ESS - DM - Fisioterapia
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESS - DM - Fisioterapia by advisor "Alexandrino, Ana"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Efeito de uma sessão de aconselhamento individual no nível de atividade física de indivíduos com DPOC: estudo randomizado controladoPublication . Pastilha, Tiago Miguel dos Santos; Alexandrino, Ana; Macedo, Rui; Vale, SusanaO efeito dos programas de reabilitação respiratória nos níveis de atividade física e comportamento sedentário é limitado em indivíduos com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC). O aconselhamento individual é uma das intervenções que tem o potencial de modificar com efeito adicional estes comportamentos, bem como os níveis motivacionais para a prática de atividade física. Este estudo procurou analisar o efeito de uma sessão individual de aconselhamento, acrescentada a um programa de reabilitação respiratória, no nível de atividade física e comportamento sedentário (objetivo principal) e motivação para a prática de exercício físico (objetivo secundário) em indivíduos com DPOC. Foi desenvolvido um estudo randomizado controlado, duplamente cego, no ginásio de reabilitação respiratória do Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE. Participaram 20 indivíduos com diagnóstico de DPOC, alocados de forma aleatória no grupo experimental (GE) ou no grupo de controlo (GC). O GE realizou a sessão individual de aconselhamento para atividade física e o programa de reabilitação respiratória durante 3 meses. O GC realizou o programa de reabilitação durante o mesmo período. Foi estudado o número de passos, a atividade física ligeira, moderada, vigorosa e moderada-vigorosa, bem como o comportamento sedentário, recorrendo ao acelerómetro Actigraph® wGT3X-BT. O nível de motivação para prática de exercício físico foi avaliado com o questionário de Regulações Motivacionais para o Exercício (BREQ-2). Os dados foram recolhidos no momento inicial (M0) e após 3 meses (M1). Os avaliadores e os investigadores que analisaram os resultados foram considerados cegos. Não foram encontradas diferenças entre os grupos em M0. Em M1 o GE aumentou o número de passos (Ƿ=0,001), atividade física ligeira (p=0,033), moderada (p=0,001) e moderada e vigorosa (p=0,001) comparativamente com o GC. O comportamento sedentário reduziu no GE entre momentos de avaliação, com significância estatística (P=0,009), quando comparado com o GC. Já a motivação para a prática de exercício em M1 também foi superior no GE do que no GC, com significância estatística (P=0,012). A sessão de acolhimento individual, quando acrescentada ao programa de reabilitação respiratória, pode contribuir para aumentar os níveis de atividade física e reduzir o comportamento sedentário, bem como aumentar a motivação para a prática de exercício em indivíduos com DPOC.
- Effect of physioteraphy intervention on cardiopulmonary condition of a child with VACTERL Association: a case studyPublication . Henriques, Maria Francisca de Carvalho Nogueira Ramos; Alexandrino, AnaThe VACTREL association is characterised by the presence of various congenital anomalies, and these children are more predisposed to diferente respiratory complications, including pneumonia and bronchiectasis. This case study reports on the effects of physiotherapy intervention on the cardiorespiratory condition of a child diagnosed with VACTREL association who was hospitalised with pneumonia. Data was collected over 20 days of hospitalisation, with pulmonar auscultationand vital signs being the main instruments used to assess the physiotherapy intervention. Three assessments were carried out over time, and initially there was a large amount of secretion production ad stasis in bothe the upper and lower airways, culminating in na obstructive ventilatoru deficit. Initial treatment included bronchial clearance techniques and the use of CPAP. In the second assessment, since there was a decrease in hypersection, a deficit in tolerance to exertion and a decrease in muscle strength, physical exercise was added to the intervention. After 11 intervention aimed at normalising the respiratory condition and improving the musculoskeletal condition, there was a significant reduction in auscultated adventitious noises and na improvement in vital signs. The intervention proved to be effective, as the child returned hoem with a normalised pulmonar auscultation, with stable and normal vilta parameters for his age, more dynamic and autonomous.
- Fatores de risco cardiovascular de jovens estudantes do ensino superior e atividade física - estudo transversalPublication . Melo, Émerson Souza; Alexandrino, Ana; Amorim, Manuela; Bachur, Cynthia KállasAs doenças cardiovasculares são a principal causa de morte mundial há 20 anos, com aumento da prevalência em jovens adultos. Caracterizar estudantes da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto quanto a características sociodemográficas, fatores de risco cardiovascular, consumo nutricional e nível de atividade física. Estudo analítico e transversal com estudantes voluntários de ambos os sexos, entre 18 e 24 anos, matriculados em 2023-24. A amostra de 100 estudantes (75 mulheres, 25 homens) tinha idade média de 20,2±2,1 anos. Houve diferenças significativas entre os sexos: colesterol (Ƿ=0,025), massa gorda (Ƿ=0,01) e circunferência abdominal (Ƿ=0,01), mais altos nas mulheres; massa magra (Ƿ=0,02) foi maior nos homens. No consumo nutricional, os homens apresentaram colesterol (Ƿ=0,021) e gordura total (Ƿ=0,044) mais altos, enquanto as mulheres tinham níveis de açúcar (Ƿ=0,011) mais elevados. A análise por nível de atividade física mostrou que a massa magra (Ƿ=0,001) e circunferência abdominal (Ƿ=0,007) foram maiores no nível vigoroso; colesterol (Ƿ=0,038) e gordura total (Ƿ=0,027) foram mais altos no nível vigoroso; açúcar (Ƿ=0,022) foi maior no nível baixo. Os estudantes com nível de atividade vigoroso apresentaram valores mais elevados de massa magra e de circunferência abdominal e valores mais baixos de massa gorda. Os estudantes com um nível de atividade física vigoroso apresentaram valore mais altos de colesterol e gordura total, enquanto os estudantes com nível de atividade física mais baixo apresentaram maior consumo de açúcar e consumo ineficiente de fibras.
- A influência do nível de literacia em saúde dos tutores na aptidão física relacionada com a saúde em crianças e adolescentes dos 6 aos 15 anos - estudo transversalPublication . Teixiera, Fantina Rafaela Marinho; Alexandrino, Ana; Vilarinho, RuiEstudos indicam que maior literacia em saúde melhorará a aptidão física e a saúde. Caracterizar os níveis de literacia em saúde dos tutores e a aptidão física relacionada com a saúde em crianças e adolescentes dos 6 aos 15 anos de idade. Estudo observacional, analítico e transversal com crianças e adolescentes do 1º ciclo ao 3º ciclo e os seus tutores. A amostra incluiu 51,4% de crianças e adolescentes do sexo feminino, com média de idade de 10,18 (±2,70) anos, e 85,6% de tutores de sexo feminino, com média de idade de 44,35 (±4,72) anos. O Health Literacy Questionnaire revelou boa literacia em saúde nos domínios de apoio e compreensão de informações, mas níveis mais baixos nos domínios de navegação no sistema e procura de informações. Não houve diferenças significativas entre literacia e saúde e aptidão física relacionada com a saúde, exceto entre o domínio ‘Ter informação suficiente para gerir a minha saúde’ e a aptidão cardiorrespiratória (Ƿ˂0,05). Não houve relação significativa entre literacia em saúde e aptidão física relacionada com a saúde, exceto no domínio ‘Ter nformação suficiente para gerir a minha saúde” e a aptidão cardiorrespiratória.
- Influência dos níveis de atividade física no impacto da doença em cuidadores de crianças com fibrose quísticaPublication . Guimarães, Catarina da Silva Fidalgo; Alexandrino, Ana; Sarmento, JoãoA Fibrose Quística (FQ) acarreta diversos desafios às crianças/adolescentes com a doença bem como aos seus pais/cuidadores. A evidência sugere uma melhor qualidade de vida em doentes com níveis de atividade física mais elevados, não sendo conhecidos estudos publicados referentes à população Portuguesa pediátrica com FQ. Caracterizar os níveis de atividade física das crianças/adolescentes com FQ e analisar a influência na perceção dos mesmos pelos pais/cuidadores no impacto da doença e na felicidade percecionada dos pais/cuidadores. Estudo transversal do tipo cross-sectional, com uma amostra total de 28 pais/cuidadores e 28 crianças/adolescentes (n=28) – 14 sexo feminino -, com uma média de idades de 12,14±3,99 anos. Os questionários de Caracterização da Amostra, “Dois Dias na Vida do meu Filho” (HAES) e CarerQol foram enviados em formato online através da APFQ para resposta dos pais/cuidadores. Observou-se que a maioria das crianças/adolescentes são moderadamente inativas durante a semana, existindo um maior grau de atividade durante o fim-de-semana (p=0,045). A atividade física na categoria “Ativo” foi superior durante o Sábado (p=0,02). Por último, concluiu-se que níveis de atividade física mais elevados percecionados pelos pais/cuidadores são acompanhados por um menor impacto negativo da doença nos mesmos (p=0,019). Níveis de atividade física mais elevados das crianças/adolescentes são acompanhados por pais/cuidadores com menor impacto negativo na doença.
- Therapeutic possibilities from central sleep apnoea syndrome in the paediatric age group: Scopping reviewPublication . Silva, Ellidynaary Matias da; Alexandrino, Ana; Azevedo, NatáliaCentral sleep apnea (CSA) i sone of the most common repiratory sleep disorders in the pediatric population and is considered a complex pathology that is rarely the primary diagnosis. When not treated properly, it becomes a public health problema, potentially triggerin the development or worsening of a series of systematic diseases with negative repercussions on the development and quality of life of children. To map the most frequently refrred to therapeutic interventions in the literature, including those within the scope of physiotherapy practice, for the treatment of pediatric central sleep apnea in diferente contexts. This Scoping Review was prepared according to the recommendations of the Joanna Briggs Institute (JBI) and the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyses extension for Scoping Review (PRISMA-ScR). A search for studies was conducted in the age group of 0 to 18 years, in tretament for CSA, in the contexto of hospitalization, outpatient or home care. Studies written in English or Portuguese, published between 2012 and 2024. Of the 4,665 studies initally identified, 101 articles were selected, according to the inclusion and exclusion criteria, most of them observational or Coorte and retrospective. The results show a more frequente use of otolaryngological surgery 830.76%), followed by Positive Airway Pressure (PAP) therapy (26.92%), mainly in the hospital setting, associated or not with outpatient and home care settings. The physioterapist collaborated in 42.30% of the prescribed therapeutic interventions, mainly in PAP therapy and oxygen therapy. Otalaryngological surgeries and Positive Airway Pressure were the most frequente therapeutic interventions in the treatment of pediatric central sleep apnea, mainly in the hospital setting. The physioterapist has an importante role in the adaptation and monitoring of patients on Positive Airway Pressure and oxygen therapy.