ISCAP - Provas de Títulos de Especialista
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- As alterações à legislação sobre vínculos e carreiras na Administração Pública e suas consequências para o ISCAPPublication . Castilho, OlimpioDestina-se o presente trabalho a ser apresentado em sede de provas para a obtenção do título de especialista em Direito, de acordo com o que estabelece o Decreto-Lei n.º 206/2009, de 31 de Agosto. De facto, importa sublinhar que, tal como resulta do nosso curriculum vitae, exercemos o cargo de Secretário do ISCAP, cargo à época legalmente equiparado a director de serviços, durante cerca de quinze anos, concretamente entre Março de 1992 e Julho de 2007, sendo, então, responsável por todas as áreas administrativas e pela área financeira. Não obstante, no período seguinte, e já como Vice-presidente do Conselho Directivo do ISCAP, continuamos a ser responsáveis por várias áreas de serviços, designadamente pela área da gestão de recursos humanos. Esta a razão da escolha do presente tema para concretizar o trabalho de natureza profissional previsto na legislação em vigor. E, efectivamente, parece-nos de grande oportunidade o tema que nos propomos tratar. Partindo da legislação anterior, passaremos à análise da presente legislação, concretamente a nova lei de vínculos e carreiras, aqui abordando as recentes alterações ao estatuto de carreira do pessoal docente do ensino superior politécnico, para terminar demonstrando as consequências (designadamente as financeiras) para o ISCAP de todas estas alterações. Ora, em período de forte contenção financeira, é indispensável saber com exactidão quais poderão ser as exigências colocadas à Escola para satisfazer a entrada na carreira de um grupo, ainda numeroso, de docentes. Por outro lado, não se pense que não são desejáveis estas admissões. Pelo contrário, elas significam uma melhor qualificação do corpo docente, seja pela via da obtenção do grau de doutor, seja pela via da obtenção do título de especialista, ambas indispensáveis para cumprir com os critérios hoje previstos no regime jurídico das instituições de ensino superior (RJIES), sem os quais o ISCAP ficaria fortemente limitado na sua oferta formativa, particularmente no que aos cursos de mestrado diz respeito. A verdade, porém, é que o legislador procurou garantir, e quanto a nós bem, a todos aqueles que contassem com um mínimo de três anos de serviço no regime de tempo integral ou dedicação exclusiva, um lugar de efectivo numa das categoria da carreira docente, mas não curou de dotar as instituições de ensino superior (IES) com as correspondentes dotações orçamentais que lhes permitam suportar os aumentos, que poderão ser exponenciais, nos encargos com salários derivados desta transição. Por estas razões, o regime transitório constitui-se como um claro desafio à capacidade de gestão das IES. Até, pelo menos, 2015 terão de viver na incerteza quanto ao número de docentes que conseguirão acabar o seu doutoramento ou obter o título de especialista, o mesmo é dizer viver na incerteza quanto às verbas a afectar para pagar as remunerações de todos estes, particularmente se os mesmos ainda estiverem contratados como assistentes ou equiparados a assistente. Por opção própria optamos por escrever na forma antiga, ou seja, não adoptamos o Acordo Ortográfico.
- Análise e contributos para a melhoria da Informação Financeira das IPSS: o caso de uma FundaçãoPublication . Canha, Helena Maria Cardia TaveiraO presente trabalho, de âmbito profissional, foi elaborado para ser submetido em provas públicas, para a obtenção do Título de Especialista em Contabilidade. As funções de um contabilista não estão restritas a uma área específica. E por isso, o contabilista tem que ser capaz de fazer a interligação entre a Contabilidade, a Fiscalidade e outras áreas relevantes, para que consiga executar eficientemente o seu trabalho. É uma profissão em constante evolução, onde tem que haver adaptação contínua a novas realidades. A área escolhida está relacionada com o setor não lucrativo, mais concretamente com as IPSS, que têm especificidades próprias, o que as distingue das entidades do setor empresarial. Este trabalho centra-se na preparação das demonstrações financeiras das IPSS, focalizando-se em todo o trabalho preparatório à sua elaboração. São também abordadas outras obrigações, que estas entidades têm que cumprir anualmente.
- A aplicação da norma face à inexistência de mercado ativoPublication . Barroso, Sérgio Alberto Rodrigues GouveiaTrabalho realizado no âmbito do Artº 13º, alínea b), do Regulamento do Colégio da Especialidade de Contabilidade Financeira, com o objetivo de atribuição do título de Técnico Oficial de Contas Especialista na área da Contabilidade Financeira.
- Apresentação de trabalho profissionalPublication . Martinho, Ana LuisaIntrodução: Por forma a cumprir com as exigências do Regulamento para Atribuição do Título de Especialista do Instituto Politécnico do Porto (Despacho IPP/P-106/2011), designadamente no ponto 1 do Artigo 6º, a docente aprenta um trabalho constante do seu currículo prossional. Optou por apresentar o trabalho de consultoria desenvolvido na Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa, entre 2013 e 2014, por considerar o mesmo um exemplo significativo de aplicação dos conhecimentos na área de especialidade à qual se candidata, a saber, Recursos Humanos. No âmbito do projeto PRIO - Promover Redes Inovação e Oportunidades, promovido pela EAPN Portugal - European Anti-Poverty Network, foi consultora na Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa (DFCVP) (ver Anexo 1). O objetivo do projeto PRIO foi o de melhorar o desempenho gestionário das organizações participantes com vista à promoção da sua sustentabilidade e da sua intervenção. Tratou-se de um projeto de consultoria e formação em áreas diagnosticas em cada organização como prioritárias. No caso da DFCVP, a intervenção centrou-se na área da Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (GDRH). Com efeito, com base nas necessidades diagnosticadas ao nível das políticas e práticas de gestão de pessoas, apoiou no desenvolvimento de um conjunto de instrumentos de apoio à GDRH, a saber: i) os procedimentos de recrutamento, seleção acolhimento e integração de trabalhadores remunerados e voluntários; ii) a descrição e análise de funções; iii) desenho da metodologia de gestão de desempenho; iii) o organograma, entre outros. Apresenta-se de seguida a metodologia utilizada na consultoria, bem como os dois principais produtos que resultantes do trabalho: o Manual de Funções (Anexo 4) e o Manual de Procedimentos de GRH (Anexo 5).
- A avaliação do projeto de investimento e a utilização de simuladores para a aprendizagem no lançamento de um novo negócioPublication . Matos, Joaquim Manuel Lopes Negrais deAs decisões de investimento real materializam a orientação estratégica da organização, determinam o seu futuro e têm um forte impacto no ambiente económico e social. Os métodos de simulação são já utilizados para assistir a decisão estratégia num contexto de incerteza. Quando os modelos de simulação são incorporados a Ambientes Interativos de Aprendizagem, o decisor acede a uma melhor decisão, acelera o processo de aprendizagem e revê os seus modelos mentais, na sequência de uma aprendizagem de duplo ciclo. Com o recurso à prática reflexiva é revisitado um trabalho de natureza profissional focado na tomada de decisão de investimento que incluiu a construção e uso de um Ambiente Interativo de Aprendizagem. Da reflexão emerge o reconhecimento das insuficiências dos métodos de análise de projeto de tradicionais já identificadas na literatura e sugere-se que o decisor beneficia menos da recomendação construída com base no Valor Atualizado Líquido que do processo de aprendizagem proporcionado pelo simulador.
- Candidatura ao título de especialista de Jorge Eleutério Cerdeira e SousaPublication . Sousa, Jorge Eleutério Cerdeira eEste trabalho trata do tema do controlo de gestão. Após uma introdução e discussão do conceito, são apresentados alguns dos mais relevantes modelos de controlo de gestão, nomeadamente, a contabilidade de gestão, o controlo orçamental, a qualidade total, a teoria das limitações e o balanced scorecard. Posteriormente, é apresentado um estudo realizado numa empresa têxtil‐lar, analisando‐se o caso da empresa Portuguesa Têxteis Tarf, Lda. Neste contexto, procura‐se testar um modelo que permita fazer a selecção das encomendas de clientes de forma a maximizar a rentabilidade da empresa. Para o efeito, recorreu‐se aos conceitos propostos pela Teoria das Limitações. Os resultados do estudo apontam no sentido de a máxima rentabilidade da empresa ser função da limitação que for identificada para cada conjunto de encomendas temporalmente simultâneas. Assim, no caso concreto, consoante as encomendas de diferentes produtos (têxteis lar) e de diferentes quantidades encomendadas de cada produto, as opções de gamas de produção serão diferentes e determinadas pelas margens operativas por minuto da limitação.
- Conceção e Proposta de Implementação de um Balanced Scorecard numa União de CooperativasPublication . Silva, PaulinoEste trabalho procura resolver um problema detetado numa União de Cooperativas. Apesar da existência de um sistema de gestão da qualidade já há vários anos, a organização tem necessidade de revisitar os conceitos fundamentais e basilares da sua existência organizacional. Neste trabalho efetua-se, não só uma reflexão estratégica, permitindo partir para o desenvolvimento de um instrumento de medição e gestão do desempenho organizacional, que é o Balanced Scorecard, mas também faz-se uma reflexão sobre a missão, a visão e os valores da organização. A partir de um trabalho de campo traduzido na auscultação dos próprios colaboradores da organização em forma de entrevistas semi-estruturadas e na qual foi utilizado um guião que se baseou num modelo académico muito citado na literatura (Ferreira e Otley, 2009), mas com pouca ou mesmo nenhuma utilização em trabalhos profissionais, foi possível iniciar um processo, desenvolvido em várias fases para conceber e implementar um Balanced Scorecard. Estas fases foram seguidas, tendo em conta os contributos de alguns autores especialistas nesta matéria. Na sua parte aplicada (estudo empírico), este trabalho procura fazer uma conexão com todos os tópicos desenvolvidos nos capítulos iniciais, dedicados à revisão da literatura. Por exemplo, a apresentação dos modelos de controlo de gestão no capítulo 2 estão diretamente ligados com a realização das entrevistas, uma vez que estas foram realizadas com base num guião que partiu dos modelos mencionados. Outro exemplo é a abordagem de critérios e testes para a escolha de indicadores do desempenho. Estes critérios e testes foram tidos em consideração aquando da seleção dos indicadores no trabalho empírico. Assim, depois de iniciar com uma breve introdução, no capítulo 1, onde se apresenta o contexto para o aparecimento de ferramentas de medição e gestão do desempenho organizacional mais adaptadas à realidade empresarial existente, este trabalho apresenta a revisão da literatura, no capítulo 2, quer em termos de modelos de controlo de gestão em particular (pouco comuns em trabalhos profissionais, mas muito utilizados em trabalhos académicos), quer em termos de medição e gestão do desempenho em geral. Na primeira parte deste capítulo são apresentados os três modelos de controlo de gestão que estão na base do trabalho de diagnóstico (com ênfase nas entrevistas), realizado no capítulo do estudo empírico. Na segunda parte do segundo capítulo são abordados dois dos principais instrumentos de medição e gestão do desempenho organizacional: o SMART Pyramid e o Performance Prism. Apesar do trabalho estar relacionado com o Balanced Scorecard, tratado de forma detalhada no capítulo 3, estes dois instrumentos possuem características similares e foram também importantes como base do trabalho empírico. O capítulo 3 é dedicado exclusivamente ao modelo do Balanced Scorecard. Este é analisado desde a sua evolução histórica até ao desenvolvimento para entidades sem fins lucrativos, passando por um detalhe das suas características mais específicas, assim como o seu papel em Portugal. No quarto capítulo é abordada a organização objeto do presente trabalho. A sua evolução histórica e os detalhes organizacionais atuais são apresentados. No capítulo 5 é apresentada a metodologia utilizada no presente trabalho, nomeadamente a utilizada para a realização das entrevistas e para a conceção e proposta de implementação do Balanced Scorecard. O capítulo 6 é dedicado ao estudo empírico. Inicia-se com a análise das entrevistas através de uma secção dedicada ao diagnóstico e termina através das fases definidas na metodologia com a conceção e proposta de implementação do Balanced Scorecard. Finalmente, o último capítulo apresenta as principais conclusões do presente trabalho, nomeadamente as lições aprendidas e as possibilidades de melhoria em futuros trabalhos similares.
- Conceção, seleção e implementação de um sistema de informação: ERP - enterprise resource planningPublication . Pinto, José AgostinhoAs organizações são entidades de natureza sistémica, composta, na sua maioria por várias pessoas que interagindo entre si, se propõem atingir objetivos comuns. Têm, frequentemente, de responder a alterações da envolvente externa através de processos de mudança organizacional, sendo fundamentalmente adaptativas, pois, para sobreviver, precisam de se reajustar continuamente às condições mutáveis do meio. O sucesso das organizações depende da sua capacidade de interação com o meio envolvente, ou seja, da sua capacidade de inovar e operar local ou globalmente, criando novas oportunidades de negócio que importa aproveitar. As tecnologias e os sistemas de informação e a forma como são utilizadas são fatores determinantes nesses processos de evolução e mudança. É necessário que a estratégia de TI esteja alinhada com os objetivos de negócio e que a sua utilização contribua para aumentos de produtividade e de eficiência no seu desempenho. Este trabalho descreve a análise, conceção, seleção e implementação de um Sistema de Informação na Portgás, S.A. baseado de um ERP - Enterprise Resource Planning, capaz de suportar a mudança organizacional e melhorar o desempenho global da organização. Promovendo numa primeira fase um crescimento exponencial do negócio e, de seguida, a adaptação da organização ao mercado concorrencial. O caso descreve o trabalho realizado pelo candidato e por equipas internas e externas, de levantamentos de requisitos gerais, técnicos e funcionais, desenvolvimento de um caderno de encargos, seleção, implementação e exploração de um ERP SAP. A apresentação e discussão do caso são enquadradas numa revisão de literatura sobre o papel das TI nos processos de mudança organizativa, alinhamento estratégico e vantagem competitiva das TI, contributo das TI para o aumento da produtividade, processos adoção e difusão das TI, fatores críticos de sucesso e BPM –Business Process Management
- Criação, organização e gestão de uma empresa municipal: o caso da PFR InvestPublication . Coutinho, Rui AdéritoO presente documento, elaborado especificamente para a minha candidatura às provas de “Especialista” pelo Instituto Politécnico do Porto, está centrado apenas na minha actividade profissional dos últimos 7 anos e considera a sua relação com uma futura atividade académica como docente. A possibilidade de participar na definição, criação, organização e gestão de uma empresa municipal, na qualidade de seu Diretor-Executivo e Presidente do Conselho de Administração, num processo iniciado no contexto do Regime Jurídico do Setor Empresarial Local de 2006, constituiu um momento central no meu processo de aprendizagem e investigação no domínio do Enquadramento na Organização / Empresa. No quadro de uma nova ordem mundial, onde o poder público é convocado a agir em prol do desenvolvimento das matrizes económicas, onde a concorrência pelos investimentos escassos é crescente e onde se aprofundou o problema do desemprego estrutural, torna-se urgente para os governos locais a elaboração de políticas públicas e privadas que potenciem os fatores locais, transformando-os em vantagens competitivas. O Município de Paços de Ferreira propôs-se desenvolver um modelo que decorreu diretamente do Regime Jurídico do Setor Empresarial Local (que veio promover e até estimular o desenvolvimento de iniciativas empresariais locais com um caráter racional e otimizado), e que pressupôs a criação de uma entidade empresarial municipal que realizasse o investimento necessário à concretização da zonas de acolhimento empresarial de Paços de Ferreira, assegurasse a sua gestão e a atração e captação de investimento privado gerador de riqueza e de emprego para o Concelho. Este relatório analisa, em detalhe, todos os passos na criação, organização e gestão dessa empresa municipal - a PFR Invest.