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Authors
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Abstract(s)
No âmbito da prova para título de especialista em Áudiovisuais e Produção dos Media, à
qual me proponho, pretende-se fazer uma reflexão sobre o vídeo musical, desde a sua
realização à pós-produção, dentro de um contexto nacional e em como a sua importância
pode influenciar o ensino do audiovisual. Um vídeo musical é também uma curta metragem
com características peculiares onde o papel da música ganha o primeiro plano. Por esta
razão, pretende-se também estabelecer uma relação com a produção cinematográfica.
O texto divide-se em cinco partes. Na primeira, contextualiza-se o vídeo musical numa
tentativa de definição e enquadramento histórico internacional e nacional. Na segunda e
terceiras partes, seguindo uma lógica de separação estrutural definida na obra de Rabiger
(2004), dividiu-se as questões relacionadas com a estética das de identidade na autoria da
criação de vídeos musicais. Esta separação fundamenta-se na associação da autoria de
decisão autónoma, e da influência direta de terceiros no ato de criação. A quarta parte faz
uma revisão das metodologias de trabalho para um vídeo musical com breves reflexões à
sua relação com as da produção cinematográfica. Na quinta parte, faz-se uma reflexão mais
detalhada do filme “Müller no Hotel Hessischer Hof”, a obra que se propõe para estudo e
discussão, e que se entende apresentar como exemplo resultante de toda a experiência
anterior do seu autor, e que se considera pertinente para abrir a discussão dos aspetos
técnicos, das opções de realização e da pós-produção (dando especial importância à
montagem).
“Müller no Hotel Hessischer Hof” foi uma obra de importância vital para a afirmação do seu
autor, uma vez que é a primeira que tem distribuição nacional em edição vídeo comercial.
Para além disso, foi o primeiro trabalho de longa duração que realizou, um ano depois de ter
recebido um dos prémios mais importantes na área do vídeo musical: o Prémios Blitz.
Tratando-se de um filme feito na década de 90, ainda com equipamento de vídeo analógico,
pode parecer desatualizado perante os avanços tecnológicos ocorridos nos últimos anos. No
entanto deve ser visto como uma obra que resulta de um processo experimental e como tal
obedeceu a uma lógica de construção que é herança de experiências adquiridas. Como em
qualquer processo de aprendisagem, a experientação deve ser uma prática dominante. Este
filme foi a oportunidade de pôr em prática processos e ideias que foram sendo testados em ambiente profissional. Porque se trata de um laboratório vivo, a produção de vídeos
musicais permite e promove as ideias. Esse potencial deve ser considerado no universo
pedagógico mantendo -o sempre numa relação estreita com o mundo profissional.
Defendendo a ideia que a criatividade deve ser estimulada pela imaginação, apresenta-se
numa obra que, graças às sua singularidade, foi produzida com recurso a uma grande
necessidade laboratorial e que recorreu a soluções que resultaram tanto do exercício como
da imaginação, uma alternativa ao modelo convencional. “Müller no Hotel Hessischer Hof”
não pretende ser um exemplo perfeito mas pela suas condições de produção deve ser vista
como uma obra de liberdade criativa, um bom exemplo para estudo e de entendimento para
a relação entre a realização e a pós-produção.
Description
Keywords
Vídeo musical Documentário Experimentalismo Criatividade
Citation
Publisher
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo.