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- Análise estrutural do inventário do sexismo ambivalente em estudantes portugueses do ensino superiorPublication . Serrão, Carla; Formiga, Nilton; Serrão, Carla
- Multi-agent system for distributed manufacturing scheduling with genetic algorithms and tabu searchPublication . Madureira, AnaComputerized scheduling methods and computerized scheduling systems according to exemplary embodiments. A computerized scheduling method may be stored in a memory and executed on one or more processors. The method may include defining a main multi-machine scheduling problem as a plurality of single machine scheduling problems; independently solving the plurality of single machine scheduling problems thereby calculating a plurality of near optimal single machine scheduling problem solutions; integrating the plurality of near optimal single machine scheduling problem solutions into a main multi-machine scheduling problem solution; and outputting the main multi-machine scheduling problem solution.
- Educação em Engenharia: Desafios para a InovaçãoPublication . Restivo, Teresa; Alves, Gustavo R.A 1ª Conferência Internacional da Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia (CISPEE2013) decorreu nos dias 31 de Outubro e 1 de Novembro de 2013, no Porto, Portugal. Organizada conjuntamente pela Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia (SPEE) e pelo Institituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), a CISPEE2013 reuniu no ISEP mais de 100 participantes oriundos de Portugal, Alemanha, Brasil, EUA, Irlanda, Japão, Marrocos, Reino Unido, República Checa e Suécia, para debater os “Desafios para a Inovação da Educação em Engenharia”.
- Educação e Relações Interinstitucionais no Brasil e em PortugalPublication . Souza, Donaldo; Castro, Dora; Rothes, LuísEste artigo visa discutir, sob enfoque comparativo, a descentralização da educação no Brasil e em Portugal a partir da década de 1990, isto com base na revisão da literatura pertinente e dos marcos jurídicos que vieram regulá-la, procurando problematizar as relações interinstitucionais que medeiam este processo, no Brasil, sob a ótica do regime de colaboração e, em Portugal, segundo as relações estabelecidas entre os poderes central e local. Como conclusão mais geral, constata que, apesar de o poder central vir difundindo o discurso da descentralização nestes países, já há algum tempo, tudo leva a crer que o plano da retórica não logrou ser efetivamente superado, pois entre avanços e recuos deste processo as tentativas vêm se constituindo em movimentos de alguma desconcentração de poderes, ainda marcados pela mesma lógica centralizadora, herança histórico-social, em ambos os casos, dos seus respectivos períodos ditatoriais, agora também sob a modulação de políticas econômicas neoliberalizantes.
- The application of Technological Tools in Modern Higher Education: Integrated view and perspectvies of application in a practical casePublication . Vieira, Domingos; Costa, Pedro; Cunha, Lídia; Lemos, Joana; Ferreira, Sara; Metello, Luís F.A utilização de ferramentas tecnológicas no Ensino Superior como metodologia de ensino/aprendizagem apresenta-se cada vez mais generalizada. Consciente do facto, a Área Técnico-Científica de Medicina Nuclear da ESTSP.IPP, tem vindo a evoluir na integração gradual de algumas ferramentas tecnológicas na sua realidade específica quotidiana, sempre no sentido de aumentar a qualidade dos serviços que presta e a eficiência do processo, encarado na sua globalidade, acreditando na importante contribuição que podem vir a representar em termos de aumento da competitividade e da facilitação do alcance dos objectivos assumidos, particularmente em termos de ensino à distância e de internacionalização dos diversos projectos pedagógicos em que esta Área se encontra envolvida. Este trabalho tem como objectivo partilhar a experiência adquirida e o estado actual do uso de ferramentas tecnológicas no quotidiano, assim como as próximas etapas previstas no desenvolvimento de este projecto, considerado, por definição, como de longo-prazo
- Gestão de expatriados: um estudo exploratório em empresas portuguesas com operações em MoçambiquePublication . Machanisse, Maria Eva Marcos; Martins, DoraEste estudo tem como objetivo compreender a fase de preparação da expatriação de empresas portuguesas para Moçambique. Mais concretamente, procura explorar as práticas de Gestão de Recursos Humanos desenvolvidas durante a fase de preparação de missões internacionais para Moçambique. Para a realização do estudo foram selecionadas 5 empresas portuguesas que têm experiência de expatriação de colaboradores para Moçambique. Foi utilizada a metodologia qualitativa, optando-se pelo estudo caso múltiplo e exploratório. O instrumento de recolha de informação foi a entrevista semiestruturada. Ao todo, foram realizadas 12 entrevistas, das quais 5 destinaram-se a representantes organizacionais e 7 a expatriados/repatriados das 5 empresas em estudo. Os resultados sugerem que as empresas portuguesas preparam a expatriação para Moçambique. Porém, essa preparação é feita de forma informal, não existindo ainda um programa formalizado de preparação de expatriações, nomeadamente para Moçambique. Na parte final da dissertação são discutidos os principais resultados obtidos e apresentadas as conclusões do estudo aqui levado a cabo.
- Coaching: caraterísticas do coach e benefícios do coaching para o clientePublication . Vieira, Ana Lúcia da Costa; Vieira, Diana AguiarNa atual conjuntura, em que as organizações enfrentam múltiplos desafios pela natureza complexa, incerta e volátil da própria envolvente, torna-se imprescindível conhecer e compreender quais as ferramentas que auxiliam a um maior aproveitamento e desenvolvimento do capital humano (Pina e Cunha et al., 2010). Pelas constantes mudanças tecnológicas, de mercados, políticas e sociais as pessoas têm que se ir adaptando, e o Coaching pode ser uma resposta para as presentes contingências. A importância do Coaching é revelada em diversos estudos pela sua eficácia e respetivos benefícios. Deste modo, faz todo o sentido querer estudar a ferramenta, tendo como objetivo principal querer perceber se as caraterísticas do coach interferem com os benefícios do respetivo cliente. A investigação é apoiada por uma metodologia quantitativa, que testa as hipóteses criadas, de encontro aos objetivos gerais. Em suma, o trabalho é valioso para o crescimento e maturação do Coaching, ao fornecer novos dados.
- A satisfação dos colaboradores com o sistema de recompensas: um estudo empírico em cooperativas agrícolas da Região Norte de PortugalPublication . Bouça-Nova, Clara Alexandrina Ferreira; Martins, DoraEsta dissertação tem como objetivo central o estudo da satisfação dos colaboradores com o sistema de recompensas de que beneficiam nas organizações onde trabalham. A lógica subjacente ao seu desenvolvimento privilegia, primeiramente, uma abordagem sobre os conceitos de sistema de recompensas e de satisfação e, consequentemente, as teorias que relacionam ambos os conceitos. Foi aplicado um inquérito por questionário a uma amostra de 94 colaboradores de duas cooperativas agrícolas localizadas na região Norte de Portugal. Foram testadas algumas hipóteses de estudo capazes de permitir caracterizar os sistemas de recompensas desenvolvidos nas cooperativas agrícolas objeto de estudo. A análise dos resultados permite concluir que: 1) é menor a satisfação com o sistema de recompensas entre os colaboradores do sexo feminino; 2) é maior a valorização atribuída à componente monetária do que à componente não monetária do sistema de recompensas; 3) a antiguidade na organização não influencia a satisfação dos colaboradores com o sistema de recompensas de que beneficiam; 4) predomina a componente monetária fixa no sistema de recompensas de ambas as cooperativas; 5) a maior satisfação com o sistema de recompensas de que beneficiam é encontrada entre os colaboradores com habilitações de nível superior e; 6) não foram encontradas diferenças na satisfação com o sistema de recompensas entre os colaboradores acima versus abaixo dos 45 anos. Baseado nestes resultados, na parte final desta dissertação são discutidas as principais implicações teóricas e práticas. Algumas limitações bem como sugestões para futura pesquisa são também apresentadas.
- As competências transversais e as práticas de gestão por competências: um estudo exploratório de diferentes realidades organizacionaisPublication . André, Ana Rita Dias; Rodrigues, Ana C.Ao profissional de hoje é exigido o domínio de competências que transcendem a sua própria função, área ou nível de qualificação, colocando-se assim às empresas o desafio de identificar e desenvolver as referidas competências, a partir de uma gestão de recursos humanos (GRH) que tenha por base as competências, seja ela uma gestão mais ou menos formalizada. A gestão por competências permite uma gestão estratégica, integrada e coerente dos processos de GRH, na medida em que poderá ser transversal a todos os seus subsistemas e acontece de forma articulada com os objetivos globais do negócio. Neste contexto, emerge a investigação que se segue, um estudo exploratório, de cariz qualitativo que tem como objetivos compreender em profundidade a realidade de diversas empresas em termos de competências transversais valorizadas e as suas práticas de gestão de recursos humanos baseadas em competências. Entrevistamos dez gestores de recursos humanos e administradores de empresas, com um número diferenciado de trabalhadores, representando assim as micro, peque- nas, médias e grandes empresas do norte de Portugal. Concluímos que as competências transversais mais valorizadas pelas empresas são a flexibilidade, relacionamento interpessoal, adaptação à mudança e trabalho em equipa. Esta investigação permitiu ainda compreender que a presença das competências na GRH é caracterizada por uma forte informalidade. Nesta informalidade, as competências transversais estão presentes na contratação, na retenção e nos planos de desenvolvimento, sendo menos frequente a sua utilização em práticas como a gestão e avaliação de desempenho, gestão de carreiras e gestão de benefícios e recompensas. Estes resultados representam vantagens para a produção científica e para as empre- sas, sistemas de ensino, profissionais e estudantes, não só pela importância que as competências e as competências transversais assumem no mercado de hoje e porque fornecem dados atualizados e pistas para investigações futuras.
- Liderança virtuosa, comprometimento organizacional e desempenho individualPublication . Lopes, Paula Maria Pereira Rodrigues; Araújo, Manuel SalvadorNum mundo hipercompetitivo, a afirmação da virtuosidade tem enfrentado consideráveis resistências, sendo mesmo considerada como sinónimo de fraqueza ou ingenuidade. Todavia, e perante evidências dos potenciais perigos do exercício da liderança desprovido de valores, ética e moralidade, elevam-se as vozes em defesa de uma liderança virtuosa, capaz de aportar contributos significativamente positivos às organizações e seus colaboradores. Partindo desta premissa, esta investigação teve como objetivo analisar, com base nas perceções dos liderados, o impacto da liderança virtuosa no comprometimento organizacional, assim como o contributo deste último no desempenho individual. Sustentados numa metodologia quantitativa, inquirimos, numa primeira fase, 113 liderados provenientes de organizações localizadas no território português, com vista a apurar quais as virtudes que mais valorizavam num líder. Os dados para o teste de hipóteses foram recolhidos através da aplicação de uma bateria de testes junto de 351 liderados, também a exercer funções em organizações a operar em Portugal. Os resultados sugerem que as perceções dos liderados em torno de três dimensões de virtuosidade da liderança (liderança baseada em valores, perseverança e maturidade) contribuem para o comprometimento organizacional, sobretudo nas suas vertentes afetiva e normativa e, que este último, por sua vez, é capaz de influenciar positivamente o desempenho individual.