ESTG - DM - Gestão das Organizações do Terceiro Setor
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTG - DM - Gestão das Organizações do Terceiro Setor by advisor "Carvalho, Amélia Oliveira"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Desempenho financeiro e propensão para a insolvência no terceiro setor: o caso das IPSS do distrito de BragaPublication . Sousa, Fernando José Remondes; Carvalho, Amélia OliveiraO significativo crescimento do Terceiro Setor impele à emergência de estudos investigativos sobre a especificidade funcional e riscos de propensão para a insolvência das Organizações sem Fins Lucrativos, nomeadamente, das Instituições Particulares de Solidariedade Social, que se encontram inseridas em tal agregado. Apesar de apresentarem um caráter social e não lucrativo, importa refletir sobre a sua sustentabilidade, acedendo a dados sobre o seu desempenho financeiro. Pretendeu–se assim, e na escassez de estudos sobre a temática em questão, materializar o grande desafio científico e inovador de abordar uma problemática sensível e emergente, na Economia Social. Neste enquadramento concetual, o presente trabalho visou a realização de um levantamento e análise financeira das Instituições Particulares de Solidariedade Social, do Distrito de Braga, tentando elencar quais os indicadores financeiros que mais determinam a propensão para a insolvência das mesmas, através da aplicação do modelo z-Score de Altman. Para o efeito, foi criada uma base de dados a partir da recolha de informação documental, disponível nos sites institucionais, com recurso à página eletrónica da Segurança Social, onde constam todas as instituições registadas a nível nacional, por distrito e por concelho. Efetuou-se uma análise de conteúdo, de natureza quantitativa dos sites, de forma a verificar a informação financeira dos últimos três anos, de 2015 a 2017, referente a 102 Instituições Particulares de Solidariedade Social, amostra de um universo populacional de 474. Depois de calculada a variável dependente (Z-Score), foi explorado para efeitos de significância estatística e de pertinência científica, o modelo de regressão não linear logarítmica e exponencial, para cada um dos anos e variáveis em estudo.Com este procedimento estatístico pretendeu–se validar a influência que quatro indicadores coletados, que corporalizam as variáveis independentes, nomeadamente, o endividamento, a autonomia financeira, a liquidez e a dependência do Estado, têm na propensão para a insolvência. Os resultados obtidos com base em diferentes instrumentos analíticos, comprovaramque a utilização de um conjunto de rácios financeiros, na avaliação do potencial de insolvência das entidades do setor não lucrativo, evidenciou a legítima aplicabilidade e significativa relevância do modelo, nas IPSS.
- Divulgação Voluntária da Informação e Sustentabilidade: estudo aplicado às IPSS PortuguesasPublication . Costa, Ana Sofia Ferreira Teixeira da Silva; Carvalho, Amélia Oliveira; Lima, VandaOs Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (17 ODS) acolhem as missões das organizações da economia social e desafiam-nas em termos de gestão a serem “eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis” (meta 16.6) e “garantir a tomada de decisão responsável, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis” (meta 16.7). Em todo o mundo, a dimensão, a importância e crescimento destas organizações apontam no sentido ascendente. Em Portugal o terceiro setor é muito expressivo na economia, nomeadamente na área social. As organizações de economia social (mais de 5 mil) são as mais representativas na área social, de saúde e de apoio humano, e possuem um estatuto especial de instituição privada de solidariedade social (IPSS). A forte dependência de fundos estatais, subsídios ou arrecadação de fundos sociais exige uma forte transparência, para demonstrar o verdadeiro e real gasto dos gastos em suas missões. Sendo o accountability um dever e uma oportunidade para estas organizações, dadas as reduzidas investigações neste âmbito em Portugal, desenvolvemos esta pesquisa, com uma amostra representativa das IPSS portuguesas, com o objetivo de conhecer e analisar as suas práticas de divulgação voluntária da informação. Para tal, foi (1) criado e validado um índice de divulgação voluntária de informação, específico para o setor, composto por cinquenta indicadores, agregados em seis fatores, nomeadamente perfil organizacional, estratégia, ética, governance, partes interessadas e práticas de relato, que integram sustentabilidade económica, social e ambiental; (2) identificadas as informações relevantes mais frequentemente divulgadas e (3) verificadas relações entre o nível de divulgação voluntária da informação e (a) dimensão da organização; (b) número de beneficiários / utentes; (c) idade; (d) a existência de sistemas de gestão certificados; (e) forma jurídica; (f) localização. E como objetivo final verificamos a perceção geral do board sobre a divulgação voluntária de informações. Os resultados mostram que a maioria das organizações reconhece a importância da divulgação voluntária da informação, mas as suas práticas de divulgação são globalmente fracas e insuficientes.
- A importância da Accountability para os Stakeholders das Organizações Sem Fins Lucrativos: o estudo de caso da Re-foodPublication . Silva, Patrícia Alexandra Pereira Alves da; Carvalho, Amélia Oliveira; Ferreira, Marisa RorizNa atividade económica das sociedades modernas verifica-se um progressivo aumento da importância das Organizações Sem Fins Lucrativos (OSFL), levando assim a uma crescente procura de informação financeira e não financeira destas mesmas organizações. Tendo em conta a missão, valores e características de ação, e de modo a que os seus documentos de prestação de contas espelhem uma imagem fidedigna e verdadeira do seu desempenho, tanto a nível interno como a nível externo, isto é, quer para os seus órgãos de gestão, quer para os restantes stakeholders, as OSFL devem cada vez mais dar relevância à prestação de contas (accountability) que fazem. Com esta investigação pretende-se perceber, no retrato da evolução da prestação de contas por parte das OSFL, se a informação divulgada vai de encontro ao que os stakeholders pretendem saber e quais as implicações desta prestação de contas na visão dos diversos atores envolvidos. Pretende-se um olhar integrado sobre a forma como as organizações lidam com a prestação de contas, as perspetivas dos stakeholders sobre o comportamento dessas mesmas organizações, tendo em conta aspetos como a responsabilização e a transparência e indicadores como a sustentabilidade económica e a criação de valor social.
- Os Indicadores de Performance Social e de Liderança como Fatores de Desenvolvimento no Terceiro Setor: O Caso Particular da 3ª Idade no Concelho de FelgueirasPublication . Alves, Ana Raquel Coutinho; Carvalho, Amélia OliveiraCom esta investigação pretendeu-se estudar os indicadores de performance social e de liderança das instituições que trabalham com a 3ª idade no Concelho de Felgueiras, e analisar se estes fatores estão diretamente relacionados com o desenvolvimento social deste tipo de organizações, ao mesmo tempo identificar as características do perfil dos líderes destas organizações. Para o estudo foi analisada toda a população do Concelho, as catorze instituições com acordos de cooperação com a Segurança Social que trabalham com a 3ª idade. É um estudo pertinente e inovador no Concelho, visto que não há nenhuma investigação nesta área para esta zona geográfica e será, certamente, um excelente instrumento estratégico para a Rede Social de Felgueiras (CLAS), como entidade da autarquia promotora do desenvolvimento social. Poderá ainda ser extensível a outros municípios que apresentem características socio-demográficas semelhantes. O objetivo geral desta dissertação foi identificar os indicadores de performance social e as características de liderança que existem nas instituições do estudo. O objetivo específico consistiu em verificar se esses indicadores têm impacto no desenvolvimento destas instituições. A metodologia usada neste estudo é qualitativa, com recurso à entrevista semiestruturada, para que junto dos stakeholders principais e internos se percebam que tipo de influências existem sobre as instituições. Os resultados obtidos com este estudo permitem uma melhor compreensão da realidade de Felgueiras, no que respeita aos indicadores de performance social bem como das características dos líderes que se encontram nestas instituições. Concretamente, os indicadores relacionados com a idade da instituição, as características socio-demográficas da Direção, o tamanho da instituição e o número de apoios e benefícios que recebem, reúnem pontos positivos na realidade das instituições do Concelho que trabalham com a 3ª idade. Aspetos relacionados com a inovação, as parcerias e poucas mulheres em posições de liderança, encontram-se em destaque pela negativa, por esse motivo são os itens que devem merecer maior atenção dos Diretores e da Rede Social de Felgueiras.
- As Práticas de Governance nas Fundações Portuguesas: uma abordagem conceptual e prática do setorPublication . Domingues, João Pedro Gonçalves; Carvalho, Amélia OliveiraAs Fundações de âmbito privado apareceram em Portugal há poucas décadas, embora já sejam consideradas como uma das organizações mais institucionalizadas no seio do Terceiro Setor. Uma das lacunas evidenciadas pelas organizações do Terceiro Setor é a utilização de modelos e práticas do setor empresarial. Assim, através da elaboração de dois artigos científicos procurou-se: (1) clarificar e compreender o conceito de governance de acordo com a literatura científica; (2) medir a produtividade científica de artigos, revistas e autores no campo de investigação do Nonprofit Governance; (3) apresentar mapas bibliométricos de citações, cocitações e redes de palavras, de forma a identificar potenciais temáticas de investigação futura; (4) caracterizar a estrutura de governance das Fundações portuguesas; (5) identificar as principais motivações dos órgãos de gestão do setor fundacional para o desempenho das suas funções; e (6) aferir as relações de dependência entre os fatores/variáveis que caracterizam o Nonprofit Governance e o Desempenho Organizacional. O principal propósito desta dissertação passa por realizar uma abordagem prática e conceptual relativamente às práticas de governance adotadas pelas Fundações portuguesas e perceber os fatores que são preditivos do seu desempenho organizacional.