Browsing by Issue Date, starting with "2018-10"
Now showing 1 - 10 of 47
Results Per Page
Sort Options
- Supplementation with whey isolate and its influence in muscle hypertrophy and strength on amateur athletes: a ramdomized trialPublication . Duarte, Nuno Miguel da Silva; Cruz, Agostinho; Silva, DiogoThis review aims to analyze the effects of whey protein supplements in hypertrophy and strength metrics of adult population engaged or not in resistance training (RT) compared with other protein sources or isocaloric placebos. Using a systematic approach, studies were searched through PubMed and Web of Science using the terms “whey”, “muscle”, “resistance” and “strength”, in different combinations as keywords. After exclusion of articles a quality assessment was executed resorting to an adapted Risk of Bias tool by Cochrane, converted to the Agency of Health Care Research and Quality standards. Heterogeneity of trial designs demonstrate a wide variety of findings, however most of the studies reviewed report positive differences in hypertrophy and/or strength metrics. Increased duration of trials and higher leucine content of whey result in lean mass, strength and muscle size increase. Other aspects such as increased total protein intake from diet and tailored training programs greatly influence the effects of whey supplementation resulting in greater gains. Whey supplementation in the context of RT can enhance long term phenotypic adaptations, provided some key factors are controlled such as duration, intensity and frequency of training programs, sufficient protein dietary intake and content of supplement in Branched Chain Amino Acids namely leucine.
- O Menino Eterno ou a arte da existênciaPublication . Cristina Vasconcelos de Macedo, AnaDa mesma forma que Sophia de Mello Breyner aprendeu «que não há poesia em silêncio sem que se tenha criado o vazio e a despersonalização», também este conto nos ensina que seremos meninos eternos «enquanto a palavra morte não couber na nossa boca » (Letria, 2016).
- Fatores psicossociais de risco nos psicólogos: qual o impacto no bem-estar social?Publication . Barros, C.; Fonte, C.; Alves, S.; Baylina, PilarA prática da psicologia pode ser muito desgastante e emocionalmente exaustiva, o que a torna suscetível a riscos ocupacionais, nomeadamente, riscos psicossociais. O objetivo deste estudo foi avaliar os fatores psicossociais de risco e explorar os preditores de saúde mental e bem-estar, nomeadamente o bem-estar social. 339 psicólogos participaram do estudo e os resultados identificaram elevado ritmo e intensidade de trabalho, falta de autonomia e iniciativa, níveis altos de exigência emocional e alguns fatores significativos, ao nível das relações de trabalho. Foram identificados preditores de bem-estar social, mais concretamente: Estar sempre a mudar de função e de tarefas (β = -1,810), e Não poder participar nas decisões (β = 2,470). É importante desenvolver melhores práticas organizacionais para promover a saúde mental e o bem-estar social.
- A context-based building security alarm through power and sensors analysisPublication . Silva, Francisco; Santos, Gabriel; Praça, Isabel; Vale, ZitaThe great technology advance over the last few years has led to a great increase in the quantity and availability of information. Having the means to obtain the required information, the main challenge is to make the best use of such information, by extracting as much knowledge as possible. The building security management process is no exception. With the emergence of IoT and the mature approach of SCADA, it is possible to guarantee a higher level of security, by analyzing the data that they are able to provide. However, a careful analysis is required to make the system able to correctly distinguish a normal situation from an undesired one. A given situation can be normal in a given context but reason for alarm in another. For this purpose, this paper presents a building security alarm enhanced with context-awareness which allows it to correctly identify an undesired situation in a given context.
- Desenvolvimento de um método para determinação da suculência/farinosidade de uma maçãPublication . Araújo, Andreia Otília da Silva; Ferraz, Ricardo; Prudêncio, CristinaMuitas indústrias usam maçãs para a formação de novos produtos para o consumidor final ou essas mesmas maçãs são vendidas na sua forma natural. E nesse fabrico ou venda de maçãs frescas, as empresas necessitam de alguns atributos específicos que devem ser medidos. Um desses atributos é a textura, que é um aspeto da consistência do tecido vegetativo determinado pela maneira como as células são unidas pela lamela média. A sensação sensorial de frescura e suculência é o que o cliente procura, e para a medição destes parâmetros existem vários tipos de instrumentos, dentro dos quais se pode encontrar os instrumentos destrutivos (como penetrómetro ou compressão) e não-destrutivos (como vibração ou medidas acústicas). No entanto, estes instrumentos não são suficientes para avaliar a farinosidade de uma maçã. Nesse contexto, muitos estudos são realizados, para se entender o que se sucede na parede celular de forma metabólica. Em estudos anteriores, já foram encontradas várias enzimas em diferentes níveis durante a maturação da maçã, como é o caso da pectina metilesterase (PME), responsável pela degradação da pectina. Uma vez que não existe nenhum método específico e barato para a verificação da farinosidade de uma maçã, procurou-se testar vários métodos: medição do brix e da dureza, medição de pH e medição de absorvância. Estes métodos testados foram adaptações feitas, dependendo das nossas necessidades, aos diversos métodos encontrados na literatura. A medição do brix e dureza, revelaram-se irrelevantes para o estudo, pois quer maçãs de qualidade conforme (suculentas), intermédias e não conformes (farinhentas) apresentavam valores semelhantes, pelo que o brix e dureza não estão diretamente relacionados com a farinosidade da maçã. A medição de pH com fitas de pH também teve pouca utilidade para o estudo, pois todos os grupos de maçã tinham um pH tão próximo que não era detetado pela fita de pH, em comparação com a medição no potenciómetro, em que se denotam diferenças na casa das décimas. O método que se apresentou mais eficaz, e que demonstrava diferenças claramente significativas entre os grupos foi a medição da absorvância do extrato de maçã, nas suas variáveis.
- New molecular prognostic and predictive biomarkers in stage II colorectal cancerPublication . Soares, Sara Maria Azevedo Ribeirinho; Almeida, Raquel; Mesquita, Patricia; Prudêncio, CristinaO cancro colorectal permanece uma enorme preocupação de saúde, sendo o terceiro cancro mais diagnosticado e o quarto responsável pelo maior número de mortes por cancro na Europa. Em Portugal, o cancro colorectal é simultaneamente o mais diagnosticado e o mais letal. A incidência desta doença aumentou nos últimos 30 anos e espera-se que aumente cerca de 60%, com mais de 2,2 milhões de novos casos e 1,1 milhões de mortes em todo o mundo até 2030. Apesar dos avanços no diagnóstico e no tratamento, cerca de 20% dos pacientes, diagnosticados com cancro colorectal no estadio II, apesar de sujeitos a cirurgia com intenção curativa, relapsam. Atualmente, a decisão sobre a administração de quimioterapia adjuvante após a cirurgia não é nem consensual, nem eficaz, e baseia-se sobretudo no estadiamento da doença. Seria uma mais valia a existência de biomarcadores de prognóstico para estratificar os pacientes e ajudar a decidir quem deve ser tratado, e biomarcadores preditivos, que previssem o benefício efetivo da administração de determinado quimioterápico. Com este projeto o nosso objetivo é ampliar o conhecimento científico atual relativamente a potenciais marcadores moleculares que consigam estratificar os pacientes e antecipar quais irão efetivamente beneficiar da quimioterapia adjuvante atual. Para isso investigámos, por imunohistoquímica, na nossa série de 230 pacientes com cancro colorectal no estadio II, o potencial biomarcador de 3 fatores de transcrição - CDX2, SOX9 e SOX2 e da instabilidade de microssatélites, por análise de expressão das proteínas de mismatch repair. Para além disso pesquisámos a presença da mutação BRAFV600E por sequenciação de Sanger. Na nossa série de carcinomas colorectais, a baixa expressão de CDX2 e a expressão de novo de SOX2 correlacionaram significativamente com uma menor diferenciação do tumor. A expressão de SOX2 demonstrou valor prognóstico apenas para os casos negativos para o SOX9. Nestes casos, a expressão de SOX2 resultou numa maior probabilidade de recidiva. Para além disso, em pacientes tratados com quimioterapia adjuvante, a expressão de novo de SOX2 correlacionou significativamente com um pior prognóstico dos doentes (p<0.01). Para validar o SOX2 como biomarcador preditivo de resposta à terapia, testámos a viabilidade de uma linha celular de carcinoma colorectal após silenciamento e sobre-expressão de SOX2, mas infelizmente não se observaram diferenças significativas. No entanto, resultados obtidos anteriormente pelo nosso grupo de investigação num modelo celular intestinal diferente já tinham sugerido que a resistência ao 5-FU seria, pelo menos parcialmente, mediada pelo SOX2. Por essa razão, as nossas observações neste estudo retrospetivo merecem continuar a ser investigadas num futuro próximo.
- Níveis de iluminação em passadeiras: um estudo de casoPublication . Silva, N.; Sousa, R.; Rodrigues, MatildeA iluminação junto das passadeiras é considerada um dos principais fatores de risco associados à ocorrência de acidentes por atropelamento. O presente estudo teve como objetivo caracterizar a iluminação em passadeiras sem controlo de travessia por semáforo numa região do Norte do país. Neste estudo foram caracterizadas 27 passadeiras. Foram recolhidos os valores da iluminância vertical e horizontal médios. Os resultados mostraram que em todas as passadeiras caracterizadas os níveis de iluminância vertical médios se encontravam abaixo dos valores recomendados (>20lux). Em relação aos níveis de iluminação horizontal médios, parte das passadeiras apresentaram valores abaixo do recomendado (>20lux). As obstruções foram identificadas como um fator que poderá ter influenciado o nível de iluminação das passadeiras, assim como a distância das luminárias à passadeira e ainda o estado de conservação das mesmas. Os resultados sugerem a necessidade de uma maior manutenção dos sistemas de iluminação das passadeiras, bem como um reforço junto às zonas mais perigosas.
- Bioaccessibility and intestinal uptake of minerals from different types of home-cooked and ready-to-eat beansPublication . Faria, Miguel A.; Araújo, Alfredo; Pinto, Edgar; Oliveira, César; Oliva-Teles, MT; Almeida, Agostinho; Delerue-Matos, Cristina; Ferreira, Isabel M.P.L.V.O.Limited information exists on the bioaccessibility and intestinal uptake of essential minerals from different types of beans cooked through different cooking methods. This study aimed to estimate the in vitro bioaccessibility and intestinal uptake of the essential minerals K, Ca, Mg, Fe, Zn, Mn, Cu and Mo from four different types of beans (kidney, black, white and cowpea) cooked under different conditions (home-cooked and industrially processed canned product). Results showed that the bioaccessibility and uptake of most essential minerals is higher in canned beans. Mn was the mineral that presented the highest bioaccessibility (43–63%), and Mo had the lowest (3–36%). The highest uptake was observed for Mg (59.9%), while the lowest was found for Fe (10.5%). Regarding the type of beans, white beans presented the highest bioaccessibility and uptake for all the analyzed essential minerals and thus its consumption is preferable from a nutritional point of view.
- Mindfulness e autocompaixão na idade avançadaPublication . Serrão, CarlaNas últimas décadas as Terapias Cognitivas Comportamentais de Terceira Geração - Mindfulness estão em franca expansão. Embora inicialmente o seu desenvolvimento tenha sido perspetivado para populações clínicas em situação de intenso sofrimento, estes programas foram expandindo-se a contextos não clínicos. As intervenções Mindfulness com pessoas idosas também só mais recentemente tem sido objeto de investigação, tendo-se encontrado evidências promissoras sobre o seu impacto a nível cognitivo, emocional e fisiológico. Aumentar o sentimento de bem-estar, melhorar a capacidade de lidar com o sofrimento, com os desafios e com as doenças, são apenas alguns das vantagens que têm sido relatadas. Este texto tem como objetivos apresentar os principais conceitos associados a esta intervenção, fornecer uma visão geral do impacto das intervenções baseadas em Mindfulness, à luz dos conhecimentos da psicologia do envelhecimento, descrever a estrutura dos programas desenvolvidos e sintetizar os principais achados relativamente aos efeitos dos programas Mindfulness junto da população senior.
- Mapping higher education for sustainable development in PortugalPublication . Fonseca, Luís Miguel; Portela, Ana Rita; Duarte, Beatriz; Queirós, João; Paiva, LuisEducation for Sustainable Development (ESD) addresses sustainable development issues, in the economic, environmental, and social dimensions. The positive role of higher education institutions (HEIs), such as Universities and Polytechnic Institutes, in educating decision makers and leaders, and therefore contributing to progress and the public good, has been widely acknowledged. This investigation aims to map the BSc and MSc courses offered by Portuguese HEIs that address Sustainability (or Social Responsibility, or Ethics) in their curricula with the aim of proving their graduates with the right knowledge and competencies to overcome the Sustainable Development challenges. A systematic review utilizing a structured approach was used to analyze Portuguese HEIs BSc and MSc courses and the content analysis of their curricular units. The conclusions show that Sustainability (or Social Responsibility, or Ethics) is covered in most Social Sciences, Engineering, and Management, BSc and MSc courses, offered by the top 8 Portuguese Higher Education Institutions. However, ESD is fragmented by different approaches, issues, methodologies, and implications, lacking a consistent body of knowledge. Some courses focus more on the Social dimension, while others are more directed to the Environment or the Economic one. Sometimes the chosen approach is more normative (do what is right to do; the ethical way) and in other cases is more instrumental (do what is good for the business; the business case). Social Sciences, Engineering and Science, and Management and Economics are the three top clusters that address Sustainability related syllabus in their curricula, with 49 hours teaching hours in average for the curricular units covering Sustainability (with considerable variation). Universities have more curricular units addressing the topic while Polytechnic Institutes show a higher number of hours per curricular unit and most are of compulsory nature (while in Universities more than 50% of the curricular units are of optional nature). As the collected information was in some cases of generic nature, additional research should be used to confirm and detail these results and evaluate the effectiveness of this education to empower students to act as change agents for Sustainable Development. Benchmarking with other countries (e.g., from the European Union) is also an interesting avenue to pursue this investigation.