ESE - CIPEM - Centro de Investigação em Psicologia e Educação Musical
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESE - CIPEM - Centro de Investigação em Psicologia e Educação Musical by Title
Now showing 1 - 10 of 123
Results Per Page
Sort Options
- 3.2.9 Peter Pan e o tempo em que era possível voarPublication . Gomes, José AntónioPublicado em 1911, com o título Peter Pan and Wendy, o romance do tipo maravilhoso conhecido por Peter Pan, de J. M. Barrie, aborda com inegável originalidade a temática do crescimento e das suas tensões, sem no entanto abdicar de retratar a infância como uma espécie de reserva poética, irredutível à "normalização" da adultez. Obra poderosa de imaginação e de linguagem, criadora de um mito e reveladora de um profundo conhecimento da criança; obra de considerável potencial tanto do ponto de vista puramente dramático como no plano da virtualidade cinematográfica (daí as várias adaptações e recriações que ajudaram a imortalizá-la, transpondo-a para a cultura de massas), Peter Pan reuniu diversas condições para rapidamente se tornar um clássico. A elas se deve juntar a circunstância de ter sido traduzido e, como tal, difundido em numerosas línguas.
- À Noite as Estrelas Descem do Céu – Iniciação à Escrita de Haicais: poemas e guiaPublication . Mésseder, João Pedro«Ler um haiku, ou um texto que dele esteja próximo, é abrir devagar uma porta da casa da poesia. Por isso, escrevi este pequeno livro para ti leitor(a). Sei, no entanto, que não devo chamar haiku a muitos dos poemas que o compõe. É que eles estão longe de respeitar todas as regras e de atingir a perfeição de certos haiku. Mas posso, pelo menos, dizer que foram inspirados pela leitura de vários poetas japoneses. E, como é habitual nas recolhas de haiku, dei aos textos uma ordem que corresponde sensivelmente ao ciclo das estações: Inverno, Primavera, Verão e Outono.» Outono - empoleirado num ramo seco um corvo Matsuo Bashô
- Ana R.: a origem cigana, fase 'betinha' e o clubbingPublication . Boia, Pedro Dos Santos
- Antoine Hennion, The Passion for Music: A Sociology of Mediation. Recensão de LivroPublication . Boia, Pedro SantosRecensão de livro
- António Torrado: a oficina versátilPublication . Gomes, José António
- Aprender música na Orquestra GeraçãoPublication . Costa, J. A.; Cruz, A.; Ferreira, R.; Bessa, R.; Boal-Palheiros, G.; Boia, Pedro Dos Santos
- Aprendizagem e desenvolvimento musical das criançasPublication . Boal-Palheiros, G.
- Audição Musical Activa 2Publication . Wuytack, Jos; Boal-Palheiros, G.
- Audición musical activa con el musicogramaPublication . Wuytack, Jos; Boal-Palheiros, G.La audición musical tiene un papel fundamental en el aprendizaje de la música. Todavía los niños parecen tener dificultades en escuchar la música clásica occidental, generalmente compleja y no familiar. La metodología de audición musical activa con el musicograma fue propuesta por Wuytack en 1971 para enseñar a escuchar la música clásica a niños y jóvenes sin conocimientos musicales. Este sistema solicita la participación física y mental del oyente antes y durante la audición y también utiliza la percepción visual (el musicograma) para mejorar la percepción musical.
- Between History and Fiction: A Casa de Eulália by Manuel TiagoPublication . Gomes, José António; Ramos, Ana Margarida; Silva, Sara ReisThis essay proposes a reading of Manuel Tiago's novel A Casa de Eulália (1997). In it, Manuel Tiago (a pseudonym of Álvaro Cunhal) recreates parts of a life dedicated to resistance and to political commitment, on wich the fight for ideals, but also values such as solidarity and brotherhood, have left their mark. The young characters from this novel express the dilemmas, doubts and passions of a whole generation in the scenario of the Spanish Civil War. This analysis tries to articulate the paratext, thematic and ideological aspects, alongside the novel's structure and other relevant topics.