Loading...
9 results
Search Results
Now showing 1 - 9 of 9
- A importância das comissões de ética nas tecnologias da saúde: a experiência da escola superior de saúde do instituto politécnico do portoPublication . Tavares, Diana; Amorim, Manuela; Cabral, Ana Paula; Cruz, Agostinho; Curado, Henrique; Faria, Isabel; Gonçalves, Maria João; Lopes, Paula; Machado, Alberto; Sousa, Helena; Monteiro, PedroA Escola Superior de Saúde (ESS) do Instituto Politécnico do Porto (P.PORTO) completou recentemente o seu 40º aniversário de existência, enquanto instituição de ensino superior (IES) de referência na área da saúde. A evolução desta IES tem sido notória tanto ao nível da formação graduada, como pós-graduada, atividades de extensão à comunidade, onde se insere a recente Clínica Pedagógica, e criação de dois centros de investigação. A responsabilidade adstrita a todas estas atividades promoveu a criação de um mecanismo de implementação de boas práticas e sua monitorização. Esta perceção levou à criação de uma Comissão de Ética (CE) na IES, que conta já com 10 anos de existência e atividade contínua, tendo sido uma das primeiras a surgir no meio académico nacional. O recente Decreto-Lei n.º 80/2018 (15 /outubro), veio comprovar e validar a pertinência deste organismo nas IES, sobretudo naquelas que realizam investigação clínica.
- Comitês de ética na educação superior: da teoria à açãoPublication . Tavares, Diana; Cruz, Agostinho; Cabral, Ana Paula; Machado, Alberto; Sousa, Helena; Curado, Henrique; Faria, Isabel; Amorim, Manuela; Gonçalves, Maria João; Lopes, Paula; Monteiro, PedroAs Comissões de Ética são órgãos relativamente novos no dia-a-dia dos profissionais e investigadores da área da saúde. O Decreto-Lei n.º 80/2018 (15 / outubro) veio comprovar e validar a pertinência deste órgão nas Instituições de Ensino Superior. A Comissão de Ética da Escola Superior de Saúde tem alargado a sua atividade para além da avaliação de projetos de investigação. Os seus membros, enquanto profissionais e educadores, têm acompanhado a crescente e premente necessidade de humanização da saúde. Esta foi acentuada pela pandemia, devido ao agravamento da despersonalização do profissional e do paciente, mas igualmente enfatizada pelo desenvolvimento tecnológico, exigências burocrático-administrativas, implementação da inteligência artificial, entre outros. A nossa perceção é que a formação curricular em saúde não atende plenamente todas as necessidades, surgindo aqui a possibilidade de cada Comissão assumir um papel mais ativo na comunidade académica e profissional, promovendo uma formação contínua, passando da teoria à prática.
- Is there still space for pedagogical and technical-scientific creativity in higher education in health technologies?Publication . Tavares, Diana; Mota, Sandra; Amorim, ManuelaAfter pandemic period, it is urgent to create a facilitating means of internal cogitation and to identify creative strategies that can overcome the less positive aspects of distance learning. There is an increasingly constant problem - the lack of motivation and identity in the academic-scientific environment with a lack of proactivity and resistance of interaction with others. It is necessary to work with traditional teaching-learning methodologies and create out of the box grafts that are attractive and productive. This year we will implemented a set of strategies: clinical cases, health literacy training sessions, cultural tools, escape room and others. We will carry out a diagnostic assessment of knowledge, before and after the intervention; as well as an interview that will allow us to understand the personal evolution and the degree of satisfaction. In this phase, the intention is to share the methodological strategies in a constructive and enriching manner.
- A proteção dos dados pessoais na investigação e inovação em saúdePublication . Curado, Henrique; Amorim, Manuela; Cabral, Ana Paula; Cruz, Agostinho; Faria, Isabel; Gonçalves, Maria João; Lopes, Paula; Machado, Alberto; Monteiro, Pedro; Sousa, Helena; Tavares, DianaInvestigação e inovação em saúde pressupõe o tratamento de dados pessoais sensíveis, protegidos pelo regulamento europeu de proteção de dados e pela legislação nacional. O presente estudo procura demonstrar a compatibilidade entre a investigação e inovação em saúde e as garantias de confidencialidade e proteção dos dados pessoais, indicando os pressupostos para tal, alertando para a fragilidade acrescida nos estudos internacionais. Metodologia: A abordagem tem por base a legislação europeia e nacional em vigor sobre proteção de dados pessoais e a Lei de investigação clínica, a compreensão sobre a mesma expressa pela Comissão Nacional de Proteção de Dados e pela Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos, bem como o papel das comissões de ética, legalmente previsto.
- The perspectives of current health professionals regarding their interaction with specific technologyPublication . Amorim, Manuela; Mota, Sandra; Tavares, DianaTechnological evolution in healthcare has been continuous. To access the advantages and disadvantages of professional-machine interaction from the user's perspective in health professionals we developed an online questionnaire. A total of 107 responses were obtained from 12 health technologies areas, showing some differences between them. The majority are 5 to 10 years of experience (28.0%). Speed, safety and efficiency stands out as benefits and dehumanization of the care provided and the reduction of jobs as risks. The user's perspective contributes in an elementary way to the current and future industry in the health area, and therefore should not be neglected.
- Ética e deontologia nas tecnologias da saúdePublication . Cruz, Agostinho; Lopes, Paula; Amorim, Manuela; Cabral, Ana Paula; Curado, Henrique; Faria, Isabel; Gonçalves, Maria João; Machado, Alberto; Sousa, Helena; Monteiro, Pedro; Tavares, DianaMuitas são as Instituições de Ensino Superior (IES) que ministram cursos na área da saúde e onde são desenvolvidos estudos de cariz clínico, sendo necessário garantir a salvaguarda dos padrões de (bio)ética, por forma a proteger e garantir a dignidade e integridade humana e a proteção/segurança dos seus dados pessoais. O Decreto-Lei n.º 80/2018 (15 /outubro), veio estabelecer princípios e regras aplicáveis ao funcionamento das comissões de ética integradas em IES, que realizem investigação clínica. A Comissão de Ética da Escola Superior de Saúde (CE da ESS) do Politécnico do Porto tem 10 anos de existência, desenvolvendo atividade de apoio aos projetos de investigação integrados em cursos de graduação e/ou dos seus Centros de Investigação, ou de entidades externas. Assim, para além da análise e emissão de pareceres relativos à investigação realizada, a CE da ESS tem intervém ainda no eixo da formação, objetivando padrões conduta (bio)ética, proteção e garantia da dignidade/integridade humana e proteção/segurança dos dados pessoais e/ou sensíveis, segundo os Códigos Deontológicos e de Conduta das Tecnologias da Saúde. Nestas áreas da saúde, os dilemas surgem no dia-a-dia dos profissionais e são devidos tanto às diferentes patologias, como aos procedimentos de diagnóstico e terapêutica utilizados. Existe ainda a problemática da confidencialidade e registo, que tem vindo a assumir cada vez maior importância, com o incremento da autonomia do paciente / utente. O respeito pelos direitos do utente, nas questões relativas ao controlo e acesso à informação clínica e terapêutica, pressupõe conhecimento e experiência do profissional quanto aos limites ético-deontológicos, dada a gestão constante do risco inerente à intervenção, tendo em vista o objetivo último da mesma: o bem-estar de quem procura estes profissionais.
- Students’ perception of self-efficacy and academic engagement in School of Health of the Polytechnic Institute of Porto: an observational studyPublication . Amorim, Manuela; Tavares, Diana; Lamas, MC; Mota, Sandra; Salgado, Ana IsabelThe intense increase in students in Higher Education, observed in recent decades, has promoted profound changes quantitative and qualitative in demand, frequency, and student profile. In the context of these changes, we conducted a study to evaluate the self-efficacy and academic engagement of students using an online questionnaire. It includes some sociodemographic variables and the Self-Efficacy Scale in Higher Education (AEFS) and University Student Engagement Inventory (USEI). It was possible to verify that students had a score for academic engagement above the average, revealing an overall high level of academic engagement, an indicator of student success. Regarding self-efficacy, the score obtained is above 4 (on a scale of 1 to 5), close to 5, in social interaction, which indicates that these students overall have relatively robust self-efficacy beliefs. In all cases, the low values of standard deviation reveal a good degree of agreement between responses.
- Promoção literacia em sono na infância - adolescência: uma necessidade emergentePublication . Tavares, Diana; Leite, Liliana; Amorim, Manuela; Lima, Raul CerveiraOs problemas relacionados com o sono têm sido cada vez mais vistos como um problema de saúde pública. Atualmente, as exigências diárias parecem impor um encurtamento do tempo e a qualidade do sono. Um sono não reparador e os horários desregulados podem aumentar os riscos de patologia e diferentes tipos de disfunção, como fisiológica e hormonal. De facto, a afetação cognitiva (perceção, memória, funções executivas) subsequente a estas alterações do sono constituem uma questão de saúde pública.Esta problemática pode ser amplamente minimizada mudando hábitos ou estilos de vida. O conhecimento das regras de sono / higiene de sono pode melhorar substancialmente a qualidade de vida. Contudo, o que se verifica é que, apesar do crescente conhecimento sobre a importância do sono para a saúde, ainda não existe uma campanha sustentada e sistematizada para a promoção de hábitos de sono adequados, sobretudo ao nível das crianças e adolescentes, e respetivos educadores, sendo a infância e adolescência a faixa etária mais permeável a mudanças comportamentais.
- The multiplicities of an ethics committee in higher educationPublication . Tavares, Diana; Cruz, Agostinho; Cabral, Ana Paula; Machado, Alberto; Sousa, Helena; Curado, Henrique; Faria, Isabel; Amorim, Manuela; Gonçalves, Maria João; Lopes, Paula Maria da Costa; Monteiro, Pedro R.In the academic context, the main activity of ethics committees is evidently to regulate and monitor any investigation carried out within the institution, if the object of study is a person or biological material. However, it is important to note that ethics committee activity does not end, and cannot end, in this sphere of action. These entities are fundamental in raising awareness of the academic community for the assumption and incorporation of certain principles and values in their practices and in those of their members. Those principles and values include professional secrecy, respect for integrity and privacy, principles that become even more relevant when they refer to vulnerable people, such as health users. In a constantly changing world, ethics committees must identify new challenges and anticipate, as far as possible, action strategies. Having an ethics committee in a higher educational institution provides opportunities to, in a timely manner, be aware of the state of the art in bioethics or have access to recent research in healthcare.