Advisor(s)
Abstract(s)
Com a globalização da concorrência, a aceleração das mutações tecnológicas e os
desafios colocados pelo aumento de produtividade e competitividade assentes no
conhecimento, entende-se facilmente o apelo à intensificação e ao alargamento da
participação dos cidadãos em actividades de aprendizagem ao longo da vida (ALV),
tendo em vista responder às preocupações decorrentes do mercado de trabalho em
contínua evolução. Essas novas oportunidades educativas devem estar disponíveis,
não apenas para os jovens com possibilidade de seguirem uma formação dita
convencional, mas para todos aqueles a quem as circunstâncias da vida não
permitiram frequentar o sistema formal de ensino.
As instituições de ensino superior (IES) desempenham um papel crucial nesta
preparação dos cidadãos para a vida. Nelas, os candidatos poderão ter a oportunidade
para desenvolverem competências novas e até aperfeiçoarem as que já possuem com
vista a responderem aos desafios decorrentes das alterações demográficas, efeitos da
globalização e até da reestruturação económica a nível mundial (Green, 2002). Como
se refere no documento O Papel das Universidades na Europa do Conhecimento
(Comissão..., 2003:7) as IES deverão contribuir para colmatar as lacunas de educação
e formação. Estas incluem
“necessidade de educação científica e técnica, a aquisição de competências
transversais e a possibilidade de aprendizagem ao longo da vida”.
Relativamente ao crescimento da procura do Ensino Superior (ES), a mesma surge,
em larga medida, em resultado da dupla pressão exercida pelo objectivo fixado
nalguns países, de aumentar o número de estudantes neste nível de ensino e pelas
novas exigências ligadas à educação e formação ao longo da vida1 (Comissão…,
2003:6).
Neste contributo sobre a promoção da ALV no ES, numa primeira parte, define-se,
ainda que de forma muito breve, o que se entende por ALV, refere-se o papel do ES
neste tipo de aprendizagem e caracterizam-se estudantes adultos não tradicionais
(EANT). Na segunda parte do contributo, apresentam-se sugestões concretas para
ajudar a promover a ALV, em particular a conferente de qualificações profissionais
CITE de nível 5 e 6, junto de EANT.
Description
Keywords
Ensino superior Estudantes adultos
Citation
Publisher
Conselho Nacional de Educação