadas pela gestão escolar e o corpo docente para prevenir e mediar a violência verbal dos alunos em sala de aula. A pesquisa é fundamentada nas teorias de Henri Wallon (2007), Paulo Freire (2011) e Vigotsky (2007). Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso, com abordagem mista (quantitativa e qualitativa), no qual foi utilizado o questionário como instrumento de recolha de dados. Participaram no estudo o gestor escolar, o coordenador pedagógico, oito professores e vinte e oito alunos da turma de 9º ano (manhã). Os resultados permitiram inferir que a implementação do projeto “Trabalhando a autoestima e resgatando valores”, facilitada através de práticas pedagógicas que integraram atividades lúdicas e significativas (ex: seminários e círculo de diálogos), desencadeou diferentes respostas que permitiram minimizar a conduta agressiva e, simultaneamente, melhorar nas relações interpessoais. Essa estratégia pedagógica oportunizou a participação de todos os alunos e despertou neles atitudes como: respeito pelo outro, autoestima, autoconfiança e espírito crítico. De salientar a importância da comunidade educativa trabalhar em conjunto para reverter as atitudes de violência na escola, assim como a importância da gestão escolar acordar parcerias com outras instituições integradas na comunidade.
- O Projeto político pedagógico: instrumento de reflexão e participação democrática numa escola do município de Santana do Araguaia/PAPublication . Santos, Angela Maria de Sousa Brito dos; Cardoso, Maria Inês Silva TeixeiraEsta pesquisa tem como principal objetivo conhecer o grau de participação da comunidade educativa na elaboração, implementação e monitorização do Projeto Político Pedagógico (PPP), e suas repercussões na formação integral dos estudantes, numa escola do Município de Santana do Araguaia – Estado do Pará, visando a formação de cidadãos atuantes numa sociedade em permanente mudança. Para concretizar tal objetivo, optou-se por uma metodologia qualitativa, com recurso a análise documental e a entrevistas semiestruturadas, aplicadas a diversos atores do contexto escolar (gestores, coordenadores pedagógicos e professores). Os resultados encontrados apontam para o facto dos diferentes atores entrevistados participarem nas diversas fases do desenvolvimento do PPP, refletirem em conjunto acerca das dificuldades encontradas e proporem mudanças com vista à melhoria da qualidade educativa. No entanto, foi reconhecido que a participação dos pais e dos estudantes é bastante reduzida, não obstante as tentativas conduzidas pela equipa de gestão para a promoção de um maior envolvimento por parte desses atores, para que se comprometam a acompanhar a vida escolar dos seus educandos. Uma outra dificuldade encontrada foi a falta de recursos, que tem sido superada com estratégias a nível de escola. Ao assumir o compromisso pela implicação de todos os intervenientes no processo educativo, a equipa de gestão revela estar consciente da responsabilidade em promover um trabalho colaborativo, que permita a transformação das práticas no sentido de melhorar o processo de ensino e aprendizagem, num ambiente positivo, de reflexão conjunta, e onde as tomadas de decisão tenham em conta diferentes pontos de vista.