ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by Subject "1.º Ciclo do Ensino Básico"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Cooperar para aprender e aprender a cooperar: Inovação pedagógica na EPE e no 1.º CEBPublication . Carvalho, Sofia Alexandra Aleixo; Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri deO presente Relatório de Estágio incide sobre o processo de formação realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada, integrada no 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento, que constitui um requisito imprescindível para a profissionalização para um perfil duplo docente, objetiva a reflexão sobre a experiência vivenciada nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Considerando o paradigma socioconstrutivista, este relatório reconhece a criança enquanto sujeito e agente do processo educativo, encarando o docente como mediador, o qual planeia e executa abordagens inovadoras e inclusivas, que contribuem para o desenvolvimento holístico das crianças. Por conseguinte, as práticas educativas desenvolvidas atentaram ao ciclo dinâmico de observação, planificação, ação e reflexão, característico da metodologia de investigação-ação, promovendo aprendizagens significativas e potenciadoras do preconizado nos documentos orientadores curriculares da prática educativa. Assim, procurou-se dinamizar ações pedagógicas para e com a comunidade educativa e os pais/famílias, atendendo à profunda relevância que tal pressupõe no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. O documento denota, ainda, a importância da construção de uma atitude profissional reflexiva, facilitadora da tomada de decisões em contextos de singularidade, o que contribui significativamente para o processo de construção da identidade profissional do docente com perfil duplo. Além disso, o relatório aponta para uma perspetiva de construção colaborativa dos saberes profissionais, entre a díade e a equipa pedagógica, fomentando uma prática educativa coesa e intencional, adequada aos interesses, necessidades e fragilidades de cada criança.
- Relatório de EstágioPublication . Simões, Inês de Oliveira; Marta, Maria Margarida Campos; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES), contemplada no plano de curso do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Este relatório consiste na descrição e análise crítica e reflexiva do processo de formação profissional da mestranda, relevando o desenvolvimento de um plano de ação nos contextos de Educação Pré-Escolar com crianças de cinco e seis anos, e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) com crianças de nove e dez anos. Realça-se que a prática no contexto de Educação Pré-Escolar (EPE) não se desenvolveu conforme no contexto do 1.º CEB, tendo sido desenvolvidos apenas momentos pontuais de contacto à distância com as crianças, dadas as circunstâncias provenientes da pandemia que desolou Portugal e o Mundo. No decorrer de todo o trabalho, revelou-se uma enorme importância do trabalho colaborativo entre a equipa educativa, mais concretamente entre o par pedagógico, as supervisoras institucionais, as docentes cooperantes e o pessoal não docente da instituição de estágio, sendo esta colaboração uma base importantíssima na duração de toda a prática educativa. Para além disso, no decurso da prática educativa apresentou-se uma aproximação à metodologia de investigação-ação, nomeadamente as etapas de observação, planificação, avaliação e reflexão, vinculadas com referentes teóricos e legais, tal como, com a ação pedagógica da autora do presente relatório. Ressaltando a importância da reflexão contínua acerca da prática educativa, a mestranda evidencia ao longo do processo, a procura de uma postura indagadora e crítica que agilize não só o seu constante crescimento profissional, mas também a construção de aprendizagens por parte das crianças.
- Relatório de EstágioPublication . Santos, Sara Cristina Gomes dos; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Sá, Susana Marques deO presente relatório foi concretizado de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada e apresenta o início da identidade profissional docente, assim como a formação inicial da mestranda, uma breve descrição física das instituições e dos grupos de crianças, onde e com quem desenvolvemos a ação pedagógica, a apresentação, descrição, análise e reflexão sobre as experiências de ensino e aprendizagem, assim como a metodologia de investigação utilizada ao longo do estágio na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Para a construção do perfil de dupla docência, procurou-se escutar atentamente cada criança, compreender os seus interesses e as suas necessidades e seguir os pressupostos da metodologia investigação- ação que inclui momentos de observação, planificação, ação e reflexão, de modo a conseguir estruturar e desenvolver atividades e percursos didáticos que valorizassem e respeitassem todas as crianças e favorecessem o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Com esta experiência, houve possibilidade de contactar com a realidade educacional, ou seja, saber lidar com crianças em idade Pré-Escolar e com crianças do 1.º ciclo, sendo que um dos grupos era um grupo heterogéneo. É durante o estágio que se coloca em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado.
- Relatório de EstágioPublication . Araújo, Joana Alícia Soares; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Sá, Susana Marques deO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada inserida no Mestrado em Educação Pré- Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, visando refletir acerca do percurso de formação da formanda. Ao longo das práticas a formanda adotou um paradigma socioconstrutivista, efetivando a sua prática através da observação, análise sistemática, reflexão crítica constante, planificação da ação, ação e avaliação, apoiando-se na metodologia de investigação-ação. Durante as suas práticas foi possibilitado à formanda aliar saberes teóricos à prática, e mobilizálos em contexto real, desenvolvendo uma atitude indagadora e reflexiva. Deste modo, é também no presente relatório que a formanda expressa as suas aprendizagens ao longo das suas páticas, a reflexão sobre as mesmas, bem como a forma como influenciaram a sua prática profissional. A formanda encarou a criança como ativa e competente, pretendendo que esse aspeto se refletisse nas suas planificações, guiando a sua ação segundo as características, interesses e necessidades de cada criança, intervindo, assim, de forma fundamentada. Neste sentido, tornou-se fulcral avaliar continuamente a sua ação, de modo a adaptar e permitir uma flexibilização na tomada de decisões em prol dos grupos de crianças.
- Relatório de Estágio de Ana Raquel Barros PintoPublication . Pinto, Ana Raquel Barros; Teixeira, Maria Cândida da Mota; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (U.C) Prática Educativa Supervisionada (PES), desenvolvida nos contextos de Educação Pré-Escolar (EPE) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, consistindo no desenvolvimento holístico para a qualificação profissional. Este documento contem assim uma componente descritiva e reflexiva consistente, acompanhada dos documentos orientadores que regulam a prática docente, bem como as suas metodologias e estratégias que possibilitaram a sua concretização e os resultados obtidos, durante o percurso vivenciado e efetuado pela futura profissional de educação ao longo do ano letivo 2021/2022, nos dois contextos enunciados. Pela observação crítica e reflexiva, pode definir-se o que é relevante considerar em termos de ensino-aprendizagem, sempre apoiada na evolução de um pensamento prático ou sobre a ação. Quer-se com isto dizer que, além do professor se preocupar com o desenvolvimento dos alunos em geral, deve ver-se a prática pedagógica como uma oportunidade para continuar a construir o próprio conhecimento e, por conseguinte, a formação. É neste sentido que ser professor é, acima de tudo, saber dar. O professor tem de ter conhecimentos gerais, pois a profissão assim o exige, sendo necessário que a sua formação seja de carácter contínuo. Para além do conhecimento científico, o professor não se deve esquecer da vertente humana. A PES foi, por isso, um momento privilegiado de ensino-aprendizagem e de crescente crescimento pessoal e profissional.
- Relatório de Estágio de Bruna Filipa da Rocha RodriguesPublication . Rodrigues, Bruna Filipa da Rocha; Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri deO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada, integrada no 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, constituindo um documento de referência no percurso formativo da mestranda, que conduz à titularidade conjunta de habilitação profissional para a docência como educadora de infância e professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Relatório de Estágio tem como propósito a descrição e a análise do percurso realizado pela mestranda, incidindo na relevância da articulação entre os saberes científicos, pedagógicos e didáticos e os referenciais teóricos e legais para a construção de uma práxis pedagógica comprometida com os fundamentos e os princípios inerentes a cada valência educativa. Por esse motivo, releva-se o processo em espiral de observação, planificação, ação e reflexão da metodologia de Investigação-Ação, o qual proporcionou a construção de um perfil crítico e reflexivo, orientado para uma prática educativa com intencionalidade pedagógica, inovadora, inclusiva e transformadora. Neste sentido, enaltece-se o contributo do Movimento da Escola Moderna, da Aprendizagem Cooperativa e da Aprendizagem por Projetos para a conceção da criança como centro do processo educativo, com um papel ativo na construção do conhecimento. Enfatiza-se, de igual modo, a relevância do trabalho cooperativo entre o par pedagógico, as crianças, as orientadoras cooperantes, as supervisoras institucionais e a comunidade educativa, promotor de um olhar crítico e reflexivo sobre a ação educativa. Para terminar, reconhece-se que este percurso formativo contribuiu pessoal e profissionalmente para a construção da identidade profissional docente