Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.28 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O domínio académico é uma área fundamental para a aquisição de competências auto-regulatórias adaptativas, susceptíveis de potenciar o bem-estar e o desenvolvimento humano. Este estudo pretende investigar
variáveis psicológicas que dificultam/facilitam a percepção de concretização de objetivos académicos, comparando grupos de estudantes do 1º ano no modelo de ensino-aprendizagem baseada em problemas (PBLProblem Based Learning) com estudantes de modelos pedagógicos mais tradicionais da ESTSP-IPP. O PBL é um método instrutivo centrado no aluno, dirigido por um problema mal-estruturado mas realista, em que os
estudantes colaboram para o desenvolvimento de soluções viáveis. Este modelo pedagógico promove um processo de ensino-aprendizagem onde os estudantes são activos no processo de aprendizagem, ou seja,
propõem questões investigativas, exploram e pesquisam informações relevantes, e sugerem soluções (Lambros, 2004). O professor assume o papel de facilitador/guia, ajudando os estudantes através do processo de
aprendizagem com estímulo, orientação e recursos (Savin-Baden, 2003).
Description
Keywords
Citation
Martins, H., Teixeira, R. J., Dores, A. R., Barreto, J. F., Sucena, A., & Santos, A. M. dos. (2012). Objectivos Académicos e Variáveis Psicológicas em Estudantes da ESTSP-IPP: O Papel do Coping e da Regulação Emocional na Experiência com Diferentes Modelos Pedagógicos [Poster]. 9o Congresso Nacional de Psicologia da Saúde Universidade de Aveiro, Aveiro.