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- Portuguese social solidarity cooperatives between recovery and resilience in the context of covid-19: preliminary results of the COOPVID ProjectPublication . Meira, Deolinda; Azevedo, Ana; Castro, Conceição; Tomé, Brízida; Rodrigues, Ana C.; Bernardino, Susana; Martinho, Ana Luisa; Malta, Mariana Curado; Pinto, Agostinho Sousa; Coutinho, Bruno; Vasconcelos, Paulo; Fernandes, Tiago Pimenta; Bandeira, Ana M.; Rocha, Ana Paula; Silva, Marlene; Gomes, MafaldaCovid-19 posed several challenges to all organisations in general and to social solidarity cooperatives in particular. However, the challenges faced by these cooperatives have unique features arising from their special characteristics compared to other types of cooperatives. Therefore it is vital to study these challenges and the impacts of covid-19. This study has as main goal to understand those challenges and their impact. An exploratory study was undertaken by applying 11 interviews to 11 social solidarity cooperatives. The cooperatives were chosen to be heterogeneous among the existent cooperatives in Portugal. This study corresponds to the first phase of a project that is still underway. This article presents the main results of the content analysis of the data collected from the interviews. Data show cooperatives could promptly adapt and continue their mission under pressure from the pandemic despite the first difficulties encountered in a new and unknown situation, showing a capacity to adapt and serve their members. However, these members were also submitted to several increasing and new challenges. The adaptations were possible due to legal changes in the work organisation law, from layoff to telework, government support involving financial programs, VAT, and other tax relaxation, as well as due to human resources reorganisation and the cooperatives’ staff positive attitude towards the difficulties (both leaders and general workers). Differences between the social solidarity cooperatives under study concerning digital technologies showed that those already having some infrastructure had minor adapting difficulties.
- Gestão e desenvolvimento de recursos humanos - práticas num contexto em transformaçãoPublication . Rodrigues, Ana C.; Couto, Ana Isabel; Lousã, Eva; Silva, Marlene
- A revolução 4.0 e o futuro do trabalho: um estudo exploratório em empresas portuguesas. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos HumanosPublication . Silva, Liliana; Silva, Marlene; Martins, DoraA introdução do conceito de indústria 4.0, a partir de 2011...
- Gestão e desenvolvimento de recursos humanosPublication . Couto, Ana Isabel; Martinho, Ana Luisa; Martins, Dora; Silva, Marlene; Soares, Rui; Peixoto, SilviaEm discurso direto, este livro apresenta práticas emergentes de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos que produzem resultados efetivos e explicitam como a função de Recursos Humanos está em mudança. Com onze exemplos concretos que expõem a implementação, os resultados, os fatores críticos de sucesso e as lições aprendidas. Trata-se de partilhar experiências práticas e de forma específica, de modo a servir de inspiração a outras organizações: - A qualidade de vida constitui a dimensão central da satisfação interna, equacionada pela Assol - Associação de Solidariedade Social de Lafões, em estreita ligação com a satisfação externa. - A especialização é o fator chave apresentado pela Altran como resposta ao desafiante mercado de trabalho europeu; - A adidas Business Services demonstra, através do Team Line Up, como o processo de gestão do desempenho e do potencial, catalisador da cultura, transporta para a realidade organizacional os conceitos e ideias do desporto; - A Busigners apresenta uma estratégia de RH inovadora, denominada por Employee’s experience design, baseada na metodologia design thinking; - A aprendizagem informal é a estratégia de desenvolvimento assumida pela Eurotux Informática, S.A - A Indeve apresenta-nos o programa Shop Floor Control desenvolvido numa parceria com a Ikea Industry Portugal, - Os desafios da gestão de Recursos Humanos em empresas tecnológicas são apresentados pela MOG, - O desenvolvimento de um modelo de Compensação Total é apresentado pela consultora Manuela Magno na sua implementação numa organização sem fins lucrativos; - A NIMCO Portugal, Lda., uma empresa do setor do calçado especializado, evoca o lema Team Together Achieve More! para nos mostrar como a proximidade e a transparência podem aportar valor para os resultados operacionais da organização; - O OSIT Group mostra-nos como recrutar PESSOAS pode ser um processo mais humano e transparente - A estratégia de Employer Branding centrada na gestão por valores é apresentada pelo Grupo Salvador Caetano. Cada artigo apresenta uma estrutura semelhante, com foco na prática emergente, a implementação, na metodologia, nos resultados, nos fatores críticos de sucessos e nas lições aprendidas. Estrutura da obra: Prefácio - Team Line Up - Gestão de desempenho - adidas Business Services - Especializar para recrutar - Altran - Satisfação interna e externa - Assol - Employee’s experience design - Inovar nos RH com o design thinking - Busigners - Empresa como espaço de aprendizagem - Eurotux - Employer branding - Grupo Salvador Caetano - Shop Floor Control - Indeve - Compensação & Benefícios - Manuela Magno - GRH nas empresas tecnológicas - MOG Technologies - Proximidade como prática em RH - NIMCO Portugal Lda - Recrutar PESSOAS - OSIT Group
- Recursos humanos: um modelo compreensivo do campoPublication . Meirinhos, Viviana; Rodrigues, Ana C.; Martins, Ana Luísa; Vieira, Diana; Martins, Dora; Lousã, Eva; Martins, Helena; Araújo, Manuel; Silva, Marlene; Ferreira, Pedro; Soares, Rui; Silva, Susana; Couto, Ana Isabel
- Empresa como espaço de aprendizagemPublication . Silva, MarleneO mercado tem exigido cada vez mais aos profissionais de forma a estes desenvolverem o seu potencial e a sua formação contínua. Paralelamente, as empresas já perceberam que o seu êxito assenta em recursos humanos qualificados e na retenção de talentos, e por isso, é essencial dar especial atenção ao desenvolvimento de cada elemento da sua equipa. Esta consciência sobre a importância do desenvolvimento contínuo veio ajudar as empresas a assumir o compromisso de enriquecer os seus quadros através do investimento na formação, naturalmente adaptada às especificidades das funções exercidas e da área de atuação da empresa. Se outrora a formação era vista pelas empresas como um custo, sem retorno, hoje em dia, é feito este investimento para estarem melhor preparadas, bem como as suas equipas, para qualquer desafio que possa surgir. As organizações que permitem o desenvolvimento das competências dos trabalhadores, e que permitem aprender continuamente serão aquelas com maior capacidade criativa, com melhores ideias e reinvenção diária para cumprimento de objetivos. No fundo, as organizações precisam de pessoas espertas, ágeis e com capacidade de evolutiva. Ciente desta premissa a Eurotux apresenta-se como uma empresa qualificante, permitindo e impulsionando a transferência de conhecimentos e potenciando a aprendizagem de saberes não associados à formação académica. Neste sentido, para além do plano anual de formação que a empresa disponibiliza aos seus colaboradores, e que abrange várias áreas de competências, a Eurotux apresenta também o conceito de TuxTeachings. As TuxTeachings são sessões formativas, internas, nas tecnologias mais importantes para a função de cada colaborador. A inovação aqui surge pelo facto de serem realizadas por iniciativa dos colaboradores que têm assim a possibilidade de participar, sugerir ou liderar formações internas, com o apoio da organização. Desta forma, a Eurotux não é só um espaço de formação, mas transforma-se ela própria num objeto de formação, fomentando a aprendizagem do processo produtivo e de saberes individuais e coletivos, para além da partilha de valores e de socialização. Esta inovação na formação permite uma maior aproximação entre os colaboradores e a sua realidade profissional, atualizando os seus conhecimentos, validando-os e permitindo um aumento da sua autoestima e da sua autoimagem. Como tal, quer os colaboradores quer a empresa conseguem um aumento significativo da produtividade e rentabilidade.
- Talent management in the technological world: Eurotux casePublication . Silva, Marlene; Costa, DanielaTalent is defined as the ability to perform a task and results from competencies, motivation, enthusiasm and focus. CIPD defines talent as “those individuals who can make a difference to organizational performance, either through their immediate contribution or in the longer term by demonstrating the highest levels of potential”. In this sense, talent management emerges as crucial for human resources management, supporting identification, recruitment, development and retention of talented professionals. These professionals present themselves as a competitive advantage, business enablers and image of the organization. For Eurotux, a company in the technological sector, an image of value in the market, coupled with a high performance culture, is essential because of the business area where it is increasingly difficult to find and retain employees. Therefore, we seek to have a style of human resources management, driven by corporate strategy, including different processes and providing different forms of personal and professional development. Developing talent means more than promoting training. Means to promote plans that are capable of continuous development, appropriate to each employee. Thus, after analyzing market practices and listening to Eurotux employees and directors, several initiatives were developed in order to secure talent in the organization. Our talent management strategy consists on using several interdependent practices: attraction and retention policies and programs, talent audit, talent relationship management, performance management, learning and development and career management. With these practices we hope to be able to retain talent, reducing costs with unnecessary recruitments and training.
- The role of Information systems in human resources managementPublication . Silva, Marlene; Lima, CarlosOver the last years, human resource management (HRM) has experienced significant transformations. The focus has passed from the administrative management tasks to becoming a strategic partner of the overall organization strategy, largely with the strong support of information technologies' evolution in this field of knowledge area. Te extended use of information systems has a deep effect in the way HTM is managed nowadays. It boosted a major transformation of human resources (HR) processes and practices within organizations, namely on how they collect, store, use, and share information. Severeal HRM processes have become more efficient and the impact of this service level improvement allowed a greater involvement of HR in the business strategy. This new role in business strategy adds significant changes to HR function and to its professional. Along this chapter, we discuss the effects of information systems in HRM, considering the existing literature on the topic, and describe the benefits and possible limitations of using then, We also provide an overview of some applications of technology in functional areas of HRM, within organizations.
- Job Design: Preparação para o FuturoPublication . Silva, Marlene
- Gestão ágil de recursos humanosPublication . Lima, Carlos; Silva, MarleneAs transformações significativas na sociedade caracterizam o ambiente intensivo e as situações de rápida mudança em que operam e a que estão sujeitas todas as organizações, independentemente da sua dimensão. As exigências da competitividade empresarial fazem com que a gestão do capital humano continue por isso a ser um desafio. Este facto é principalmente acentuado em empresas de tecnologia, onde o desenvolvimento de software é exclusivamente centrado na capacidade de criação de novo conhecimento, o principal recurso estratégico da ação organizacional. As investigações e estudos realizados nesta área têm demonstrado que as metodologias de engenharia de software à medida que evoluem e consideram um maior número de fatores humanos como parte integrante do processo de desenvolvimento de software têm tendencialmente um maior grau de sucesso no mundo real. Entre as metodologias com maior sucesso na utilização dos fatores humanos e que têm vindo a ganhar popularidade nos últimos anos encontramos as metodologias de desenvolvimento ágil de software. Este conjunto de metodologias é baseado numa perspetiva em que o desenvolvimento de software é realizado de forma iterativa e incremental e onde os requisitos e as funcionalidades evoluem através da colaboração entre equipas auto-geridas e multifuncionais. Estes ambientes de intensa colaboração têm com objetivo maximizar as características únicas de cada individuo e de cada equipa e assim contribuir para o aumento do conhecimento organizacional e das competências individuais. E é aqui que a gestão de recursos humanos tem um importante papel a desempenhar. Importa por isso perceber de que forma deverá a gestão de recursos humanos responder aos novos desafios proporcionados pela introdução destas novas metodologias. Assim, este trabalho de investigação tem como objetivo estudar como é percecionada a função atual de gestão de recursos humanos por equipas ágeis de desenvolvimento de software no que respeita à atração, desenvolvimento e retenção de pessoas.