ESE - PSI - Artigos
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- Análise estrutural do inventário do sexismo ambivalente em estudantes portugueses do ensino superiorPublication . Serrão, Carla; Formiga, Nilton; Serrão, Carla
- Assessing the quality of Portuguese child care programs for toddlersPublication . Barros, Sílvia; Aguiar, CecíliaThe purpose of this study was to describe the quality of toddler child care classrooms in the district of Porto, in the north of Portugal. One hundred and sixty classrooms for children between 1 and 3 years of age participated in this study. Results suggested the existence of poor average quality and absence of good-quality classrooms. Child–adult ratio was a statistically significant predictor of overall child care quality (with lower ratios associated with higher quality). The results of this study provide information on the applicability of ITERS-R to a new cultural and linguistic context, suggesting the need to enhance the quality of Portuguese programs serving toddlers.
- Autodiagnóstico de práticas organizacionaisPublication . Serrão, CarlaSeguindo os princípios do mainstreaming1, o Autodiagnóstico de Práticas Organizacionais em matéria de igualdade de género, centra-se num conjunto de dimensões e indicadores basilares para identificar as práticas de gestão que contribuem para a igualdade de género e para identificar e analisar os aspetos onde se registam desigualdades e desequilíbrios entre homens e mulheres. Este autodiagnóstico permite definir políticas de atuação futura que contrariem as desigualdades existentes, que estimulem o tratamento de colaboradores e colaboradoras em moldes não discriminatórios e que contribuam proactivamente para a efetiva igualdade entre mulheres e homens no local de trabalho, com eco na vida familiar e vida pessoal dos sujeitos.
- Comparing Aspects Of The Process Quality In Six European Early Childhood Educational SettingsPublication . Zachopoulou, E.; Grammatikopoulos, V.; Gregoriadis, A.; Gamelas, A.; Leal, T.; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia; Liukkonen, J.; Loizou, E.; Henriksen, C.; Olesen, L. Sanders; Ciolan, L.The European project ‘Early Change’ (http://earlychange.teithe.gr) attempts to evaluate the quality of early childhood education (ECE) environments of six European countries, Greece, Portugal, Finland, Denmark, Cyprus and Romania. The purpose of this paper is to compare the level of two dimensions of the process quality of these environments a) Space & Furnishings, and b) Personal Care Routines. Theorists, practitioners and researchers agree that in order to provide qualitative education to young children, one of the basic needs of all children must be met; that need is the protection of their health and their safety. A high quality early childhood education program must contain a safe and stimulating environment for the child (Lindsey, 1998). Such an environment includes indoor space, outdoor space, furniture, and room arrangement, and it is considered an integral part of a high quality early childhood program. 117 early educators from the six participating countries attended the training seminars about the evaluation of ECE quality using the Early Childhood Environmental Rating Scale-R (ECERS-R). The trained educators evaluated the 8 indicators of the subscale ‘space & furnishings’ and the six indicators of the subscale ‘personal care routines’ in approximately 600 early childhood classrooms from six European countries. The results of this study highlight the similarities and differences concerning the specific dimensions of the process quality of ECE environments in six European countries, and reflect the diversity of ECE environment across these countries. The findings of this study may provide a valuable insight to researchers and educational policy makers for an enhanced understanding of the cultural diversities and the strengthening of the common values and targets of the European Union.
- Consistência interna e verificação da estrutura fatorial em estudantes portugueses/as do ensino superiorPublication . Serrão, Carla; Formiga, Nilton
- Contributos para o estudo da qualidade em contexto de creche na área metropolitana do PortoPublication . Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim; Barros, SílviaO presente estudo constitui um primeiro contributo para o estudo da qualidade de estruturas pré-escolares, neste caso creches, da Área Metropolitana do Porto. Foram estudadas 30 salas de creche destinadas a crianças entre os 12 e os 36 meses, com base num instrumento que avalia a qualidade das creches nos seus aspectos estruturais e processuais. Os resultados revelam a existência de valores médios compatíveis com uma qualidade baixa, não se tendo verificado salas de creche com boa qualidade
- Dimensões da qualidade das salas de creche do distrito do PortoPublication . Barros, Sílvia; Leal, TeresaEste estudo teve como objectivo principal descrever a qualidade de 110 salas de creche do distrito do Porto, frequentadas por crianças com idades compreendidas entre os 12 e os 36 meses, com base na utilização da Escala de Avaliação do Ambiente de Creche - Revista (ITERS-R). Verificou-se que 39% das salas observadas revelaram possuir uma qualidade mínima (i.e., os serviços davam resposta a necessidades de guarda e, em pequeno grau, a necessidades de desenvolvimento básicas) e que as restantes salas podiam ser consideradas de qualidade pobre. Os resultados apontam para a necessidade de se reflectir acerca da educação e dos cuidados em contexto de creche e de se efectuar um investimento no sentido de se promover a sua qualidade.
- A educação sexual no rumo da cidadaniaPublication . Serrão, CarlaA educação sexual e o processo de ensino-aprendizagem “supõe processos basicamente idênticos aos das várias aprendizagens que ocorrem ao logo do ciclo de vida e com estas interage, nos domínios afectivo, cognitivo e comportamental da existência” (Vaz, Vilar, & Cardoso, 1996, p.15). Assim, a Sexualidade “é objecto de um processo educativo desde que nascemos até que morremos” (Vaz et al., 1996, p.15), concluindo‐se, desta forma, que é impossível ser um agente passivo em todo este processo, pois “todas as sociedades, com os seus recursos e instrumentos de socialização, procuram de uma forma formal ou informal transmitir os seus valores fundamentais e as regras de conduta no campo da sexualidade” (M.E. et al., 2000, p.23).
- A educação social e as famílias multidesafiadas: reflexões sobre um trajeto estimuladoPublication . Almeida, Mariana; Ferreira, Marta; Souza, Pâmela; Serrão, CarlaEste artigo tem como objetivo refletir sobre a intervenção junto de famílias multidesafiadas. Para tal e à luz dos princípios que orientam a Educação Social, enfatiza-se a valorização das potencialidades familiares e a capacidade que as famílias detêm para superarem autonomamente as crises quotidianas. Assumindo o papel de catalisador da mudança, o profissional de Educação Social deve privilegiar uma perspetiva sistémica de análise e compreensão da realidade das famílias, evitando o equívoco de lançar um olhar unificado sobre a complexa teia familiar.