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  • E-commerce website accessibility assessment Portugal case overview
    Publication . P. Afonso, Ana; Pinto, Agostinho Sousa; Braga, Inês; Oliveira, Rui
    The World Wide Web, boosted the development and exponential growth, worldwide, of numerous online businesses. Most of organizations in the developed countries are present, in some way, online. It is based on this assumption that digital accessibility plays a fundamental role in democratizing the use of online technologies for all citizens, including the most physically disabled: with motor or perceptive difficulties. A website could be considered accessible if it is also functionally usable, which means, easiness to interpret the content as well as navigating through the web pages, offering the customer a satisfying and inclusive experience. In this context, we propose to develop an accessibility assessment tool, ShoppingForAll, targeting users with a low degree of disability, in accordance with the Web Content Accessibility Guidelines (WCAG 2.1) for level A of compliance. This new tool will be applied to a restricted set of online stores, national or with an infrastructure in Portugal. The criteria used to select the websites under the study were native language and the position in the sales ranking. After analysing the results obtained, it was possible to establish a set of recommendations aimed at improving the accessibility of e-commerce websites. Our contribute aimed to promote and increase, albeit modestly, the accessibility on the Web. This tool can be used by experts in information technologies, by developers, and possibly e-commerce website managers.
  • Estudo preliminar para a avaliação da acessibilidade de um sítio Web
    Publication . P. Afonso, Ana; Pérez Cota, Manuel
    O avanço e difusão da tecnologia, em particular da Internet, obrigaram à disponibilização de informação com qualidade e facilmente acessível. Tais exigências vêm confirmar a relevância do papel da interface como elemento principal na interacção do utilizador com os sistemas de informação. É, por isso, fundamental que a interface seja fácil de usar e que vá ao encontro das expectativas e necessidades de todos os utilizadores. O desenvolvimento de interfaces que satisfaçam utilizadores com necessidades distintas, independentemente das suas capacidades motoras e perceptivas, culturais e sociais não é uma tarefa que possa se considerada simples [1]. De acordo com vários especialistas em Interacção Homem-Computador, [1], [2] e [3] as interfaces devem ser construídas respeitando os princípios de desenho centrado no utilizador, visando um elevado grau de usabilidade e em conformidade com directrizes de acessibilidade básicas. Este trabalho apresenta uma metodologia para avaliação da acessibilidade de um sítio Web, baseado num documento disponibilizado pela Web Accessibility Initiative, WAI, [4], a ser aplicada à secretaria on-line de uma escola do ensino superior.
  • Caderneta Electrónica: Visão de Professores e Encarregados de Educação de Alunos do Ensino Básico da Galiza
    Publication . Abreu, António; P. Afonso, Ana; Rocha, Álvaro; Pérez Cota, Manuel
    A investigação aqui descrita explora a primeira fase de um projecto de investigação, cujo objetivo é introduzir uma nova forma de colaboração e comunicação entre a Escola Família, através de uma Caderneta Eletrónica (CE), em Espanha, nas escolas da Galiza. A CE surge para dar resposta às crescentes necessidades de colaboração entre a Escola e a Família, promovendo o processo ensino-aprendizagem e o sucesso educativo, tendo como suporte as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Através de um questionário procurámos obter a perceção dos Professores e Encarregados de Educação (EE) relativamente à adoção de uma CE. Ambos os grupos salientaram a importância da comunicação entre a Escola e a Família e manifestaram interesse na CE, enquanto instrumento de comunicação bidirecional.
  • Modelo de avaliação da usabilidade de interfaces Web
    Publication . P. Afonso, Ana
    A investigação aqui descrita explora a avaliação da usabilidade de interfaces de sítios Web sustentada nos fundamentos da IHC e apresenta um novo metamodelo universal de avaliação da usabilidade, designado por UsaWeb, aplicável a qualquer interface Web, sendo uma proposta completa e coerente que representa um novo paradigma de avaliação da usabilidade de interfaces Web.
  • A Avaliação da usabilidade de um sistema médico inteligente: BCCT.core
    Publication . Afonso, Ana P.; Cardoso, Jaime S.; Cardoso, Maria João; Pérez Cota, Manuel; Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
    A avaliação estética da mama é um requisito em diversas aplicações médicas, nomeadamente no tratamento conservador do cancro da mama. Para ultrapassar as limitações de reprodutibilidade e praticabilidade dos métodos subjectivos correntes, foi recentemente desenvolvido um sistema inovador, assistido por computador para uso médico, denominado BCCT.core (Breast Cancer Conservative Treatment.cosmetic results), que prevê, automaticamente, o resultado estético do tratamento conservador do cancro da mama após intervenção [1]. Um dos grandes desafios no desenvolvimento de qualquer sistema computacional é desenhar interfaces de utilizador eficazes — fáceis de aprender, efectivas e que conduzam a uma experiência agradável. Neste trabalho, analisamos alguns dos aspectos mais importantes do desenho da interface do BCCT.core, relacionados com o estudo da interacção com o utilizador, em relação à funcionalidade e usabilidade, através de um questionário dirigido a utilizadores reais dentro do domínio da aplicação. O desempenho do sistema pôde assim ser avaliado por critérios claros, apoiado numa base sólida que permitiu avaliar a percepção humana relativamente à interface, conduzindo ao desenvolvimento de um sistema que apoia efectivamente os utilizadores na realização de tarefas. De uma forma geral pode concluir-se que a utilização de técnicas de interacção homem-computador na avaliação da funcionalidade e usabilidade do BCCT.core foram essenciais no sentido de o tornar mais usável, eficiente e com elevado grau de satisfação, neste caso particular, para o utilizador médico.
  • Projecto de avaliação de interfaces – PAI
    Publication . P. Afonso, Ana; Pérez Cota, Manuel
    Ao longo de quase trinta nos a IHC tem vindo a integrar os objectivo da engenharia no melhoramento da usabilidade dos sistemas computacionais e das suas aplicações. A investigação ‘PAI — Projecto de Avaliação de Interfaces’ explora a avaliação da usabilidade de interfaces de sítios Web sustentada nos fundamentos da IHC. A análise realizada da história da usabilidade e da sua avaliação levou a concluir ser necessário, oportuno e pertinente a criação de um modelo, com base na metodologia do PAI capaz de sintetizar os métodos e técnicas mais relevantes existentes na literatura desta área científica da IHC. O trabalho realizado nesta investigação originou assim um metamodelo universal de avaliação da usabilidade, aplicável a qualquer interface Web (sítio Web), sendo uma proposta completa e coerente que representa um novo paradigma de avaliação da usabilidade de interfaces Web. A aplicação da metodologia desenvolvida tem cinco fases, nomeadamente a fase 1, a avaliação preliminar do grau de acessibilidade do sítio Web (funciona como um filtro permitindo detectar e eliminar os problemas mais óbvios), a fase 2, as entrevistas (funcionam como uma primeira abordagem aos utilizadores de um sítio Web), a fase 3, o teste de usabilidade (consiste na execução de um conjunto de tarefas: as mais frequentemente executadas), a fase 4, o questionário (não só mede o grau de satisfação dos utilizadores ao usarem o sítio Web mas também é um indicador da existência de problemas) e a fase 5, a avaliação heurística (avalia o grau de conformidade de um conjunto de ecrãs seleccionados, parte de um sítio Web, com directrizes de usabilidade). A investigação realizada no PAI foi validada com um estudo de caso. Foi avaliada a usabilidade da secretaria virtual de uma escola de ensino superior do Porto, com mais de dezoito mil alunos, um sítio Web dinâmico e complexo. Este estudo validou o método geral de avaliação de interfaces desenvolvido, como se verifica no extenso trabalho de campo e nos resultados e respectiva análise estatística. A investigação revelou que a extensão e nível de recursos necessários na sua aplicação completa, só o recomendam em casos que constituem uma ‘missão crítica’ onde o custo não é uma consideração primordial. Caracterizada a arquitectura do PAI e exemplificada em pormenor a sua aplicação num caso de estudo, termina-se com a consideração de vários cenários de desenvolvimentos possíveis e a clarificação dos limites e expansões do método. As considerações finais sumariam a investigação realizada quer ao nível geral conceptual quer ao nível do estudo de caso que o valida. Equacionam-se ainda trabalhos posteriores para o PAI no contexto dos modernos desenvolvimentos que a problemática da IHC tem tido nas suas recentes transformações.
  • Electronic booklet: vision of teachers and guardians of Basic School Students of Galicia
    Publication . Abreu, António; P. Afonso, Ana; Rocha, Álvaro; Pérez Cota, Manuel
    This research here described explores the first phase of a research project whose aim is to introduce a new form of collaboration and communication among the Family and School through an Electronic Booklet (EB), in Spain, in the Galician schools. The EB appears to meet the growing needs of collaboration between the school and the family, promoting the teaching learning process and educational success, supported by the Information and Communication Technologies (ICT). Through a questionnaire we sought to obtain the perceptions of teachers and parents regarding the adoption of an EB. Both groups stressed the importance of communication between the school and the family and expressed interest in EB, as bidirectional communication tool.
  • Interoperability frameworks for competencies and learning outcomes: databases vs ontologies
    Publication . Gonçalves, Maria José Angélico; Pérez Cota, Manuel; Pimenta, Pedro; P. Afonso, Ana
    The changes introduced into the European Higher Education Area (EHEA) by the Bologna Process, together with renewed pedagogical and methodological practices, have created a new teaching-learning paradigm: Student-Centred Learning. In addition, the last few years have been characterized by the application of Information Technologies, especially the Semantic Web, not only to the teaching-learning process, but also to administrative processes within learning institutions. On one hand, the aim of this study was to present a model for identifying and classifying Competencies and Learning Outcomes and, on the other hand, the computer applications of the information management model were developed, namely a relational Database and an Ontology.