Repository logo
 
Publication

Criação do ESSIM (Centro de simulações na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto)

dc.contributor.authorSalgado, Ana
dc.contributor.authorCunha, Maria
dc.contributor.authorNoites, Andreia
dc.contributor.authorJesus, Ângelo
dc.contributor.authorTrigueiro, Maria João
dc.contributor.authorFaias, Joaquim
dc.contributor.authorAraújo, André
dc.contributor.authorMacedo, Rui
dc.date.accessioned2022-05-09T16:24:57Z
dc.date.available2022-05-09T16:24:57Z
dc.date.issued2019-07
dc.description.abstractTreinar competências em contextos reais pode ser difícil, dispendioso, demorado, potencialmente perigoso, intrusivo e até não ético. Nas últimas décadas a simulação tem vindo a apresentar-se, cada vez mais, como estratégia para responder a este problema. A aproximação progressiva à vida real pode ser assegurada em contexto simulado, com a replicação das condições do ambiente estruturado e seguro, sem riscos para os utentes, customizado às necessidades específicas com um nível de dificuldade crescente, permitindo maximizar as oportunidades de aprendizagem, diminuindo o tempo de treino e os erros, aumentando a confiança dos utilizadores. Na saúde as múltiplas modalidades de simulação (e.g.: pacientes estandardizados, modelos anatómicos, computadores de alta fidelidade, simuladores humanos, realidade virtual, ...) permitem maximizar a segurança da execução dos procedimentos antes do contacto direto com o profissional de saúde. Com origem na indústria de aviação e treino militar, a utilização da simulação é hoje prática corrente em muitas instituições de ensino superior por todo mundo, sobretudo na área da saúde e, a nível nacional, em centros de simulação na área da medicina e da enfermagem. A revisão sistemática da literatura realizada por Ryall, Judd e Gordon em 2016 reforça esta conclusão de que a maioria dos trabalhos publicados sobre simulação se concentra em determinados grupos profissionais: médicos, enfermeiros e paramédicos. Reconhecendo o potencial que a simulação pode ter no treino de outros profissionais de saúde, um grupo de docentes da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (ESS-PPORTO) com experiência de simulação no âmbito de unidades curriculares de diferentes cursos, constituiu o ESSim, centro de simulações para apoio ao portefólio formativo da ESS PPORTO. Fugindo às tradicionais áreas de aplicação, este projeto pretende ser diferenciador, focando-se no desenvolvimento de competências transversais e clínicas específicas (e.g.: tomada de decisão, pensamento crítico, resolução de problemas em tempo real, avaliação e gestão de casos, comunicação) dos profissionais de saúde formados na ESS-PPORTO e/ou outras profissões que possam beneficiar deste know-how. Estas finalidades do ESSim - ensinar, praticar e avaliar as competências atrás referidas - serão alcançados com recurso a role-play, manequins, pacientes virtuais, pacientes simulados e estandardizados, entre outros. Nesse sentido, os fundadores do centro definiram como objetivos do ESSim: 1. Produção, aplicação e divulgação de conhecimento relativo à utilização da simulação: a) No processo de ensino/aprendizagem de profissões de saúde em geral e nas dos ciclos de estudo disponibilizados pela ESS em particular; b) No desenvolvimento de programas de formação sobre simulação e com recurso a simulação; c) Em atividades de apoio à Comunidade interna e externa da ESS. 2. A produção e divulgação de conhecimento relativo à utilização da simulação como instrumento coadjuvante do diagnóstico e terapêutica. Estatutariamente o ESSim é um centro de formação e/ou apoio à comunidade com um orçamento e plano de atividades. Desde a formação em fevereiro de 2019 há a destacar dois eventos de formação com Seton Hall University dos EUA, visitas a diferentes centros de simulação na região norte de Portugal, comunicações no Fórum Interno do Politécnico do Porto sobre as experiências pedagógicas em diferentes licenciaturas. Até ao final do ano letivo irá ser realizado um estudo piloto com pacientes estandardizados no curso de Terapia da Fala, uma visita ao centro de simulações em Israel e a conclusão do processo de tradução do código de ética produzido pela Society for Simulation in Healthcare que constituirá o código de referência do ESSim. Do contacto com centros similares de instituições portuguesas, constatou-se a diversidade de situações na oferta formativa pré e pós-graduada em que se recorre à simulação, tanto para treino como para avaliação. O resultado desta última é, em algumas universidades, determinante para o acesso ao estágio/educação clínica. Noutros países, como o Reino Unido e os EUA, mobiliza-se já a simulação no contexto do treino interprofissional. Nesta prática, os estudantes reconhecem o valor das aprendizagens das competências e dos diferentes papéis em contexto simulado com pares de outras áreas. A diversidade da oferta formativa da ESS-PPORTO torna-a num candidato ideal para este tipo de aplicação da simulação. No futuro, procurar-se-á dotar o ESSim dos espaços e equipamentos adequados à investigação, ensino-aprendizagem e prestação de serviços no âmbito do treino e validação de competências acima referidas não só para os estudantes da ESS-PPORTO, mas também outras unidades orgânicas do PPORTO e outras instituições.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSalgado, A., Cunha, M. J., Noites, A., Jesus, Â., Trigueiro, M. J., Faias, J., Araújo, A., & Macedo, R. (2019). Criação do ESSIM (Centro de simulações na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto. In 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 25). IPS. https://cnappes.org/files/2019/07/CNaPPES-ResumosCOP.pdfpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/20466
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherIPSpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://cnappes.org/files/2019/07/CNaPPES-ResumosCOP.pdfpt_PT
dc.subjectSimulationpt_PT
dc.subjectHealthcare educationpt_PT
dc.subjectTeaching strategypt_PT
dc.titleCriação do ESSIM (Centro de simulações na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto)pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.startPage25pt_PT
oaire.citation.title6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superiorpt_PT
person.familyNameSalgado
person.familyNameNoites
person.familyNameJesus
person.familyNameTrigueiro
person.familyNameFaias
person.familyNameGuerreiro Martins Araújo
person.familyNameMacedo
person.givenNameAna Isabel
person.givenNameAndreia
person.givenNameÂngelo
person.givenNameMaria João
person.givenNameJoaquim
person.givenNamePedro André
person.givenNameRui
person.identifier2114499
person.identifier.ciencia-id9015-DE5A-33F7
person.identifier.ciencia-id4918-EB69-ED9C
person.identifier.ciencia-idA91F-3585-4F42
person.identifier.ciencia-idF71E-2BB6-3F6B
person.identifier.ciencia-id0D19-FEAB-01D3
person.identifier.ciencia-id7218-7E1F-0A28
person.identifier.ciencia-id5D14-CCF2-3091
person.identifier.orcid0000-0002-8237-9522
person.identifier.orcid0000-0002-2590-962X
person.identifier.orcid0000-0003-3972-8253
person.identifier.orcid0000-0003-4439-7196
person.identifier.orcid0000-0002-6389-6284
person.identifier.orcid0000-0002-7380-6465
person.identifier.orcid0000-0001-9612-1445
person.identifier.ridA-4404-2012
person.identifier.ridAAJ-7805-2021
person.identifier.ridO-8166-2016
person.identifier.scopus-author-id55749467200
person.identifier.scopus-author-id56153841300
person.identifier.scopus-author-id55750758000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication07b09756-eeb2-49e4-9120-28e9fd982110
relation.isAuthorOfPublication1cd76bec-4c53-44eb-b484-5f2d774b7fbb
relation.isAuthorOfPublication1cbff3da-9800-4bd7-8d84-fd8d9ca819b2
relation.isAuthorOfPublicationfc59adf5-ced5-41fc-9589-37ec95934702
relation.isAuthorOfPublicatione3bc23b1-1cce-489d-bf49-8f05f8db134c
relation.isAuthorOfPublication4f1ab74f-3545-4d07-815d-ab1731a06602
relation.isAuthorOfPublication58ef32b4-1b72-4021-a257-cba06e588a3e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4f1ab74f-3545-4d07-815d-ab1731a06602

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
COM_Ana Salgado.pdf
Size:
205.41 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.74 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission