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- Psychosocial risks in teachers from Portugal and England on the Way to Society 5.0Publication . Pimenta, Ana; Ramos, Delfina; Santos, Gilberto; Rodrigues, Matilde; Doiro, ManuelBeing a teacher is one of the most demanding jobs, as a result of this responsibility, these workers face many psychosocial risks. This study aims to characterize and compare psychosocial factors in Portuguese and British teachers and discuss how new developments in technology, namely digital technology can improve education and, in particular, contribute to fewer issues related to mental health. The Copenhagen Psychosocial Questionnaire Medium Version (COPSOQ II) was applied to the teachers of six Portuguese schools (three public schools and three private schools), three British public schools and three private schools with an international British curriculum (Switzerland, Spain and Portugal). The results showed that cognitive, emotional, and quantitative demands, as well as work rhythm and work/family conflict, are the key psychosocial factors among these teachers. Differences were found between the teachers of both countries. Some models are proposed, through the proposals of Society 5.0, for their minimization and/or removal. Society 5.0 is the vision of a new human-centered society in the fifth stage launched by Japan in April 2016, and it is cited in our study with the hope that it will contribute to solving many problems of today’s society.
- O feminino nas óperas de D. Donizetti e nas de G. PucciniPublication . Margaça, Inês Margarida Pereira; Taveira, Rui Luís dos Reis FariaCom este estudo, tenho como objetivo analisar o papel das personagens femininas nas óperas de G. Donizetti e G. Puccini, para compreender os traços psicológicos que as definem. Dessa forma, pretendo realizar uma interpretação mais íntima e pessoal das personagens. As ferramentas metodológicas que utilizo são: a análise histórica, performativa, interpretativa e sociopsicológica da mulher. A análise histórica permite compreender o contexto social em que os compositores viveram, o que influencia a visão sobre as mulheres e o seu papel na sociedade. A análise performativa é crucial para examinar como a música retrata as personagens femininas e as suas emoções, enquanto a abordagem interpretativa ajuda a desvendar os significados mais profundos por trás das suas ações e motivações. A sociopsicologia fornece uma perspectiva interessante ao estudar como as representações das mulheres nas óperas refletem as normas sociais da época. Ao fazer um estudo biográfico dos compositores, tenho uma compreensão mais ampla das suas vidas e influências pessoais bem como a forma como eles retrataram as personagens femininas nas suas óperas. Além disso, examinar a visão de Donizetti e Puccini sobre o papel feminino e como isso se reflete nas suas obras é fundamental para entender a sua abordagem artística e as suas perspetivas individuais. A análise dos libretos das óperas escolhidas é importante para identificar como as mulheres são representadas e a posição social que lhes é atribuída. Isso pode revelar estereótipos de género ou desafios enfrentados pelas mulheres na época em que as óperas foram escritas. Além disso, a tradução e a análise musical das árias das personagens femininas permitem uma compreensão mais profunda das suas características e comportamentos, bem como das emoções e intenções expressas através da música.
- Caracterização do desempenho físico de pessoas internadas em enfermaria com insuficiência respiratória aguda através da Short Physycal Performance Battery adaptada para a população portuguesaPublication . Pinto, Joana Rita Pereira; Melo, Maria Cristina Damas Argel de; Azevedo, Vitor Hugo do CarmoA Short Physical Performance Battery (SPPB) foi considerada um instrumento importante na avaliação do desempenho físico de pessoas internadas com Insuficiência Respiratória Aguda (IRA). Adotar as regras da SPPB para Português Europeu e analisar a fiabilidade inter-observador, assim como caracterizar o nível de desempenho físico de indivíduos com IRA hospitalizados. Estudo observacional transversal realizado em enfermarias de um hospital público. Na parte I foi realizada a equivalência semântica, linguística e de conteúdo assim como a fiabilidade inter-observador (n=20). Na parte II aplicou-se a uma amostra de 62 indivíduos com diagnóstico de IRA os testes de SPPB, com as regras em Português Europeu, para analisar o nível de desempenho físico. Obteve-se a equivalência semântica, linguística e de conteúdo das regras da SPPB com uma excelente fiabilidade inter-observador (ICC=0.99). Dos 62 participantes com uma média de idade de 69 anos, 69% apresentaram um desempenho físico entre moderado e bom. Observou-se uma associação significativa entre o nível de desempenho físico e a idade, o IMC e o nº de dias de internamento (Ƿ˂0.05). as regras SPPB foram adaptadas para Português Europeu para com o nome de Versão Portuguesa da Bateria Curta de Desempenho Físico. Apresentou uma excelente fiabilidade inter-observador quando aplicada por fisioterapeutas, tornando-se numa valiosa ferramenta de avaliação para o diagnóstico em Fisioterapia. As pessoas hospitalizadas com IRA, apresentaram um nível de desempenho físico considerado de moderado a bom, através da SPPB.
- O corpo na performance vocal - uma perspetiva holísticaPublication . Ramos, Beatriz Gaudêncio; Salgado, António Gabriel Castro Correia; Oliveira, Cláudia Marisa Silva deComo se comporta o Corpo durante a Performance Vocal? Quais são os pontos a ter em consideração antes e durante a Performance? Como se relacionam as diferentes dimensões do corpo? Quais são as maiores dificuldades que se apresentam? Como se pode vencê-las? Através da análise de textos sobre performance e interpretação, bem como de alguns registos do processo de estudo e preparação para o Recital Final deste Mestrado, a presente investigação reúne informação sobre a relação corpo-mente, emoção-movimento, desinibição, intenção e energia. Passando da música medieval, à ópera romântica e à música contemporânea, identificam-se pontos comuns e contrastes entre a fisicalidade e interpretação das diferentes peças vocais, bem como reflexões sobre como as trazer a palco – com exercícios e dicas práticas.
- Revisitar a modinha dos séculos XIX e XX: do fundo da Manizola a Villa-LobosPublication . Valverde, Erick de Castro; Salgado, António Gabriel Castro CorreiaO presente projeto tendo por base obras de dois compositores de modinhas do século XIX, José Francisco Édolo e José Francisco Acuña do cenário português, e dois do século XX, Heitor Villa-Lobos e Lorenzo Fernández do contexto brasileiro, revisita o ambiente artístico dos respetivos períodos e evidencia algumas diferenças estruturais de referencial técnico e de seu Modus operandi. Enquanto em Portugal, a partir da segunda metade do século XVIII, as modinhas se adequavam ao padrão de canção de câmara, sendo um produto que compunha os altos salões da nobreza portuguesa e da classe burguesa em ascensão, no Brasil, a modinha distancia-se dos padrões pré-estabelecidos pelos castrati na Capela Real do Rio de Janeiro no alvorecer do século XIX, apropriando-se na primeira metade do século XX, do ideal vanguardista promovendo as ideias do pensamento nacionalista.