Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.35 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução: O projeto “Máquina da Imaginação” foi realizado, com uma turma do 7.º ano, mais concretamente com a turma 7.ºD, na escola secundária do agrupamento de escolas da Senhora da Hora, e resulta do trabalho exploratório, ao longo do ano letivo 2017/2018, realizado no âmbito da disciplina de Oferta Complementar (OC): ’Teatro’, contextualizada no projeto-piloto de Autonomia e Flexibilização Curricular (AFC).
O trabalho desenvolvido neste “espaço de exploração” das linguagens dramáticas teve sempre em conta, como foco da ação, o ‘grupo‘ e o ‘indivíduo’ dentro do grupo; todo o trabalho produzido e apresentado reflete verdadeiramente um significativo e longo processo de aquisições e de crescimento, bem como o comprometimento do grupo/jovem na criação e construção, através de uma linguagem artística, em concreto a linguagem dramática, de narrativas e histórias, as quais são também o espelho da construção das identidades.
Da designação da oficina que abrigou o projeto - ‘Oferta Complementar - Oficina de Teatro’ -, será importante salvaguardar que este pisa antes de tudo o terreno didático desta linguagem artística, colocando a tónica na Expressão dramática, no sentido em que o trabalho desenvolvido, mesmo no processo de criação/construção das apresentações realizadas, gravitou sempre em torno do indivíduo/aluno, turma/grupo, do desenvolvimento das respetivas competências individuais e grupais aos mais diversos níveis; o foco esteve sempre no desenvolvimento do grupo e, em particular, de cada aluno, culminando no ato de “enfrentar” o desafio “maior” - o contacto com o elemento mais assustador (e ao mesmo tempo mais apetecível): O público. Deste modo, as apresentações, em especial a final apresentaram-se como etapas decorrentes do trabalho realizado, apesar de importantes e necessárias à conclusão do projeto.
Com este trabalho/relatório, pretende-se demonstrar as competências profissionais a que eu, Sónia Alexandra Souto Barbosa, possuo e apresento para a candidatura ao título de especialista na área das linguagens dramáticas: Expressão Dramática / Teatro. O desafio reportado no presente documento, foi-me proposto pela direção da escola, enquanto Técnica Especializada na área em questão, no sentido de dar corpo a uma oficina que pela sua inexistência nos curricula do Ensino Básico, particularmente no 3º ciclo, pretendia cumprir uma vertente importante da educação: a formação global do aluno. Importa referir que outros trabalhos poderiam ter sido escolhidos para aferir as competências profissionais; trabalhos realizados em outros contextos, com públicos diversos e finalidades aparentemente distintas, mas sempre com as linguagens dramáticas como elemento basilar. No entanto, o projeto “A Máquina da Imaginação” revela a importância das linguagens dramáticas em contextos educativos. A sua presença deficitária no currículo, para além do previsto (o que, nos dias de hoje, se extingue no fim do 1.º ciclo do ensino básico) e, consequentemente, a forma como esta área expressiva concorre para o cumprimento do idealizado no “Perfil para o aluno do século XXI”, possibilitaria que todos os alunos a descobrissem e se “descobrissem”.
Description
Área de formação do Instituto Politécnico do Porto para atribuição do título de Especialista: Expressão Dramática / Teatro. CNAEF: 212
Keywords
Teatro Autonomia e Flexibilização Curricular Expressão dramática