Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-10"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- A Telessaúde como ferramenta para a Promoção de Saúde: Planeamento de um Programa de Intervenção para a Atividade Física em mulheres em idade de Climatério e MenopausaPublication . Félix, José Manuel Sousa; Machado, Pilar Alexandra Baylina; Santos, Paula Clara RibeiroOs programas de produção de saúde via tellesaúde, são uma estratégia adaptável à rotina da mulher em idade de climatério e menopausa, porém com eficácia pouco estudada. A) Verificar se programas de promoção de saúde via telessaúde conseguem aumentar o nível da Atividade Física (AF) em mulheres com idade de climatério e menopausa; B) Desenvolver um planeamento de um programa de Promoção de Saúde via telessaúde focado na AF para as mulheres na fase em estudo. A) Realizou-se uma revisão sistemática entre setembro de 2020 e setembro de 2021 na PubMed e Scielo incluindo-se estudos experimentais com programas de promoção de saúde via telessaúde para mulheres em idade de climatério e menopausa, publicados entre 1960 e 2021. Os outcomes foram nível de AF, custos, satisfação e adesão. B) Desenvolveu-se uma proposta de planeamento de um programa de promoção de saúde via telessaúde para as mulheres na idade do climatério e menopausa, o SerAtiva, baseando-se no modelo Proceed-Proceed e ferramentas de gestão como ciclo PDCA e análise PESTAL. A) Da pesquisa resultaram 1192 artigos, sendo incluídos apenas dois. Um dos artigos apresentava um programa efetuado via telessaúde, este esteve associado a um maior aumento do nível de AF e bons níveis de satisfação no grupo focado na AF relativamente ao grupo focado em estilos de vida saudáveis. Outro estudo identificou um aumento global do nível de AF, porém em maior quantidade no grupo presencial quando comparado com o grupo on-line. Nenhum estudo considerou os sinais e sintomas da fase da mulher em estudo. B) Criação do Projeto “SerAtiva”; Os resultados foram inconclusivos, sendo relevante realizar estudos em mulheres em idade de climatério e menopausa, propondo-se a avaliação da implementação do projeto SerAtiva.
- Desenvolvimento de resiliência individual na gestão de incidente crítico - Relatório de estágio curricularPublication . Ferreira, Mafalda Sofia da Silva; Pimenta, Rui; Gomes, Paulo Veloso; Marques, AntónioA resiliência, construto transversal a várias disciplinas, é estudado na Psicologia como um fenómeno social. Campo que tem sido alvo de extensa pesquisa nas últimas décadas, apresenta ainda pouca coerência na sua base teórica, o que se traduz em grandes limitações na sua aplicação empírica. Duma perspetiva interventiva, a resiliência é hoje encarada como potenciadora de saúde e bem-estar nos indivíduos. Tendo em conta esta dicotomia, é necessário homogeneizar o campo teórico de modo a poder criar programas de intervenção mais eficazes e efetivos, que possam ser facilmente reproduzidos. Com esse objetivo em mente, o estágio foi realizado numa equipa de projeto que orientou o seu trabalho para o desenvolvimento de recursos que permitam fomentar a resiliência individual, se possível, recorrendo a tecnologia. O objetivo final deste projeto é desenvolver um programa de intervenção eficaz junto das comunidades, que permita às populações serem dotadas de uma resiliência individual em casos de ocorrência de incidentes críticos ou situações de crise. De parte deste estágio resultou a publicação de um artigo científico denominado de "Individual Resilience Inteventions: a systematic review in adult population samples over the last decade", publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health (ISSN 1660-4601). Este artigo consiste numa revisão sistemática que sintetiza os programas de intervenção cujo objetivo é fortalecer a resiliência individual em adultos e que foram aplicados nos últimos 10 anos.
- Análise a reações adversas pós-vacinação em Portugal e na Europa: Vacina contra o Sarampo, a Papeira e a RubéolaPublication . Pereira, Ana Catarina Alves; Jesus, ÂngeloUma vacina é uma preparação à base de antigénios para obtenção de uma resposta imunitária contra um ou mais agentes infeciosos. O Plano Nacional de Vacinação contempla a administração de duas doses de MM-RVAXPRO, atuando na prevenção de três doenças infeciosas – sarampo, papeira e rubéola. Este trabalho tem como objetivo avaliar as notificações de reações adversas à vacina MM-RVAXPRO notificadas na plataforma ADReports. Trata-se de um estudo observacional transversal para análise de notificações de reações adversas através de ADReports. Durante o período de estudo identificaram-se 11.882 casos de notificações de reações adversas. Itália é o país com mais notificações realizadas. A faixa etária mais prevalente encontra-se entre os dois meses e dois anos de idade e que 45,8% pertence ao sexo masculino e 50,0% ao sexo feminino. Segundo a Classe de classificação de sistema de órgãos, “perturbações gerais e local de administração” é a classe mais notificada, obtendo 75,5% das notificações realizadas pelos profissionais de saúde. Em suma, a faixa etária com maior número de notificações de reações adversas é comum às diretrizes da OMS para a administração desta vacina. Os profissionais de saúde são os notificadores com maior expressão, contudo existe um trabalho a realizar na instrução das várias classes para a execução de notificações.
- Characterization of discriminatory behaviors towards people with mental illness in Porto Metropolitan Area populationPublication . Almeida, Tatiana Filipa Silva; Marques, António; Sousa, Sara de; Campos, FilipaStigma represents a social problema, with relevant consequences in the lives of people with mental illness. This study aimed to characterize the stigma and discriminatory behavior towards people with mental health problems in the population residing in the Metropolitan Area of Porto (AMP). An online questionnaire servey was carried out in the population residing in the AMP, aged over 18 years (N=3980), using the Reported and Intended Behavior Sclae (RIBS). The results point to positive behaviors and a low level of stigmatizing attitudes in the participants. The following factos were identified as mediators of stigma in this population: age, education, employment status, profession, and diagnosis of mental illness. Stigma and discriminatory behavior were low in the population residing in the AMP. It was verified that contact with people with mental health problems is associated with the intended behaviors. Therefore, the figt against stigma and discrimination must be carried out based on structered planning, which includes scientific evidence, social and health policies, and the recommendation of interventions.
- Encontros com o flautim: impacto do evento e reflexão sobre o instrumento em PortugalPublication . Silva, Célia Campos; Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima; Correia, Jorge Manuel Salgado de CastroEsta dissertação tem como principal objetivo a reflexão sobre o enquadramento do flautim a nível pedagógico, assim como performativo, a nível nacional. O intuito desta reflexão adveio do facto de me aperceber da existência de uma pesquisa constante, por parte dos flautistas, para uma melhor execução do instrumento em estudo neste trabalho, pesquisa que tem sido aprofundada nas últimas décadas. Assim, foi realizado um evento dedicado exclusivamente ao instrumento, com vista a dar a conhecer tanto as suas potencialidades bem como o trabalho que se considera que ainda poderá ser desenvolvido, a nível nacional, para que os flautistas se mantenham a par deste crescimento. O evento, denominado Encontros com o Flautim foi destinado a todos os flautistas e estudantes de flauta. Todas as atividades realizadas no evento tiveram, como fundamento, tanto a literatura existente sobre o tema do ensino do flautim em Portugal e a atividade performática como instrumento em Portugal, assim como as reflexões por parte de flautistas portugueses, que foram obtidas através de entrevistas individuais. O impacto do evento na comunidade que dele fez parte foi verificado através da análise das respostas a dois inquéritos, que tinham como objetivo auferir a avaliação da comunidade envolvente, relativamente à organização, relevância do evento e concretização dos objetivos pretendidos com o mesmo. Segundo a pesquisa realizada e os resultados do estudo, é possível afirmar que o evento impactou positivamente todos os envolvidos, pela sua diversidade e singularidade, sendo que todos apelaram à realização de uma nova edição, pela sua pertinência. Estes resultados evidenciam a necessidade de reflexão sobre o tema assim como o aumento de atividades relacionadas com o instrumento, em Portugal, de forma a se acompanhar o crescente relevo que o mesmo tem vindo a adquirir no mercado de trabalho.
- Enquadramento regulamentar de produtos cosméticos e suplementos alimentares: da produção à colocação no mercadoPublication . Murtinha, Marisa Máximo; Pinho, Cláudia Marta Libreiro de; Rocha, Yoggeta Nautamlal Babú daOs assuntos regulamentares relativos aos produtos cosméticos e aos suplementos alimentares são cruciais para a proteção da saúde pública, e para garantir os direitos e interesses dos consumidores. A legislação associada a estes produtos difere em várias vertentes desde a sua produção à colocação no mercado, nomeadamente ao nível de complexidade, harmonização a nível comunitário, documentação necessária, entre outros requisitos. Discutir o enquadramento regulamentar de produtos cosméticos e suplementos alimentares, desde a produção à colocação no mercado. No Departamento de Assuntos Regulamentares da empresa Inovapotek, Pharmaceutical Research ᶓ Development, realizou-se um estágio curricular com a duração de 600h. Em estágio, as tarefas relativas aos suplementos alimentares foram desempenhadas de forma a dar resposta à solicitação de um promotor (cliente) que tencionava produzir e comercializar suplementos alimentares no mercado da União Europeia, tendo recorrido à Inovapotek para auditar o fabricante escolhido. No ramo dos produtos cosméticos, foi possível uma integração nas atividades que já são realizadas pela empresa para responder aos pedidos dos promotores nesta área; a grande maioria do tempo dedicada à realização de tarefas que levam à execução de Relatórios de Segurança de Produtos Cosméticos. No decorrer do estágio curricular, foi possível identificar a principal legislação existente que regula os produtos cosméticos e os suplementos alimentares, através do contacto na prática com a realidade do mercado de trabalho.
- The impact of e-government on sustainable development: a logit modelPublication . Lopes, Isabel Cristina; Castro, ConceiçãoThe impact of e-government on sustainable development is analysed using a logit model with a sample of 103 countries in the period 2003–2018. Sustainable development is proxied by adjusted net savings, a variable that embraces a country's economic, social and environmental development. The results show that countries with higher e-government development are more likely to attain sustainable development, particularly in developing and transition economies.
- Interações medicamentosas potenciais: uma análise exploratória em Farmácia de oficinaPublication . Oliveira, Ana Rita Primo FerreiraInterações medicamentosas (IMs) podem ser definidas como sendo o resultado de qualquer modificação clinicamente relevante do efeito de um fármaco, pela utilização simultânea ou consecutiva de outro medicamento. Por sua vez, as interações medicamentosas potenciais (IMPs) ocorrem quando dois fármacos conhecidos por interagirem entre si são prescritos concomitantemente, independentemente de algum efeito nefasto na saúde do doente ocorrer. As IMPs antecedem necessariamente as IMs e são bastante mais prevalentes do que as mesmas, existindo evidências estatísticas que indicam que ocorrem diariamente centenas de IMPs, sendo um risco crescente para a saúde da população mundial e uma das mais importantes causas preveníveis de morbilidade e mortalidade. Deste modo, os objetivos principais do presente estudo passam pela análise e classificação de IMPs identificadas em farmácia comunitária, determinação das IMPsmais prevalentes e dos fármacos e mecanismos de ação mais associados a essas interações. Para isto, foram recolhidos dados referentes a prescrições médicas de doentes, em farmácias intervenientes na recolha de dados. A submissão de dados foi realizada através do preenchimento de um formulário online e durou 4 meses, sendo que durante esse período, 284 prescrições foram recolhidas e posteriormente analisadas. Assim, das receitas médicas recolhidas com mais do que um medicamento prescrito, 135 não apresentaram qualquer tipo de interação medicamentosa e 132 apresentaram pelo menos uma IMP, correspondendo a 47,5% da totalidade da amostra. O número de IMPs descritas na amostra é 288 sendo que mais de metade das mesmas são definidas como major e apenas 1,4% como minor. As mais prevalentes classes terapêuticas dos medicamentos envolvidos em IMPs foram a dos anti-hipertensores, seguida dos antidepressivos e antidiabéticos orais e, por sua vez, o fármaco mais vezes presente em IMPs demonstrou-se como sendo o ácido acetilsalicílico, seguido da metformina. Tendo isto em conta, apesar dos benefícios notórios associados à prescrição de múltiplos fármacos de modo a tratar ou controlar doenças e aumentar ou manter a qualidade de vida dos doentes, é importante realçar que a prescrição deve ser contrabalançada com os riscos que acarreta. Assim, no presente estudo a prevalência de IMPs demonstrou-se elevada, estando presente em cerca de 50% das prescrições recolhidas, e sendo as interações major as mais prevalentes. Espera-se que este trabalho propicie futuras investigações, quer do ponto de vista da análise das IMPs e IMs e do impacto das mesmas no sucesso terapêutico dos doentes, quer do delineamento de possíveis estratégias para ajudarem a minimizar a prevalência dessas interações entre fármacos.
- Análise comparativa da evolução do financiamento em saúde nos países da União europeiaPublication . Pereira, Sara Margarida de Sousa Gradim; Nunes, Alcina Maria Almeida RodriguesUm serviço de saúde tem como principal objetivo maximizar a saúde dos indivíduos de modo equitativo, tendo em conta o orçamento que possui (OCDE, 2019a). Este estudo pretende realizar uma análise comparativa da evolução do financiamento em saúde nos países da União Europeia e identificar e avaliar as consequências dessa evolução nos resultados em saúde. Recorreu-se à análise descritiva e inferencial, através da aplicação de modelos em painel à informação estatística disponível. Foram utilizados dados disponibilizados na plataforma OECD Health Statistics (OCDE, 2021), entre 2000 e 2019. Os atuais sistemas de saúde desenvolveram-se a partir de dois modelos associados a Bismarck (acesso universal sustentado pelo esforço contributivo dos assalariados e empregadores) e Beveridge (acesso universal, gratuitidade e financiamento do Estado). Alguns países apresentam um modelo misto (Diniz, 2013). O financiamento em função do PIB possui um maior impacto nos indicadores de saúde, sendo no modelo de Bismarck que se observa um maior efeito da variação deste investimento nos resultados de saúde. Apesar do modelo de Beveridge não apresentar maior investimento em saúde, apresenta os melhores resultados, em geral. O aumento do financiamento em saúde, em percentagem do PIB, gerou uma melhoria dos resultados dos indicadores do estado de saúde analisados.
- Stiffness dos músculos do complexo articular do ombro em casos de dor crónica no ombroPublication . Montóia, Bárbara Filipa Fernandes; Sousa, Andreia; Melo, AnaA estabilidade do Complexo Articular do Ombro (CAO) depende da função dos músculos da coifa dos rotadores e da escápula expressa pelas propriedades neurais, mas também viscoelásticas com o stiffness (stiff). Apesar da evidência de que a dor pode ter influência no stiff muscular, de acordo com a análise efetuada a relação entre as alterações de stiff nos músculos do CAO em condições de dor crónica do ombro não foi ainda estabelecida. Avaliar o stiff dos músculos do CAO em indivíduos com dor crónica no ombro, tendo como referência indivíduos assintomáticos. Estudo observacional analítico transversal para caracterizar e comparar indivíduos com dor crónica unilateral no ombro e indivíduos sem história de dor no ombro nos últimos 2 anos, tendo em consideração o stiff de vários músculos do CAO. Foram incluídos 22 participantes no grupo assintomático e 22 participantes no grupo sintomático [sintomático dominante (n=13) e sintomático não dominante (n=9)]. Foi avaliado o stiff muscular dinâmico com recurso à miotonometria das três porções do trapézio, elevador da escápula, serrátil anterior (porção superior/média e porção inferior), grande dorsal, supra-espinhoso, infra-espinhoso e redondo menor, bilateralmente, na posição de sentado com 900 de elevação do membro superior e no plano da omoplata em contração isométrica e repouso. Foram utilizados para análise os valores da média das 3 repetições do valor do stiff, assim como o valor do rácio (Δ Stiff) entre a contração vs repouso. Nas comparações entre os grupos sintomáticos e assintomático foram encontradas diferenças estatisticamente significativas: no stiff dinâmico do músculo trapézio médio em repouso no membro sintomático não dominante (p=0,019) e em contração no membro sintomático dominante (p=0,018); no Δ Stiff dos músculos trapézio superior do membro não dominante nos grupos sintomático dominante (p=0,041) e sintomático não dominante (p=0,030), trapézio médio membro não dominante do grupo sintomático dominante (p=0,041), infra-espinhoso membro dominante nos grupos sintomático dominante (p=0,009) e sintomático não dominante (p=0,033). Indivíduos com dor crónica do ombro apresentam um aumento do stiff do músculo trapézio médio, assim como uma diminuição significativa da Δ Stiff do trapézio superior, trapézio médio e infra-espinhoso em comparação com o grupo assintomático.