ESTG - DM - Métodos de Apoio à Decisão Empresarial
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- Análise do impacto da pandemia no perfil e na afluência de utentes de um Hospital do NortePublication . Maia, Miguel Silva; Borges, Ana Isabel Coelho; Carvalho, MarianaAtualmente, um dos principais problemas encarados pelas instituições de saúde, a nível mundial, é o absentismo dos pacientes perante as consultas marcadas. O número de consultas e/ou exames marcados e não realizados, chegam a atingir níveis elevados, sendo este fenómeno visível em vários países e em diferentes tipos de especialidades e atendimentos. Este comportamento gera às instituições: perda de receita, desperdícios de recursos, desorganização da oferta de serviços e limitação dos utentes na garantia do atendimento para a sua assistência. Adicionalmente, gera o uso inadequado da oferta, intensifica os tempos de espera e as respetivas filas, além de acarretar um prejuízo financeiro. Por isso, torna-se importante prever o não comparecimento dos pacientes, assim como perceber o perfil destes pacientes ausentes para que seja possível criar mecanismos que o mitiguem e descobrir as razões que os levam a não comparecer às consultas marcadas. Adicionalmente, a pandemia originada pela COVID- 19 apresentou-se como um desafio à gestão hospitalar que rapidamente se teve de adaptar à nova realidade. Como tal, este estudo apresenta dois objetivos principais: (i) entender os fatores associados ao risco de absentismo de pacientes e (ii) entender se houve alterações nos perfis os pacientes perante o risco de absentismo após o início da pandemia. Assim, este trabalho apresenta a aplicação do modelo logístico binário, identificado na literatura como um dos modelos mais utilizados e eficazes, para ajudar a prever se o paciente comparecerá ou não à consulta agendada. Permitindo entender quais os fatores relacionados com o risco de faltar e comparando os perfis dos pacientes em dois horizontes temporais distintos: pré-pandemia e durante a pandemia, e expondo sugestões de melhoria para a diminuição das taxas de absentismo. Com base em estudos anteriores, foram incluídos todos os fatores de risco significativos ao absentismo de utentes, tais como: idade, género, estado civil, distância do hospital até à residência do paciente, número de consultas anteriores, primeira consulta/acompanhamento, mês, dia da semana da consulta, precipitação, velocidade do vento, tempo de espera, intervalo entre consultas, número de não comparências anteriores e estação do ano; Por último, o modelo de regressão logístico permitiu identificar diferentes perfis de pacientes por diferentes especialidades, assim o hospital deverá considerar um modelo logístico distinto por cada tipo de especialidade. O Covid-19 provocou mudanças no comportamento dos pacientes resultando num absentismo destes às consultas. Os fatores de risco comuns identificados nos modelos antes e durante a pandemia, foram o tempo de espera, o número de não comparências anteriores e o número de consultas anteriores. Relativamente aos fatores de risco característicos do período anterior à pandemia, destacam-se o estado civil e a idade, enquanto durante a pandemia realça-se o mês da consulta.
- Anomaly Detection of Water ConsumptionPublication . Santos, Marta Cristiana Barbosa Dos; Borges, Ana Isabel Coelho; Carneiro, Davide Rua; Ferreira, Flora José RochaCom os aumentos substanciais de perdas de água tem existido uma forte preocupação no desenvolvimento de soluções sustentáveis de combate às perdas. As empresas de fornecimento de água enfrentam novos desafios e procuram soluções para reduzir as perdas, minimizando os custos inerentes, aumentando a qualidade dos serviços prestados e tornando-se mais sustentáveis e competitivas. Este projeto foi desenvolvido em colaboração com uma empresa de fornecimento de água, que pretende minimizar as suas perdas com a deteção de alterações significativas nos consumos de água dos seus clientes. Para auxiliar a empresa na deteção de anomalias nos consumos de água e a tomar decisões oportunas de forma a minimizar essas perdas, foi construído um dashboard no software R que permite o upload de um arquivo CSV com o histórico de consumo, e devolve ao utilizador mudanças bruscas detetadas nos padrões de consumos. Os métodos implementados na dashboard foram inicialmente analisados e testados. Este estudo preliminar está reportado em 2 artigos publicados em proceedings indexados no Scopus e que foram apresentados em conferências internacionais. O primeiro artigo incide sobre a aplicação e avaliação de diferentes métodos para a detecção de pontos de mudança em consumos de água. Para tal foram analisados dois datasets reais fornecidos pela empresa, que correspondem aos registos do consumo de água num período de um ano de um hotel e um hospital situados a norte de Portugal. No segundo artigo, de forma a validar os métodos utilizados no artigo anterior e como não existiam garantias que os pontos de mudança detetados correspondiam a anomalias ou quebras nos consumos de água, recorreu-se à simulação de conjuntos de dados com base em distribuições probabilísticas sugeridas na literatura. Nesses conjuntos de dados foram inseridas quebras nos consumos de 5%, 10%, 15% e 20% na magnitude dos parâmetros, resultando um total de 1200 conjunto de dados simulados. Com estes novos dados foi elaborada uma análise de performance utilizando o RMSE (Raiz do Erro Quadrático Médio) e MSE (Erro Quadrático Médio) para determinar a eficácia dos métodos de deteção de pontos de mudança na deteção de quebras nos consumos de água.
- Automobile repair scheduling: a real casePublication . Pilar, Maria de Fátima dos Santos; Silva, Eliana Costa e; Borges, AnaScheduling represents a classic combinatorial problem, which has been extensively studied in Operational Research (OR). These type of problems arise in several economic domains, and in spite of the great variety of studies present in the literature, few are those that portray problems in the automobile sector, particularly in the scheduling of car maintenance tasks, and that use real data for their resolution. This project will portray the case of a Portuguese rm in the automobile sector, in the branch located in Porto, focusing on the repairs performed at its mechanical section. The process of each vehicle that arrives at the repair shop starts by the opening of a repair order (RO) form, indicating the necessary mechanical repairs to be performed. Next the repair shop manager assigns the repair tasks to one of the eight mechanics available in this repair shop. This study intends to develop a mathematical model that, using data provided by the rm, would allow to improve the scheduling of the repairs, considering the mechanics and resources available, the necessary interventions to perform and the execution time of each one of these interventions. The aim is to reduce the time of inactivity of the vehicles between interventions, as well as increasing the productivity of the mechanics' work. For this, a Mixed Integer Linear Programming (MILP) model will be developed, combining linear ordering variables to sequence the interventions performed in each vehicle, assignment variables and linear variables for start times. The problem will be formulated and solved using the AMPL modeling language, using the Gurobi solver, to solve the real instances tested. With the application of the developed model, the vehicles' interventions scheduling will be performed in a suitable form, reducing both the downtime between the vehicles' interventions as well as the downtime of mechanics, and therefore improve productivity. The results show that all the necessary mechanical interventions are correctly schedule and there is a decrease in the downtimes.
- Capital Structure on Portuguese SMEs: the role of innovation and internationalization during financial crisisPublication . Soares, Luis Filipe Henriques; Duarte, Fábio; Borges, AnaThe most recent international financial crisis has hit the heart of european countries, especially peripheral ones, with impact on the financial system liquidity and its ability to lend to companies. Especially for small and medium-sized enterprises (SMEs) operating in a bank-based system such as in Portugal, this scenario might not only modify the way firms use debt but also their business strategies related with innovation and internationalization have been seen as fundamental practices to contribute to firm's competitiveness and business diversification. However, little is known about the capacity of firms to finance these types of activities...
- Características dos Municípios Portugueses que favorecem o EmpreendedorismoPublication . Sampaio, Maria de Fátima Magalhães; Correia, Aldina Isabel de Azevedo; Sousa, Sandra P.Definir Empreendedorismo tem sido uma tarefa difícil, mas mais difícil é tentar medir os fatores que influenciam o empreendedorismo, nomeadamente, ao nível do município. Este tipo de avaliação é essencial para avaliar a política municipal e/ou nacional de incentivo ao empreendedorismo. Com este estudo pretende aferir-se quais as características dos municípios portugueses que influenciam o empreendedorismo. Para tal, é utilizada uma base de dados que contém informação, relativa aos anos de 2013-2018, sobre os 278 municípios de Portugal Continental. Com recurso ao método de regressão linear múltipla, avalia-se quais as características do empreendedor e regionais, o funcionamento das instituições financeiras e o ambiente económico dos municípios, que influenciam o empreendedorismo. Os resultados indicam que as instituições financeiras, a faixa etária dos 25 aos 34 anos e a taxa de desemprego têm um impacto significativo e negativo na criação de novas empresas. Por outro lado as faixa etária do indivíduo entre os 35 e os 64 anos, a densidade populacional, a educação, salário e os impostos têm uma influência significativa e positiva na criação de novas empresas. Procedeu-se à análise de dados em painel e os resultados, pelo efeitos fixos, alteraram, bem como o nível de significância, mostrando que existem características não observáveis que influenciam o empreendedorismo nos municípios. Para além disso, agruparam-se os municípios em clusters para tentar perceber se os aglomerados empresariais influenciam o empreendedorismo, chegando-se à conclusão que os municípios que têm mais densidade populacional e maior taxa de escolarização formam aglomerados empresariais existindo mais empreendedores.
- Determinants of financial performance during macroeconomic turbulencesPublication . Coelho, Fernando Rui Barbosa; Duarte, Fábio; Borges, AnaDespite a broadly studied topic, only a small part of literature on business performance explicitly devotes attention to the causality effects between organizational behavior, business strategies or economic environment and (ex post) firm performance. The majority of studies addresses the topic for firms listed in the stock market and none of them explicitly analyzes the role of macroeconomic turbulences on business performance in a bank-based system. Overcoming this empirical gap, this study addresses the performance of SMEs operating in the wholesale of electrical household appliances sector. Our results revealed that there is a U-Shaped relation between performance, age, and debt-to-equity ratio. First hand results are provided about the relation between innovation, internationalization, tangibility, liquidity, ownership structure and Portuguese SMEs’ business performance belongs to NACE 46430. Macroeconomic turbulences revealed a crucial role on financial performance.
- Dinâmica do Mercado Imobiliário: Fatores Determinantes no Valor das Habitações em PortugalPublication . Ferreira, Maria João Alves; Correia, Aldina Isabel de Azevedo; Lima, Vanda Marlene MonteiroA habitação é o principal ativo da maioria das famílias, pelo que a volatilidade dos preços pode afetar a decisão de compra dos potenciais proprietários. O presente estudo pretende deste modo auxiliar na tomada de decisão ao nível individual e ao nível dos decisores políticos nos aspetos relacionados com a habitação em Portugal. Ao nível individual, pretende servir de meio de auxílio na decisão de compra/investimento, quer do comprador, como do investidor. Ao nível dos decisores políticos, quer sejam de âmbito municipal, intermunicipal ou nacional, como ajuda na tomada de decisão sobre as melhores políticas de promoção, renovação e reabilitação da habitação nas suas áreas de intervenção. Para este trabalho foram utilizados dados disponíveis no PORDATA – Base de Dados Portugal Contemporâneo, de todos os 308 municípios de Portugal. A metodologia adotada consiste na utilização de uma regressão linear múltipla, no sentido de perceber quais os fatores que mais influenciam o valor médio das habitações transacionadas por município. Posteriormente efetuou-se uma análise no sentido de identificar possíveis cluster s dentro dos municípios, tendo em conta estes fatores. Os factores considerados incluem variáveis relativas à Localização dos municípios, Densidade Populacional dos municípios, Poder de Compra dos habitantes dos municípios, Dimensão média das Famílias dos municípios, Desemprego nos municípios, Qualidade Ambiental nos municípios, Envelhecimento nos municípios, Nível médio de Educação nos municípios, Estado Civil dos habitantes dos municípios, Habitação Própria pelo proprietário nos municípios, Habitações existentes nos municípios. Os resultados sugerem que apenas a densidade populacional e a qualidade ambiental não têm influência significativa no valor médio por município das habitações transacionadas. Podem ainda considerar-se 2, 3 ou 4 clusters de municípios, destacando-se sempre um grupo de municípios com o VMPT muito mais alto do que os outros.
- Estrutura de Propriedade e Gestão no Stress Financeiro: Análise Empírica de SobrevivênciaPublication . Machado, Marco Cristiano Pinheiro; Borges, Ana Isabel Coelho; Duarte, Fábio DiasNeste estudo oferecemos evidências acerca da relação entre a concentração de propriedade e a dualidade e a sobrevivência das pequenas e médias empresas (PME) portuguesas, formulando as hipóteses de investigação com base nos argumentos da Teoria da Agência, nomeadamente quanto aos conflitos que se estabelecem ao nível da propriedade e entre esta e a gestão. Para o efeito, aplicamos o modelo de riscos proporcionais de Cox a uma amostra 18 145 PME portuguesas. De forma a testar a robustez dos resultados adotamos ainda uma variável alternativa de medição do stress financeiro tendo por base o modelo de Altman (1983). Os resultados obtidos corroboram os argumentos da teoria dos custos de agência Principal-Principal, sugerindo que a dispersão de propriedade tem efeitos negativos na sobrevivência das empresas. No que respeita à estrutura de gestão, os resultados corroboram uma das correntes da teoria dos custos de agência Principal-Agente, sugerindo que a dualidade de funções do proprietário tem efeitos positivos na sobrevivência das empresas.
- Implementação das metodologias Kaizen-Lean numa empresa do setor do retalhoPublication . Silva, Pedro Filipe Leite da; Braga, AlexandraDevido ao fenómeno da globalização, e consequente procura pela competitividade, atualmente existente no panorama empresarial, as empresas sentem a necessidade de se reinventarem e apostarem na evolução dos seus métodos de trabalho, conseguindo assim evoluir e prestar um melhor serviço, oferecendo uma otimização do custo/benefício aos seus clientes. Como tal, as empresas procuram apostar em novas metodologias que permitam atingir os objetivos acima mencionados. Face a este cenário, muitas empresas têm, atualmente, recorrido à metodologia Kaizen-Lean. Estas metodologias visam a aposta na melhoria contínua de todos os processos, e na procura constante pela redução do desperdício, através de métodos de organização dos espaços e definição de padrões de funcionamento. A presente investigação teve como objetivo a implementação da metodologia Kaizen- Lean na empresa E.Leclerc, mais propriamente na loja situada em Lousada, empresa que se destina ao mercado da distribuição, trabalhando como retalhista na comercialização de todo o tipo de produtos. Numa primeira fase foi realizada uma revisão da literatura relativamente ao método utilizado pela Toyota, onde inicialmente se implementaram as metodologias Kaizen-Lean. Seguindo depois para uma descrição das mesmas, nesse ponto para além de uma explanação dos ideais das metodologias, explicam-se também quais os princípios e as ferramentas que as sustentam. O objetivo passou por perceber de que forma as ferramentas das metodologias podiam ser implementadas nesta empresa. Após essa perceção, o foco foi direcionado para a implementação nas áreas de trabalho das ferramentas que mais se enquadravam em cada secção. O método utilizado foi investigação-ação procurando inicialmente obter uma ampla perceção das metodologias, para numa segunda fase se efetuar a implementação dessas pelas diferentes zonas. Como último ponto, apresenta-se o inquérito que foi realizado aos 17 colaboradores envolvidos neste processo, assim como uma análise às respostas, daí resultou a perceção de que as alterações permitiram reduzir o tempo de procura dos produtos, tornou a sua arrumação mais fácil e facilitou a organização das áreas de trabalho. Conclui-se também que com as alterações conseguiram-se ganhos de tempo entre os 20 e os 40%, quando comparado com o gasto de tempo inicial.
- Improving the Transport of Non-urgent Patients by a Fire StationPublication . Lopes, Emanuel Pacheco; Silva, Eliana Oliveira da Costa eOs Bombeiros Portugueses têm muitas tarefas a realizar no seu dia a dia, sendo uma delas o transporte de doentes não urgentes. Este transporte é geralmente comparticipado financeiramente pelo Serviço Nacional de Saúde. No entanto, os rendimentos assim obtidos são muito reduzidos. Deste modo, é importante para estas instituições sem fins lucrativos otimizar os seus serviços e recursos por forma a conseguirem prestar um serviço de qualidade e garantir a sua continuidade. Outro aspeto que não pode ser subestimado, é o dever destas instituições reduzirem a sua pegada ecológica. O planeamento deste tipo de transporte é normalmente realizado sem a utilização de uma ferramenta de apoio à decisão. O operador agrupa manualmente os pacientes por hora de consulta e o motorista escolhe a ordem da recolha que lhe parece mais adequada. Existem, no entanto, alguns quarteis de bombeiros que já recorrem a ferramentas para otimizarem o planeamento das suas operações. No entanto, representam um número muito reduzido de prestadores. De facto, na grande maioria dos quarteis de bombeiros, é ainda feita a seleção manual da ordem da recolha dos pacientes e no seu agrupamento por veículo. Neste sentido foi realizada uma pesquisa pelas soluções e métodos já existentes para auxiliar no transporte não urgente de doentes. Foi possível identificar uma ferramenta open source desenvolvida em Excel que utiliza métodos heurísticos. Foi-nos possível perceber que tal ferramenta é capaz de auxiliar os bombeiros a otimizarem as rotas de recolha dos pacientes, diminuindo assim a distância percorrida. O nosso método consistiu em realizar testes de performance à ferramenta identificada utilizando dados reais de um corpo de bombeiros do Norte de Portugal. Os resultados foram comparados com os dados históricos do quartel de bombeiros. Depois de adicionar algumas restrições foi possível afinar este solver e permitir que ficasse mais ajustado às necessidades do quartel.
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