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- Das raízesPublication . Cordeiro, Rodrigo de Freitas Oliveira; Coimbra, Daniela da CostaO objetivo deste projeto artístico foi desenvolver um conhecimento mais aprofundado relacionado com a execução e interpretação de técnicas de percussão tradicionais aliadas a técnicas contemporâneas. De entre as várias técnicas tradicionais de percussão optei por desenvolver as da percussão Africana (Guiné e Burkina Faso, e mais tarde Nigéria) e as da percussão Cubana. Criei assim um projeto artístico de fusão intitulado Das Raízes, no qual ao longo dos dois anos do curso de mestrado estive em contacto com a música Africana e Cubana aliada a técnicas contemporâneas e composições originais (minhas e de outros compositores). Para cada obra explorei primeiro as técnicas tradicionais e em seguida adaptei-as à percussão contemporânea, num processo onde as suas raízes africanas, cubanas ou até afro- cubanas são evidentes. Neste projeto salienta-se o papel preponderante das mãos. No século XXI o uso da baqueta predomina como a técnica mais forte para dominar os instrumentos nos conservatórios e nas escolas superiores de música. Após ter adquirido esta técnica resolvi aprofundar as técnicas tradicionais onde predominam o uso não só da baqueta mas também da mão, um mundo antigo na sua existência, mas novo para mim. Espero poder transportar o ouvinte para um mundo em que cor, movimento e som, antiguidade e contemporaneidade estão em constante vibração.
- A mini maratona de violoncelistas AMVP 2016Publication . Correia, Ana Isabel de Oliveira; Barahal, Jed Anthony; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Chuaqui, VicenteO presente relatório pretende descrever a experiência e a reflexão decorrente da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do mestrado em Ensino da Música, ramo de Instrumento – Violoncelo - e o Projeto de Intervenção “ Mini Maratona de Violoncelistas AMVP”. A Prática de Ensino Supervisionada permitiu a consciencialização de metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem, desenvolvidas na prática educativa pessoal de forma empírica e intuitiva. A reflexão consequente do estágio conduziu à ideia subjacente ao Projeto de Intervenção. O contato semanal com outro professor de violoncelo e com outros professores de instrumento (respectivamente cooperante e colegas de mestrado) permitiu a partilha de experiências pedagógicas, o que potenciou a reflexão sobre o (des)equilíbrio entre motivação e exigência. Os resultados sugerem que o trabalho desenvolvido em grupo fomenta não só o desenvolvimento técnico e a motivação como o espírito identitário de uma classe de violoncelo. O estágio contribuiu para um desenvolvimento profissional, nomeadamente no que se refere a um ensino de violoncelo mais atento às especificidades de cada aluno e que não ignora o potencial da aprendizagem em grupo e, ainda, despertou a necessidade de colaboração entre pares no ensino.
- Um contributo didático para a implementação da disciplina de música de câmara no 3º ano do ensino integrado de música, do ponto de vista do ensino individual do instrumento harpaPublication . Vázquez Salvi, Angélica Mercedes; Parra Mas, José Maria; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Guerner, Áurea; Gomes, PauloO principal objetivo deste relatório prende-se com a elaboração de um documento reflexivo das aprendizagens e experiências vividas durante o processo de contacto com a prática profissional. Este mesmo será dividido em três capítulos: o primeiro contextualizará o meio, a escola e o registo de ensino abordado (Curso Profissional); o segundo irá expor a minha prática e reflexões como docente de Instrumento Harpa do Curso Profissional de Instrumentista Clássico do CMP, e por fim, o último evidenciará o Projeto de Intervenção respectivo a todo o trabalho de um ano, na criação e implementação de uma nova disciplina intitulada “Música de Câmara” como oferta complementar para alunos do regime integrado do nono ano, assim como algumas reflexões sobre problemáticas na sua criação, e outras descobertas que tiveram lugar neste ano lectivo. Partindo de um desenho metodológico de abordagem de investigação-acção, em articulação com o contributo didático da nova disciplina “Música de Câmara”, para além da análise de conteúdo da revisão bibliográfica, foi incluído um estudo de índole qualitativa, a partir da aplicação da técnica de inquérito-questionário aos alunos e professores. Para compreender melhor o impacto desta disciplina no aluno, para perceber quais as vantagens que este obteve nesta introdução à música de câmara, e paralelamente, para fazer um balanço geral sobre aspectos positivos desta disciplina e do meu desempenho docente, foi pedido aos alunos para responder a um questionário de forma anónima, com perguntas de resposta de desenvolvimento, para análise de universos subjetivos (CAPITULO III – PROJECTO DE INTERVENÇÃO). As conclusões revelaram que o balanço anual foi positivo, uma vez que a música de câmara mudou a maneira de ouvir música da maior parte dos alunos e que a vontade da maior parte deles seria ter acesso a esta disciplina mais cedo no seu percurso académico musical.
- Sobre música portuguesa para viola d’arco no séc. XX: a influência de François Broos (1903-2002) na criação musical em PortugalPublication . Peixoto, Leonor Fleming de Oliveira; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daA presente dissertação procura explorar a figura que foi François Broos. Contactando alguns antigos colegas e alunos, procurou-se retratar de forma fidedigna o seu percurso pessoal e profissional, e de que forma a sua vinda para Portugal terá alterado o panorama nacional violetístico, tanto a nível educacional, como artístico. Procurou-se abordar, também, as relações pessoais e profissionais que estabeleceu, tanto no Porto como em Lisboa, com figuras de referência da música em Portugal. Assim, fez-se um breve itinerário pela produção musical para viola no século XX e, de igual forma, uma lista das obras de compositores portugueses para viola e piano ou viola e orquestra, de 1900 a 2000, de forma a verificar se, de facto, houve algum crescimento na produção nacional na música para viola desde que François Broos se instalou em Portugal, e indicar quantas dessas obras lhe terão sido dedicadas. Na segunda parte desta dissertação, e no seguimento do ponto acima mencionado, foram escolhidas duas obras de grande relevância no repertório português para viola, ambas dedicadas ao professor Broos, para serem analisadas do ponto de vista artístico, valorizando os aspetos técnicos da performance, através das respetivas gravações disponíveis.