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ESMAE - PTE - Provas de Título de Especialista

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Recent Submissions

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  • Candidatura de obtenção do Título de Especialista DEVISING
    Publication . Binyon, Claire Margaret
    In this report, presented as part of my application for the title of Specialist in Devising/Theatre it is my intention to follow the course of my professional life and its connection with Devising and the development of this methodology as an approach to theatre making. Along the way I will evidence my level of expertise and knowledge in this area and as such show my eligibility for the specialist status, including the presentation of the working booklet 10 years of a module in Devising for actors. [...]
  • Liturgy of the Birds – in memoriam Olivier Messiaen
    Publication . Bernardes, Daniel
    Liturgy of the Birds tem a sua génese nas minhas explorações das técnicas de composição de Olivier Messiaen. O seu pensamento musical, alicerçado num vasto conhecimento de práticas musicais de diferentes épocas e culturas, dá origem a um corpo de trabalho de uma riqueza e originalidade extraordinárias. Quis explorar a sua linguagem e os processos que lhe são subjacentes e aplicá-los a um contexto Jazz onde se junta um quarteto de percussão ao clássico trio de piano Jazz. Tomei contacto com a música de Olivier Messiaen ainda adolescente, no contexto das aulas de Análise e Técnicas de Composição ministradas por Pedro Figueiredo no Orfeão de Leiria. Dedicámos algumas destas aulas a analisar excertos da Sinfonia “Turangalila” assim como do “Quatour pour la Fin du Temps” assim como à leitura e análise de excertos do seu sucinto tratado “Technique de mon language musical”. O contacto com esta música foi brutal pois vinha de um contexto de música tonal onde Ravel ou Debussy se revelavam como os compositores mais modernos com que contactávamos. [...]
  • A vida em seis cordas
    Publication . Fernández Aguín, Virxilio da Silva
    Preâmbulo O trabalho que aqui venho apresentar é o espelho da minha carreira musical para a sua consideração na obtenção do Título de Especialista. Os textos que seguem focam-se principalmente nos dez últimos anos da minha carreira artística como é requerimento deste concurso, e tratam de pôr em relação as diferentes etapas do meu percurso enquanto músico profissional com a minha evolução enquanto docente, função que quase de maneira natural todos os músicos de jazz desenvolvemos desde o início das nossas carreiras como parte fundamental da transmissão oral que é própria deste género, e que considero indispensável também na própria aprendizagem e desenvolvimento pessoais, e mesmo como forma de contribuição a manter viva uma música em constante mudança e desenvolvimento. O primeiro texto é um resumo do meu percurso ora formativo, ora profissional com uma abordagem mais generalista da minha carreira. A continuação apresento as diferentes vertentes do meu percurso enquanto estudante, músico e professor. Estas serão analisadas pormenorizadamente sempre pondo em evidência a relação intrínseca que ao meu parecer existe entre o desenvolvimento de uma vida artística ativa e um bom desempenho das capacidades como docente. O trabalho completa-se com o contributo do meu currículo completo e a demonstração documental nos anexos, que acredita os elementos que nele se expõem. Desde o curso 2018-2019 venho desenvolvendo a minha capacidade docente na ESMAE como professor de guitarra do departamento de jazz, função que já tive a oportunidade de ocupar anos atrás, durante o meu último ano como aluno da mesma escola. Sou professor também desde 2015 do Seminário Permanente de Jazz de Pontevedra, na Galiza, e venho desenvolvendo igualmente esta função em diferentes workshops, masterclasses e seminários, experiências que irei abordando ao longo deste escrito.
  • Prova para obtenção do título de especialista
    Publication . Ramos, Fernando Manuel Pereira
    The saxophone is a simple instrument that due to its relatively straightforward octave structure and conical bore becomes exponentially quite complex and demanding. The need to understand how intrinsic vocal processes shape the use of register changes, dynamic control, articulation and interval tuning in all registers is a natural part of learning the instrument’s mechanics in general. On a more complex level, many works written in recent years demand a further minute and finely detailed knowledge of distinct variations whether applied to multiphonics, top-tones, bisbigliando, flutter-tonguing, slaps, growl, glissandi, bends, portamenti and numerous other specifics labeled as extended techniques. Although these techniques are learned individually, when applied to each composer’s specific musical idiom, the correlation of these “tools” evolves into unique phrases (or cells) as a whole, solely intended to relate the idea (or gestures) imagined by the composer. Fused with both “normal” and “extended” techniques is the use of vocalisation. The way we produce vowels, consonants, syllables and subsequent phrases in spoken word, is exactly how we produce and shape sound on a saxophone. The work presented here is not in any way a specific in-depth look into how each aspect could be explored. I humbly intend to present a brief guideline depicting aspects pertinent to interpreting Filipe Vieira’s piece “War Why?” I for alto saxophone and bass clarinet as well as ¿War Why? II for solo alto saxophone. My idea is simply to present my process in which I break down the components that led me to further explore his microtonally-based musical idiom. I chose this topic to discuss because it covers quite a few aspects of saxophone playing as a whole, in my opinion. I briefly explain how I went about ways of taking microtonal exploration to new heights, contrary to only limiting myself to learning new fingerings that produce a quarter-tone instead of a half-tone. This glimpse into this world of sound scrutiny also served as a basis for my present doctoral studies.
  • Origens
    Publication . Formoso, Ricardo Costa
    Contextualização: A idealização deste projeto surge da vontade de registrar por primeira vez as minhas composições após experienciar o trabalho como sideman em diversas formações e com músicos relevantes do cenário jazzístico nacional e internacional. Até a data de gravação do álbum Origens em setembro de 2017 no Teatro Helena Sá e Costa (THSC) da ESMAE, tive a oportunidade de participar em projetos que de alguma forma influenciaram o meu imaginário musical. Neste sentido, gostaria de salientar a colaboração com músicos como Jorge Rossy, Mike Fletcher, Demian Cabaud, Mário Santos e João Mortágua; a participação desde a sua constituição em 2010 no Coreto Porta Jazz e especialmente nas gravações dos discos Mergulho (2014) e Sem chão (2015); também a colaboração regular com a Orquestra Jazz de Matosinhos que me brindou a oportunidade de partilhar palco com artistas convidados como Kurt Rosenwinkel, Mark Turner, Chris Cheek, Fred Hersch, Peter Evans, Kiko Freitas, João Barradas, João Paulo Esteves da Silva, entre outros. Para mim Origens reúne todas as experiências musicais adquiridas até a sua concretização e também aquelas mais pessoais, num trabalho que pretende ser autobiográfico e descritivo desta primeira etapa em Portugal.
  • A Máquina da Imaginação
    Publication . Barbosa, Sónia Alexandra Souto
    Introdução: O projeto “Máquina da Imaginação” foi realizado, com uma turma do 7.º ano, mais concretamente com a turma 7.ºD, na escola secundária do agrupamento de escolas da Senhora da Hora, e resulta do trabalho exploratório, ao longo do ano letivo 2017/2018, realizado no âmbito da disciplina de Oferta Complementar (OC): ’Teatro’, contextualizada no projeto-piloto de Autonomia e Flexibilização Curricular (AFC). O trabalho desenvolvido neste “espaço de exploração” das linguagens dramáticas teve sempre em conta, como foco da ação, o ‘grupo‘ e o ‘indivíduo’ dentro do grupo; todo o trabalho produzido e apresentado reflete verdadeiramente um significativo e longo processo de aquisições e de crescimento, bem como o comprometimento do grupo/jovem na criação e construção, através de uma linguagem artística, em concreto a linguagem dramática, de narrativas e histórias, as quais são também o espelho da construção das identidades. Da designação da oficina que abrigou o projeto - ‘Oferta Complementar - Oficina de Teatro’ -, será importante salvaguardar que este pisa antes de tudo o terreno didático desta linguagem artística, colocando a tónica na Expressão dramática, no sentido em que o trabalho desenvolvido, mesmo no processo de criação/construção das apresentações realizadas, gravitou sempre em torno do indivíduo/aluno, turma/grupo, do desenvolvimento das respetivas competências individuais e grupais aos mais diversos níveis; o foco esteve sempre no desenvolvimento do grupo e, em particular, de cada aluno, culminando no ato de “enfrentar” o desafio “maior” - o contacto com o elemento mais assustador (e ao mesmo tempo mais apetecível): O público. Deste modo, as apresentações, em especial a final apresentaram-se como etapas decorrentes do trabalho realizado, apesar de importantes e necessárias à conclusão do projeto. Com este trabalho/relatório, pretende-se demonstrar as competências profissionais a que eu, Sónia Alexandra Souto Barbosa, possuo e apresento para a candidatura ao título de especialista na área das linguagens dramáticas: Expressão Dramática / Teatro. O desafio reportado no presente documento, foi-me proposto pela direção da escola, enquanto Técnica Especializada na área em questão, no sentido de dar corpo a uma oficina que pela sua inexistência nos curricula do Ensino Básico, particularmente no 3º ciclo, pretendia cumprir uma vertente importante da educação: a formação global do aluno. Importa referir que outros trabalhos poderiam ter sido escolhidos para aferir as competências profissionais; trabalhos realizados em outros contextos, com públicos diversos e finalidades aparentemente distintas, mas sempre com as linguagens dramáticas como elemento basilar. No entanto, o projeto “A Máquina da Imaginação” revela a importância das linguagens dramáticas em contextos educativos. A sua presença deficitária no currículo, para além do previsto (o que, nos dias de hoje, se extingue no fim do 1.º ciclo do ensino básico) e, consequentemente, a forma como esta área expressiva concorre para o cumprimento do idealizado no “Perfil para o aluno do século XXI”, possibilitaria que todos os alunos a descobrissem e se “descobrissem”.
  • Design de figurino para Turandot: prova de especialista
    Publication . Ferreira, Maria Manuela Pimenta Rocha
    Ao escolher Turandot como forma de apresentar o trabalho realizado para o espetáculo, enquanto designer de figurinos e no âmbito de uma prova de Especialista, convoca um conjunto de razões: O facto de ser uma criação recente (2015) que espelha o modo como atualmente vivo a minha sensibilidade como figurinista, assim permitindo uma avaliação de competências artísticas e técnicas na atualidade; o referido espetáculo se poder considerar uma grande produção, envolvendo a coprodução de três companhias de teatro com o Teatro Nacional de São João; ser um trabalho que não só me permitiu aplicar saberes adquiridos ao longo da minha experiência profissional, mas também fazer novas aprendizagens; e, finalmente, ter podido articular, no design, o meu particular fascínio pelo Oriente. A ideia de Oriente é para mim a do lugar do deslumbramento, por excelência, e onde os sentidos da vida se cruzam ao meu interesse pelo Teatro. São lugares de redenção, recriação e reflexão. Esta criação permitiu desafios motivadores e marcou um particular momento do meu percurso, pois mais do que nunca tomei consciência da inevitável interação entre as questões da formação e da criação teatral permitindo-me identificar novas pistas para a didática das várias disciplinas que leciono no curso de teatro. A apresentação deste trabalho Design de Figurinos para Turandot, no âmbito da prova de Especialista, segue a lógica tradicional da construção de um espetáculo, na sequência processual que me é familiar face às questões de carácter técnico, artístico e dramatúrgico, as quais levaram à concretização do vestuário, acessórios e caracterização dos diversos personagens nela envolvidos.
  • Caderno de Apoio às Aulas Coletivas de Guitarra
    Publication . Ramos, Paulo Jorge Rodrigues Costa
    Neste trabalho são apresentadas reflexões sobre a minha atividade desenvolvida enquanto professor de aulas individuais e de aulas coletivas de instrumento - guitarra -, nomeadamente sobre a ação na sala de aula no sentido de potenciar a aprendizagem. Será também apresentado o material didático que utilizo nas aulas coletivas - Caderno de Apoio às Aulas Coletivas de Guitarra -, com vista à iniciação e desenvolvimento das capacidades de execução técnica e musical de repertório da guitarra clássica como alavanca para adquirir competências para a utilização da guitarra, enquanto ferramenta auxiliar para acompanhamentos e não como solista.
  • Realização Musical - produção vídeo multicâmera no âmbito de concertos de música erudita
    Publication . Vieira, Sofia Maria de Azevedo
    Este trabalho tem por desiderato a obtenção do Título de Especialista no âmbito da docência desenvolvida nas unidades curriculares Técnicas de Leitura e Audição Ativa (TLAA) da Variante em Produção e Tecnologias da Música (PTM) da Licenciatura em Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) do Instituto Politécnico do Porto (IPP).
  • Faunas - um projeto de teatro vocacionado para públicos escolares
    Publication . Pinto, Isabel Fermandes
    O presente trabalho tem como objeto de reflexão o Faunas – teatro portátil, um projeto de teatro vocacionado para públicos escolares, lançado e desenvolvido por mim desde 2005. Este documento pretende também ser a base de candidatura para atribuição do Título de Especialista na área do Teatro – Artes do Espetáculo, em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 206/2009 de 31 de Agosto. Em 2005, escrevi um texto, construí um cenário, treinei o meu corpo e a minha voz, decorei o texto, ensaiei uma partitura de ações, desmontei o encosto de banco traseiro de um Citroën AX, carreguei-o com o cenário e, com um colega músico (o Allen, um percussionista e construtor de instrumentos musicais), fui a um colégio apresentar a primeira peça de teatro do Projeto Faunas. Foi o primeiro passo num percurso de criação, aprendizagem e descoberta, que me trouxe até aqui. Eu era a única atriz, sozinha num palco que não existia, mas o que eu fazia não era bem um monólogo nem era bem uma sessão de contador de histórias. Atrevo-me a dizer que seria teatro, por compor a perceção de uma realidade imaginada, num determinado espaço e em presença de público.