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  • Drug–drug interaction in elderly patients with cancer 
    Publication . Capitão, Romana; Jesus, Ângelo; Oliveira, Rita; Afreixo, Vera
    Elderly cancer patients have a high risk of exposure to potential drug-drug interactions (pDDIs), given the therapeutic complexity to which they are subjected. The study of pDDIs is very important to enable more effective treatments, with the least possible number of complications.The aim of this study was to identify and characterize pDDIs in elderly cancer patients treated at the Day Hospital of IPO-Porto
  • Livro de atas do IX Colóquio de Farmácia
    Publication . Cruz, Agostinho; Cunha, Agostinho; Oliveira, Ana Isabel; Jesus, Ângelo; Pinho, Cláudia; Santos, Marlene; Correia, Patrícia Carla dos Santos; Ferraz Oliveira, Rita
    Livro de Atas do “IX Colóquio de Farmácia”: “Envelhecimento e Saúde” da “9 th Pharmacy Academic Conference Proceedings” em Abril de 2013.
  • O conceito da qualidade nos produtos à base de Ginkgo biloba comercializados em Portugal
    Publication . Pinho, Cláudia; Correia, Patrícia; Cunha, Agostinho; Jesus, Ângelo; Oliveira, Ana Isabel; Ferraz Oliveira, Rita; Santos, Marlene; Cruz, Agostinho
    O extracto de Ginkgo biloba é o produto fitoterápico mais vendido na Europa. Em Portugal e muitos países, a maioria dos produtos à base de plantas são comercializados como suplementos alimentares, não estando garantidos, parâmetros de qualidade, segurança e eficácia. Realizouse um estudo, com recolha de informações, tendo por base uma amostra de 50 produtos à base de ginkgo. Da análise, verificou-se que 94% podiam ser encontrados à venda na internet, e desse total, 89% possuíam informação on-line quanto à composição. Apenas 40% referem a utilização do extracto padronizado de ginkgo e muitos recomendam doses superiores às referidas como terapêuticas.
  • Proceedings of Research and Practice in Allied and Environmental Health 2023 - XVIII Colóquio de Farmácia: Papel da Farmácia em Oncologia
    Publication . Pinho, Cláudia; Cruz, Agostinho; Oliveira, Ana Isabel; Jesus, Ângelo; Moreira, Fernando; Santos, Marlene; Correia, Patrícia; Ferraz Oliveira, Rita
    O evento, que conta já com a sua 18ª edição, foi um espaço privilegiado para partilhar, evidenciar e debater o que se investiga e faz em áreas prioritárias e desafiantes da Farmácia, como a Oncologia no contexto de Farmácia Comunitária e Hospitalar. Pretendeu, ainda, ser um momento de troca de opiniões e de experiências entre os participantes, académicos, investigadores e profissionais.
  • Ensino Superior em tempos de pandemia: híbrido, remoto ou misto …há de tudo, como na Farmácia
    Publication . Jesus, Ângelo; Oliveira, Ana Isabel; Pinho, Cláudia; Santos, Marlene; Correia, Patrícia Carla dos Santos; Ferraz Oliveira, Rita; Cruz, Agostinho
    Durante o primeiro confinamento em 2020, os estudantes e docentes do ensino superior foram confrontados com uma nova exigência: o ensino a distância. Numa iniciativa sem precedentes, mais tarde denominada de “ensino remoto de emergência”, os intervenientes do processo ensino-aprendizagem tiveram de se adaptar às novas exigências e desenvolver novas formas de trabalho. Com esta publicação, pretendemos partilhar a experiência da Licenciatura em Farmácia da ESS-P. PORTO, explorando as ferramentas, formas de interacção, desafios e resultados obtidos durante o 2.º Semestre do ano lectivo de 2019/2020. Com um universo superior a 200 estudantes, foram implementadas estra tégias síncronas e assíncronas nas diversas unidades curriculares de licenciatura, utilizando ferramentas de acesso livre ou subscritas pelo P.PORTO. No referido período, a interacção entre os docentes e estudantes, e a monitorização das actividades decorreu de forma periódica e contínua. Actividades presenciais essenciais, foram planeadas e executadas de acordo com as normas em vigor da ESS e do P.PORTO.
  • A farmácia caseira como estratégia pedagógica em farmacologia aplicada
    Publication . Jesus, Ângelo; Oliveira, Ana Isabel; Pinho, Cláudia; Santos, Marlene; Correia, Patrícia Carla dos Santos; Ferraz Oliveira, Rita; Cruz, Agostinho
    O ensino da Farmacologia é transversal a várias Licenciaturas nas Ciências e Tecnologias da Saúde. Com diferentes focos, ou com distintos graus de complexidade, é comum observar-se a inclusão desta unidade curricular nos planos de estudo. a aprendizagem da Farmacologia envolve muito mais que uma simples memorização. Requer a compreensão de mecanismos de acção, efeitos adversos, adequação de formas farmacêuticas ou vias de administração. O processo de ensino-aprendizagem da Farmacologia nestas Licenciaturas, não sendo esta uma unidade curricular core dos planos de estudos, pode ser no ser dificultada, especialmente se os estudantes não reconhecerem a relevância da Farmacologia na sua formação e futura profissão. Adicionalmente, pelo facto de a Farmacologia englobar um espectro alargado de informação, os estudantes muitas vezes atribuem um rótulo de dificuldade exagerado à partida. Neste sentido, a utilização de processos de ensino-aprendizagem alternativos, como a “Farmácia Caseira” surgem com o objectivo de dinamizar o ensino da farmacologia e envolver os estudantes no processo de aprendizagem. Nesta actividade os estudantes trabalham em grupo para recolher informação e analisar, com base em critérios pré-definidos, os medicamentos que compõem a Farmácia Caseira de cada agregado familiar. Esta actividade, que tem sido utilizada em vários cursos de Licenciatura da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, promove o entendimento de conceitos fundamentais de Farmacologia, e ao mesmo tempo, motiva uma análise critica e informada dos medicamentos presentes nas habitações de cada agregado. Simultaneamente, a apresentação oral dos resultados e posterior debate promove a partilha de ideias e desconstrução de conceitos. Com o intuito de avaliar o impacto desta estratégia, foi disponibilizado um questionário de avaliação aos estudantes de Licenciatura que participaram nesta atividade. Os resultados apontam para um reconhecimento por parte do corpo discente, da importância e impacto desta estratégia pedagógica na aprendizagem e na motivação. A equipa docente, reconhecendo as mais-valias e limitações inerentes a esta estratégia, continuará a promover e disseminar a sua aplicação, nomeadamente pela inclusão de produtos de saúde e terapêuticas não convencionais.
  • Innovation and curriculum development: the experience of the master’s degree in pharmacy of the School of Health of the Polytechnic Institute of Porto
    Publication . Santos, Marlene; Jesus, Ângelo; Oliveira, Ana Isabel; Pinho, Cláudia; Moreira, Fernando; Correia, Patrícia; Oliveira, Rita; Cruz, Agostinho
    The COVID-19 pandemic had a significant impact on various aspects of society, including education. UNESCO estimates that more than 90% of students worldwide were deprived of face-to-face attendance during the epidemic, affecting around 1.5 billion students.
  • Práticas pedagógicas com simulação no ensino da saúde: aprendizagem baseada em casos reais e avaliação em ROLE-PLAY
    Publication . Oliveira, Ana Isabel; Jesus, Ângelo; Pinho, Cláudia; Santos, Marlene; Correia, Patrícia; Ferraz Oliveira, Rita; Cruz, Agostinho
    A aprendizagem baseada em casos (Case Based Learning ou CBL) tem sido uma estratégia de eleição no processo de ensino-aprendizagem da Licenciatura em Farmácia da Escola Superior de Saúde, desde a implementação do processo de Bolonha. Esta estratégia foi incorporada num esforço para preparar futuros Profissionais para o desafio e as exigências da profissão, em especial, a prestação de cuidados de qualida de ao paciente. O objetivo da utilização de casos clínicos consiste em apresentar ao aluno um cenário tão próximo quanto possível aos que pode encontrar na sua vida profissional, procurando encontrar soluções razoáveis e viáveis. Um caso clínico não deve dar respostas. Pelo contrário, deve levantar questões e permitir que os estudantes desenvolvam o processo de tomada de decisão. Através desta metodologia, pretende-se que o estudante trabalhe de forma colaborativa com os seus pares na elaboração de hipóteses, justificação das opções e reflexão das atitudes tomadas. Outros benefícios desta metodologia já descritos incluem, o desenvolvimento da motivação intrínseca e extrínseca; o incentivo à auto-avaliação e reflexão crítica, e a integração de saberes teóricos e práticos. Paralelamente ao desenvolvimento de competências técnico-científicas são também desenvolvidas competências de comunicação, integrando o role-play, em situações de avaliação formativa e sumativa. Com este trabalho pretendemos partilhar experiências no desenvolvimento e implementação destas metodologias, nomeadamente ao nível da construção dos casos, elaboração dos referenciais de avaliação e análise dos resultados de implementação.
  • Livro de atas do X Colóquio de Farmácia
    Publication . Cruz, Agostinho; Cunha, Agostinho; Oliveira, Ana Isabel; Jesus, Ângelo; Pinho, Cláudia; Santos, Marlene; Correia, Patrícia; Ferraz Oliveira, Rita
    O tema do colóquio centra-se na Qualidade e Segurança em Farmácia pretendendo dar a conhecer a estudantes e profissionais temas como a gestão da terapêutica e segurança nos cuidados de saúde; a segurança do doente: práticas de intervenção em farmácia; qualidade, segurança e eficácia dos produtos naturais; tecnologia na segurança do utente e segurança, qualidade e racionalização de recursos em farmácia.
  • Re-thinking and re-shapping the pharmacy curriculum
    Publication . Jesus, Ângelo; Oliveira, Ana Isabel; Pinho, Cláudia; Santos, Marlene; Correia, Patrícia; Ferraz Oliveira, Rita; Cruz, Agostinho
    Following the recent development of quality assurance systems, namely those in the European space, the Portuguese state a policy of periodical reacreditation of study cycles in Higher education. With the approach of the 2016/2017 evaluation period, the School of Health Sciences saw an opportunity to re-think and re-shape the pharmacy curriculum. Following the Model for Curriculum Development, the preliminary data was obtained from SWOT analysis, interviews with students and faculty and quality ssessment surveys submitted by the students. Furthermore, an analysis of the attributes of the “ideal graduate” and the foundational content relationship with professional practice was conducted, according to current legislation, national and international guidelines on Pharmacy Education. A new curriculum was proposed, to respond to the gaps, redundancies and opportunities identified. This new curriculum involved the change from quarter to semester, changes in designation of the modules/disciplines and the strengthening of “Simulations/ Práticas Simuladas”, which were highly valued by the SWOT analysis, and reflect the identity of the degree. Changes in instructional methods and evaluation were also addressed. The proposal was then validated by two internal committees regarding pedagogical and scientific issues. The new curriculum was assessed by an external advisory committee of national and international experts. Some changes were proposed by the external committee and the new curricula was finally validated and will be fully implemented in the academic year 2018/2019.