ESMAE - PTE - Provas de Título de Especialista
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- 1º ACTO - Música de Cena de João Loio: Espectáculo apresentado no Teatro Rivoli - FITEI -2005Publication . Beja, FranciscoConhecia há bastante tempo a maior parte do reportório a executar, quer por audição das músicas em CDs e concertos, e quer por ter visto alguns dos espetáculos de que faziam parte. Tratando-se de composições para a Cena, este conhecimento prévio teve alguma importância na busca de ambientes para cada tema. Elaborei este trabalho tendo ainda como referência experiências anteriores com espetáculos do João Loio, nos quais a teatralidade do alinhamento e da apresentação dos diferentes temas era um elemento fundamental. Neste projeto interessou-me explorar duas ideias básicas: a sensação de fecho e abertura do campo visual, provocada pela ocultação do Ciclorama, que cria uma caixa preta adequada a uma certa intimidade, e também a introdução de cor, dominada pela presença do ciclorama, contribuindo para a criação da ambiência de cada tema.
- Acerca do Trabalho de Direcção de cena e de produção na Associação Cultural Primeiro AndarPublication . Leitão, PedroO presente documento tem como objetivo dar a conhecer um trabalho profissional selecionado pelo docente Pedro Miguel Santos Leitão – equiparado a assistente, do curso de Teatro/Direção de Cena e Produção da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto. Numa primeira parte, este documento pretende ser uma abordagem ao meu trabalho enquanto Produtor e Diretor de Cena da Primeiro Andar Associação Cultural, associação da qual sou fundador, juntamente com um grupo de artistas com os quais finalizei o curso de teatro na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo. Na segunda parte, apresento o meu trabalho e documentação relativa ao espetáculo “Aqui Ninguém Perde a Cabeça por um Braço”, estreado no Teatro de Vila Real em 2007, com texto e encenação de Fernando Moreira
- Análise da obra "Mão Morta - Müller no Hotel Hessischer Hof (1998/2006)"Publication . Tudela, NunoNo âmbito da prova para título de especialista em Áudiovisuais e Produção dos Media, à qual me proponho, pretende-se fazer uma reflexão sobre o vídeo musical, desde a sua realização à pós-produção, dentro de um contexto nacional e em como a sua importância pode influenciar o ensino do audiovisual. Um vídeo musical é também uma curta metragem com características peculiares onde o papel da música ganha o primeiro plano. Por esta razão, pretende-se também estabelecer uma relação com a produção cinematográfica. O texto divide-se em cinco partes. Na primeira, contextualiza-se o vídeo musical numa tentativa de definição e enquadramento histórico internacional e nacional. Na segunda e terceiras partes, seguindo uma lógica de separação estrutural definida na obra de Rabiger (2004), dividiu-se as questões relacionadas com a estética das de identidade na autoria da criação de vídeos musicais. Esta separação fundamenta-se na associação da autoria de decisão autónoma, e da influência direta de terceiros no ato de criação. A quarta parte faz uma revisão das metodologias de trabalho para um vídeo musical com breves reflexões à sua relação com as da produção cinematográfica. Na quinta parte, faz-se uma reflexão mais detalhada do filme “Müller no Hotel Hessischer Hof”, a obra que se propõe para estudo e discussão, e que se entende apresentar como exemplo resultante de toda a experiência anterior do seu autor, e que se considera pertinente para abrir a discussão dos aspetos técnicos, das opções de realização e da pós-produção (dando especial importância à montagem). “Müller no Hotel Hessischer Hof” foi uma obra de importância vital para a afirmação do seu autor, uma vez que é a primeira que tem distribuição nacional em edição vídeo comercial. Para além disso, foi o primeiro trabalho de longa duração que realizou, um ano depois de ter recebido um dos prémios mais importantes na área do vídeo musical: o Prémios Blitz. Tratando-se de um filme feito na década de 90, ainda com equipamento de vídeo analógico, pode parecer desatualizado perante os avanços tecnológicos ocorridos nos últimos anos. No entanto deve ser visto como uma obra que resulta de um processo experimental e como tal obedeceu a uma lógica de construção que é herança de experiências adquiridas. Como em qualquer processo de aprendisagem, a experientação deve ser uma prática dominante. Este filme foi a oportunidade de pôr em prática processos e ideias que foram sendo testados em ambiente profissional. Porque se trata de um laboratório vivo, a produção de vídeos musicais permite e promove as ideias. Esse potencial deve ser considerado no universo pedagógico mantendo -o sempre numa relação estreita com o mundo profissional. Defendendo a ideia que a criatividade deve ser estimulada pela imaginação, apresenta-se numa obra que, graças às sua singularidade, foi produzida com recurso a uma grande necessidade laboratorial e que recorreu a soluções que resultaram tanto do exercício como da imaginação, uma alternativa ao modelo convencional. “Müller no Hotel Hessischer Hof” não pretende ser um exemplo perfeito mas pela suas condições de produção deve ser vista como uma obra de liberdade criativa, um bom exemplo para estudo e de entendimento para a relação entre a realização e a pós-produção.
- A arte fotográfica em Vila do CondePublication . Alves, Cesário Manuel FerreiraNeste documento reúne-se a informação para a candidatura ao título de especialista na área de educação e formação (CNAEF) 213, Audiovisuais e Produção dos Media, onde se inclui a minha área de especialização, Fotografia. Inicialmente farei um resumo e comentário do meu percurso profissional desde 1992 até ao presente. Apresento de seguida uma descrição dos antecedentes, bem como o trabalho que selecionei para esta candidatura: A Arte Fotográfica em Vila do Conde, o meu contributo para a exposição e catálogo “Vila do Conde, Tempo e Território”, contextualizando a sua evolução, uma vez que se integra num processo de investigação iniciado em 1993 e que se mantém aberto. Por fim, acrescento o currículo e certificados de formação (Anexo_04). Nos anexos 01, 02 e 03 apresento documentação detalhada que complementa o trabalho proposto para avaliação nesta candidatura. O anexo 05 é um portfólio com uma seleção de alguns exemplos da minha atividade fotográfica, terminando com o catálogo “superturismo” (Anexo_06), resultante do Master of Arts na University of Derby, publicado em 2003, no momento da sua exibição na Galeria Imagolucis, no Porto. O anexo 07 reúne fichas de unidades curriculares que leciono no DAI / ESMAE /IPP.
- Balada para um carrinho de bebéPublication . Topa, JoséAcontece que o Homem que embala o Carrinho espreita as aflições da contemporaneidade; do ser Homem do seu tempo com todas as dificuldades que isso implica, a começar nas aparências perigosas que parecem conduzi-lo ao abismo. Se o Homem se entrega a uma espera diligente do futuro, procura, assim creio, afirmar no Bebé que vem um campo aberto de possibilidades. Esse compromisso moral não fecha o futuro, abre-o e disso procura dar nota a encenação. O tremor visível, e táctil, do actor como que relembra a tensão dessa disponibilidade para criar e cuidar o que acarreta uma precariedade necessária, uma modéstia comovente. Parece que estamos próximos de um teatro que se entrega sem omissões ao colapso das aparências, ao colapso do próprio teatro. Que sobra dessa exposição frugal de vestígios? O casaco de Próspero a partir de fios eléctricos? A sintonização dos ecos do mundo num rádio de pilhas? A trindade iluminante que parece consagrar uma religiosidade antiga? As mamas da Genoveva? Talvez só reste o rosto do actor no embalo das sombras.
- Caderno de Apoio às Aulas Coletivas de GuitarraPublication . Ramos, Paulo Jorge Rodrigues CostaNeste trabalho são apresentadas reflexões sobre a minha atividade desenvolvida enquanto professor de aulas individuais e de aulas coletivas de instrumento - guitarra -, nomeadamente sobre a ação na sala de aula no sentido de potenciar a aprendizagem. Será também apresentado o material didático que utilizo nas aulas coletivas - Caderno de Apoio às Aulas Coletivas de Guitarra -, com vista à iniciação e desenvolvimento das capacidades de execução técnica e musical de repertório da guitarra clássica como alavanca para adquirir competências para a utilização da guitarra, enquanto ferramenta auxiliar para acompanhamentos e não como solista.
- Candidatura a Título de EspecialistaPublication . Nefedov, Evgeny NikolaevitchIntrodução: A minha atividade artística e profissional nos últimos vinte anos, tem-se desenvolvido na área da interpretação pianística, como concertista, quer como pianista acompanhador. Procurarei, ao longo deste trabalho, traçar o meu trajeto de vida, inevitavelmente ligado à minha paixão pela música, de um modo particular ao piano. A universalidade da música, permitiu-me vencer fronteiras, linguagens, culturas, facilitando bastante a minha integração em Portugal. Neste contexto, ir-me-ei referir, no decurso do desenvolvimento desta apresentação, ao meu trajeto de vida, desde o meu nascimento, até à atualidade, passando, inevitavelmente, pelo trabalho que desenvolvi ao longo deste percurso e ao qual dei o título: A MÚSICA A UNIR CULTURAS
- Candidatura de obtenção do Título de EspecialistaPublication . França, Maria LuísA realização deste trabalho tem como objectivo final a minha candidatura ao título de especialista em Artes/Teatro/Voz/Música do Instituto Politécnico do Porto. Começarei por apresentar uma reflexão sobre o meu perfil pessoal seguida de uma reflexão detalhada sobre o meu percurso tanto na carreira docente como sobre a minha carreira artística. O trabalho estará dividido em duas partes que precedem a conclusão. Nos anexos, incluirei programas dos concertos, artigos de revistas e jornais e fotos relacionadas com o trabalho apresentado na parte II. Incluo ainda, um video completo de uma apresentação no Teatro Rivoli em Junho de .[...]
- Candidatura de obtenção do Título de Especialista DEVISINGPublication . Binyon, Claire MargaretIn this report, presented as part of my application for the title of Specialist in Devising/Theatre it is my intention to follow the course of my professional life and its connection with Devising and the development of this methodology as an approach to theatre making. Along the way I will evidence my level of expertise and knowledge in this area and as such show my eligibility for the specialist status, including the presentation of the working booklet 10 years of a module in Devising for actors. [...]
- CD "Master classe"Publication . Pereira, AbelDigo muitas vezes isso aos meus alunos, mas sempre depois de lhes explicar como e porquê! Ouvira essa expressão vezes sem conta da boca de alguns professores, bem no início da minha aprendizagem! Mas na verdade, raramente me explicavam de que maneira deveria resolver os problemas que me surgiam. Por muito que repetisse o mesmo trecho, nunca estava bem, e se alguma vez conseguisse executar uma determinada passagem difícil de forma positiva, seria somente por mero acaso e não era de todo uma resolução permanente! Por vezes, ao fim de algum tempo de insistência começavam a soar algumas notas interessantes e por momentos achava que tinha conseguido, mas subitamente apareciam outros obstáculos no caminho, que me impediam de ter uma prestação com qualidade. No início do estudo da trompa, apesar da dificuldade na emissão das notas, devido ao facto dos harmónicos naturais estarem todos demasiado juntos, não me parecia difícil tocar este instrumento…Gostava do som que ouvia nas gravações e achei que seria o instrumento que queria aprender. Comprei um método com as posições das notas nos diferentes registos e muitas notas longas para praticar! Mas depressa se tornou desinteressante, todo aquele trabalho, sem melodias ou ritmos agradáveis e acima de tudo sem grandes objectivos. Um livro com muitas páginas e muito pouco conteúdo. O mesmo livro era destinado a todos os instrumentos da família dos metais! Pouco tinha de específico, sendo o tema principal, a aprendizagem das posições das notas.
