ESE - DPRM - Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico by advisor "Maia, Cristina"
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- Relatório de EstágioPublication . Inácio, Ana Catarina Azevedo; Maia, Cristina; Ribeiro, CarlaA Prática Educativa Supervisionada representa, sem dúvida, a etapa mais aguardada pelos estudantes que se formam para serem professores, pois este é um momento recheado de expectativas e descobertas da profissionalidade docente. Por conseguinte, o presente relatório de estágio pretende espelhar o percurso evolutivo da mestranda ao longo dessa prática pedagógica. A passagem pelas escolas ficou marcada por uma postura crítica e reflexiva perante as opções pedagógicas tomadas, sendo que estas resultaram sempre de uma articulação entre os quadros teóricos e práticos de cada área disciplinar. A supervisão, processo crucial durante o estágio, é considerada pela professora estagiária como um momento de acompanhamento e orientação da ação educativa por parte dos supervisores institucionais. A par deste processo foi sempre visível um trabalho colaborativo com o par pedagógico e com os professores cooperantes, com o principal objetivo de atingir novos e melhores modos de agir, ancorando-se, assim, nos pilares da metodologia de investigação-ação. O trajeto construído pela formanda é o retrato de uma experiência de desenvolvimento pessoal e profissional, tendo, porém, a convicção de que, apesar de este relatório marcar o término de um ciclo de estudos inicial, há muito mais para aprender e construir.
- Relatório de EstágioPublication . Alves, Helena Raquel Rodrigues Castelo; Maia, CristinaO presente Relatório de Estágio é desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. É com base neste documento que culmina o mestrado profissionalizante, onde é exposto todo o percurso pedagógico desenvolvido pela mestranda e se apresenta um quadro teórico e legal que sustenta a finalidade educativa. Durante a Prática Educativa Supervisionada foi desenvolvido um percurso pelo par pedagógico sob a orientação dos professores cooperantes e dos supervisores institucionais, cuja cooperação permitiu a construção e o aprofundamento dos conhecimentos e o contacto com um contexto de intervenção prioritária. O presente relatório aborda, para além dos assuntos apresentados, o perfil do professor, a planificação e o desenvolvimento da prática educativa, e o papel reflexivo e investigador do professor. Apresenta, ainda, os percursos pedagógicos das quatro áreas disciplinares que integram o mestrado e mostra a forma como foi conduzida a investigação-ação implementada durante a PES. Este relatório assume-se como um documento único e pessoal que encara a prática reflexiva como uma ferramenta que potencializa a avaliação do professor, na procura de um constante crescimento e amadurecimento da prática educativa.
- Relatório de Estágio de Elisabete Alexandra dos Santos AraújoPublication . Araújo, Elisabete Alexandra dos Santos; Maia, CristinaNo âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, integrada no Mestrado de Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, foi soli, citado a elaboração de um relatório de estágio referente à Prática Educativa preconizada nos contextos referidos anteriormente. Nesta compreensão, a mestranda desenhou o esboço do seu percurso profissional, sustentado num quadro teórico concetual e legal, com a intenção de desenvolver saberes e competências na edificação de um perfil duplo na profissão docente. Neste sentido, a estudante recorreu à metodologia investigação-ação, tornando-se esta, o pilar que apoiou a Prática Educativa desenvolvida, proporcionando a articulação de saberes e atitudes orientadores, estando esta envolvida, essencialmente, por quatro etapas essenciais: observação, planificação, ação e reflexão/avaliação. Desta forma, os contextos de estágio demonstraram-se como um importante foco de aprendizagem, em que o processo de ensino-aprendizagem sustentava a intencionalidade educativa de desenvolver a construção autónoma e integral de cada aluno. Por fim, salienta-se a fundamental procura da formação profissional contínua ao longo da vida, uma vez que o ensino é um constante desafio ao profissional docente.
- Relatório Final da Prática Educativa SupervisionadaPublication . Oliveira, Gonçalo Magalhães Fonseca; Forte, Ana Maria Barbosa Pinto Xavier; Maia, CristinaO presente relatório foi elaborado como parte integrante da unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, enquadrada no segundo ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste relatório é feita uma reflexão acerca do enquadramento legal do presente documento, bem como uma fundamentação teórica da prática educativa. São descritos os contextos onde a prática educativa se realizou, bem como são narradas e analisadas algumas intervenções educativas, apoiadas num quadro teórico e numa postura profissional crítico-reflexiva. Com efeito, este documento é caracterizado por uma postura reflexiva, problematizadora e investigativa, no que concerne às experiências de ensinoaprendizagem desenvolvidas em três turmas do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas a que este mestrado confere habilitação profissional (Matemática, Ciências da Natureza, Português e História e Geografia de Portugal). Ressalto por fim, a estreita ligação entre a teoria e a prática, que fiz questão de destacar ao longo do presente relatório.
- A sonata de um professor em formação: aprender, refletir e agirPublication . Férias, Ana Rita Moutinho; Maia, Cristina; Ribeiro, CarlaPasso a passo, foi trilhado um caminho que proporcionou um crescimento e um maior conhecimento acerca da profissão docente. De facto, o desafio de se ser professor está profundamente relacionado com o gosto de se querer ensinar, bem como com a vontade de se querer colocar ao serviço do outro. Deste modo, o presente relatório de estágio, integrado na unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, do 2.º ano de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, assume-se como um documento que tem como objetivo espelhar o percurso desenvolvido ao longo da Prática Educativa Supervisionada. Nesta caminhada, que se valoriza pelo seu percurso, destacam-se as aprendizagens realizadas, que foram favorecidas pela colaboração com o par pedagógico, orientadores cooperantes e supervisores institucionais a partir de um ciclo de supervisão pautado pela exigência. Assim, este relatório de estágio configura-se como um documento pessoal que representa a construção da profissionalidade docente, sendo o retrato de um percurso de crescimento profissional.