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ISCAP- CEOS - Posters apresentados em eventos científicos

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Recent Submissions

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  • The impact of e-government on sustainable development: a logit model
    Publication . Lopes, Isabel Cristina; Castro, Conceição
    The impact of e-government on sustainable development is analysed using a logit model with a sample of 103 countries in the period 2003–2018. Sustainable development is proxied by adjusted net savings, a variable that embraces a country's economic, social and environmental development. The results show that countries with higher e-government development are more likely to attain sustainable development, particularly in developing and transition economies.
  • Five years of ReCLes.pt: building a national network in Higher Education
    Publication . Arau Ribeiro, María Del Carmen; Moreira Silva, Manuel; Gonçalves, Ana
    ReCLes. pt 2014 International Conference on Languages and the Market: Competitiveness and Employability, Escola Superior de Hotelaria e Tourismo de Estoril, Estoril, Portugal
  • Ensino invertido: uma experiência e análise de resultados
    Publication . Lopes, Ana Paula; Soares, Filomena Baptista
    O modelo de ensino invertido (flipped classroom) tem atraído a atenção da comunidade educacional global, em particular de muitos docentes e investigadores em várias instituições de ensino superior (IES). Este novo esquema organizacional para o paradigma do ensino-aprendizagem, representa a inversão pedagógica do processo académico tradicional. O primeiro contacto dos estudantes com os temas em estudo, é realizado fora do limite das “quatro paredes” da sala de aula, e o papel do professor é transformado numa espécie de guia/orientador/facilitador, conduzindo o estudante através do seu percurso de aprendizagem, evitando “caminhar” em paralelo, ou mesmo à frente (abrindo o caminho e levando o estudante atrás). Neste contexto, o professor deve indicar o caminho a percorrer, motivar o estudante para a construção do seu próprio conhecimento, deixando-o abrir o caminho, acompanhando e apoiando, monitorando constante e atentamente os resultados da aprendizagem. O tempo de aula é utilizado com discussões abertas, a resolver tarefas e problemas de aplicação, esclarecer as bases de teóricas (pré-analisadas e preparadas), num ambiente colaborativo, de modo a envolver os estudantes no seu processo de aprendizagem. Neste artigo, apresentam-se os resultados obtidos durante a implementação deste modelo de ensino invertido numa unidade curricular (UC) de Matemática Financeira, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAP), analisando as expectativas e feedback dos participantes e de todos os estudantes inscritos nesta UC, comparando os resultados de dois grupos – grupo metodologia ensino invertido e grupo metodologia tradicional, este último funcionou como grupo de controle.
  • Aprendizagem da matemática através de e-conteúdos: um estudo de caso
    Publication . Ferreira, Fernanda; Soares, Filomena Baptista; Lopes, Ana Paula; Nunes, Paula
    Apesar de todos os cursos de licenciatura da Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) do Politécnico do Porto (P.PORTO) possuírem o termo Gestão nas suas designações, as áreas do Ensino Secundário admitidas para a entrada nestes cursos são as mais variadas, indo de Ciências e Tecnologias às Artes e Humanidades. Verifica-se, assim, que as competências dos estudantes são muito heterogéneas e essa heterogeneidade apresenta um impacto significativo, complexo e contraproducente, quando se trabalham temas específicos relacionados com a Matemática e com o raciocínio lógico-dedutivo que esta ciência envolve e desenvolve. Neste trabalho, descreve-se sucintamente o processo de entrada no Sistema de Ensino Superior Português, em particular na ESHT do P.PORTO, bem como os objetivos gerais e específicos e competências esperadas da unidade curricular de Métodos Quantitativos (MQ). Apresentam-se, seguidamente, os diferentes recursos desenvolvidos especificamente para a unidade curricular de MQ, do 1º semestre do 1º ano curricular (um curso de Matemática Elementar para Gestão), disponibilizados através da plataforma Moodle institucional, e a forma de interação pretendida e planeada. Seguidamente, analisa-se o impacto da utilização dos vários recursos e e-conteúdos, e a existência (ou não) de diferentes resultados (impacto da metodologia desenvolvida) em função das áreas de estudo dos estudantes, tendo como base a avaliação e os resultados de aprendizagem. Para concluir, apresentam-se os resultados da avaliação como ferramenta de apoio à aprendizagem, realizada pelos estudantes, cruzando-se estes resultados com o sucesso dos estudantes nesta unidade curricular. Esta análise sugere que a metodologia utilizada neste estudo poderia contribuir para melhorar o desempenho de aprendizagem dos estudantes.
  • Learning Analytics no aperfeiçoamento contínuo do Ensino
    Publication . Lopes, Ana Paula; Soares, Filomena Baptista
    Na última década tem-se verificado que com a utilização da inovação tecnológica, o Ensino Superior tem vindo a modificar a forma como transmite e partilha o conhecimento. O aumento do uso de ambientes online, que permite aos estudantes aceder ao conhecimento a qualquer hora e em qualquer lugar, e o uso de outras tecnologias para apoio ao processo de ensino/aprendizagem, geram um grande volume de dados. A partir da análise destes dados, pode ser extraída uma grande quantidade de informação fundamental para a melhoria da qualidade do ensino. De acordo com a 1st International Conference on Learning Analytics and Knowledge (2011), “Learning Analytics é a medição, recolha, análise e comunicação de dados sobre os estudantes e seus contextos, com o objetivo de compreender e otimizar a aprendizagem e os ambientes em que ocorre”. Considerando a importância do envolvimento dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem e os benefícios da utilização de um procedimento contínuo ou seccionado de avaliação de competências e aprendizagens no Ensino Superior, bem como a disseminação e impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) sobre os processos educacionais, é importante integrar a tecnologia em práticas de avaliação. Uma vez que a dinâmica e entrosamento dos estudantes nas atividades de ensino estão intimamente ligados com a qualidade das experiências que estes vivenciam em todo este processo, aperfeiçoar estas experiências é uma forma de trabalhar no sentido da melhoria da qualidade numa Instituição de Ensino Superior. Neste sentido, o Learning Analytics é uma ferramenta a ser utilizada para esta melhoria do valor das experiências de aprendizagem e respetiva qualidade. Para os docentes, a possibilidade de analisar a informação disponível, em tempo real, sobre o desempenho dos seus estudantes permite, por exemplo, perceber quais as atividades em que estes apresentam maiores dificuldades é uma ajuda fundamental na planificação das atividades de ensino. A implementação de intervenções em momentos estratégicos permite o combater o abandono prematuro com base na monitorização da utilização dos recursos educativos disponibilizados. Por outro lado, para os estudantes, receber informação contínua sobre o seu desempenho e progresso de aprendizagem, podendo mesmo compará-lo com o dos seus pares, mostra-se bastante motivador e um incentivo real para a prossecução dos objetivos do seu percurso académico. Este artigo tem como objetivo identificar de que modo a análise da informação disponível na plataforma LMS, concretamente no ambiente virtual do Projeto MatActiva pode influenciar o desempenho dos estudantes, quer virtualmente quer presencialmente, a partir de um estudo de caso na Unidade Curricular de Cálculo Financeiro do Curso de Contabilidade do Instituto Superior de Contabilidade do Porto e colocar algumas questões para a promoção melhoria contínua dos processos de ensino/aprendizagem no Ensino Superior.
  • Flipped learning 2.0: un paso mas hacia la motivación
    Publication . Bentabol Manzanares, María Amparo; SOLER PORTA, MARIANO; Caña Palma, Rocío; Esteban, A.; Luna, M.J.; Bentabol, Mari­a; Muñoz, M.M.; Paula Lopes, Ana; Cortes, L.
    Estamos llevando a cabo desde el curso 2015-2016 un proyecto de Innovación educativa cuya finalidad es aplicar el modelo pedagógico “Flipped Classroom” a asignaturas de distintos Grados y Máster universitarios. Consiste en desplazar determinados procesos de aprendizaje fuera del aula, con objeto de utilizar el tiempo de clase en potenciar la adquisición práctica y rectificación de estos u otros procesos de aprendizaje. De esta forma, nuestra función docente conlleva una actuación más creativa y exigente, y en el aula no se limita a una mera transmisión de contenidos, sino que pretendemos asumir un papel especialmente estratégico y mediador sobre los procesos cognitivos que activan los estudiantes en la construcción de su propio conocimiento, conscientes de que nuestra misión principal como docentes es que el estudiante aprenda de manera autónoma. Hasta ahora se han incrementado la motivación y la asistencia a clase y han mejorado los resultados académicos de los estudiantes.