Repository logo
 

EIPP - Estratégias

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 16
  • Com as mãos na massa - Formulários
    Publication . Peres, Paula
    Resolução de exercícios sobre Formulários no Access
  • Com as mãos na massa - Consultas
    Publication . Peres, Paula
    Resolução de exercícios sobre Consultas no Access
  • Com as mãos na massa - Tabelas
    Publication . Peres, Paula
    Resolução de exercícios sobre tabelas e relacionamentos no Access
  • Vamos Jogar
    Publication . Peres, Paula
    Os alunos executam os jogos online com base nas explicações do professor sobre o modelo ER
  • Vamos esclarecer
    Publication . Peres, Paula
    "Um grupo de alunos escreve o que pensa ser um SBD e outro grupo escreve o que entende por um SGF De seguida procuraram na Internet ajuda para a verificação/correção do entendimento original No final discute-se os problemas e as soluções encontradas O resumo é efetuado pela disponibilização da definição final encontrada para SGF e SBD Um grupo de alunos coloca no fórum um exemplo do funcionamento de um SGF e outro grupo um exemplo do funcionamento de um SBD (os grupo de alunos devem ser opostos aos iniciais) Para concluir e sumariar são disponibilizadas as referências nos diapositivos teórico e no livro adotado"
  • Cada um com o seu papel
    Publication . Peres, Paula
    "Num chat cada aluno identifica os intervenientes que entende necessários para o bom funcionamento de um SBD Após um consenso sobre as pessoas que intervêm num SBD, cada grupo assume uma das figuras identificadas Cada grupo/Interveniente participa num chat em que todos combinam o que irão supostamente fazer para implementar uma base de dados numa empresa de contabilidade No final discute-se o diálogo construído suportado nos papéis dos intervenientes num SBD As conclusões são apresentadas com base nos diapositivos teóricos e no livro adotado."
  • A união faz a força
    Publication . Peres, Paula
    "Um mesmo enunciado mas diferentes perguntas para diferentes grupos. Cada elemento do grupo deve responder a uma questão de nível A, outra de nível B, etc. e fornecer a explicação dos procedimentos. Cada elemento do grupo solicita uma pergunta de nível A e após resolver o professor corrige. Se estiver certa prepara o relatório/tutorial explicativo da sua resolução e avança para o nível seguinte, caso contrário responde a uma outra questão do mesmo nível."
  • Aprender é divertido
    Publication . Peres, Paula
    Jogos Online sobre Access
  • Um SGBD - Para quê?
    Publication . Peres, Paula
    Cada aluno perante um exemplo de um SBD identifica problemas concretos que poderão surgir decorrentes da sua utilização e que poderão por em causa a integridade e a consistência dos dados armazenados na BD De seguida, discute-se cada problema registado procurando identificar as funções e os requisitos de um SGBD
  • Ansi_Sparc - O que é isso?
    Publication . Peres, Paula
    Cada grupo trabalha com uma base de dado (Oracle, Access, SQL server, db2 informix) Descreve cada uma e identifica o nível interno, externo e conceptual No final, cada grupo apresenta o trabalho produzido A conclusão é efetuada com base nos diapositivos teóricos e no livro adotado