ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas by Subject "Abandono escolar"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Abandono escolar nos cursos técncicos integrados ao ensino médio em uma instituição da rede federal de educação profissional e tecnológica no BrasilPublication . Silva, Ilma Aparecida Martins; Coelho, Sónia Múrias Mira; Minéu, Humberto Ferreira SilvaObjetivou-se com este trabalho identificar o quantitativo de estudantes que abandonaram os cursos técnicos integrados ao ensino médio no período de 2010 a 2015 em um Campus do Instituto Federal do Triângulo Mineiro e os principais fatores que contribuíram para o abandono escolar, na ótica dos estudantes matriculados, dos que abandonaram os cursos e dos docentes. Procurou-se também compreender as relações existentes entre eles, a fim de sugerir medidas que possam prevenir e minimizá-lo. Esta investigação apresenta-se como um estudo de caso, envolve pesquisa bibliográfica, análise de documentos e aplicação de questionários eletrônicos. Os resultados sugerem os principais fatores que influenciaram o abandono escolar: excesso de unidades curriculares, falta de interesse pela formação profissional e de tempo para os estudos, cursos que não correspondem às expectativas profissionais, reprovação, dificuldades inerentes à avaliação, desinteresse, desarticulação entre teoria e prática, recuperação paralela que não possibilita recuperar a nota e dificuldade de aprendizagem. Observou-se que estes fatores não influenciam o abandono escolar isoladamente, havendo sempre uma interação entre eles sendo, portanto, um fenômeno multicausal. Neste sentido conclui-se ser relevante à gestão escolar monitorar, avaliar e elaborar estratégias de intervenção concomitante ao desenvolvimento dos cursos de modo a prevenir o abandono escolar, minimizar seus efeitos sobre os estudantes, as famílias, a sociedade e para a instituição de ensino, contribuindo para o alcance da eficácia institucional.
- Assistência estudantil: possibilidades e perspectivas de permanência social na educaçãoPublication . Locatelli, Maria Regina Campaner; Paiva, Margarida Delgado; Oliveira, Manoel Messias deO presente estudo tem por finalidade, investigar na unidade do Instituto Fe-deral de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Ituiu-taba, o programa de assistência estudantil. Objetiva-se compreender as cau-sas do abandono escolar apesar da existência da política de assistência estu-dantil ter como propósito democratizar as condições de ensino, promover a inclusão e permanência, evitar a evasão e retenção na educação. A metodolo-gia da pesquisa foi norteada pelo materialismo histórico dialético, aplicado ao estudo de caso. A pesquisa empírica teve cunho qualitativo. Foram utilizados três grupos de participantes: gestores, alunos do programa de assistência es-tudantil do IFTM- Campus Ituiutaba, e alunos retirados do programa de assis-tência estudantil. Os resultados permitem identificar que apesar das medidas adotadas nos últimos anos pelos governantes e pela organização educativa estudada, o programa de assistência estudantil em sua estrutura comporta valores que dão visibilidade aos estudantes vindos das classes sociais menos favorecidas. Na execução, o programa é pouco valorizado como direitos dos estudantes hipossuficientes, e pouco trabalhado como mecanismo que pode resultar em menores taxas de infrequência e abandono escolar, apesar da importância dada ao programa pelos pesquisados.
- Gestão de resultados dos índices de abandono escolar dos alunos da educação de jovens e adultos de uma escola em Paço do Lumiar – MaranhãoPublication . Costa, Maria Madalena Pinto; Paiva, Margarida DelgadoAnalisa-se a gestão de resultados da educação de jovens e adultos numa escola da rede pública do município de Paço do Lumiar – Maranhão situado no perímetro urbano da Grande São Luís, tendo por base os dados do abandono escolar que, hoje em dia, se refletem na educação em geral. Tomamos como referência as reflexões assumidas por especialistas nesta temática, bem como os documentos oficiais que orientam a educação de jovens e adultos no Brasil. Partindo de questionamentos que orientam a consecução da gestão de resultados na EJA, definimos os objetivos da pesquisa e escolhemos a metodologia adequada ao caso qual seja a de cunho qualitativo recorrendo à observação com base na qual foi construído o guião da entrevista semiestruturada destinada aos alunos do EJA categorizados como evadidos e frequentes. Foram elaborados questionários aplicados aos alunos evadidos e frequentes, gestores e professores, vista a compreensão das categorias e variáveis selecionadas a partir da pesquisa de campo. Com os dados analisados, foi possível concluir que a gestão de resultados na EJA ainda não pode ser concluída devido a prática do pensamento liberal-conservador e do paradigma positivista que vem determinando o modo de gerir as ações educativas na educação dos jovens e adultos com características essencialmente classificatórias, recorrendo a ferramentas que primam pela quantificação dos resultados e não pela qualidade do ensino e aprendizagem desenvolvido. Por essa razão, seria importante que gestores e professores refletissem sobre as práticas pedagógicas e didáticas desenvolvidas na escola que dizem respeito aos alunos da EJA para que, em conjunto, promovam a permanência dos alunos e sua melhoria nas aprendizagens prestada pela instituição, dando, assim, um novo sentido à práxis docente.