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ESHT - DHR - Pósteres, resumos em eventos científicos

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Recent Submissions

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  • Navigating the crossroads of circular economy, gastronomy, and sustainability
    Publication . Moura, Andreia; Costa, Vânia; Devile, Eugénia; Maia, Beatriz; Camões, Henrique; Melo, António
  • Grande Hotel do Porto: a case of brand heritage in hospitality
    Publication . Morais, Luís; Melo, António; Mouta, Cristina
  • CEDH - a lifelong learning program to improve hotel managers paths
    Publication . Melo, António; Vasconcelos, Sandra; Melo, Carla
    Due to the growth of the industry, hospitality professionals, and most particularly hotel managers, are increasingly being challenged to develop new skills and adapt to operational challenges, new trends of services, facing the ever-changing labour market, requiring them to be more flexible, creative, resilient and focused on recovery (the latter having become paramount in the post-COVID era). Following the end of regulated access to the profession of Hotel Manager, in 2013, the Portuguese Hotel Managers Association (ADHP), created a short specialization course in Hotel Management (CEDH), to contribute to the valorisation of the function of Hotel Director and promote lifelong learning (LLL). By combining academic expertise (through the involvement of experts and higher education professors) and practical know-how (through the participation of highly skilled and experienced professionals), CEDH aims to improve lifelong learning within the scope of Portuguese hospitality. Framed by a literature review, the data was collected through a survey with closed and open questions, aiming to identify: i) overall strengths and weaknesses; ii) suggestions for improvement; and iii) perceived impact in participants career path. In addition to describing the rationale behind the program and its implementation, this paper will address the affordances and potential of lifelong learning in hospitality education, based on participants’ initial expectations and final perceptions. It is expected to further advance recent research in LLL practices in hospitality education, as well as provide a plan of action to be reflected on the program’s next editions, as well as on other similar initiatives and projects.
  • O papel do marketing interno na qualidade do serviço e satisfação do cliente
    Publication . Oliveira, Mónica; Liberato, Pedro; Liberato, Dália
    O objetivo desta investigação é avaliar o impacte do Marketing Interno no comportamento dos colaboradores da hotelaria e a sua repercussão na qualidade do serviço e satisfação do cliente. O marketing interno é uma abordagem de marketing estratégico, em crescimento, que envolve os colaboradores como clientes internos para melhorar o desempenho das organizações e aumentar a sua competitividade e valores estratégicos. Esta investigação pretende apresentar uma abordagem aprofundada do Marketing Interno (MI) no setor da hotelaria em Portugal e a sua influência na satisfação do consumidor, analisando a influência da adoção de marketing interno na gestão da hotelaria, na satisfação e motivação dos colaboradores e também na satisfação do cliente. Este estudo pretende introduzir uma nova perspetiva do MI nos Serviços de Hotelaria, tendo em vista, numa primeira fase, estudar e aplicar o MI na Gestão do setor da Hotelaria, e numa segunda fase, propor ferramentas e informações fundamentadas com vista à gestão estratégica e tomada de decisões devidamente informadas. Para tal, este estudo averigua como o MI pode alcançar a realização e capacitação dos colaboradores em contacto com os clientes, e como o MI pode ter controlo sobre a satisfação, motivação e fidelização dos colaboradores, mas também sobre a satisfação do consumidor. Esta investigação pretende ainda debater implicações críticas para a gestão hoteleira.
  • A operacionalização de eventos gastronómicos na educação/formação em hotelaria e restauração
    Publication . Campos, Joana; Melo, António; Oliveira, Mónica; Silva, José António; Fonseca, Rui; Quintas, Marta; Fernandes, Patrícia; Correia, Rosa
    O planeamento e organização de eventos gastronómicos apresenta-se como uma oportunidade de simulação na formação em hotelaria e restauração, uma vez que potencia a simbiose entre os contextos teórico e prático que são inerentes a esta área, procurando a semelhança a dinâmicas profissionais futuras. A importância da experiência prática no ensino superior reside, não só para desenvolver competências técnicas e transversais (Monteiro, Almeida & Garcia-Aracil, 2016), mas também para promover oportunidades onde os estudantes possam criar redes de contactos que são posteriormente, mobilizadas na procura de emprego (Alves, 2010). Estas experiência tornam-se particularmente importantes no desenvolvimento de competências relacionadas com a tomada de decisão, fulcral na adaptação aos desafios diários na profissão (Edelheim & Ueda, 2007). As experiências adquiridas pela realização destas atividades, com particular incidência nos eventos gastronómicos, têm sido fatores de promoção da sua aproximação ao mundo do trabalho quer em contextos formais de aprendizagem ou fora deles, e a noção do valor acrescentado que pode levar para a organização, são, de facto, cruciais na obtenção de emprego (Valente, 2014). A realização de eventos gastronómicos com uma componente iminentemente prática acontece através de trabalhos interdisciplinares entre UCs Direção de Operações e Serviços II (da Licenciatura de Gestão de Restauração e Catering, 3º ano) e Técnicas de Restaurante/Bar e Cozinha/Pastelaria (dos TeSP em Serviços de Restauração e Catering e Operações Hoteleiras, 1º ano), na UC Gestão e Organização de Eventos (2º ano) e na UC Gestão de Alimentos e Bebidas da Licenciatura de Gestão de Administração Hoteleira (3º ano).
  • A simulação nos laboratórios de hotelaria e restauração como mise-en-place para a atividade profissional
    Publication . Campos, Joana; Melo, António; Oliveira, Mónica; Silva, José António; Fonseca, Rui; Quintas, Marta; Fernandes, Patrícia; Correia, Rosa
    A formação em hotelaria e restauração desde os primórdios da sua existência que assenta o seu processo de ensino-aprendizagem com grande predominância da vertente prática e de simulação da realidade profissional futura. Nesta linha e no que diz respeito às competências técnicas para determinada função, elas podem ser desenvolvidas através de programas de formação técnica, em contexto de sala de aula ou laboratorial, assim como em contextos de estágio ou de simulação da realidade profissional, nos quais os estudantes alargam o seu portefólio de competências. Com efeito, as competências de metacognição são uma componente crucial no desenvolvimento dos estudantes e diplomados, uma vez que possibilitam a sua autoconsciência e a identificação daquilo que será necessário para os seus futuros profissionais (Monteiro, Almeida & Garcia-Aracil, 2016). Através da formação com uma componente prática, as UC PCR I e II na Licenciatura de Gestão de Restauração e Catering, TRB e TCP dos cursos TeSP Operações Hoteleiras e Serviços de Restauração e Catering e PAB I, II e GAB da Licenciatura em Gestão e Administração Hoteleira, promovem a simulação simbiótica dos momentos de serviço de cozinha e restaurante, passando por todas as fases a estes afetos, mas também ensaios teórico práticos, colocando os alunos como atores e elemento principal em cenários reais, fora dos seus contextos de conforto, mas solicitando-lhes resolução das problemáticas apresentadas, permitem o seu desenvolvimento na área do curso, designadamente desenvolvendo primeiramente competências técnicas, não esquecendo competências como a de liderança, de gestão de recursos humanos, de conflitos, entre outras.
  • Soft skills & turismo: do mercado à academia
    Publication . Melo, António; Melo, Carla; Vasconcelos, Sandra; Liberato, Dália; Lopes, Maria Carlos
    A educação e formação em turismo tem vindo a ser alargada significativamente nas últimas décadas, concomitantemente com a importância da atividade turística para Portugal nomeadamente em termos sociais, culturais e económicos. As exigências dos desempenhos profissionais têm vindo a demonstrar a importância da formação técnica e a relevância da posse de competências transversais, ou soft skills, por parte de todos os atores deste setor. As competências transversais, entendidas como um conjunto de competências pessoais e interpessoais, podem ser utilizadas e são importantes em múltiplas profissões, independentemente da área específica de conhecimento (Vieira & Marques, 2014). Através da realização de um trabalho interdisciplinar, no âmbito de cinco unidades curriculares, os estudantes finalistas da Licenciatura em Gestão de Atividades Turísticas, foram motivados a recolher e analisar perceções relacionadas com as soft skills nos diferentes subsetores do Turismo, no sentido de perceber quais as competências exigidas/procuradas pelos seus potenciais empregadores. Para tal, através da aplicação de uma metodologia qualitativa, com recurso a entrevistas para a coleta de dados, os estudantes realizaram um trabalho investigativo, entre março e abril de 2021, do qual resultaram por grupo, um short paper e uma apresentação final em inglês. A realização deste trabalho interdisciplinar contribuiu, para os estudantes, na aquisição de competências relacionadas com a área do curso, designadamente a utilização de linguagem técnica, a capacidade de fornecer informações sobre o percurso académico, experiência profissional e o desenvolvimento de competências transversais, e, não menos importante para os docentes a construção de diálogos interdisciplinares e aprendizagens dialéticas.