Loading...
19 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 19
- Designing learning paths: Contributions to the organization of b-learning initiativesPublication . Peres, Paula; Oliveira, Lino; Jesus, Ângelo; Silva, ArmandoThis article presents a simple guide that supports the pedagogical planning process. Besides the knowledge that will be shared, structuring an learning unit or a course demands reflection and effort in the teaching/learning development. The work described in this paper proposes a guide that speeds the process of defining online learning strategies by crossing cognitive objectives, pedagogical models, techniques and free web tools. The usefulness of the results obtained can be viewed on the perspectives of both student and teacher, thus it is a mediation instrument among all the players in the learning process. At the same time, it helps the bureaucratic procedures that are usually associated. We conclude this paper by presenting a set of recommendations obtained by the application of the pedagogic planning suggested in an implementation of an online course.
- Adaptação e desenvolvimento de conteúdos digitais de aprendizagemPublication . Jesus, Ângelo; Peres, PaulaSendo os conteúdos as unidades de informação necessárias para a implementação de atividades de aprendizagem num ambiente eLearning, impõe-se ao professor uma alteração de metodologia, que lhe permita transformar unidades de aprendizagem dirigidas a contextos de ensino presencial em unidades de aprendizagem dirigidas a contextos de ensino a distância, que fomentem a construção social do conhecimento num contexto específico do e Learning (Oliveira, Jesus, Silva, & Peres, 2015). Frequentemente os docentes referem a existência de dificuldades na transformação/adaptação dos seus conteúdos, criados e utilizados como apoio às aulas presenciais, em conteúdos adequados a um curso online a distância. As suas dúvidas focavam-se, sobretudo, em saber quais as particularidades ou quais as características/tipologias a que devem obedecer os conteúdos para serem adequados ao contexto do e-Learning, apontando como exemplo a seguinte questão: “como transformo os meus conteúdos (editados em PowerPoint®) pensados e criados para o ensino presencial, em conteúdos adequados ao ambiente e-Learning?”. Pretendemos com este capítulo desmistificar o processo de adaptação e criação de conteúdos digitais de aprendizagem e promover uma atuação consistente dos docentes em todo o processo.
- Learning.com pedagogical approaches for online higher educationPublication . Peres, Paula; Araújo, Maria José; Jesus, ÂngeloInformation and communication technologies have contributed significantly to educational and methodological changes in education. Higher Education institutions have great responsibility in granting teacher and student access to suitable educational technologies as well as in providing the adequate means for the adoption of different tools and in the creation of opportunities for the dissemination of technical knowledge and pedagogical expertise amongst all intervenient. Teachers and students in a collaborative way have to rethink teaching and learning environments in order to meet the needs, curiosity and challenges arising from the knowledge society in a lifelong learning perspective.
- E-Comunicando: desafios na implementação de uma conferência com emissão streamingPublication . Jesus, Ângelo; Silva, Armando; Oliveira, Lino; Peres, Paula; Castro, António de; Araújo, Maria José; Lima, Vanda; Liberal, Ana; Mesquita, Anabela; Ferreira, RuiA Internet e várias aplicações web são usadas virtualmente em todos os domínios das atividades humanas. A preparação de conferências é um dos exemplos onde a internet é amplamente utilizada para divulgação das informações sobre um evento futuro (através de e-mail e websites), Registo do participantes e submissão e armazenamento de documentos associados ao evento. No âmbito da 1ª Convenção Nacional do Ensino a Distância , o Instituto Politécnico do Porto, propôs-se organizar este evento de forma integrada – presencial e online. Resultando a experiência acumulada da Unidade de e-Learning e Inovação Pedagógica, e com o expertise de técnicos especializados, a C convenção foi realizada no dia 6 de Maio de 2019, envolvendo com cerca de meia centena de participantes online a a distância, e cerca de 30% dos oradores estiveram a distância . Com este paper pretendemos partilhar experiência e conhecimento, focando-nos nos aspetos organizacionais, comunicacionais, tecnológicos , legais e financeiros associados a um evento desta natureza.
- Desafios na integração das tecnologias educativas no ensino superior. Um relato de experiênciaPublication . Jesus, Ângelo; Silva, Armando; Peres, Paula; Oliveira, LinoO processo de introdução de práticas de e/b-learning nas instituições de ensino, nem sempre é formalizado e assumido pela instituição desde o início do processo. Frequentemente, as primeiras práticas de e/blearning surgem como manifestações voluntárias de docentes que têm algum tipo de afinidade ou formação prévia com as tecnologias educativas. O desenvolvimento efectivo de uma política de formação em modalidade de e/b-learning, por parte de uma instituição, implica dar lugar a práticas formalizadas que sejam assumidas como “opção estratégica”, para serem incorporadas, de forma sistemática e sustentada, na prática pedagógica dos seus profissionais. Este trabalho pretende dar a conhecer os desafios da integração das tecnologias educativas numa instituição de ensino superior, mostrando de que forma uma gestão centralizada e uma formação dos docentes pode contribuir para uma integração eficaz de práticas de e/b learning.
- Experiência de formação docentePublication . Jesus, Ângelo; Silva, Armando; Peres, Paula; Oliveira, LinoAs competências do professor online são muito diferentes das exigidas a um professor dito “tradicional”. Este artigo relata uma experiência de formação e tutoria de um curso online, com mais de 100 formandos. A dimensão desta “turma” exigiu soluções adequadas, nomeadamente a criação de uma estrutura de tutoria dinâmica suportada por uma equipa de quatro tutores. A atuação desta equipa de tutores desenrola-se em várias dimensões - pedagógica, técnica, social e de gestão. Este artigo descreve a experiencia desenvolvida e termina com algumas considerações na transferibilidade de práticas.
- An approach to creative classroomsPublication . Peres, Paula; Oliveira, L.; Jesus, Ângelo; Silva, A.This article reflects on 13 years of experience lecturing blended learning higher education courses, in the Polytechnic of Porto. The reflection presented in this paper focus on different learning experiences, special on gamification and how it can make learning and evaluation enjoyable. We implement a new learning environment on higher education. Instead of using the time in-class for lectures we gave online lectures to the students using videos, social network, webinars and interactive e-contents and use the time in-class to promote debates, synchronous communication with students from Portugal and Brazil and other interactive learning activities. In each class we also promote learning activities based on the gamification theory. In this article we present a learning model that we are using in our institution that combines face to face sessions and online sessions in a global higher education environment.
- Formação para a Inovação Pedagógica no Politécnico do PortoPublication . Oliveira, Lino; Jesus, Ângelo; Silva, Armando; Peres, PaulaO Politécnico do Porto (P. Porto), sendo uma instituição de ensino superior, assume como linha estratégica de atuação e desenvolvimento para os próximos anos letivos, a promoção de iniciativas de formação em regime de e/b-learning e o desenvolvimento da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino, na aprendizagem e na investigação, enquadrado na agenda digital europeia de promoção do mercado digital, novas qualificações e novos empregos
- Instrumentos para transformar a experiência de aprendizagem: contexto do ensino superiorPublication . Jesus, Ângelo; Silva, Armando; Silva, Cândida; Martins, Constantino; Oliveira, Lino; Faria, Luiz; Peres, Paula; Oliveira, Paulo; Lima, VandaO presente livro aborda um conjunto de instrumentos pedagógicos que podem ser usados para potenciar as experiências de aprendizagem em contexto de ensino a distância. O livro destina-se quer a docentes, quer a estudantes. Os docentes podem encontrar no livro informação sobre técnicas e ferramentas que permitam melhorar as experiências de aprendizagem. Os estudantes, como destinatários do processo de aprendizagem, poderão também usufruir do conteúdo do livro, permitindo que estes tenham acesso às técnicas e ferramentas a que terão acesso durante o seu processo de aprendizagem.
- Technology enhanced learning, a case study in pharmacology classPublication . Jesus, Ângelo; Silva, Armando; Peres, Paula; Oliveira, LinoTeaching and Learning through web-based learning platforms is a complementary method of conventional teaching and learning approaches with potential to produce meaningful learning experiences and further engage and motivate students. The study of Pharmacology in the Pharmacy Degree at Polytechnic Institute of Porto is normally taught face-to-face. With this paper we aim to share and describe a technology enriched environment to the teaching of this subject.