ESTG - DM - Gestão das Organizações do Terceiro Setor
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Browsing ESTG - DM - Gestão das Organizações do Terceiro Setor by advisor "Borges, Ana Isabel Coelho"
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- Avaliação da Intervenção Social em contexto de Habitação Social: a participação sócio ocupacional no processo de (re)estruturação da população em situação de vulnerabilidade socialPublication . Sampaio, Cátia Alexandra Teixeira; Ferreira, Marisa Roriz; Borges, Ana Isabel CoelhoA intervenção em Bairros Sociais denota-se crucial para promover bases de inclusão e integração social, sob o ponto de vista de erradicação do estigma e, sobretudo, do auto estigma. A intervenção deve corresponder às necessidades e problemas identificados pela população e às potencialidades identificadas, almejando a mudança social. A escuta ativa e a promoção da participação da comunidade no seu processo de mudança são imprescindíveis para que tal aconteça. O próprio espaço é preponderante para a construção e consolidação da identidade cultural da população. Este trabalho pretende compreender os efeitos da intervenção comunitária na vertente psicossocial e sócio ocupacional da população residente nestes empreendimentos, avaliando o sentimento de pertença e autoestima através do estudo da participação em ações impulsionadoras de momentos que estimulam o envolvimento da população. Desta feita, pretende-se, com recurso à presente investigação, contribuir para o entendimento das dimensões no âmbito da intervenção comunitária sócio ocupacional numa ótica de identificação dos benefícios e das barreiras que condicionam a intervenção. O trabalho apresentado reúne uma recolha de dados de 90 inquéritos por questionário e 8 entrevistas a participantes e não participantes de empreendimentos sociais em Guimarães e em Fafe, permitindo compreender e analisar a perceção dos moradores em relação à intervenção sócio ocupacional, bem como a influência do espaço bairro e das interações sociais para que esta intervenção apresente resultados de sucesso e, essencialmente, o porquê de a participação comunitária apresentar reduzida percentagem, principalmente em bairros sociais, tendo em conta a pesquisa realizada. Os estudos utilizados demonstram que a pesquisa sobre este tema tem adquirido importante relevância, dado o surgimento e aposta por parte de entidades estatais, visto relevar-se um potencial caminho para a integração e dinamização de atividades que proporcionem bem-estar, a integração e reabilitação social do indivíduo em situação de vulnerabilidade. Com este trabalho pretende-se comprovar a importância ou não da intervenção sócio ocupacional para a melhoria e promoção de sensações de bem-estar, desenvolvimento do sentimento de pertença e o fortalecimento das relações interpessoais como contributo para o processo de (re)estruturação do indivíduo que vive num bairro social e por motivos certamente negativos se encontra a viver neste local.
- Entre o Dever e a Vocação: um Estudo Comparativo entre Bombeiros Voluntários e ContratadosPublication . da Silva, Carla da Conceição Ribeiro; Ferreira, Marisa José; Borges, Ana Isabel CoelhoAs organizações sem fins lucrativos (OSFL) frequentemente dependem de voluntários para realizar as suas atividades e cumprir as suas missões. Os voluntários contribuem com o seu tempo, conhecimento e energia para apoiar muitas causas sociais e cooperam para fortalecer a sociedade, promover mudanças positivas e criar um mundo mais justo e solidário. Os bombeiros personificam a conjugação entre o dever que os guia e a vocação que os alimenta. O serviço do bombeiro pode ser voluntário e/ou remunerado mas, em Portugal, o bombeiro só é contratado pelas Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários na condição de ser previamente voluntário, sendo que quando esta condição não se verifica, as consequências para a sua atividade podem ser inúmeras. Estas condições fornecem relevo a um estudo aprofundado no sentido de aferir das motivações e voluntariedade do referido serviço. Este estudo pretende investigar a natureza voluntária e as motivações dos bombeiros voluntários e/ou contratados das associações humanitárias de bombeiros, existentes no território continental, na prestação do serviço voluntário utilizando uma metodologia quantitativa, através da aplicação, em dois momentos temporais distintos, de um questionário baseado no Volunteer Functions Inventory (VFI). Adotamos uma abordagem integrada, através de uma análise fatorial confirmatória dos fatores do VFI conjugados com as necessidades e motivações psicológicas da Teoria da Autodeterminação que nos permitiu obter resultados significativos e demonstrar a validade e confiabilidade dos instrumentos utilizados.
- Perceções da Desigualdade de Género nos JovensPublication . Neto, Ana Sofia Pires; Ferreira, Marisa Roriz; Borges, Ana Isabel CoelhoA desigualdade de género representa ainda um tema atual e oportuno, face às assimetrias que ainda são encontradas entre homens e mulheres. Apesar dos vários estudos sobre esta problemática, poucos se dedicaram ao estudo das perceções sobre a desigualdade de género, particularmente, as dos jovens, cidadãos fundamentais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, neste trabalho tem-se como objetivo entender as perceções dos jovens sobre o tema e contribuir para melhores práticas assentes na promoção da igualdade de direitos e oportunidades entre géneros, principalmente, em contexto escolar. Este trabalho é composto por dois artigos científicos. No primeiro artigo, pretendeu-se aprofundar o conceito de desigualdade de género e de perceções, a fim de explorar o que une estes dois temas. A literatura serviu-nos de base à realização de um estudo quantitativo, que efetuamos em seguida, com objetivo de amplificar o nosso conhecimento sobre as perceções da desigualdade de género dos jovens nas Esferas Política, Empresarial e Privada (lar), bem como ao nível das Atividades (tarefas diárias). Tentou-se, ainda, compreender o papel da educação/formação na construção destas perceções. Considerando a importância do conhecimento na desconstrução dos estereótipos sociais de género que se “atravessam” nos percursos escolares e profissionais dos jovens, o segundo estudo que desenvolvemos, teve como objetivos (i) compreender as diferentes formas de percecionar a desigualdade de género por parte dos jovens na Esfera Pública (Política e Empresarial) e nas Atividades (tarefas diárias); (ii) compreender como é que as perceções da desigualdade de género por parte dos jovens, variam de acordo com as suas características sociodemográficas; (iii) compreender a influência da educação/formação sobre igualdade de género na construção destas perceções. Para isso, numa primeira fase foi explorado o conceito de Educação e Género, bem como explicadas algumas práticas recorrentes em contexto escolar, que contribuem para a perpetuação da desigualdade. Em seguida, foram analisadas algumas diferenças importantes para este estudo, relativas às características dos jovens que frequentam o ensino profissional ou o ensino regular (geral). Por último, foi realizada a análise de classes latentes que nos permitiu agrupar os jovens com base nas suas respostas acerca do poder e estatuto dos homens e das mulheres na Esfera Política e Empresarial, bem como ao nível das Atividades (tarefas diárias). Desta análise resultaram quatro grupos de jovens que divergem nas suas perceções acerca da Esfera Pública, são eles: os Neutros, os Moderados, os Conscientes e os Outsiders. No que respeita às perceções acerca das Atividades (tarefas diárias), foi possível chegarmos a três grupos de jovens que diferem nas suas perceções, são eles: o Cinza, o Rosa e o Azul.