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  • Práticas de Gestão de Recursos Humanos em Empresas de Média Dimensão: a antiguidade da empresa como variável explicativa
    Publication . Martins, Dora
    conceito Gestão de Recursos Humanos (GRH) é recente na literatura. Antes disso, falava-se em Administração de Pessoal. Nos primórdios desta forma tradicional de gerir as pessoas nas organizações não havia, ainda, a preocupação com as práticas de relacionamento pessoal, apenas um interesse pelos aspectos técnicos dos salários, avaliação, formação e compensação dos empregados, o que fez desta, uma função meramente de staff nas organizações. Muitos são os autores a identificarem o início do século XX como a data provável do surgimento do departamento de Administração de Pessoal nas Organizações. Assim, a Administração de Pessoal surge num contexto marcado pelo paradigma dominante nas organizações que advogavam a necessidade de controlo da força de trabalho e onde os recursos humanos...
  • Do Mundo VUCA ao Mundo BANI: impactos na gestão de empresas e na gestão de pessoas
    Publication . Martins, Dora
    A GESTÃO E OS GESTORES EM MUDANÇA - Inovar, (re)inventar e voltar a inovar sempre… no que às formas de liderar diz respeito. Sem medos, sem receios, surfar a onda da tecnologia com foco na dualidade “+ Digitalização” para obter “+ Humanização”! Este é, afinal, o novo “Admirável Mundo Novo” onde acabámos de chegar e no qual apenas três expressões têm lugar: Mudar, Mudar (ou) Ser Mudado! OS NOVOS PAPÉIS DOS GESTORES DE PESSOAS Os dados estão lançados... dos temas mais hard (serão afinal menos sexy?) aos temas mais soft (mas que são cada vez mais poderosos!). Esta nova centralidade do papel das pessoas nas empresas, não é mais do que assumir que as mudanças se fazem com as pessoas, que as transformações são sempre primeiro “humanizadas e humanizáveis” antes de serem tecnológicas, que a resiliência, a empatia, a cooperação e a gestão “analógica” dos colaboradores já não são suficientes para fazer crescer o negócio das empresas. Aprender, desenvolver, errar, agilizar, criar, mobilizar e reconhecer são hoje mais do que palavras “de ordem”, são os segredos mais bem guardados das empresas! É de Pessoas que vamos falar!
  • Gestão e desenvolvimento de recursos humanos
    Publication . Couto, Ana Isabel; Martinho, Ana Luisa; Martins, Dora; Silva, Marlene; Soares, Rui; Peixoto, Silvia
    Em discurso direto, este livro apresenta práticas emergentes de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos que produzem resultados efetivos e explicitam como a função de Recursos Humanos está em mudança. Com onze exemplos concretos que expõem a implementação, os resultados, os fatores críticos de sucesso e as lições aprendidas. Trata-se de partilhar experiências práticas e de forma específica, de modo a servir de inspiração a outras organizações: - A qualidade de vida constitui a dimensão central da satisfação interna, equacionada pela Assol - Associação de Solidariedade Social de Lafões, em estreita ligação com a satisfação externa. - A especialização é o fator chave apresentado pela Altran como resposta ao desafiante mercado de trabalho europeu; - A adidas Business Services demonstra, através do Team Line Up, como o processo de gestão do desempenho e do potencial, catalisador da cultura, transporta para a realidade organizacional os conceitos e ideias do desporto; - A Busigners apresenta uma estratégia de RH inovadora, denominada por Employee’s experience design, baseada na metodologia design thinking; - A aprendizagem informal é a estratégia de desenvolvimento assumida pela Eurotux Informática, S.A - A Indeve apresenta-nos o programa Shop Floor Control desenvolvido numa parceria com a Ikea Industry Portugal, - Os desafios da gestão de Recursos Humanos em empresas tecnológicas são apresentados pela MOG, - O desenvolvimento de um modelo de Compensação Total é apresentado pela consultora Manuela Magno na sua implementação numa organização sem fins lucrativos; - A NIMCO Portugal, Lda., uma empresa do setor do calçado especializado, evoca o lema Team Together Achieve More! para nos mostrar como a proximidade e a transparência podem aportar valor para os resultados operacionais da organização; - O OSIT Group mostra-nos como recrutar PESSOAS pode ser um processo mais humano e transparente - A estratégia de Employer Branding centrada na gestão por valores é apresentada pelo Grupo Salvador Caetano. Cada artigo apresenta uma estrutura semelhante, com foco na prática emergente, a implementação, na metodologia, nos resultados, nos fatores críticos de sucessos e nas lições aprendidas. Estrutura da obra: Prefácio - Team Line Up - Gestão de desempenho - adidas Business Services - Especializar para recrutar - Altran - Satisfação interna e externa - Assol - Employee’s experience design - Inovar nos RH com o design thinking - Busigners - Empresa como espaço de aprendizagem - Eurotux - Employer branding - Grupo Salvador Caetano - Shop Floor Control - Indeve - Compensação & Benefícios - Manuela Magno - GRH nas empresas tecnológicas - MOG Technologies - Proximidade como prática em RH - NIMCO Portugal Lda - Recrutar PESSOAS - OSIT Group
  • Contributos para a problemática da retenção na GRH
    Publication . Abrunhosa, Sara; Meirinhos, Viviana; Martins, Dora
    A problemática da retenção tem assumido crescente relevância, uma vez que os contextos em que as organizações modernas atuam exigem a necessidade de desenvolver um conjunto de práticas de retenção (Kaye & Giulionim, 2016), com o objetivo de responder ás sucessivas fases económicas marcados pela prosperidade ou pela crise. Diversa investigação tem vindo a sublinhar a importância do tema, dada a convergência que vem assumindo com o aumento do turnover e do desemprego da última década. A esse respeito, Sullivan e Mainiero (2008) argumentam que o aumento do número de desempregados não significa o aumento de pessoas disponíveis com as competências que as organizações atuais necessitam. Por outro lado, verifica-se uma tendência para o aumento do turnover, uma vez que, no passado, as pessoas mudavam de organização no máximo três vezes, durante a sua vida profissional. No entanto, nos últimos anos, o tempo médio de permanência dos colaboradores numa organização tem sido de 3,3 anos (Leidner & Smith, 2013).
  • Enquadramento técnico-científico da gestão de talento
    Publication . Martins, Dora; Cruz, Rita Moreira da
    A gestão do talento tem vindo a dominar o debate da gestão de pessoas nas organizações do século XXI. No sentido de ajudar a preparar os novos desafios da gestão de talento, este livro conjuga um enquandramento reflexivo do ciclo de gestão de talento com testemunhos de 15 empresas ligadas à indústria e consultoria, assim como organizações de economia social com atuação no domínio da ação social, saúde e bem-estar. Privilegia uma abordagem atual sobre o contexto organizacional ibérico, valorizando um conteúdo abrangente − atração, retenção e desenvolvimento do talento através de uma gestão integrada de práticas de gestão e desenvolvimento de pessoas, alinhada com a cultura organizacional e competitividade do negócio. A parte final do livro apresenta a importância de olhar para as pessoas como eixo principal da estratégia das organizações e de um estilo de liderança adaptado para a diversidade global de talentos. A pluralidade de perspetivas e os diferentes desafios que caraterizam a gestão de talento enriquecem o debate que pretende ser inspirador dos que agora estão a iniciar a exploração do tema enquanto domínio de investigação ou de intervenção ou somente daqueles que procuram aperfeiçoar as suas estratégias de atuação. «O mundo mudou e entrou numa nova realidade em que o maior desafio para alcançar o sucesso nesta era, a que chamamos a Era Humana, é descobrir como libertar e gerir o potencial dos talentos. Na revolução de competências que atravessamos, as empresas precisam de encontrar o equilíbrio certo entre os desenvolvimentos tecnológicos e as competências de natureza humana para singrar no mercado de trabalho.»
  • Implicações da certificação pela NP 4427:2004 na função recursos humanos
    Publication . Martins, Ana; Martins, Dora
    Este estudo tem como objetivo central compreender as mudanças na função recursos humanos após a certificação do sistema de gestão de recursos humanos de uma empresa no âmbito da Norma Portuguesa 4427:2004 – “Sistemas de gestão de recursos humanos – requisitos”. Foi utilizada a metodologia qualitativa, com recurso ao estudo de caso único numa empresa portuguesa certificada no âmbito da NP 4427:2004. O processo de recolha de dados incidiu na análise documental e na realização de entrevistas a todos os colaboradores com data de vínculo à empresa anterior à data de obtenção desta certificação. Os resultados sugerem terem ocorrido mudanças na atuação da gestão de recursos humanos da empresa, concretamente o desenvolvimento de uma dimensão mais estratégica através de práticas de recursos humanos sistematizadas e focalizadas no desenvolvimento das pessoas. Este estudo também mostrou que o conhecimento do âmbito de intervenção da função recursos humanos é diferentemente conhecido e valorizado pelos representantes da gestão organizacional e os restantes colaboradores.
  • Trabalho por turnos: o impacto no equilíbrio da vida pessoal e profissional
    Publication . Martins, Dora; Pinto, Andreia; Silva, Susana
    Trabalho por turnos: o impacto no equilíbrio da vida pessoal e profissional
  • Aprendizagem por projeto: propósito, processos e contextos de transformação
    Publication . Rodrigues, Ana C.; Martins, Dora; Araújo, Manuel; Meirinhos, Viviana
    A licenciatura em recursos humanos mobiliza a abordagem da aprendizagem em projeto
  • O dilema entre boomerangs e anéis
    Publication . Martins, Dora
    Beatriz Batista foi uma excelente estudante de gestão de recursos humanos. No ano em que foi finalista, decidiu aproveitar a oportunidade de realizar um estágio curricular na Respower, uma empresa de referência no mercado, que lhe proporcionou o desafio de poder ser elemento ativo na equipa de gestão do recurso mais valioso da empresa: as pessoas! Orgulhosa da oportunidade, todos os dias dava o seu melhor!
  • Zig-Zag da Expatriação
    Publication . Martins, Dora
    A educação para o empreendedorismo está na ordem do dia e representa um desafio para a construção das sociedades do futuro, progressivas e ao mesmo tempo mais sustentáveis. Esta obra pioneira, a primeira preparada para o público de Língua Portuguesa, apresenta um conjunto abrangente de conceitos, teorias, correntes, obras, figuras e organizações ligadas à promoção da educação e da criação de um cultura e mentalidade empreendedoras. Pela primeira vez em Portugal e em língua portuguesa foi possível preparar um instrumento de conhecimento sistemático sobre as grandes questões, temas, métodos e problemáticas da educação para o empreendedorismo na íntima interligação com o ideal de cidadania activa e cooperante. Podemos agora dispor de um conhecimento essencial e actualizado sobre os assuntos das Ciências do Empreendedorismo nesta Empreendipédia de autoria colectiva, contando com a participação de mais de três centenas de investigadores, especialistas e consultores provenientes de mais de 100 instituições e áreas académicas, associativas, empresariais e culturais de Portugal e do estrangeiro. Esta obra constitui um instrumento muito útil para educadores, investigadores e para todos aqueles que se queiram iniciar no universo da cultura empreendedora.