ESMAE - DM - Música - Interpretação Artística
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Browsing ESMAE - DM - Música - Interpretação Artística by Subject "20th century"
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- A influência de Lionel Tertis no florescimento do reportório para viola d´arco em Inglaterra no séc. XX: uma proposta de catalogaçãoPublication . Alves, Ana Raquel Morais; Fonseca, Ana Maria Liberal da; Coimbra, Daniela da CostaEsta dissertação de mestrado tem como objetivo estudar a influência do violetista Lionel Tertis (1876-1975) no florescimento do reportório para viola d’arco no séc. XX. É apresentada uma breve contextualização biográfica do músico inglês na qual são evidenciados alguns aspetos da sua vida relacionados com o aparecimento de obras marcantes, tanto para a sua carreira musical, como para o reportório do instrumento. O trabalho de análise, seleção, compilação e organização de um conjunto de dados obtidos, essencialmente, em fontes secundárias, deu origem à elaboração de um catálogo de 122 obras para viola d’arco que guardam uma relação direta com Lionel Tertis: seja por terem sido compostas ou transcritas por ele, por lhe terem sido dedicadas, por ter sido ele a encomendá-las e/ou por ter sido ele a estreá-las.
- A obra para piano solo de Joaquim Gonçalves dos Santos (1936-2008)Publication . Cerqueira, Filipe José AndradeA presente dissertação de Mestrado consiste no primeiro trabalho académico realizado sobre as obras para piano solo do compositor Joaquim Gonçalves dos Santos, relevante autor de obra coral-litúrgica, coral-sinfónica e camerística. Após intensa e exaustiva recolha de fontes primárias e secundárias, tal como de fontes coevas, elaborou-se um aprofundado estudo biográfico, o mais completo até ao presente momento, desde os seus primeiros anos de seminário em Braga, até aos seus últimos anos de vida, vividos em estreita colaboração com o Instituto Português de Santo António em Roma. Partindo de uma abordagem metodológica de tratamento musicológico das fontes primárias, secundárias e coevas disponíveis (programas de concerto, entrevistas do autor, artigos publicados na imprensa, conferências, teses sobre o autor), procedeu-se ainda para uma análise das técnicas composicionais empregues por Joaquim dos Santos nas três obras para piano que o compositor nos deixou até ao presente em manuscrito, nomeadamente, por ordem cronológica de composição: “Prologus - 6 Impressões musicais do Evangelho de São João”, “Servite Domino in Lætitia - Impressões Bíblicas para piano” e “Ludus Atonalis”, que se encontram no repertório e espólio do compositor, constante do Arquivo Diocesano de Vila Real. Em conformidade com a mesma problemática, é ainda incluído um estudo comparativo das referidas obras ao nível da relação com textos sagrados e das suas características composicionais, tal como a sua inserção no contexto da produção do compositor. As conclusões finais apontam para a relevância e a originalidade do compositor e das obras em apreço, no âmbito da literatura portuguesa para piano, sacra e secular.
- Revisitar a modinha dos séculos XIX e XX: do fundo da Manizola a Villa-LobosPublication . Valverde, Erick de Castro; Salgado, António Gabriel Castro CorreiaO presente projeto tendo por base obras de dois compositores de modinhas do século XIX, José Francisco Édolo e José Francisco Acuña do cenário português, e dois do século XX, Heitor Villa-Lobos e Lorenzo Fernández do contexto brasileiro, revisita o ambiente artístico dos respetivos períodos e evidencia algumas diferenças estruturais de referencial técnico e de seu Modus operandi. Enquanto em Portugal, a partir da segunda metade do século XVIII, as modinhas se adequavam ao padrão de canção de câmara, sendo um produto que compunha os altos salões da nobreza portuguesa e da classe burguesa em ascensão, no Brasil, a modinha distancia-se dos padrões pré-estabelecidos pelos castrati na Capela Real do Rio de Janeiro no alvorecer do século XIX, apropriando-se na primeira metade do século XX, do ideal vanguardista promovendo as ideias do pensamento nacionalista.
- Sobre música portuguesa para viola d’arco no séc. XX: a influência de François Broos (1903-2002) na criação musical em PortugalPublication . Peixoto, Leonor Fleming de Oliveira; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daA presente dissertação procura explorar a figura que foi François Broos. Contactando alguns antigos colegas e alunos, procurou-se retratar de forma fidedigna o seu percurso pessoal e profissional, e de que forma a sua vinda para Portugal terá alterado o panorama nacional violetístico, tanto a nível educacional, como artístico. Procurou-se abordar, também, as relações pessoais e profissionais que estabeleceu, tanto no Porto como em Lisboa, com figuras de referência da música em Portugal. Assim, fez-se um breve itinerário pela produção musical para viola no século XX e, de igual forma, uma lista das obras de compositores portugueses para viola e piano ou viola e orquestra, de 1900 a 2000, de forma a verificar se, de facto, houve algum crescimento na produção nacional na música para viola desde que François Broos se instalou em Portugal, e indicar quantas dessas obras lhe terão sido dedicadas. Na segunda parte desta dissertação, e no seguimento do ponto acima mencionado, foram escolhidas duas obras de grande relevância no repertório português para viola, ambas dedicadas ao professor Broos, para serem analisadas do ponto de vista artístico, valorizando os aspetos técnicos da performance, através das respetivas gravações disponíveis.
- A sonata para violoncelo e piano de Luís de Freitas Branco: análise comparativa com a sonata para violino e piano de César FranckPublication . Monteiro, Ana Mafalda dos Santos Silva; Fonseca, Ana Maria Liberal da; Coimbra, Daniela da CostaA presente dissertação procura aprofundar o conhecimento relativamente à Sonata para Violoncelo e Piano de Luís de Freitas Branco (1913) e, assim, contribuir para despertar a curiosidade interpretativa dos músicos e estimular o gosto musical dos ouvintes. Para tal, este projecto traça um paralelo com a Sonata para Violino e Piano de César Franck (1886) de forma a averiguar as possíveis semelhanças e diferenças tanto a nível formal e estilístico, como técnico e interpretativo, destacando-se enquanto característica comum e essencial nas duas obras o uso do modelo unificador da forma cíclica. Esta dissertação inclui também entrevistas realizadas a vários violoncelistas de referência nacionais e internacionais, de modo a conhecer a visão musical do intérprete relativamente às duas sonatas tratadas neste trabalho. A importância desta sonata de Freitas Branco é enorme, uma vez que é símbolo da introdução do modernismo musical em Portugal, e uma obra de referência na música portuguesa para violoncelo.