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Um contributo didático para a implementação da disciplina de música de câmara no 3º ano do ensino integrado de música, do ponto de vista do ensino individual do instrumento harpa
dc.contributor.advisor | Parra Mas, José Maria | |
dc.contributor.advisor | Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da | |
dc.contributor.advisor | Guerner, Áurea | |
dc.contributor.advisor | Gomes, Paulo | |
dc.contributor.author | Vázquez Salvi, Angélica Mercedes | |
dc.date.accessioned | 2016-11-11T18:35:34Z | |
dc.date.available | 2016-11-11T18:35:34Z | |
dc.date.issued | 2016-07-14 | |
dc.description | Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música | pt_PT |
dc.description.abstract | O principal objetivo deste relatório prende-se com a elaboração de um documento reflexivo das aprendizagens e experiências vividas durante o processo de contacto com a prática profissional. Este mesmo será dividido em três capítulos: o primeiro contextualizará o meio, a escola e o registo de ensino abordado (Curso Profissional); o segundo irá expor a minha prática e reflexões como docente de Instrumento Harpa do Curso Profissional de Instrumentista Clássico do CMP, e por fim, o último evidenciará o Projeto de Intervenção respectivo a todo o trabalho de um ano, na criação e implementação de uma nova disciplina intitulada “Música de Câmara” como oferta complementar para alunos do regime integrado do nono ano, assim como algumas reflexões sobre problemáticas na sua criação, e outras descobertas que tiveram lugar neste ano lectivo. Partindo de um desenho metodológico de abordagem de investigação-acção, em articulação com o contributo didático da nova disciplina “Música de Câmara”, para além da análise de conteúdo da revisão bibliográfica, foi incluído um estudo de índole qualitativa, a partir da aplicação da técnica de inquérito-questionário aos alunos e professores. Para compreender melhor o impacto desta disciplina no aluno, para perceber quais as vantagens que este obteve nesta introdução à música de câmara, e paralelamente, para fazer um balanço geral sobre aspectos positivos desta disciplina e do meu desempenho docente, foi pedido aos alunos para responder a um questionário de forma anónima, com perguntas de resposta de desenvolvimento, para análise de universos subjetivos (CAPITULO III – PROJECTO DE INTERVENÇÃO). As conclusões revelaram que o balanço anual foi positivo, uma vez que a música de câmara mudou a maneira de ouvir música da maior parte dos alunos e que a vontade da maior parte deles seria ter acesso a esta disciplina mais cedo no seu percurso académico musical. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201241480 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/8655 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino da música | pt_PT |
dc.subject | Instrumento harpa | pt_PT |
dc.subject | Música de câmara | pt_PT |
dc.subject | Oferta complementar | pt_PT |
dc.subject | Curso profissional | pt_PT |
dc.title | Um contributo didático para a implementação da disciplina de música de câmara no 3º ano do ensino integrado de música, do ponto de vista do ensino individual do instrumento harpa | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |