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ESS - LRP - Posters apresentados em eventos científicos

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  • Mobile applications for self-management in psychotic disorders
    Publication . Almeida, Raquel Simões de; Marques, António; Queirós, Cristina; Sousa, Tiago; Martins, Constantino; Benevides, Daniel; Almeida, Alexandre; Pereira da Silva Marques, António José; Simões de Almeida, Raquel
    Mental illnesses, such as psychotic disorders, have a great impact on individuals affected and on society, being one of the leading causes of disability [1]. In addition, 60% of people with such problems remain without access to mental health care and, in particular, rehabilitation programs, impairing their functionality, quality of life and social inclusion [2]. This is mainly due to the lack of resources to allow access to a comprehensive and early intervention, dedicated to not only to control symptoms, but also to enable people to live satisfactorily in the contexts they choose to live, work and socialize, enhancing their life project. With the increased economic pressure on mental health services, mHealth could reduce treatment gaps, reduce waiting time for patients and deliver interventions at lower costs. Technology advocates altering how health care is delivered in general, and in particular for chronic diseases like mental illnesses.
  • Internet severity and activities questionnaire (ISAAQ): tradução e adaptação para português europeu
    Publication . Dores, Artemisa R.; Antunes, Cátia; Ioannidis, Konstantinos; Lochner, Christine; Geraldo, Andreia,; Carvalho, Irene P.; Marques, António
    A internet, ao potenciar comportamentos que se podem configurar como adições comportamentais, pode ter efeitos particularmente negativos em grupos vulneráveis que importa compreender melhor (Fineberg et al., 2018; Dores et al., 2021). Por se tratar de uma área recente, o reduzido número de instrumentos padronizados disponíveis para o seu estudo tem sido uma limitação, designadamente em Portugal. Este trabalho tem como objetivo traduzir, adaptar para Português Europeu o Internet Severity and Activities Questionnaire (ISAAQ; Ioannidis et al., 2023; Omrawo et al., 2023) e estudar as propriedades psicométricas da nova versão. Participaram neste estudo 590 estudantes do Ensino Superior (ES), sendo 502 do género feminino (85.1%). Responderam a um inquérito online, constituído por questões sociodemográficas, e pelos instrumentos ISAAQ, Internet Addiction Test (IAT), Bergen Social Media Addiction Scale (BSMAS) e Internet Gaming Disorder Scale –Short-Form (IGDS9-SF). Procedeu-se à tradução, retroversão e adaptação do instrumento original, parte A – Escala de Severidade e Parte B – Escala de Atividades Online. Foi analisada a consistência interna, a fiabilidade teste-reteste, efetuada a análise fatorial exploratória (AFE), e calculadas a validade convergente e a validade de critério. Foi efetuada a correlação entre as características sociodemográficas e o ISAAQ, e uma análise de frequências da secção B do instrumento. Resultados: A consistência interna revlou-se quase excelente (α = .892). A validade convergente do ISAAQ foi estabelecida através de uma correlação alta com o IAT e a validade do critério foi estabelecida através de uma correlação moderada com o número de horas diárias despendidas nas redes sociais. Os participantes do género feminino e os participantes com doença mental obtiveram pontuações mais altas na secção A do ISAAQ. O mesmo sucedeu com os utilizadores das redes sociais Instagram, Twitter e TikTok. Foi estabelecida uma correlação significativa positiva baixa entre as pontuações do BSMAS e do IGDS-9. O instrumento apresentou boas propriedades psicométricas, revelando-se um instrumento válido e fiável para o contexto português. Em trabalhos futuros espera-se a tradução deste instrumento para outros países da Lusofonia.
  • Sociodrama e e-learning na diminuição do auto-estigma em doentes psicóticos
    Publication . Sousa, Sara de; Fontoura, Mariana; Marques, António; Queirós, Cristina
    A aprendizagem com base na acção vivida no Sociodrama é marcada pela relação dos elementos do grupo, tendo como contexto a formação da competência humana, cuja ideia central é a formação de sujeitos capazes de história própria, individual e colectiva (Marra, 2004). Para Moreno a doença mental é algo que restringe a espontaneidade, que contém a pessoa doente e lhe impede a energia espontânea (Abreu, 1992). O auto-estigma conceptualizado sobretudo a partir de um conjunto de crenças negativas da pessoa diagnosticada com doença mental acerca de si própria, organizadas em torno de representações de incompetência, fragilidade (estereótipo), sentimentos de baixa auto-estima e de auto-eficácia (preconceito), impõe frequentemente graves barreiras ao processo de recuperação e consequentemente à espontaneidade, ao funcionamento e efectiva inserção social destas pessoas (Corrigan et al, 2003). No âmbito de um Projecto de Doutoramento em Psicologia na FPCEUP sobre estes temas, surge o Curso de Educação e Formação para a Vida Activa, assente numa metodologia de b-learning (sessões interactivas online realizadas à distância e sessões formativas presenciais com recurso ao Sociodrama). Este poster propõem-se apresentar um resumo dos resultados preliminares da abordagem sociodramática utilizada
  • A literacia em saúde mental e o bem-estar do cuidador informal de pessoas com doença mental
    Publication . Galustyan, Anna-Mariya; Gomes, Paulo Veloso; Marques, António
    As doenças mentais são patologias complexas e, em alguns casos, graves, sendo consideradas como a principal causa de incapacidade dos indivíduos e uma das principais causas de morbilidade a nível mundial. O cuidador informal é o indivíduo da rede social do doente que não é remunerado pelas suas funções e que tem uma relação significativa com o doente. As dificuldades como obter informação sobre a doença e os tratamentos, compreender essa informação, comunicar com o profissional de saúde/família/doente, gerir o stress e as emoções, estão relacionadas com um nível baixo de literacia em saúde mental, podendo comprometer o bem-estar e saúde do doente como também o bem-estar do próprio cuidador informal.
  • Influência da vitamina B12 no sistema auditivo
    Publication . Lopes, Paula; Rocha, Catarina; Araújo, Beatriz
    Deficiência de vitamina B12 pode ocorrer em qualquer faixa etária. Um dos impactos negativos  pode-se verificar, por exemplo, na audição, onde  pode conduzir  ao  comprometimento da  mielinização  e de qualquer parte do sistema  retrococlear. Investigar a associação entre o défice da vitamina B12 e o desenvolvimento de problemas auditivos e investigar a eficácia do tratamento através da suplementação da vitamina B12, relativamente aos problemas auditivos desenvolvidos a partir do défice deste micronutriente.