Publication
Objectivos académicos e variáveis psicológicas em estudantes da ESTSP-IPP: o papel do coping e da regulação emocional na experiência com diferentes modelos pedagógicos
dc.contributor.author | Martins, Helena | |
dc.contributor.author | Teixeira, Ricardo J. | |
dc.contributor.author | Dores, Artemisa Rocha | |
dc.contributor.author | Barreto, João Francisco | |
dc.contributor.author | Sucena, Ana | |
dc.contributor.author | Magalhães, Andreia | |
dc.date.accessioned | 2016-01-20T15:51:00Z | |
dc.date.available | 2016-01-20T15:51:00Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | O domínio académico é uma área fundamental para a aquisição de competências auto-regulatórias adaptativas, susceptíveis de potenciar o bem-estar e o desenvolvimento humano. Este estudo pretende investigar variáveis psicológicas que dificultam/facilitam a percepção de concretização de objetivos académicos, comparando grupos de estudantes do 1º ano no modelo de ensino-aprendizagem baseada em problemas (PBLProblem Based Learning) com estudantes de modelos pedagógicos mais tradicionais da ESTSP-IPP. O PBL é um método instrutivo centrado no aluno, dirigido por um problema mal-estruturado mas realista, em que os estudantes colaboram para o desenvolvimento de soluções viáveis. Este modelo pedagógico promove um processo de ensino-aprendizagem onde os estudantes são activos no processo de aprendizagem, ou seja, propõem questões investigativas, exploram e pesquisam informações relevantes, e sugerem soluções (Lambros, 2004). O professor assume o papel de facilitador/guia, ajudando os estudantes através do processo de aprendizagem com estímulo, orientação e recursos (Savin-Baden, 2003). | pt_PT |
dc.identifier.citation | Martins, H., Teixeira, R. J., Dores, A. R., Barreto, J. F., Sucena, A., & Santos, A. M. dos. (2012). Objectivos Académicos e Variáveis Psicológicas em Estudantes da ESTSP-IPP: O Papel do Coping e da Regulação Emocional na Experiência com Diferentes Modelos Pedagógicos [Poster]. 9o Congresso Nacional de Psicologia da Saúde Universidade de Aveiro, Aveiro. | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/7432 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.title | Objectivos académicos e variáveis psicológicas em estudantes da ESTSP-IPP: o papel do coping e da regulação emocional na experiência com diferentes modelos pedagógicos | pt_PT |
dc.type | other | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Aveiro, Portugal | pt_PT |
oaire.citation.title | 9º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde | pt_PT |
person.familyName | Dores | |
person.familyName | Barreto | |
person.familyName | Sucena | |
person.familyName | Magalhães | |
person.givenName | Artemisa | |
person.givenName | João Francisco | |
person.givenName | Ana | |
person.givenName | Andreia Carla Fonseca | |
person.identifier | 773106 | |
person.identifier.ciencia-id | 6B12-301B-4A0F | |
person.identifier.ciencia-id | 4A11-4C4E-038B | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4595-9816 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1893-4819 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5785-8679 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5067-5717 | |
person.identifier.scopus-author-id | 13004264100 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | other | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 6579b160-3747-4ab2-a590-9f7d03215fa7 | |
relation.isAuthorOfPublication | 623dff1b-0906-4dc1-ae3f-208907c98379 | |
relation.isAuthorOfPublication | 9c5d0144-b192-4b39-93a2-9a298a5ced2b | |
relation.isAuthorOfPublication | 778c553d-00f7-4f3b-8172-b4a06fb9efed | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 623dff1b-0906-4dc1-ae3f-208907c98379 |