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ESTG - CIICESI - Livro ou parte de livro, ou capítulo de livro

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  • Manual para a Competitividade e Inovação do Tâmega e Sousa (versão integral)
    Publication . Pereira, Carla Sofia; Braga, Vítor
    Introdução: O conceito de competitividade tem vindo a ganhar, ao longo dos últimos anos, uma preponderância cada vez maior, sendo frequentemente aplicado a empresas bem-sucedidas e em fase de crescimento. É, desta forma, usual encontrar-se a competitividade entre os principais objetivos de uma empresa, sendo reconhecido que uma empresa que não seja competitiva estará condenada ao fracasso. O desenvolvimento deste conceito, com origem na esfera empresarial, alargou-se a outras áreas, sendo aplicado a setores de atividade e a territórios, como cidades e países. Ao ser competitivo, um território, para além de se tornar mais atrativo ao investimento, favorece também a melhoria do nível de vida da população. No que concerne os setores de atividade, é possível afirmar que a competitividade de um setor vai alavancar a competitividade das empresas que o integram, o que por seu lado irá contribuir, num efeito em cadeia, a longo prazo, para que o setor em questão se torne mais dinâmico. Um círculo de desenvolvimento, ao qual muitos aspiram. Mas o que torna um setor competitivo? Será a performance das empresas, que ao serem mais produtivas conseguem melhores resultados e maiores perspetivas de crescimento? Será o dinamismo e inovação, que contribuem para o desenvolvimento de novos produtos e técnicas de produção mais eficientes? Será o grau de formação dos seus trabalhadores? Ou será a abertura ao mercado internacional, representada por um contexto empresarial exportador e pela contribuição do investimento estrangeiro? O presente Manual de Competitividade e Inovação tem como objetivo principal identificar os determinantes da competitividade dos setores estratégicos da sub-região do Tâmega e Sousa. O cumprimento deste desígnio deverá ser concretizado a partir de três objetivos específicos: 1. Determinar, quantificar e analisar os fatores de competitividade, através de metodologia mista que combine um modelo quantitativo com informação de proximidade; 2. Sistematizar a informação e os resultados obtidos, produzindo um output acessível a todos e aproximando uma temática algo difusa dos tomadores de decisões nas empresas; 3. Estabelecer uma visão estratégica para o desenvolvimento da ompetitividade e inovação da sub-região do Tâmega e Sousa no horizonte 2030. Iniciaremos o trabalho com o enquadramento do Tâmega e Sousa, no qual será apresentada a situação socioeconómica e realizada uma caracterização empresarial. Seguidamente, devido à já mencionada importância do conceito de competitividade, considerou-se necessário revisitar a literatura, com o objetivo de apresentar definições e identificar fatores, que posteriormente serão analisados no processo de aferição da competitividade dos setores estratégicos da sub-região. Pretendemos, com este Manual, efetuar uma análise aos setores estratégicos do Tâmega e Sousa, avaliando o seu grau de competitividade, identificando tendências e definindo estratégias com o objetivo de potenciar o desenvolvimento e crescimento futuro da sub-região.
  • A Case Study on Scheduling of Repairs in an Automobile Shop
    Publication . Pilar, M. Fátima; Costa e Silva, Eliana; Borges, Ana
    The classical combinatorial problem of scheduling is extensively studied and arises in several economic domains. However, there are few studies in the automobile sector, particularly in scheduling vehicle repair tasks and using real instances. This paper intends to contribute to fill this gap, focusing on the scheduling of the repairs of the mechanical section of a Portuguese firm in the automobile sector. A mathematical model is presented that will assist the shop manager on the scheduling of the repairs, taking into account: the mechanics and other resources that are available, the mechanical interventions to be performed on each vehicle and its expected processing time. The aim is to reduce the time of inactivity of the vehicles between interventions, as well as, the downtime of mechanics, and therefore improve productivity. The results, from real instances extracted from the data provided by the firm, show that the interventions are scheduled in a suitable form, and there is a reduction of the downtimes.
  • EUStress: A Human Behaviour Analysis System for Monitoring and Assessing Stress During Exams
    Publication . Gonçalves, Filipe; Carneiro, Davide; Novais, Paulo; Pêgo, José
  • An Environment for Studying Visual Emotion Perception
    Publication . Carneiro, Davide; Rocha, Hélder; Novais, Paulo
  • An Application to Enrich the Study of Auditory Emotion Recognition
    Publication . Rodrigues, Renato; Mendes, Augusto J.; Carneiro, Davide; Amorim, Maria; Pinheiro, Ana P.; Novais, Paulo
  • Ambient Intelligent Systems: The Role of Non-Intrusive and Sensitive Approaches
    Publication . Gonçalves, Filipe; Pêgo, José Miguel; Carneiro, Davide; Novais, Paulo
  • Quantifying Attention in Computer-based Tasks
    Publication . Carneiro, Davide; Durães, Dalila; Bajo, Javier; Novais, Paulo
  • Analysis of Mental Fatigue and Mood States in Workplaces
    Publication . Pimenta, André; Carneiro, Davide; Neves, José; Novais, Paulo