ISCAP - ATC de Assessoria e Comunicação Organizacional
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ISCAP - ATC de Assessoria e Comunicação Organizacional by Title
Now showing 1 - 10 of 44
Results Per Page
Sort Options
- Accomodating students with disabilities in academic and institucional contextsPublication . Oliveira, Luciana; Costa, TeresaThe developemnt of educational techonologies has been increasing the opportunities for students with disabilities to integrate Higher Education Institutions...
- Accomodating students with disabilities in academic and institucional contextsPublication . Oliveira, Luciana
- Accountability and Transparency in Cooperatives: A Comparative Analysis between Portugal and GermanyPublication . Meira, Deolinda; Bandeira, Ana M.; Santos, MelanieEste estudio pretende evaluar si la legislación sobre mecanismos de supervisión interna y externa vigente para las cooperativas alemanas permite un nivel de rendición de cuentasy transparencia más adecuados en términos de información financiera en comparación con el modelo adoptado en Portugal. Para ello, y a través de una metodología cualitativa, utilizando la técnica de análisis de contenido y el modelo de estudio de casos múltiples, se construyeron índices de cumplimiento total y parcial por país para evaluarla transparencia y la rendición de cuentasde las cooperativas en la muestra seleccionada. Los resultados obtenidos muestran que las cooperativas analizadas presentan un índice de cumplimiento superior al 50% en todas las categorías seleccionadas. Sin embargo, en todas las categorías, las cooperativas alemanas presentan un porcentaje mayor que las portuguesas, lo cual nos permite concluir que el modelo alemán de supervisión interna y externa proporciona un mayor nivel de rendición de cuentasy transparencia.Palabras clave: Cooperativa; Información financiera; Consejo de Supervisión; Federación de Auditores.
- Adult learners in higher educationPublication . Correia, Ana Maria Ramalho; Mesquita, AnabelaThe development and promotion of the strategic goal of the European Union (EU) to become a competitive and dynamic knowledge-based economy and society (Lisbon European Council, 2000) can only be achieved with relevant technological infrastructures together with people equipped with necessary skills and competencies (European Commission, 2002). This must be supported by a well-structured initial education, constantly updated by a continuous lifelong learning programme, so that people can face the challenges of a series of new jobs, maybe separated by spells of short-term contracts or even unemployment. This continuous education programme should be available to all citizens regardless of their age and social or economic status. In a knowledge-based society, education and training are among the highest priorities because they are central to the creation and transmission of knowledge and are a determining factor for societal innovation. It is also recognized that human resources are the main assets for every organization and country (Lisbon European Council).
- Aprendizagem ao longo da vida e ensino superior: contributos para o aumento da participação dos estudantes adultos não tradicionaisPublication . Correia, Ana Maria Ramalho; Mesquita, AnabelaCom a globalização da concorrência, a aceleração das mutações tecnológicas e os desafios colocados pelo aumento de produtividade e competitividade assentes no conhecimento, entende-se facilmente o apelo à intensificação e ao alargamento da participação dos cidadãos em actividades de aprendizagem ao longo da vida (ALV), tendo em vista responder às preocupações decorrentes do mercado de trabalho em contínua evolução. Essas novas oportunidades educativas devem estar disponíveis, não apenas para os jovens com possibilidade de seguirem uma formação dita convencional, mas para todos aqueles a quem as circunstâncias da vida não permitiram frequentar o sistema formal de ensino. As instituições de ensino superior (IES) desempenham um papel crucial nesta preparação dos cidadãos para a vida. Nelas, os candidatos poderão ter a oportunidade para desenvolverem competências novas e até aperfeiçoarem as que já possuem com vista a responderem aos desafios decorrentes das alterações demográficas, efeitos da globalização e até da reestruturação económica a nível mundial (Green, 2002). Como se refere no documento O Papel das Universidades na Europa do Conhecimento (Comissão..., 2003:7) as IES deverão contribuir para colmatar as lacunas de educação e formação. Estas incluem “necessidade de educação científica e técnica, a aquisição de competências transversais e a possibilidade de aprendizagem ao longo da vida”. Relativamente ao crescimento da procura do Ensino Superior (ES), a mesma surge, em larga medida, em resultado da dupla pressão exercida pelo objectivo fixado nalguns países, de aumentar o número de estudantes neste nível de ensino e pelas novas exigências ligadas à educação e formação ao longo da vida1 (Comissão…, 2003:6). Neste contributo sobre a promoção da ALV no ES, numa primeira parte, define-se, ainda que de forma muito breve, o que se entende por ALV, refere-se o papel do ES neste tipo de aprendizagem e caracterizam-se estudantes adultos não tradicionais (EANT). Na segunda parte do contributo, apresentam-se sugestões concretas para ajudar a promover a ALV, em particular a conferente de qualificações profissionais CITE de nível 5 e 6, junto de EANT.
- Building a knowledge and learning society in Portugal: adult students in technological schools and higher education institutionsPublication . Correia, Ana Maria Ramalho; Sá, Dulce Maria Cardoso Pereira; Costa, Ana Cristina; Mesquita, AnabelaLifelong learning (LLL) has received increasing attention in recent years. It implies that learning should take place at all stages of the “life cycle and it should be life-wide, that is embedded in all life contexts from the school to the work place, the home and the community” (Green, 2002, p.613). The ‘learning society’, is the vision of a society where there are recognized opportunities for learning for every person, wherever they are and however old they happen to be. Globalization and the rise of new information technologies are some of the driving forces that cause depreciation of specialised competences. This happens very quickly in terms of economic value; consequently, workers of all skills levels, during their working life, must have the opportunity to update “their technical skills and enhance general skills to keep pace with continuous technological change and new job requirements” (Fahr, 2005, p. 75). It is in this context that LLL tops the policy agenda of international bodies, national governments and non-governmental organizations, in the field of education and training, to justify the need for LLL opportunities for the population as they face contemporary employability challenges. It is in this context that the requirement and interest to analyse the behaviour patterns of adult learners has developed over the last few years
- Challenges for e-learning and adult students in higher educationPublication . Correia, Ana Maria Ramalho; Mesquita, AnabelaThis article examines Lifelong Learning, from the perspective of the adult learner in higher education, by presenting some of the results of a project, funded by the European Commission's Socrates Programme, LIHE, Learning in Higher Education. It is structured as follows: first, the background of the project is described, then the experiences of the adult student, concerning their induction and tuition, are presented. Some future trends concerning adults in higher education and lifelong learning are outlined and conclusions drawn.
- Comunidades de prática: factores críticos de sucesso para a inovação e a partilha de conhecimentoPublication . Correia, Ana Maria Ramalho; Paulos, Alice; Mesquita, AnabelaAs comunidades de prática constituem um espaço privilegiado de interacção entre os seus membros, promovendo a aprendizagem e a partilha de conhecimento. Sendo esta última uma condição crítica de sucesso para a promoção da inovação, revela-se, pois, crucial, compreender os factores organizacionais que poderão condicionar esta partilha, inibindo-a ou potenciando-a. Assim, nesta comunicação começa-se por evidenciar a evolução do conceito de comunidade de prática (CdP), o seu modo de funcionamento e as suas características, dando-se algum enfoque às comunidades mediadas através de dispositivos electrónicos – as e-CdP ou comunidades digitais. Segue-se a descrição de alguns dos factores que podem condicionar a partilha de conhecimento. Apresentam-se, também, os benefícios e os inconvenientes das CdP para as organizações, bem como algumas recomendações para que estas possam usufruir do potencial relacionado com aquelas comunidades no sentido de promoverem o respectivo sucesso e a inovação.
- Creativity and digital spaces in the intercultural societyPublication . Mesquita, AnabelaIn Permanent Transit: Discourses and Maps of the Intercultural Experience builds interdisciplinary approaches to the study of migrations, traffics, globalization, communication, regulations, arts, literature, and other intercultural processes, in the context of past and present times. The book offers a convergence of perspectives, combining conceptual and empirical work by sociologists, anthropologists, historians, linguists, educators, lawyers, media, specialists, and literary studies writers, in their shared attempt to understand the many routes of the intercultural experience. In Permanent Transit: Discourses and Maps of the Intercultural Experience builds interdisciplinary approaches to the study of migrations, traffics, globalization, communication, regulations, arts, literature, and other intercultural processes, in the context of past and present times. The book offers a convergence of perspectives, combining conceptual and empirical work by sociologists, anthropologists, historians, linguists, educators, lawyers, media, specialists, and literary studies writers, in their shared attempt to understand the many routes of the intercultural experience.
- Os desafios da qualificação profissional pós-secundária não-superior (nível 4) para a inovação empresarial no contexto da União Europeia e dos países da OCDEPublication . Correia, Ana Maria Ramalho; Mesquita, AnabelaA maioria das nações mais desenvolvidas deve, em larga medida, a sua prosperidade à produtividade da sua força de trabalho. Esta produtividade relaciona-se, fundamentalmente, com dois aspectos essenciais. Por um lado, com o nível e adequação das qualificações e competências da população activa, as quais permitem desenvolver o empreendedorismo e criar riqueza e, por outro, com a qualidade e grau de sofisticação dos equipamentos, tecnologias, modelos de organização e sistemas de gestão de que as empresas dispõem. Nesta comunicação, elaborada por convite para apresentação na sessão comemorativa do 20º aniversário da AFTEM, no Porto, após a contextualização das exigências do mercado de trabalho em resultado da inovação empresarial e da emergência das economias baseadas no conhecimento, apresentam-se alguns estudos recentemente concluídos em diversos países e regiões da OCDE, nomeadamente, Austrália, Irlanda, Reino Unido e Escócia – nos quais se foca a necessidade de incrementar o nível de qualificações para responder às necessidades do tecido produtivo por forma a manter a competitividade da indústria e serviços desses países e regiões à escala global; em particular realça-se a importância de se aumentar a percentagem de população activa com nível 4 de qualificação profissional. Aborda-se, ainda, a situação da formação pós secundária não superior em Portugal (nível 4). Conclui-se, formulando algumas recomendações em termos de estratégias e de trabalho futuro com vista a dinamizar as oportunidades de qualificação de nível 4, em estreita articulação com as empresas, como forma de o tecido produtivo nacional dispor de níveis de qualificação de recursos humanos que permitam a mobilidade para novas actividades com maior valor acrescentado e, por esta via, atingir níveis de rentabilidade semelhante à dos restantes estados membros da UE e de outros países da OCDE.
