Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Um contributo didático para a implementação da disciplina de música de câmara no 3º ano do ensino integrado de música, do ponto de vista do ensino individual do instrumento harpa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_AngelicaVazquezSalvi_2016.pdf11.78 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O principal objetivo deste relatório prende-se com a elaboração de um documento reflexivo das aprendizagens e experiências vividas durante o processo de contacto com a prática profissional. Este mesmo será dividido em três capítulos: o primeiro contextualizará o meio, a escola e o registo de ensino abordado (Curso Profissional); o segundo irá expor a minha prática e reflexões como docente de Instrumento Harpa do Curso Profissional de Instrumentista Clássico do CMP, e por fim, o último evidenciará o Projeto de Intervenção respectivo a todo o trabalho de um ano, na criação e implementação de uma nova disciplina intitulada “Música de Câmara” como oferta complementar para alunos do regime integrado do nono ano, assim como algumas reflexões sobre problemáticas na sua criação, e outras descobertas que tiveram lugar neste ano lectivo. Partindo de um desenho metodológico de abordagem de investigação-acção, em articulação com o contributo didático da nova disciplina “Música de Câmara”, para além da análise de conteúdo da revisão bibliográfica, foi incluído um estudo de índole qualitativa, a partir da aplicação da técnica de inquérito-questionário aos alunos e professores. Para compreender melhor o impacto desta disciplina no aluno, para perceber quais as vantagens que este obteve nesta introdução à música de câmara, e paralelamente, para fazer um balanço geral sobre aspectos positivos desta disciplina e do meu desempenho docente, foi pedido aos alunos para responder a um questionário de forma anónima, com perguntas de resposta de desenvolvimento, para análise de universos subjetivos (CAPITULO III – PROJECTO DE INTERVENÇÃO). As conclusões revelaram que o balanço anual foi positivo, uma vez que a música de câmara mudou a maneira de ouvir música da maior parte dos alunos e que a vontade da maior parte deles seria ter acesso a esta disciplina mais cedo no seu percurso académico musical.

Description

Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música

Keywords

Ensino da música Instrumento harpa Música de câmara Oferta complementar Curso profissional

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License