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Authors
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Abstract(s)
A educação e formação em turismo tem vindo a ser
alargada significativamente nas últimas décadas,
concomitantemente com a importância da atividade
turística para Portugal nomeadamente em termos sociais, culturais e económicos.
As exigências dos desempenhos profissionais têm vindo a demonstrar a importância da formação técnica e
a relevância da posse de competências transversais,
ou soft skills, por parte de todos os atores deste setor.
As competências transversais, entendidas como um
conjunto de competências pessoais e interpessoais,
podem ser utilizadas e são importantes em múltiplas
profissões, independentemente da área específica de
conhecimento (Vieira & Marques, 2014).
Através da realização de um trabalho interdisciplinar,
no âmbito de cinco unidades curriculares, os estudantes finalistas da Licenciatura em Gestão de Atividades
Turísticas, foram motivados a recolher e analisar perceções relacionadas com as soft skills nos diferentes
subsetores do Turismo, no sentido de perceber quais
as competências exigidas/procuradas pelos seus potenciais empregadores. Para tal, através da aplicação
de uma metodologia qualitativa, com recurso a entrevistas para a coleta de dados, os estudantes realizaram
um trabalho investigativo, entre março e abril de 2021,
do qual resultaram por grupo, um short paper e uma
apresentação final em inglês.
A realização deste trabalho interdisciplinar contribuiu, para os estudantes, na aquisição de competências relacionadas com a área do curso, designadamente a utilização de linguagem técnica, a capacidade de
fornecer informações sobre o percurso académico, experiência profissional e o desenvolvimento de competências transversais, e, não menos importante para os
docentes a construção de diálogos interdisciplinares e
aprendizagens dialéticas.
Description
Keywords
Turismo Soft-skills Empregabilidade
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Publisher
Instituto Politécnico do Porto