ESE - DPRM - Património, Artes e Turismo Cultural
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Património, Artes e Turismo Cultural by advisor "Lambert, Fátima"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Arte e cultura como elementos de valorização do Bairro do LagarteiroPublication . Magalhães, Andreia Filipa da Silva; Veludo, Sérgio; Lambert, FátimaEsta dissertação parte de uma reflexão sobre o potencial da cultura e da arte como instrumentos para impulsionar e valorizar a comunidade do Bairro do Lagarteiro, focando-se no impacto das atividades culturais na transformação social e comunitária. Face à necessidade de uma abordagem mais agregadora, optou-se por analisar o quadro das políticas culturais em Portugal e os seus programas, nomeadamente aqueles que, através da arte e da cultura, trabalham para a inclusão das comunidades. Por outro lado, sustentámos a hipótese de que a concretização de um projeto inclusivo de arte urbana poderia constituir um caminho para desconstruir estereótipos e promover um sentimento de pertença e valorização da comunidade do Bairro do Lagarteiro. Propõe-se, na etapa final desta investigação, o projeto Iniciativa Bairro Criativo, no âmbito do Cercar-te no Lagarteiro – E9G. Esta proposta surge na sequência de uma pesquisa inicial sobre os projetos atualmente em curso no bairro, tendo identificado o Cercar-te no Lagarteiro – E9G, como um projeto significativo, implementado pelo Espaço T. Foi possível acompanhar o projeto desde novembro de 2024 até ao presente momento, o que nos permitiu obter um conhecimento mais empírico das suas dinâmicas. A partir desse acompanhamento, surgiu a ideia de apresentar uma proposta a enquadrar no Cercar-te, tendo por principal objetivo a valorização do Bairro do Lagarteiro através da arte urbana. Ao encorajar a participação ativa da comunidade, pretendemos valorizar a comunidade local, assim construindo uma narrativa mais positiva e inclusiva do bairro. Com esta proposta espera-se transformar o espaço urbano num ambiente de convivência e expressão cultural e artística, estimulando o orgulho e o sentimento de pertença e identidade entre os moradores.
- Casa São Roque – Centro de Arte: Trajeto artístico e cultural no espaço e no tempoPublication . Nunes, Pedro Miguel Magalhães; Lambert, FátimaO presente documento representa o trabalho realizado no âmbito do Estágio Curricular do Mestrado em Património, Artes e Turismo Cultural, que teve lugar no novo polo de arte contemporânea, localizado na zona oriental da cidade do Porto, hoje conhecido como Casa São Roque – Centro de Arte. O trabalho prático incidiu sobre assistir a equipa de trabalho durante o funcionamento do espaço, quando aberto ao público. Para além disso, foi desenvolvido um estudo sobre os diferentes métodos de marketing e publicidade geralmente utilizados por outras instituições similares e, posteriormente, procedeu-se a um levantamento de informação acerca do plano de comunicação, os métodos de divulgação e as estratégias publicitárias utilizadas pela equipa da CSR. No que ao relatório de estágio diz respeito, é feita uma descrição pormenorizada de todas as atividades desempenhadas, após isso, é analisada a história da CSR, conhecida no passado como Palacete Ramos Pinto, assumindo no presente o papel de centro de arte contemporânea. No último capítulo é sintetizada toda a informação acerca de métodos de publicidade e divulgação no geral em centros de arte e em especifico na CSR.
- Ilha Terceira: vivências e testemunhos. O carnaval como exemplo do viver terceirensePublication . Rocha, Angélica Cristina Sequeira da; Lambert, FátimaAo longo dos anos que vivi na cidade do Porto, apercebi-me da existência de uma visão irrealista sobre o que é viver numa ilha. Este trabalho de investigação assenta em duas principais temáticas. Primeiramente, terá como principal objetivo a análise da perceção/visão do que é viver numa ilha, colocando ênfase principalmente na Ilha Terceira, no arquipélago dos Açores, utilizando as entrevistas como metodologia. Segue- se a abordagem de uma das tradições mais importantes do povo Terceirense, que se tornou ao longo dos anos imagem de marca desta ilha, um património riquíssimo que deve ser divulgado, através dos testemunhos de pessoas ligadas a esta tradição do Carnaval, intendendo dá-la a conhecer como um património riquíssimo e único no mundo, e que representa muito bem as vivências deste povo caraterizado pelos seus visitantes como alegre, hospitaleiro e festivo.
- Produção de eventos online: Contributos para um guião de procedimentosPublication . Silva, Ana Cristina Almeida da; Lambert, FátimaTendo em conta a situação pandémica que se instalou em 2020, o setor cultural foi obrigado a interromper a sua atividade por um longo período, até que a DGS (Direção Geral da Saúde) estipulou algumas medidas preventivas de forma a permitir o regresso do público às instituições culturais. Perante este panorama, as instituições e profissionais da área cultural tiveram de se reinventar de forma a continuarem a sua atividade, apesar dos consecutivos e longos confinamentos a que estivemos sujeitos. Surgiram então diversos concertos, espetáculos de dança, peças de teatro, conferências, seminários e outros tipos de eventos disponibilizados e transmitidos online. Também o INED - centro de investigação da ESE, se adaptou à situação, continuando a produzir os seus eventos científicos, de forma online. Sendo este um método de produção uma novidade para a instituição, houve um período de adaptação e de descoberta sobre como realizar e potencializar a produção de um evento online. É neste sentido que surge este projeto de Mestrado, com o objetivo de contribuir para a elaboração de um guião de produção de eventos online, que reúna a informação necessária e os procedimentos que devem ser adotados tendo em conta as diferenças na produção de um evento presencial. O guião surge sob a forma de e-book, que permite condensar e reunir a informação de forma simples e que possibilita um acesso fácil aos interessados. Para a realização deste e-book, a informação foi recolhida não só através de pesquisa sobre a realização de eventos online, como também pela experiência obtida enquanto aluna colaboradora do INED que integrou as equipas de assessoria e comissão técnica dos eventos realizados entre 2021 e 2022.
