ESEIG - Provas de Título de Especialista - Hotelaria e Restauração
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- Abertura de um hotel no Vale do DouroPublication . Sousa, Joaquim António Loureiro deEste trabalho debruça-se sobre o trabalho desenvolvido na abertura de um hotel no Vale do Douro, em Lamego, na marginal do Rio Douro frente à cidade de Peso da Régua. Pretende-se verter aqui os passos e as ações que foram necessários ao investidor que decidiu avançar para a construção de um hotel e que assim se juntaram as ferramentas e os conhecimentos que foram a base de sustentação de um hotel que quer abrir portas e se afirmar no mercado competitivo de hoje. Entre as várias áreas que se agrupam num hotel pode-se indicar a operação hoteleira, incluindo a gestão de recursos humanos, os custos das matérias-primas e a comercialização e marketing que define o posicionamento nos mercados, como sendo uma das traves mestras no sucesso final do hotel. Como atrás foi referido, a Gestão Comercial e Marketing permite analisar o mercado relativamente aos segmentos, à concorrência, à distribuição dos seus produtos junto dos operadores, saber como foram organizados os ativos para conquistar este ou aquele público. Quais os operadores que devem ser contratados, quais os mercados que interessa conquistar, em que feiras turísticas deve estar presente, quais os programas de fidelização ou ações comerciais a levar a efeito, que gestão de canais de distribuição implementar. Quais os OTA contratar ou Chanel Management Software escolher ou ainda qual o PMS selecionar ou mesmo relativamente ao CRM como implementar tão importante ferramenta de gestão. O próprio website do hotel e todas as suas ferramentas a ser trabalhadas. O Social Media Marketing e ainda a gestão de sites que suportam guest reviews como o Trip Adviser e o Trivago, que devem ser geridos de perto. São imensas as dimensões que existem demonstrando assim a diversidade da atividade hoteleira. Importa ver neste trabalho técnico a experiência e os conhecimentos diversos em Hotelaria e Restauração do autor também relacionados com o Marketing Hoteleiro. Pretende-se demonstrar com este trabalho, como o diretor de hotel e ainda responsável pela área comercial, esteve na base da estratégia de marketing e comercial que esta unidade hoteleira implementou na sua abertura para conquistar o mercado e o cliente - razão fundamental para a existência de qualquer negócio.
- Projecto de intervenção técnica no departamento de alojamento: abertura e implementação do Lake Spa Resort (Vilamoura)Publication . Oliveira, MónicaO trabalho que se apresenta em anexo intitula-se “Projecto de intervenção técnica no Departamento de Alojamento- abertura e implementação do Lake Resort Vilamoura” e foi elaborado no âmbito da prestação de provas para reconhecimento como Especialista de Reconhecida Experiência e Competência Profissional ao abrigo do ponto ii) da alínea g) do artigo 3º, do Decreto-lei 115/2013, na área da Educação e formação 811-Hotelaria e Restauração – de acordo com a Portaria 256/2005, de 16 de Março de 2005. Originalmente tratava-se de um Manual que foi criado em Julho de 2005 para preparação técnica e operacional dos colaboradores recentemente contratados para a abertura do Conjunto Turístico Lake Resort, promovido pela Empresa Future Trends e Instituto Português do Desenvolvimento do Turismo. A intervenção efectuada dividia-se em 2 áreas integrantes do Departamento de Alojamento que, apesar de complementares, apresentam características diferenciadoras: Recepção e Andares. Pretendia-se com a intervenção apresentada a melhoria da prestação de serviços por parte dos colaboradores, elevando o serviço à excelência no atendimento e acolhimento ao cliente. Por outro lado, visava apetrechar tecnicamente os formandos de conhecimentos a nível de organização e controlo das diversas secções e subsectores que integram a área de Alojamento, preparando-os para a execução profissional de um conjunto de tarefas relacionadas com a planificação, orientação e gestão dos Departamentos de Recepção e Andares. Era também objectivo geral da intervenção potenciar os hoteleiros em formação de capacidades teórico-práticas que lhes permitissem desenvolver as suas competências, visando o enriquecimento do acolhimento ao cliente, e por acréscimo o aumento de receitas do Hotel. Era por isso fundamental estabelecer linhas orientadoras para a gestão dos recursos humanos e recursos materiais disponíveis, de forma a atingir o nível óptimo, assegurando a qualidade de serviço. Por outro lado, tinha como objectivos específicos compreender a importância do sector de alojamentos no Hotel, no que se refere ao volume de vendas e à qualidade de serviço, identificar a qualidade de serviço como aposta estratégica de melhoria contínua e consequente fidelização do cliente, compreender a importância dos recursos humanos no sucesso da unidade, identificar as diversas áreas da Recepção e tarefas inerentes, sem as quais a qualidade de serviço não é possível e reconhecer as formas de acolhimento ideais aos diferentes tipos de clientes. Considerando as profundas mutações sofridas quer ao nível conceptual, quer ao nível operacional, que fortemente influenciaram o mercado hoteleiro e que o condicionaram as estratégias de gestão ao longo da história, pretendeu-se apresentar uma melhoria face ao manual de Operação apresentado em 2005...
- Desenvolvimento e implementação de um conceito de restauração comercialPublication . Azevedo, Daniel José Gaioso Vaz CarvalhoO trabalho agora apresentado – Desenvolvimento e implementação de um conceito de restauração comercial, no âmbito da candidatura à atribuição do Título de Especialista em Hotelaria e Restauração (área de formação 811), tem por base um projeto do Departamento de Desenvolvimento da empresa Ibersol, do qual o candidato era, há data, responsável. O projeto em questão foi desenvolvido no período compreendido entre Junho e Dezembro de 2006 sendo representadas neste trabalho as diferentes fases do processo de desenvolvimento e implementação de um Conceito de Restauração Comercial no âmbito do Portfolio de Conceitos da Empresa.
- Proposta de alteração ao Decreto-Lei 39/2008 e da Portaria 517/2008: RJAL - Alojamento LocalPublication . Ribeiro, Joaquim José PereiraEste trabalho é parte integrante do processo de candidatura para atribuição do título de especialista, de acordo com o Decreto-Lei n.º 206/2009, de 31 de agosto, publicado em Diário da República, 1ª Série – N.º 168, e com o Regulamento para Atribuição do Título de Especialista no Instituto Politécnico do Porto, publicado em Diário da República, 2ª Série – N.º 200 de 18 de outubro, através do Despacho n.º 14093/2011. O presente documento pretende apontar caminhos e propostas que melhorem significativamente o espírito da Portaria nº517/2008, de 25 de junho. Esta portaria regula processos, quer de licenciamento quer de operacionalidade, do alojamento local, que não corresponde às atuais necessidades e características da oferta. A Secretaria de Estado do Turismo tem vindo a consultar as associações da hotelaria e alojamento, no sentido de ser reunido o consenso com os Stakeholders, que permita a alteração da referida portaria, e este trabalho reflete a proposta por mim elaborada, e apresentada pela AHRESP, Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, de quem sou Presidente do Grupo de Setor da Hotelaria e Alojamento Local, proposta que espero venha a ser considerada, uma vez que se trata de uma reflexão importante que visa a simplificação de processos e a regulamentação de um setor importante da nossa oferta turística.