ESS - DM - Terapia da Fala
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESS - DM - Terapia da Fala by advisor "Araújo, André Guerreiro Martins"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Análise Multivariada de Propriedades Acústicas da voz para a Caracterização do GéneroPublication . Pereira, Teresa Dias; Araújo, André Guerreiro MartinsIntrodução: A análise acústica contribui com dados objetivos na caracterização da voz normal e patológica. O Terapeuta da Fala intervém em quadros clínicos com comprometimento da perceção do género na voz dos falantes. A caracterização acústica do género pode revelar-se importante na avaliação e intervenção nestes casos. Objetivo: analisar as propriedades acústicas da voz associadas à caracterização do género em falantes de Português Europeu (PE). Metodologia: Realizou-se um estudo observacional de carácter analítico transversal em 15 homens e 15 mulheres (18-25 anos) normofalantes de PE. Analisaram-se as diferentes amostras de voz e extraíram-se medidas aerodinâmicas e acústicas de curto e longo termo. Os resultados foram obtidos a partir da estatística inferencial e multivariada. Resultados: A fo média, DP, alpha e (H1-H2) LTAS são superiores nas mulheres, a Extensão Vocal e CPP são superiores nos homens . As combinações de medidas representativas nos homens incluem fo, foDP, gama, HNR, jitter e shimmer, enquanto nas mulheres incluem fo, CPPS, jitter e shimmer. As medidas com mais peso na amostra total são mais próximas das obtidas nos homens. Conclusões: Este estudo demonstra a pertinência de estudar combinações de parâmetros acústicos na caraterização do género e aponta hipóteses para estudos futuros.
- Avaliação complementar da voz através de medidas acústicas de longo termo em vozes disfónicasPublication . Faria, Joana Costa Frutuoso; Araújo, André Guerreiro MartinsA avaliação acústica da voz inclui medidas acústicas de curto ou longo termo, sendo as primeiras as mais utilizadas na pratica clínica. Contudo, apresentam limitações, sobretudo na análise da fala encadeada. O objetivo desta investigação foi estudar a contribuição de tarefas de fala encadeada, medidas acústicas de longo termos e medidas combinadas para complementar a avaliação da qualidade vocal, tendo como referência medidas de curto e áudio-percetivas. Realizou-se um estudo analítico, observacional, quantitativo e transversal. Doze indivíduos, com e sem disfonia, foram sujeito a avaliação por ORL, gravação da voz (vogal sustentada e leitura em diferentes intensidades) e avaliação áudio-percetiva (por três peritos, usando a escala CAPE-V adaptada) ficando distribuídos por três graus: sem alterações, grau ligeiro e grau moderado de disfonia. Foram calculadas medidas de curto e longo termo e da análise estatística (correlação de Person) concluiu-se que tarefas de leitura em diferentes intensidades são importantes na avaliação acústica, verificando-se correlação inversa entre a dinâmica de intensidades, (H1-H2)ltas, CPPS fala e CPPSvogal e o grau de disfonia. Verificou-se também, a relevância dos índices DSI e AVQI na caracterização do grau de disfonia. Foram feitas considerações sobre as práticas de avaliação vocal pelos terapeutas da fala para uma melhor caracterização vocal.
- Validade concorrente de um método de avaliação da biomecânica da voz com base em análise acústicaPublication . Portela, Ana Rita Rodrigues; Araújo, André Guerreiro MartinsNa prática clínica do terapeuta da fala as análises percetiva e acústica são as mais comuns na avaliação da voz. A avaliação da biomecânica fonatória é realizada pelo otorrinolaringologista através da examinação laríngea, sendo um método invasivo e de acesso limitado. A aplicação Online.Lab . desenvolvida para avaliar a biomecânica fonatória com base na análise acústica do sinal vocal, mostra-se promissora. Contudo, carecem estudos que demonstrem a sua viabilidade e fiabilidade. Pretendeu-se averiguar a validade concorrente da avaliação do Online.Lab com referência às medidas percetivas e acústicas mais referidas na literatura. Realizou-se um estudo observacional descritivo-correlacional. A amostra é não probabilística de conveniência, composta por 9 indivíduos de ambos os géneros, com e sem disfonia, avaliados por ORL. Analisou-se a vogal sustentada [a] com CAPE-V, análise acústica (fo, intensidade, jitter, shimmer, HNR, CPP, CPPS, DSI) e análise biomecânica (Online.Lab ). Os resultados foram tratados estatisticamente, obtendo-se correlações entre os parâmetros biomecânicos e as medidas percetivas e acústicas. Os grupos relativos à duração das fases do ciclo glótico, tensão, força, e eficiência do encerramento glótico mostram resultados promissores. Nem todos os parâmetros apresentaram correlações e algumas das correlações obtidas não foram justificáveis pela literatura que sugere necessidade de investigação sobre a validade.