ISCAP - DM - Gestão das Organizações
Permanent URI for this collection
GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES - RAMO GESTÃO DE EMPRESAS (PARCERIA COM A APNOR)
Enquadrado na filosofia de ensino superior preconizada pela Declaração de Bolonha, e legislada pelo Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de Março, pretende-se propor um Mestrado em Gestão das Organizações surgindo como a vocação natural de instituições que ministram formação inicial profissionalizante neste domínio científico e que aposta na flexibilidade e na optimização dos recursos dos quatro Institutos Politécnicos da Região Norte1, membros da Associação dos Politécnicos do Norte de Portugal (APNOR), como forma de potenciar a eficiência e a racionalidade dos seus serviços, ultrapassando os limites de actuação tradicionais de cada Instituto.
Browse
Browsing ISCAP - DM - Gestão das Organizações by advisor "Andrês, Adelina Maria Granado"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Causas e efeitos do absenteísmo por transtornos mentais em servidores do IFMTPublication . Neves, Amarildo Jobim Campos; Andrês, Adelina Maria Granado; Morais, José Carlos Pereira deO propósito de desenvolver este estudo científico para pesquisar causas e efeitos do absenteísmo por transtornos mentais em servidores do IFMT, surgiu da observação de inúmeros casos ocorridos com colegas próximos e da inércia da gestão, também observada, em relação ao crescente número de casos. Este estudo analisa o absenteísmo relacionado a transtornos mentais entre os servidores do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), destacando a influência de fatores estruturais e organizacionais sobre a saúde mental dos trabalhadores. A investigação foi conduzida com base em dados coletados por meio de questionários aplicados a uma amostra representativa de servidores, além da análise documental de registros de afastamentos por transtornos mentais. Os resultados revelaram uma prevalência significativa de absenteísmo entre mulheres, especialmente em função docente e em faixas etárias intermediárias, sugerindo uma correlação entre desigualdade de gênero, progressão de carreira e saúde mental. Além disso, a carga excessiva de trabalho e a infraestrutura inadequada foram identificadas como principais fontes de insatisfação, contribuindo para o desenvolvimento de transtornos como o burnout. As conclusões do estudo apontam para a necessidade urgente de intervenções por parte da gestão, que promovam a equidade de gênero, a melhoria das condições de trabalho e o suporte psicológico aos servidores, como programas de apoio psicológico, flexibilização da jornada de trabalho para mulheres, melhorias na infraestrutura, e capacitações para promover equidade de gênero e progressão de carreira sem sobrecarga. A implementação de políticas inclusivas e a promoção de um ambiente de trabalho saudável são essenciais para reduzir o impacto dos transtornos mentais e melhorar a eficiência institucional.
- Nomeação dos cargos de confiança: o caso IFMT Campus São VicentePublication . Lima, Vanessa Alves de; Andrês, Adelina Maria Granado; Morais, José Carlos Pereira deA nomeação de cargos de confiança na rede federal de ensino, regida pela Lei nº 8.112/1990, é estritamente limitada a servidores ocupantes de cargos efetivos. Esta pesquisa busca analisar o impacto da gestão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus São Vicente (IFMT-SVC) na nomeação desses cargos, com o objetivo de propor um modelo de gestão baseado em competências. A metodologia adotada consistiu em um estudo de caso com abordagem exploratória e descritiva, de natureza quantitativa. Foi aplicado um questionário fechado a uma amostra de 25 servidores — que não ocupam cargos de confiança ou estão em substituição — de um total de 84 servidores. Os resultados da pesquisa identificou a ausência de critérios formais de gestão por competências, sendo as nomeações baseadas em relações pessoais. Além disso, a inexistência de um programa estruturado de gestão por competências para cargos de confiança. As limitações da pesquisa devem ser consideradas com cautela, dado o tamanho reduzido da amostra e a ocorrência de uma greve durante a coleta de dados. A originalidade deste estudo reside em ser a primeira investigação sobre a gestão por competências no campus em questão. Apesar de valorizada, a implementação da gestão por competências é incipiente, o que sugere a necessidade de maior institucionalização e capacitação para desenvolver competências técnicas e comportamentais, atuando como uma ferramenta essencial na seleção de cargos de confiança e promovendo, assim, mais transparência na gestão no IFMT-SVC.
- Reflexões sobre a autoavaliação institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso: uma análise quanto ação norteadora para o planejamento estratégicoPublication . Silva, Marcelo Pereira Dantas da; Morais, José Carlos Pereira de; Andrês, Adelina Maria GranadoA autoavaliação institucional é um processo avaliativo de reflexão por meio da participação da comunidade acadêmica, coordenado de forma autônoma pela Comissão Própria de Avaliação. Instituído pela Lei n.º 10.861/2004, o SINAES, tem por finalidade orientar a gestão institucional na consolidação de boas práticas e na correção de problemas, impactando positivamente o ensino, a pesquisa e a extensão, fortalecendo a qualidade e a eficiência das Instituições de Ensino Superior. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo principal analisar a influência da autoavaliação institucional como ação norteadora para o planejamento estratégico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso-IFMT. A investigação busca identificar se a autoavaliação institucional é um instrumento norteador para a gestão do IFMT, o quanto implica em seu planejamento estratégico e na tomada de decisão. De modo a atingir este objetivo, quanto à modalidade, a metodologia empregada foi a exploratória, no que tange ao propósito desta investigação, a pesquisa foi bibliométrica e documental. Quanto à abordagem metodológica, mista, combinando a pesquisa qualitativa e quantitativa, com aplicação de questionário estruturado do tipo fechado a servidores da Instituição. A análise dos resultados demonstrou que a autoavaliação institucional é vista como um importante instrumento para o planejamento estratégico, reconhecendo sua relevância para resultados institucionais a curto, médio e longo prazo. Porém, as ações dos gestores atendem somente parcialmente às expectativas quanto à concepção do Plano de Desenvolvimento Institucional e aos apontamentos do relatório de autoavaliação. A pesquisa apresentou limitações quanto ao tamanho da amostra e dificuldades nas realizações das entrevistas, afetando a análise qualitativa. Como propõe um framework de autoavaliação institucional para o IFMT, alinhado ao planejamento estratégico, visando gerar indicadores robustos para benchmarking e maior eficiência. Os resultados buscam subsidiar decisões estratégicas e ajustes no planejamento, contribuindo para intervenções mais eficazes nas ações das diretorias e pró-reitorias.
