ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Costa, José António"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Os caminhos da docência com raízes na discência: uma questão de múltiplas compreensõesPublication . Oliveira, Marisa Isabel Alves; Costa, José AntónioO presente relatório, sendo parte integrante da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada e requisito fundamental para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende retratar todo o percurso realizado pela formanda ao longo da sua prática educativa. Este relatório descreve de um modo reflexivo as práticas desenvolvidas em dois contextos educativos de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, quer em regime presencial, quer a distância, bem como as metodologias e pressupostos teóricos e legais que fundamentaram as suas intervenções. Neste âmbito, este documento apresenta-se como um instrumento ímpar que estimula o desenvolvimento e a meta-avaliação da mestranda na procura constante de um crescimento profissional, no qual se destacam as aprendizagens e competências desenvolvidas e adquiridas ao longo deste percurso, assim como as potencialidades e os constrangimentos que pautaram o mesmo. Este relatório apresenta também um estudo de caso desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada que pretendeu analisar os efeitos do trabalho sobre a compreensão da leitura, explorada na aula de Português, na promoção de competências relativas à interpretação e compreensão de enunciados matemáticos. Assim sendo, este Relatório de Estágio é o espelho de uma experiência de enriquecimento pessoal e profissional vivenciada pela formanda, estando certa de que esta formação será apenas o início de uma vida profissional rodeada de constantes desafios e aprendizagens.
- Contar o passado para escrever com sentidoPublication . Teixeira, Ana Catarina Martins; Ribeiro, Carla Patrícia da Silva; Costa, José AntónioO presente relatório de estágio intitulado “Contar o passado para escrever com sentido” reflete o percurso de formação profissional docente realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, sendo elemento fundamental na obtenção do grau de Mestre. Nele, é apresentado um enquadramento teórico e legal que sustenta a prática educativa realizada, bem como são explanadas e analisadas as intervenções dinamizadas no decorrer da mesma. É, ainda, apresentada e discutida a componente investigativa da unidade curricular, um projeto de investigação que Procurou perceber de que forma o trabalho em torno da construção de narrativas históricas, pelos alunos, nas aulas de História e Geografia de Portugal, poderia contribuir para desenvolver as competências de escrita do mesmo. Destaca-se o caráter reflexivo deste documento, que assenta numa retrospetiva realizada sobre a Prática Educativa Supervisionada
- Da produtividade morfológica à criatividade linguística - um percurso formativo de magiaPublication . Machado, Célia da Conceição Martins; Costa, José AntónioO presente relatório, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada e em conformidade com o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, debruça-se sobre a problemática da criação de novas palavras. Com este estudo pretende-se saber se o desenvolvimento da criatividade linguística contribui para promover o gosto pela escrita e deste modo influenciar a competência compositiva dos alunos. O presente trabalho seguiu uma metodologia de investigação-ação, tendo sido colocado aos alunos, dos diferentes ciclos, o desafio de criarem palavras e desenvolverem a escrita fazendo uso dessas novas palavras. Para o efeito, e durante o ano de estágio, existiu espaço para a exploração de contos com a referência a novas palavras criadas pelo seu autor. Mais do que uma exposição escrita, o relatório pretende dar a conhecer o trabalho realizado com os alunos das turmas 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e as reflexões sobre a prática de ensino realizadas pela formanda durante todo o percurso da Prática de Ensino Supervisionada. Reflexões essas que permitiram não só o aprofundamento sobre o que significa ser professor nos dias de hoje, bem como perceber o entusiasmo gerado nos aprendentes quanto têm pela frente a possibilidade de criar algo novo.
- Entre poesia e magia na construção de aprendizagens nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoPublication . Bastos, Joana Filipa Cruz; Costa, José António; Morgado, Celda Maria GonçalvesO presente Relatório de Estágio apresenta-se como um documento que pretende refletir, criticamente, acerca da prática educativa realizada pela mestranda nos diferentes contextos educativos em que se encontrou, no âmbito da componente de Estágio da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, parte integrante do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino de Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A reflexão que a seguir é apresentada sustenta-se em bases teórico-pedagógicas predominantes no ensino e que enformaram a prática educativa desenvolvida numa turma de 3.º ano e duas de 5.º ano de escolaridade. Assim, este documento procura destacar o papel do professor, que se constrói através do conhecimento científico-pedagógico e do conhecimento dos contextos educativos. Ademais, salienta-se a importância do currículo e da planificação, aberta e flexível, permitindo, assim, a adaptação às situações reais e a articulação entre saberes e entre ciclos, o que permitiu à docente estagiária um desenvolvimento da sua prática educativa com articulações verticais e horizontais e um desenvolvimento das suas competências pedagógicas. Considerando que o Relatório assume, ainda, uma componente investigativa, no mesmo será apresentado o esboço do que poderia vir a ser um projeto de investigação-ação, uma vez que, face à pandemia COVID-19 e ao ensino a distância no ano letivo corrente, não pôde ser desenvolvido. Não obstante, pretende-se evidenciar, neste projeto, que a consciência fonológica é uma competência linguística que promove a aprendizagem da leitura e que pode ser desenvolvida a partir do texto poético. Finalmente, este Relatório reflete a (auto)avaliação da formanda, potenciando o seu desenvolvimento e crescimento profissional e pessoal, bem como os desafios e as opções que orientaram este percurso.
- Ler hoje para preparar o amanhãPublication . Rocha, Joana Catarina da Cruz; Costa, José António; Morgado, CeldaO presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES) inserida no Plano de Estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal do Ensino Básico do 2.º CEB. Este documento é um resumo do percurso reflexivo realizado pela mestranda ao longo da PES que teve em conta as quatro fases da metodologia de investigação-ação: observação, planificação, ação e reflexão. Na elaboração do Relatório de Estágio estiveram presentes diversos pressupostos teóricos e legais, assim como foram mobilizados vários saberes que a mestranda adquiriu ao longo dos últimos cinco anos do seu percurso formativo. No decurso da prática pedagógica, a mestranda implementou estratégias diversificadas e utilizou vários recursos nos dois níveis de ensino, 1.º CEB e o 2.º CEB, o que potenciou novas aprendizagens e elevou os seus saberes científicos, técnicos e tecnológicos. Destaca-se o trabalho cooperativo existente entre todos os intervenientes do processo do ciclo de supervisão que a mestranda considera que foram essenciais para o seu crescimento pessoal e profissional. A mestranda realizou ainda o esboço de um projeto de investigação que, mesmo não tendo sido aplicado, permitiu que a mesma aprofundasse o seu conhecimento científico e pedagógico . O estudo procurou compreender o impacto das estratégias de fluência em leitura, expondo as crianças a tarefas de leitura diversificadas e a momentos de compreensão da leitura que aumentassem e melhorassem os processos de descodificação, compreensão e fluência leitora, através da implementação do programa “Ouvintes Sortudos”, um programa de promoção da fluência em leitura, proposto por Borges e Viana (2020) em conjugação com propostas de Inês Sim-Sim (2007) na brochura do Programa Nacional do Ensino do Português intitulada O ensino da Leitura: a Compreensão de Textos.
- Práticas de promoção da leitura e de compreensão da leitura nos 1.º e 2.º CEB: desafios e oportunidadesPublication . Teixeira, Ana Isabel Ribeiro Freitas; Costa, José António; Morgado, Celda Maria GonçalvesO presente Relatório de Estágio constitui uma formalidade para admissão à prova pública e, por conseguinte, a obtenção do grau de Mestre. Este Relatório inclui-se na Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, integrante do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este tem como objetivo primordial apresentar e refletir sobre o processo de desenvolvimento de conhecimentos, competências e princípios proporcionados pela prática educativa desenvolvida pela mestranda. Como primeira análise expõe-se a contextualização da prática educativa, realçando aspetos como os princípios organizativos e funcionais, a caraterização dos espaços da prática educativa e a descrição das turmas do 1.º e do 2.º CEB. No período de observação da Prática de Ensino supervisionada, percebeu-se que a compreensão da leitura era uma componente com necessidades de intervensão pelo que se formulou um projeto de intervenção cuja questão de partida foi: “Leitura, como promover e como privilegiar a sua compreensão?”. De forma a responder eficazmente à questão-problema, elaboraram-se algumas atividades num projeto de intervenção e, posteriormente, analisaram-se os resultados obtidos. Considerou-se a importância de práticas de promoção e compreensão leitora, entendendo como objetivo principal o desenvolvimento dos aspetos motivacionais para a leitura. A leitura deverá estar no centro da atividade pedagógica, pois é, enquanto atividade, a mais eficiente e compreende competências presentes em todas as áreas do conhecimento, assumindo e mobilizando aptidões de compreensão. Num ângulo pedagógico-didático, retratam-se, neste documento, propostas de estratégias e práticas de promoção leitora e de compreensão da leitura, de forma a favorecer uma relação próxima do aluno-leitor com os livros e objetos de leitura. Num último momento, descrevem-se as experiências vividas no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida no ano letivo 2017/2018, que foi concretizada numa turma do 3.º ano de escolaridade e numa do 6.º ano. Este estágio permitiu desenvolver competências pessoais, sociais e profissionais compreendidas nas etapas de formação da PES: observação; cooperação; regência; participação e desenvolvimento de atividades e projetos no contexto educativo. As práticas de ensino e aprendizagem espelhadas neste Relatório procuraram a promoção de uma aprendizagem ativa e significativa para os alunos.
- Quem conta um conto acrescenta um pontoPublication . Costa, Ana Luísa Batista; Costa, José AntónioContar e ouvir contar histórias sempre foi algo que acompanhou o meu percurso pessoal e profissional. Assim, no presente documento, com o título “Quem conta um conto acrescenta um ponto (ou vários)”, adotei o conto como fio condutor. Este Relatório, desenvolvido no espaço da Unidade Curricular de Prática do Ensino Supervisionada, que integra o Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico, possibilita dar conta do que foi desenvolvido ao longo de todo o ano de Estágio profissionalizante. Este documento está dividido em duas partes. Na Parte I, constituída por sete capítulos, procedo ao levantamento de aspetos fundamentais à reflexão sobre a minha prática, problematizando o que é ser professor nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e de que modo é que os pressupostos enunciados acompanharam as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo. A Parte II é dedicada ao Projeto de Investigação, que tem como questão de partida: “Qual é o contributo do conto para o desenvolvimento linguístico dos alunos em sala de aula?”. Além da fundamentação teórica e metodológica, apresento os passos a seguir numa eventual concretização do Projeto (que não surgia como requisito para a efetivação do presente Relatório) e uma reflexão sobre o modo como esta tarefa de pesquisa contribuiu para revisitar o meu percurso formativo e delinear pontes para o futuro profissional.
- Uma viagem entre o mundo das inferências e… das conceções dos professores aos percursos didáticosPublication . Meneses, Sérgio Bruno Rocha; Costa, José AntónioO presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular anual Prática de Ensino Supervisionada, que integra o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento, além de se constituir como um dos elementos de avaliação da PES, é um requisito formal obrigatório para a aceitação a prova pública e para a conclusão do segundo ciclo de estudos superiores e, desta forma, a obtenção do grau de Mestre. O RE engloba uma dimensão reflexiva e descritiva, que se debruça sobre o percurso vivenciado pelo professor estagiário ao longo do ano de estágio curricular, desenvolvido nas valências de 1.º e 2.º Ciclos de Ensino Básico, espelhando igualmente a construção de saberes científicos e pedagógico-didáticos no decorrer da sua formação académica, pessoal e social, assim como a apresentação dos contextos onde se desenvolveu a ação educativa do professor em formação. Além disso, este documento agrega ainda uma dimensão investigativa, a qual potenciou o desenho de um projeto de Investigação Ação acerca de uma problemática percecionada no contexto de 2.º CEB, durante o período de observação. Posto isto, procurou-se aferir quais as conceções dos professores de1.º CEB e de 2.º CEB sobre o ensino das estratégias de compreensão leitora, as dimensões que estas implicam e como as mobilizam dentro da sala de aula, e foram propostos percursos didáticos, construídos com o objetivo de desenvolver, nos alunos, os níveis de compreensão leitora, através de perguntas/atividades que apelavam precisamente a esses diferentes tipos de compreensão leitora. A par disso, foram ainda fornecidas aos alunos, de forma explicita, estratégias de compreensão leitora a serem utilizadas nos momentos de pré-leitura, durante a leitura e no pós leitura. Foi evidente que os alunos se apropriaram das estratégias ensinadas, uma vez que se constou a ocorrência de evoluções expressivas, dado que em todos os níveis de compreensão leitora (CL; CI; CR; CC), foi possível verificar progressos significativos ao nível do desempenho dos alunos.
- As vias alternativas da pedagogia da gamificação nos 1.º e 2.º CEBPublication . Ferraz, Tiago André Pinto; Costa, José António; Morgado, Celda Maria GonçalvesO presente Relatório institui-se como um dos requisitos formais para admissão a prova pública e, consequentemente, a obtenção do grau de Mestre. Este Relatório integra-se na Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, pertencente ao 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, e tem como objetivo geral descrever e analisar o processo de desenvolvimento de conhecimentos, competências e valores ao longo do Estágio, como resultado da prática educativa desenvolvida pelo docente em formação. Sendo este Mestrado um curso de 2.º ciclo de estudos que profissionaliza para a docência, far-se-á uma reflexão acerca da construção da profissionalidade docente de modo a cumprir o objetivo geral deste documento, contextualizando-se a prática educativa e caracterizando os contextos onde foi desenvolvida a intervenção educativa. Dado que, durante o Estágio, houve a oportunidade de usar diversas estratégias no âmbito da pedagogia da gamificação, consideraram-se os princípios do jogo como potencialidades para a aprendizagem, tendo como objetivo a motivação e a aquisição de competências de raciocínio e conhecimento dos alunos. Sendo esta uma teoria que aposta sobretudo no uso de equipamentos multimédia, traçaram-se como objetivos: i) motivar os alunos para a aprendizagem e o sucesso académico; ii) desenvolver o gosto pela competição saudável e a conquista de resultados significativos; iii) rentabilizar os recursos e equipamentos existentes na escola, desde os digitais aos físicos. Do uso da pedagogia gamificada, refletem-se neste documento as propostas de alternativas ao uso de recursos tecnológicos, tendo em consideração outros recursos cuja utilização se apoia nas bases desta pedagogia.