Repository logo
 
Publication

Objectivos académicos e variáveis psicológicas em estudantes da ESTSP-IPP: o papel do coping e da regulação emocional na experiência com diferentes modelos pedagógicos

dc.contributor.authorMartins, Helena
dc.contributor.authorTeixeira, Ricardo J.
dc.contributor.authorDores, Artemisa Rocha
dc.contributor.authorBarreto, João Francisco
dc.contributor.authorSucena, Ana
dc.contributor.authorMagalhães, Andreia
dc.date.accessioned2016-01-20T15:51:00Z
dc.date.available2016-01-20T15:51:00Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO domínio académico é uma área fundamental para a aquisição de competências auto-regulatórias adaptativas, susceptíveis de potenciar o bem-estar e o desenvolvimento humano. Este estudo pretende investigar variáveis psicológicas que dificultam/facilitam a percepção de concretização de objetivos académicos, comparando grupos de estudantes do 1º ano no modelo de ensino-aprendizagem baseada em problemas (PBLProblem Based Learning) com estudantes de modelos pedagógicos mais tradicionais da ESTSP-IPP. O PBL é um método instrutivo centrado no aluno, dirigido por um problema mal-estruturado mas realista, em que os estudantes colaboram para o desenvolvimento de soluções viáveis. Este modelo pedagógico promove um processo de ensino-aprendizagem onde os estudantes são activos no processo de aprendizagem, ou seja, propõem questões investigativas, exploram e pesquisam informações relevantes, e sugerem soluções (Lambros, 2004). O professor assume o papel de facilitador/guia, ajudando os estudantes através do processo de aprendizagem com estímulo, orientação e recursos (Savin-Baden, 2003).pt_PT
dc.identifier.citationMartins, H., Teixeira, R. J., Dores, A. R., Barreto, J. F., Sucena, A., & Santos, A. M. dos. (2012). Objectivos Académicos e Variáveis Psicológicas em Estudantes da ESTSP-IPP: O Papel do Coping e da Regulação Emocional na Experiência com Diferentes Modelos Pedagógicos [Poster]. 9o Congresso Nacional de Psicologia da Saúde Universidade de Aveiro, Aveiro.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/7432
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.titleObjectivos académicos e variáveis psicológicas em estudantes da ESTSP-IPP: o papel do coping e da regulação emocional na experiência com diferentes modelos pedagógicospt_PT
dc.typeother
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiro, Portugalpt_PT
oaire.citation.title9º Congresso Nacional de Psicologia da Saúdept_PT
person.familyNameDores
person.familyNameBarreto
person.familyNameSucena
person.familyNameMagalhães
person.givenNameArtemisa
person.givenNameJoão Francisco
person.givenNameAna
person.givenNameAndreia Carla Fonseca
person.identifier773106
person.identifier.ciencia-id6B12-301B-4A0F
person.identifier.ciencia-id4A11-4C4E-038B
person.identifier.orcid0000-0003-4595-9816
person.identifier.orcid0000-0002-1893-4819
person.identifier.orcid0000-0002-5785-8679
person.identifier.orcid0000-0001-5067-5717
person.identifier.scopus-author-id13004264100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeotherpt_PT
relation.isAuthorOfPublication6579b160-3747-4ab2-a590-9f7d03215fa7
relation.isAuthorOfPublication623dff1b-0906-4dc1-ae3f-208907c98379
relation.isAuthorOfPublication9c5d0144-b192-4b39-93a2-9a298a5ced2b
relation.isAuthorOfPublication778c553d-00f7-4f3b-8172-b4a06fb9efed
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery623dff1b-0906-4dc1-ae3f-208907c98379

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
poster_HelenaMartins_2012.pdf
Size:
1.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: